![Ex-Flamengo em ação! João Gomes e Wolves encaram o Liverpool na Premier League](/storage/media-items/images/2025/01/joao-gomes_20250115025809.webp)
Futebol
|
O Flamengo retorna aos gramados neste sábado (15) para enfrentar o Vasco, em confronto válido pela décima rodada do Campeonato Carioca. Antes disso, o técnico Filipe Luís comanda o último treinamento da equipe nesta sexta-feira (14), no CT Ninho do Urubu. A atividade servirá para ajustar os últimos detalhes táticos e definir a escalação oficial do Rubro-Negro para o clássico. Com o desgaste acumulado nos últimos jogos, há possibilidade de mudanças na equipe titular para evitar lesões e manter o elenco competitivo ao longo da temporada.
POSSÍVEL ESCALAÇÃO DO FLAMENGO
A tendência é que o Mais Querido entre em campo com Rossi no gol; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Varela na defesa; Erick Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta no meio-campo; Plata, Michael e Bruno Henrique no ataque. No entanto, Filipe Luís ainda pode realizar ajustes de última hora, levando em conta o desgaste físico de alguns jogadores e a necessidade de rodar o elenco. O treinador deve tomar a decisão final no treino da tarde desta sexta-feira, após analisar o desempenho e a condição dos atletas.
ATIVIDADES NO CT NINHO DO URUBU
A programação do CRF para esta sexta-feira inclui a apresentação do elenco a partir das 9h (horário de Brasília), com início das atividades por volta das 9h30. Os jogadores passarão por trabalhos físicos e táticos visando o confronto diante do Vasco. O treinamento também servirá para avaliar a recuperação dos atletas que participaram da última partida e definir a estratégia que será utilizada no clássico. Filipe Luís pode optar por uma equipe alternativa, poupando alguns titulares devido à maratona de jogos no início da temporada.
O planejamento do Departamento Médico do Mengão prioriza a preservação dos atletas, principalmente neste momento de sequência intensa de partidas. O clube já tem desfalques confirmados para o clássico: Viña, Pedro e Alex Sandro estão fora por lesão, enquanto Gerson e Cleiton cumprem suspensão após serem expulsos contra o Botafogo. Com isso, o treinador pode precisar fazer ajustes na escalação e testar alternativas no elenco para manter o time competitivo diante do Vasco.
O duelo entre Flamengo e Vasco será disputado no Estádio do Maracanã, com bola rolando a partir das 21h45 (horário de Brasília). O confronto será transmitido ao vivo por canais de TV aberta e fechada, além de serviços de streaming. A expectativa é de casa cheia, com ambas as torcidas mobilizadas para apoiar seus times neste clássico de grande rivalidade no futebol carioca.
Atacante perdeu oportunidade na cara do goleiro John no clássico contra o Botafogo na última quarta-feira (12) e comentarista indica pontos a melhorar
|
Logo no início do clássico entre Flamengo e Botafogo, Juninho teve uma grande oportunidade cara a cara com John, mas desperdiçou a chance. O lance chamou a atenção do jornalista Mauro Cezar Pereira, que destacou a necessidade do atacante começar a marcar gols.
Reconhecido por sua mobilidade e agilidade no ataque, Juninho precisa agora, segundo Mauro Cezar, focar na sua função principal: balançar as redes, especialmente na ausência de Pedro.
"Ele precisa fazer os gols. A gente não pode também permitir, concordar ou embarcar no discurso tatiques do: 'Ataca o espaço, se movimenta, joga sem bola'. Sim, tudo isso pode ser colocado numa lista de predicados de um jogador, de um atacante. Mas existe uma função básica desse atacante, desse centroavante. O cara foi contratado pro lugar do Pedro. O Pedro faz gols. Ele tem que fazer gol", disparou Mauro.
Crítica ao lance desperdiçado
O jornalista analisou o erro diante do Botafogo e apontou a falta de recurso técnico e frieza no momento da finalização. Para ele, caso Juninho queira ganhar a confiança da torcida e dos companheiros, precisa aproveitar melhor as chances claras de gol.
"Faltou recurso, faltou frieza. Ele tem que fazer gol pra conquistar a torcida, a confiança dos companheiros. Aquele cara, que o cara que tá do lado, fala: 'Vou meter a bola nele, que ele vai fazer'. E não: 'Vou dar a bola pra ele não fazer o gol'. Sabe? Aquela fração do segundo. Ele tem que fazer o gol", disse.
Além disso, Mauro Cezar ressaltou que o atacante deve aprimorar alguns fundamentos, como a tomada de decisão sob pressão, revisando o lance perdido para entender o motivo da falha.
"Eu acho que ele precisa treinar, ter mais frieza, analisar o lance, ver porque errou", analisou Mauro Cezar Pereira.
Dúvida para Flamengo x Vasco
Juninho não teve a chance de se redimir no clássico, já que precisou ser substituído minutos depois, sentindo fortes dores musculares.
Agora, o técnico Filipe Luís enfrenta um dilema para o jogo deste sábado (15), contra o Vasco, pela 10ª rodada do Carioca, já que a presença do atacante ainda é incerta.
De acordo com o Flamengo, o jogador teve um edema na coxa direita identificado após o duelo contra o Botafogo e está sob observação do departamento médico do clube.
Lesões e ausências marcam a preparação do Mais Querido para o confronto contra o Vasco; Filipe Luís comanda o time em meio a desfalques.
|
O Flamengo enfrenta o Vasco neste fim de semana em um dos clássicos mais aguardados do futebol carioca, mas terá que lidar com importantes desfalques. Ayrton Lucas, lateral-esquerdo do Mais Querido, ainda se recupera de uma contusão no joelho e, apesar de ter realizado trabalhos em campo nesta sexta-feira, segue afastado do grupo principal. Sua ausência será sentida, já que ele é peça-chave no setor defensivo do time.
Outro jogador que não estará disponível é o atacante Juninho, que sofre com um edema na coxa. A diretoria do CRF optou por preservá-lo, visando sua recuperação total para a última rodada do campeonato, contra o Maricá. A decisão reflete a preocupação em não agravar a lesão, especialmente em um momento crucial da temporada.
UM FILIPE LUÍS OFENSIVO
Com a ausência de Alex Sandro, também lesionado, o técnico Filipe Luís terá que improvisar mais uma vez. Varela, que vem atuando como lateral-esquerdo, deve continuar no setor, mesmo não sendo sua posição de origem. A situação exige adaptação e criatividade por parte do treinador, que assumiu o comando do time recentemente.
UM CLÁSSICO PARA SE VENCER
Filipe Luís, treinador do Mengão, tem a missão de manter o time competitivo mesmo com as adversidades. Sua experiência como atleta e seu conhecimento tático são vistos como trunfos para lidar com os desafios do clássico. A torcida espera que ele consiga extrair o melhor do grupo, mesmo com os desfalques.
O Vasco, por outro lado, chega ao confronto com a expectativa de explorar as fragilidades do rival. Sabendo das ausências no Flamengo, a equipe cruzmaltina prepara-se para um jogo ofensivo, buscando surpreender e conquistar os três pontos. O clássico promete ser equilibrado, com ambas as equipes buscando a vitória.
Time de Sevilha encara a Real Sociedad visando melhorar a sua posição na tabela e o cria do Mengão deve ser titular no Benito Villamarín
|
Neste domingo (16), o zagueiro Natan, cria do Flamengo, volta a atuar por LaLiga. O Real Betis recebe a Real Sociedad no Benito Villamarín, às 17h (horário de Brasília), em duelo válido pela 24ª rodada do Campeonato Espanhol. Confira abaixo todas as informações sobre a partida.
Onde assistir a Betis x Real Sociedad
O confronto terá transmissão exclusiva pelo Disney+.
Situação das equipes
O Betis, de Natan, ocupa a 11ª colocação, com 29 pontos em 23 jogos. A equipe soma sete vitórias, oito empates e oito derrotas, com um saldo de gols negativo (-4), tendo marcado 27 vezes e sofrido 31 gols.
A Real Sociedad, por sua vez, está na sétima posição, buscando se aproximar do Rayo Vallecano, sexto colocado e dono da última vaga para a próxima edição da UEFA Conference League. O time visitante soma 35 pontos, com nove vitórias, oito empates e seis derrotas.
Flamengo pode lucrar com possível venda de Natan
O contrato de Natan com o Real Betis é um empréstimo de uma temporada junto ao Napoli, que detém seus direitos econômicos. Caso o clube espanhol opte pela compra do zagueiro, o Flamengo terá direito a 2% do valor da transferência, devido ao mecanismo de solidariedade da FIFA.
Isso acontece porque Natan chegou ao Mais Querido em 2017, aos 16 anos, e permaneceu até 2021, quando deixou o clube com 20 anos. Se a negociação for concretizada, o Flamengo terá um retorno financeiro como clube formador do atleta.