
Futebol
|
O Flamengo retorna aos gramados neste sábado (15) para enfrentar o Vasco, em confronto válido pela décima rodada do Campeonato Carioca. Antes disso, o técnico Filipe Luís comanda o último treinamento da equipe nesta sexta-feira (14), no CT Ninho do Urubu. A atividade servirá para ajustar os últimos detalhes táticos e definir a escalação oficial do Rubro-Negro para o clássico. Com o desgaste acumulado nos últimos jogos, há possibilidade de mudanças na equipe titular para evitar lesões e manter o elenco competitivo ao longo da temporada.
POSSÍVEL ESCALAÇÃO DO FLAMENGO
A tendência é que o Mais Querido entre em campo com Rossi no gol; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Varela na defesa; Erick Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta no meio-campo; Plata, Michael e Bruno Henrique no ataque. No entanto, Filipe Luís ainda pode realizar ajustes de última hora, levando em conta o desgaste físico de alguns jogadores e a necessidade de rodar o elenco. O treinador deve tomar a decisão final no treino da tarde desta sexta-feira, após analisar o desempenho e a condição dos atletas.
ATIVIDADES NO CT NINHO DO URUBU
A programação do CRF para esta sexta-feira inclui a apresentação do elenco a partir das 9h (horário de Brasília), com início das atividades por volta das 9h30. Os jogadores passarão por trabalhos físicos e táticos visando o confronto diante do Vasco. O treinamento também servirá para avaliar a recuperação dos atletas que participaram da última partida e definir a estratégia que será utilizada no clássico. Filipe Luís pode optar por uma equipe alternativa, poupando alguns titulares devido à maratona de jogos no início da temporada.
O planejamento do Departamento Médico do Mengão prioriza a preservação dos atletas, principalmente neste momento de sequência intensa de partidas. O clube já tem desfalques confirmados para o clássico: Viña, Pedro e Alex Sandro estão fora por lesão, enquanto Gerson e Cleiton cumprem suspensão após serem expulsos contra o Botafogo. Com isso, o treinador pode precisar fazer ajustes na escalação e testar alternativas no elenco para manter o time competitivo diante do Vasco.
O duelo entre Flamengo e Vasco será disputado no Estádio do Maracanã, com bola rolando a partir das 21h45 (horário de Brasília). O confronto será transmitido ao vivo por canais de TV aberta e fechada, além de serviços de streaming. A expectativa é de casa cheia, com ambas as torcidas mobilizadas para apoiar seus times neste clássico de grande rivalidade no futebol carioca.
Mandante, cruzmaltino abriu a venda de bilhetes para o duelo diante do Mengão pelo Brasileiro neste sábado (19) no Maracanã
|
O Vasco iniciou nesta segunda-feira (14) a venda de ingressos para o clássico contra o Flamengo, marcado para o próximo sábado (19), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Neste primeiro momento, apenas os sócios-torcedores do clube cruzmaltino têm acesso à compra.
A torcida rubro-negra, por sua vez, poderá adquirir ingressos a partir das 10h (de Brasília) da próxima quinta-feira (17), exclusivamente pelo site Eleven Tickets. O Setor Norte — tradicionalmente destinado aos flamenguistas — terá bilhetes custando R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia-entrada).
Após divergências iniciais quanto ao local da partida, o Vasco confirmou que será mandante no Maracanã. O clube de São Januário, inclusive, firmou um acordo com o Flamengo para atuar em mais duas partidas como mandante no estádio. No entanto, precisará comunicar previamente ao Rubro-Negro para que os jogos sejam viabilizados.
Flamengo e Vasco vivem bons momentos neste início de Brasileirão e estão colados na parte de cima da tabela. O Mais Querido lidera o campeonato de forma invicta, com duas vitórias e um empate. O Vasco aparece em quarto, com seis pontos.
Antes do clássico, ambos ainda entram em campo pela quarta rodada. O time cruzmaltino enfrenta o Ceará nesta terça-feira (15), às 21h30, no Castelão. Já o Flamengo recebe o Juventude na quarta (16), também às 21h30, no Maracanã.
Clube paulista procura substituto após a demissão de Pedro Caixinha e ex-Mengão entra na pauta para retornar ao trabalho no Brasil
|
Jorge Sampaoli, ex-Flamengo, está em negociações avançadas para reassumir o comando técnico do Santos. Segundo o portal 'GE', o treinador argentino participou de uma reunião virtual com a diretoria santista nesta segunda-feira (14) e há interesse mútuo para selar o acordo nas próximas horas. Atual treinador do Mengão, Filipe Luís utiliza estratégia parecida com a de seu ex-comandante.
Sampaoli teve passagem marcante pelo clube em 2019, quando montou um time ofensivo e competitivo, liderado por nomes como Carlos Sánchez, Soteldo e Marinho. Na ocasião, levou o Peixe ao vice-campeonato brasileiro, atrás apenas do Flamengo de Jorge Jesus.
Desde então, o argentino passou por Atlético-MG, Olympique de Marseille e Sevilla. Em 2023, voltou ao Brasil para treinar o Flamengo, mas teve uma passagem conturbada, marcada por conflitos internos, desempenho irregular e desgaste com o elenco. Seu último trabalho foi no Rennes, da França, onde comandou a equipe em apenas dez partidas — com três vitórias e sete derrotas. Atualmente, Sampaoli reside no Rio de Janeiro.
A diretoria do Santos agiu rapidamente após demitir Pedro Caixinha, no início da semana. Antes de avançar com Sampaoli, o clube sondou dois outros técnicos com passagem recente pelo Flamengo: Dorival Júnior e Tite.
De acordo com a ESPN, ambos foram procurados, mas declinaram da possibilidade neste momento. Dorival, que comandou o Flamengo nos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores em 2022, tem forte ligação com o Santos — onde conquistou a Copa do Brasil de 2010 com Neymar como principal destaque.
Já Tite, também ex-Flamengo, mantém bom relacionamento com Neymar, mas optou por não negociar com nenhum clube por ora. O técnico gaúcho está sem clube desde que deixou o Rubro-Negro no início de 2024.
Atacante voltou a ser relacionado pelo técnico Filipe Luís e já entrou em campo diante do Central Córdoba, gerando expectativa da torcida por sua titularidade
|
A torcida do Flamengo aguarda ansiosamente o retorno de Pedro ao time titular. Após sete meses afastado por lesão no joelho esquerdo, o camisa 9 voltou a atuar na última quarta-feira (10), contra o Central Córdoba, pela Libertadores, quando entrou nos minutos finais. Já no último domingo (13), diante do Grêmio, permaneceu no banco por decisão técnica de Filipe Luís.
Totalmente recuperado, Pedro está em fase de recondicionamento físico e terá a minutagem controlada nas próximas partidas. A expectativa interna é de que, nas próximas semanas, o atacante alcance o ritmo ideal para retomar a titularidade. O clube projeta que ele esteja 100% até o início do Mundial de Clubes, em junho. A informação é do portal ‘GE’.
Pedro rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante um treino com a Seleção Brasileira, no dia 4 de setembro de 2024. Submetido a cirurgia no mesmo mês, iniciou o processo de recuperação no Ninho do Urubu em outubro. Foram seis meses e 27 dias até o retorno aos gramados.
Antes da lesão, o camisa 9 fazia uma grande temporada: em 43 jogos, marcou 30 gols e deu 8 assistências. O Flamengo considera seu retorno o principal reforço do ano, especialmente diante da dificuldade de finalização apresentada pela equipe em 2025.
Após a vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, Filipe Luís comentou a decisão de não utilizar Pedro, mesmo com o centroavante no banco:
“Claro que não está disponível para começar ainda. No segundo tempo, eu acreditava que a gente tinha espaço para contra-atacar e não conseguíamos mais pressionar o Grêmio, era momento de ataque ao espaço. Optei pelo Juninho. Mas o Pedro está, sim, disponível para ter minutos de forma crescente nos próximos jogos”, explicou o técnico.
O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (16), para enfrentar o Juventude, no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo da Rede Globo em TV aberta e do Premiere, no pay-per-view.