FlaBasquete

Veja a campanha de Flamengo e Brasília no NBB até o confronto desta terça (8)

Na reta final da primeira fase, o Fla Basquete e a equipe brasiliense revivem uma das maiores rivalidades do basquete nacional, com objetivos distintos

Confronto entre Flamengo e Brasília no NBB reacende histórica rivalidade no basquete brasileiro. ( Foto/ CRF )
Confronto entre Flamengo e Brasília no NBB reacende histórica rivalidade no basquete brasileiro. ( Foto/ CRF )

08 Abr 2025 | 08:39 |

Icon Comentário0

Flamengo e Brasília Basquete se enfrentam nesta terça-feira (8), às 20h30, no Ginásio Nilson Nelson, em um confronto com ares históricos pelo Novo Basquete Brasil (NBB). Na reta final da primeira fase da competição, o embate traz de volta uma das rivalidades mais marcantes do cenário nacional e pode definir posições importantes antes dos playoffs. O Mais Querido ocupa a vice-liderança e ainda sonha com o topo da tabela, enquanto os donos da casa buscam manter-se entre os quatro melhores.




"Sabemos exatamente onde erramos e onde devemos melhorar" - disse o ala armador



GEMADINHA DESTACA A FORÇA DA TORCIDA EM CASA


O Brasília chega pressionado após duas derrotas seguidas, para Minas e Vasco, e precisa se reequilibrar nesta reta decisiva. Para o ala/armador Luís Fernando, o Gemadinha, o apoio da torcida pode ser fundamental para fazer frente ao CRF. “Os playoffs estão batendo na porta e sabemos que precisamos crescer nesse momento. Contamos com a força da galera aqui no Nilson Nelson para equilibrar o jogo com o Flamengo”, declarou ao Correio Braziliense.

EQUIPE CANDANGA FICA MAIS DISTANTE DO TOPO

Há poucas rodadas, o time do Distrito Federal ainda disputava diretamente a vice-liderança com o Rubro-Negro. No entanto, os tropeços recentes impediram qualquer chance de ultrapassagem. Brasília soma agora 50 pontos e ocupa a quarta colocação, com 61,3% de aproveitamento (19 vitórias e 12 derrotas)O CRF soma 55 pontos, com 24 vitórias e 7 derrotas em 31 partidas, atingindo um aproveitamento de 77,7%.

Embora esteja na segunda posição, a equipe ainda pode alcançar o Minas, líder da competição, dependendo de uma combinação de resultados nas três rodadas finais. Os compromissos restantes são fora de casa: Brasília, Bauru (13/4) e Franca (15/4). O ala/armador reconhece que a equipe precisa corrigir falhas para encarar o Flamengo de igual para igual. “Tivemos conversas sobre as derrotas para Minas e Vasco. Sabemos exatamente onde erramos e onde devemos melhorar, tanto na defesa quanto no ataque. Nossa equipe tem volume de jogo, mas os adversários souberam anular isso recentemente”, analisou.

Brasília e Flamengo protagonizaram algumas das finais mais emblemáticas do basquete nacional. Em 2008/09, na primeira edição do NBB, o time carioca levou a melhor ao vencer por 3 a 2 na decisão. No ano seguinte, o troco veio com título dos candangos. Além disso, o duelo valeu o título nacional de 2008, último antes da criação da liga, vencido também pelo Mengão.


FlaBasquete

Flabasquete anuncia mais dois reforços visando o Mundial

Mais Querido anuncia contratações pontuais de dois pivôs experientes para suprir desfalques importantes na disputa em Singapura, entre 18 e 21 de setembro

Eric Buckner e Guilherme Hubner reforçam o Flabasquete apenas na Copa Intercontinental FIBA - foto: Flamengo
Eric Buckner e Guilherme Hubner reforçam o Flabasquete apenas na Copa Intercontinental FIBA - foto: Flamengo

01 Set 2025 | 14:24 |

Icon Comentário0

O time do Flamengo de basquete confirmou a chegada de Eric Buckner e Guilherme Hubner para reforçar o garrafão na Copa Intercontinental FIBA, que será disputada em Singapura, entre os dias 18 e 21 de setembro. As contratações foram realizadas de maneira pontual, já que o time lida com baixas importantes em seu elenco.


As negociações se tornaram necessárias após a lesão de Ruan Miranda, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho durante a AmeriCup, em jogo pela seleção brasileira. Outro desfalque é Taya Gallizzi, que ainda não está recuperado da contusão sofrida no último NBB CAIXA. Além deles, o time também não poderá contar com Franco Baralle, submetido a cirurgia no tornozelo após um acidente no início do mês.


ERIC BUCKNER CHEGA COM EXPERIÊNCIA


Aos 35 anos, Eric Buckner construiu carreira sólida em ligas europeias e asiáticas. Ex-jogador de Georgia State, foi recordista de tocos da instituição e eleito Georgia Men’s College Player of the Year em 2012. Como profissional, passou por Turquia, França, Grécia, Rússia, Cazaquistão, China e Lituânia, com destaque para Monaco, Türk Telekom, Zenit e Zalgiris Kaunas. Em 2022, conquistou o título da VTB United League.

GUILHERME HUBNER É REFERÊNCIA NO NBB


Já Guilherme Hubner, de 38 anos, é figura conhecida no basquete nacional, ultrapassando recentemente a marca de 500 partidas no NBB CAIXA. Foi MVP das Finais de 2017/18 pelo Paulistano/CORPe, com médias de 11,8 pontos e 6,2 rebotes. Também acumula passagens por Unifacisa, KTO Minas, Limeira e Liga Sorocabana. Em 2022, defendeu a Unifacisa na Liga Sul-Americana, com médias de 11,2 pontos e 6,4 rebotes.

TÉCNICO SERGIO HERNÁNDEZ DESTACA REFOÇOS

O treinador Sergio Hernández ressaltou a relevância das contratações diante das baixas sofridas: “O Erick Buckner e o Guilherme Hubner chegam para ajudar a gente em Singapura. São dois pivôs muito experientes, acostumados a todo tipo de competição, todo tipo de momento. Serão muito importantes", disse O treinador.


FlaBasquete

Ex-Flamengo brilha e Brasil vence Argentina na conquista da Americup de basquete

Seleção brasileira superou os argentinos em final equilibrada e garantiu mais um título continental, com brilho de Yago Santos e Bruno Caboclo

Brasil vence Argentina por 55 x 47, conquista a Americup de basquete pela quinta vez com boa atuação de ex-Flamengo - foto: reprodução
Brasil vence Argentina por 55 x 47, conquista a Americup de basquete pela quinta vez com boa atuação de ex-Flamengo - foto: reprodução

01 Set 2025 | 14:11 |

Icon Comentário0

A seleção brasileira masculina de basquete levantou a taça da Americup neste domingo (31), em Manágua, Nicarágua. A equipe comandada pelo croata Aleksandar Petrovic venceu a Argentina por 55 x 47 e garantiu o quinto título de sua história no torneio. A conquista veio um dia após a emocionante vitória contra os Estados Unidos, pela semifinal.


O início da decisão foi intenso, com postura ofensiva das duas equipes. O Brasil abriu 7 x 3 e fechou o primeiro quarto em 16/15, impulsionado por Guilherme Deodato, que anotou nove pontos. A partir do segundo quarto, o ex-Flabasquete, Yago Santos e Bruno Caboclo assumiram o protagonismo. O armador marcou nove pontos antes do intervalo, enquanto o pivô contribuiu com oito, levando o Brasil a uma vantagem de sete pontos: 31 x 24.


ARGENTINA REAGE NO SEGUNDO TEMPO


Na volta do intervalo, a equipe nacional chegou a abrir 11 pontos, mas enfrentou dificuldades ofensivas e desperdiçou boas oportunidades de ampliar a diferença. Os argentinos reduziram a desvantagem para seis pontos e aumentaram a tensão da partida.

No último quarto, mais concentrado, o Brasil retomou o controle e alcançou a maior diferença da decisão, 12 pontos (48 x 36). Apesar da pressão argentina, os comandados de Petrovic mostraram solidez defensiva e confirmaram a vitória.


EX-FLAMENGO BRILHA NA FINAL

Yago Santos, também conhecido como 'Monstrinho' durante a passagem pelo Flamengo, foi o cestinha da final, com 14 pontos, enquanto Bruno Caboclo anotou 11 pontos e sete rebotes. Pelo lado argentino, Francisco Caffaro se destacou com 11 pontos.


FlaBasquete

Flabasquete confirma lesão de importante jogador e atleta vira dúvida para o Mundial

Pivô rompeu o ligamento durante a AmeriCup, e diretoria do Mais Querido contratou Eric Buckner e Guilherme Hubner como reposições para o torneio em Singapura

Ruan Miranda sofre lesão grave e desfalca Flamengo na Copa Intercontinental. Clube anuncia reforços Eric Buckner e Guilherme Hubner - foto: reprodução
Ruan Miranda sofre lesão grave e desfalca Flamengo na Copa Intercontinental. Clube anuncia reforços Eric Buckner e Guilherme Hubner - foto: reprodução

30 Ago 2025 | 20:00 |

Icon Comentário0

O Flabasquete confirmou que o pivô Ruan Miranda rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito durante compromisso com a Seleção Brasileira na disputa da AmeriCup, realizada na Nicarágua. O jogador está sob acompanhamento do departamento médico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).


O clube emitiu comunicado lamentando o ocorrido e desejando pronta recuperação ao atleta. Ruan se junta a Franco Baralle, que sofreu acidente no início do mês, e a Taya Gallizzi, em recuperação de uma lesão sofrida no último NBB, entre os desfalques confirmados para a competição internacional.


FLAMENGO CONFIRMA AS CONTRATAÇÕES


Para suprir as ausências, a diretoria rubro-negra fechou com dois reforços pontuais: o pivô norte-americano Eric Buckner e o brasileiro Guilherme Hubner. Ambos chegam exclusivamente para a disputa do torneio em Singapura.

Buckner, de 33 anos, possui ampla experiência no basquete europeu e asiático, com passagens por clubes da Turquia, França, Grécia, Rússia, Cazaquistão, China e Lituânia, incluindo times como Monaco, Türk Telekom, Zenit e Zalgiris Kaunas. Entre os títulos conquistados, está a VTB United League de 2022. Ele vestirá a camisa número 5.


Já Hubner, de 2,10 m, tem longa trajetória no NBB, onde ultrapassou recentemente a marca de 500 jogos. O pivô foi MVP das Finais do NBB 2017/18 pelo Paulistano e soma passagens por Minas, Limeira, Liga Sorocabana e Unifacisa, sua última equipe. Ele usará o número 77 no Mundial.

TÉCNICO SERGIO HERNÁNDEZ DESTACA REFOÇOS

O treinador Sergio Hernández ressaltou a relevância das contratações diante das baixas sofridas: “O Erick Buckner e o Guilherme Hubner chegam para ajudar a gente em Singapura. São dois pivôs muito experientes, acostumados a todo tipo de competição, todo tipo de momento. Serão muito importantes", disse antes de concluir. 

"Tivemos o revés das lesões do Baralle e do Ruan nesse começo de temporada, mas agradeço a diretoria do Flamengo que deu todo suporte aos atletas e procurou prontamente as reposições para a disputa do Mundial, que já está bem próximo. Precisávamos agir rápido e agimos. Agora começa a preparação com o elenco completo para o dia 18 (estreia do Flamengo na competição), com doze adultos. Vamos em frente.”, concluiu. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


FlaBasquete anuncia americano como novo reforço para a temporada
FlaBasquete

FlaBasquete anuncia americano como novo reforço para a temporada

26 Ago 2025 | 17:30

Icon Comentário0
Atleta do Flabasquete se destaca e Brasil vence os EUA e conquista Global Jam
FlaBasquete

Atleta do Flabasquete se destaca e Brasil vence os EUA e conquista Global Jam

18 Ago 2025 | 15:35

Icon Comentário0
Técnico do FlaBasquete elogia reforço: “nível de liderança incomum…”
FlaBasquete

Técnico do FlaBasquete elogia reforço: “nível de liderança incomum…”

06 Ago 2025 | 14:13

Icon Comentário0