
FlaBasquete
08 Abr 2025 | 08:39 |
"Sabemos exatamente onde erramos e onde devemos melhorar" - disse o ala armador
O Brasília chega pressionado após duas derrotas seguidas, para Minas e Vasco, e precisa se reequilibrar nesta reta decisiva. Para o ala/armador Luís Fernando, o Gemadinha, o apoio da torcida pode ser fundamental para fazer frente ao CRF. “Os playoffs estão batendo na porta e sabemos que precisamos crescer nesse momento. Contamos com a força da galera aqui no Nilson Nelson para equilibrar o jogo com o Flamengo”, declarou ao Correio Braziliense.
Há poucas rodadas, o time do Distrito Federal ainda disputava diretamente a vice-liderança com o Rubro-Negro. No entanto, os tropeços recentes impediram qualquer chance de ultrapassagem. Brasília soma agora 50 pontos e ocupa a quarta colocação, com 61,3% de aproveitamento (19 vitórias e 12 derrotas). O CRF soma 55 pontos, com 24 vitórias e 7 derrotas em 31 partidas, atingindo um aproveitamento de 77,7%.
Embora esteja na segunda posição, a equipe ainda pode alcançar o Minas, líder da competição, dependendo de uma combinação de resultados nas três rodadas finais. Os compromissos restantes são fora de casa: Brasília, Bauru (13/4) e Franca (15/4). O ala/armador reconhece que a equipe precisa corrigir falhas para encarar o Flamengo de igual para igual. “Tivemos conversas sobre as derrotas para Minas e Vasco. Sabemos exatamente onde erramos e onde devemos melhorar, tanto na defesa quanto no ataque. Nossa equipe tem volume de jogo, mas os adversários souberam anular isso recentemente”, analisou.
Brasília e Flamengo protagonizaram algumas das finais mais emblemáticas do basquete nacional. Em 2008/09, na primeira edição do NBB, o time carioca levou a melhor ao vencer por 3 a 2 na decisão. No ano seguinte, o troco veio com título dos candangos. Além disso, o duelo valeu o título nacional de 2008, último antes da criação da liga, vencido também pelo Mengão.
Jogador chegou com status de promessa após grandes exibições na argentina e Sergio Hernández não poupou palavras para enaltecer o talento
06 Ago 2025 | 14:23 |
O FlaBasquete segue ativo no mercado e anunciou nesta terça-feira (5) a contratação do argentino Alex Negrete, de 24 anos, que chega com o aval direto do técnico Sergio "Oveja" Hernández. O comandante rubro-negro elogiou o novo reforço e destacou os motivos que levaram à escolha.
Oveja sobre Alex Negrete, reforço do FlaBasquete: "Sua mentalidade é extremamente competitiva"
Segundo Oveja, Negrete é mais do que um jovem talentoso — trata-se de um atleta com potencial para ser referência ofensiva e liderança no vestiário: “Negrete é um jogador jovem, com muita energia, que vem evoluindo ano após ano. Tem grande capacidade de pontuar e demonstra uma liderança incomum para a idade. Sua mentalidade é extremamente competitiva”, afirmou o técnico argentino.
Além de ser um pontuador nato, o novo reforço não ficará restrito a apenas uma função em quadra. De acordo com Oveja, Negrete é versátil e pode atuar em diferentes posições do perímetro, adaptando-se rapidamente ao estilo do basquete brasileiro: “Ele está pronto para dar um salto na carreira, e o Flamengo quer aproveitar esse momento. É uma peça coringa, que vai nos ajudar muito”, completou.
Negrete se destacou pelo Instituto Córdoba, onde foi eleito revelação e jogador em maior evolução da última temporada da liga argentina. Com 1,92m de altura, o ala registrou médias de 13,6 pontos, 4,8 rebotes e 15,5 de eficiência por partida.
Animado com o novo desafio, o jogador enviou um recado à torcida rubro-negra: “Fala, Nação! Fico muito feliz em dizer que agora faço parte da família Flamengo. Estou empolgado para vestir o Manto e entrar em quadra por esse gigante do basquete. Nos vemos em breve”, disse o novo reforço, em declaração ao site oficial do clube.
Ala de 24 anos se junta ao elenco rubro-negro após se destacar no basquete argentino e promete elevar o nível da equipe comandada por Sergio Hernández
05 Ago 2025 | 19:33 |
O Flamengo de basquete oficializou a chegada de mais um nome de destaque para a temporada 2025/26. Trata-se do ala argentino Alex Negrete, de 24 anos e 1,92m de altura. Com passagem marcante pelo Instituto Córdoba, da Argentina, o jogador é considerado uma das grandes promessas do basquete sul-americano e fecha o grupo que disputará as principais competições nacionais e internacionais ao longo da temporada.
Negrete foi eleito o Melhor Jovem e o jogador de Maior Evolução do último campeonato argentino. Durante a fase regular, liderou sua equipe em pontuação, com média de 13,66 pontos por jogo, além de 4,8 rebotes e 15,5 de eficiência.
Sua performance também se destacou na Basketball Champions League Americas (BCLA), com 10,4 pontos, 4,2 rebotes e 2,4 assistências por partida, ajudando o Instituto Córdoba a alcançar o Final Four, disputado no Maracanãzinho, palco do título do Rubro-Negro na competição.
O jovem ala já compartilhou suas primeiras palavras como atleta do Mengão:“Fala, Nação! Fico muito feliz em dizer que faço parte da família Flamengo. Estou muito empolgado para vestir o Manto e entrar em quadra por esse gigante do basquete. Nos vemos em breve!”
Com a chegada de Negrete, o elenco do Flamengo está fechado para a próxima temporada. A estreia acontece em setembro, com a disputa do Intercontinental da FIBA, em Singapura. A equipe será formada por Alexey Borges, Franco Baralle, Shaq Johnson, Alex Negrete, Daniel Onwenu, Gui Deodato, Jhonatan Luz, Markeith Cummings, Kayo Gonçalves, Ruan Miranda e Wesley Castro.
Com jogos em casa pela segunda fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete, o Mais Querido inicia trajetória diante do tricolor nordestino
30 Jul 2025 | 14:00 |
Teve início nesta terça-feira (29) a segunda fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), principal torneio de base do basquete brasileiro. A cidade do Rio de Janeiro sedia os confrontos do grupo A.2, com partidas acontecendo no ginásio Hélio Maurício, localizado na sede do Flamengo, na Gávea.
O Flabasquete estreia na competição nesta quarta-feira (30), às 14h, contra a equipe do Fortaleza. A rodada do dia começou mais cedo, com CETAF enfrentando Vasco/Tijuca às 9h30. Esta etapa será disputada até a próxima segunda-feira (5), com três jogos agendados por dia.
Além de Flamengo, CETAF, Fortaleza e Vasco/Tijuca, outras equipes também integram este grupo: Botafogo e UNIFACISA. O clube rubro-negro joga em casa nesta fase, após ter participado da primeira etapa em São Paulo, no Paulistano.
Organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a LDB tem como principal propósito desenvolver jovens atletas e fortalecer as categorias de base do esporte. A competição tem sido uma importante vitrine para a revelação de novos talentos.
A equipe do Flamengo conta com jovens promessas em seu elenco, como Renato Nascimento, Leonardo Amorim Sihman, Bruno Gusmão, Jonathas Lira, Matheus Gueiros, Matheus Leoni, Anthony Reyes, Yan Marun, Israel Atademo, Emanuel Fernandes, Lucas Milchevski e Crysthian Pena. O time é comandado pelo técnico Christiano Pereira.