Futebol
|
0Em meio às expectativas para o clássico entre Fluminense e Flamengo no próximo domingo (23), uma correção importante surgiu em relação à situação do técnico Fernando Diniz. Durante a transmissão do jogo entre Cruzeiro e Fluminense, na última quarta-feira (19), foi informado que Diniz estaria suspenso para a partida contra o Flamengo. No entanto, essa informação não procede.
A confusão começou com a expulsão de Fernando Diniz durante a partida contra o São Paulo, onde ele recebeu um cartão vermelho direto. Esse tipo de expulsão, por regra, implica automaticamente em suspensão para o jogo subsequente, que foi contra o Cruzeiro. Portanto, ele já cumpriu a suspensão necessária e está apto a comandar o time no clássico de domingo.
ERRO DE CONTAGEM DE CARTÕES
Durante o jogo contra o Cruzeiro, Diniz recebeu um cartão amarelo. Esse cartão foi o primeiro da sua sequência, e não o segundo amarelo do jogo contra o São Paulo, como havia sido erroneamente informado. Portanto, ele não acumula cartões suficientes para estar suspenso para a próxima partida.
Com Fernando Diniz confirmado à beira do campo, o Fluminense pode contar com seu técnico para o importante duelo contra o Flamengo. O clássico, sempre repleto de tensão e rivalidade, ganha um tempero a mais com a presença de Diniz, conhecido por seu estilo de jogo agressivo e envolvente.
Técnico vira figura consultiva da nova gestão e só não entrou em pauta pelo sucesso de Filipe Luís
|
0Se a relação entre Jorge Jesus e Rodolfo Landim desandou nos últimos anos desde a saída do técnico do Flamengo, com a ascensão de Bap como novo presidente o nome do português ressurgiu. Isso porque antes mesmo de vencer a eleição do dia 9 de dezembro, o treinador multicampeão pelo clube entre 2019 e 2020 conversou com a nova diretoria e semeou o caminho para um possível retorno.
Na breve coletiva antes de tomar posse, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, admitiu que conversou com Jesus sobre a reestruturação do futebol do Flamengo. Mas nos bastidores, o papo foi além. Nesse sentido, o "Mister" era plano da chapa vencedora para assumir o clube novamente em 2025. E a depender do desenrolar do trabalho de Filipe Luís, esse planejamento pode ser retomado no futuro.
Troca cogitada
Entre apoiadores de Bap, o nome de Jorge Jesus era o trunfo de campanha, mas não precisou ser acionado. Até por que Filipe Luís se provou um acerto da gestão Landim e segue no cargo. Bap minimizou a participação de Jorge Jesus nas conversas sobre o futebol do Flamengo, mas ele também foi ouvido para a chegada do diretor técnico José Boto, de quem é amigo.
Há quem diga que Bap não teria como reeditar a dupla do Benfica no começo do mandato, mas figuras importantes que apoiaram o novo presidente articularam o retorno. E Jesus não descartou. Livre no Al Hilal a partir do meio do ano que vem, se não renovar, claro, o português tem a pretensão de voltar ao Flamengo para poder reeditar o que fez antes e se credenciar de vez para a seleção brasileira.
A ideia seria, quem sabe, se credenciar para a Copa do Mundo de 2026. Com Filipe Luis no colo da torcida, qualquer mudança pela nova gestão perdeu força. A depender dos próximos capítulos.
Discípulos de Jesus
Vale lembrar que além de Boto, Filipe Luis também tem proximidade enorme com Jorge Jesus, que referendou a efetivação e a sequência do novato no cargo no Flamengo. Inclusive, chegou-se a cogitar uma dobradinha, mas Filipe não admitia retroceder em voo solo. Então, Jesus virou uma espécie de conselheiro. De Bap, de Boto, de Filipe.
"Para todos os rubro-negros, ele (Jorge Jesus) é uma personalidade queridíssima. É uma característica pessoal minha: quanto mais gosto da pessoa, eu mais tenho envolvimento emocional com ela, menos eu considero a sugestão racional dela. Eu acho que ela pode ter algum tipo de contaminação. Se você trabalha dez anos com ela, você se dá bem com ela. A tua relação com essa pessoa se dá dessa forma. Isso quer dizer que no Flamengo será dessa forma? Não", disse Bap.
"Eu não tive uma conversa com o Jorge sobre o Boto, mas tivemos outras conversas sobre planejamento, estruturação, como está sendo no Mundo Árabe. Mas hoje, com a internet, a gente consegue ter acesso sobre qualquer pessoa. No caso do Boto e desses caras, tem farto material para avaliação. Ou seja, esse tipo de indicação personalista não é tão relevante", acrescentou.
No meio de uma possível reformulação, o aval de Jesus deve pesar até para a permanência de Márcio Tannure como chefe do departamento médico do Flamengo. A chegada de Boto no próximo dia 28 vai deixar todo o departamento em período de avaliação, mas internamente, apesar da apreensão, há esperança de manutenção da maioria dos profissionais.
Em função da dificuldade de mudar com a temporada em andamento, em janeiro, a tendência é que haja uma progressiva qualificação em algumas áreas, mas sem caça às bruxas.
Boto gosta de ter a autonomia em relação às questões políticas do clube no qual trabalha
|
0Um dos primeiros nomes confirmados na nova diretoria do Flamengo foi de José Boto. O português, conhecido no futebol europeu, chega ao Brasil no próximo sábado (28). Para conhecê-lo melhor, é necessário entender quais são os pontos cruciais da filosofia de trabalho do dirigente.
Isso porque, segundo o GE, um dos pontos centrais da filosofia de trabalho de José Boto é ter autonomia no departamento de futebol. Dessa forma, o dirigente gosta de ter poder de decidir até fatores relacionados às questões políticas do clube no qual trabalha.
Não à toa, durante a passagem de José Boto pelo Shakhtar Donetsk (UCR), ele ficou conhecido por tomar decisões arrojadas, como a indicação de treinadores pouco conhecidos na época. Exemplos disso foram os técnicos Roberto De Zerbi e Luís Castro que, atualmente, são reconhecidos no mercado.
Conhecendo Boto
Em resumo, José Boto é um português com grande experiência em cargos de direção em clubes como Benfica (POR), Shakhtar Donetsk (UCR), PAOK (GRE) e NK Osijek (CRO). Cabe lembrar que o dirigente é um dos mais influentes do futebol europeu.
Quando chega?
Por fim, vale ressaltar que José Boto já despediu do clube que dirigia até o último domingo (22): o NK Osijek. Dessa forma, o time croata emitiu nota confirmando a saída do dirigente de forma amigável para acertar com o Flamengo. Agora, José Boto é aguardado no Brasil no próximo sábado (28). O combinado do dirigente com o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, é desembarcar no Rio de Janeiro logo após do Natal, comemorado de terça (24) para quarta (25).
Jogador deixou o Mengão após títulos importantes conquistados e atualmente está no futebol greco, mas recebeu contatos para retornar ao país natal
|
0Atualmente no Panathinaikos FC, da Grécia, o volante Willian Arão, ex-Flamengo, está aberto à possibilidade de retornar ao Brasil na próxima temporada. A informação foi divulgada pelo jornalista Pedro Neto, do portal ‘Agora RN’. Após saber da disponibilidade do jogador, o Bahia demonstrou interesse em contar com o atleta, mas enfrenta desafios financeiros para viabilizar a negociação.
Salário elevado é um obstáculo
De acordo com o portal ‘RTI Esporte’, Arão tem o maior salário da equipe grega, recebendo cerca de R$ 1,2 milhão por mês — valor superior ao que ganhava no Flamengo. O alto custo está sendo analisado pelo Grupo City, proprietário da SAF do Bahia, antes de avançar com a proposta.
Situação contratual
O contrato de Willian Arão com o Panathinaikos vai até junho de 2025. Isso significa que, a partir de janeiro, ele poderá assinar um pré-contrato com qualquer outro clube, caso decida não permanecer no futebol europeu.
Arão deixou o Flamengo em 2022, quando foi vendido ao Fenerbahçe por três milhões de euros (aproximadamente R$ 16 milhões na época). A transação foi quitada em parcelas, com o último pagamento efetuado em outubro de 2023.
Histórico marcante no Flamengo
Willian Arão teve uma passagem de destaque pelo Flamengo, onde disputou 377 jogos e marcou 35 gols. O volante conquistou 10 títulos importantes com o clube, incluindo:
Campeonatos Cariocas (2017, 2019, 2020 e 2021)
Libertadores (2019 e 2022)
Copa do Brasil (2022)
Brasileiros (2019 e 2020)
Supercopas do Brasil (2020 e 2021)
Recopa Sul-Americana (2020)
Sua despedida do Rubro-Negro aconteceu nas oitavas de final da Libertadores de 2022, em uma vitória histórica por 7 a 1 contra o Tolima, no Maracanã.
Possível futuro no Brasil
Se o Bahia ou outro clube brasileiro decidir avançar na contratação, Arão trará experiência e um histórico vitorioso, mas será necessário um ajuste financeiro para adequar o salário ao padrão do futebol brasileiro. A definição sobre o futuro do jogador deve ocorrer nos próximos meses.