Futebol

Veja os próximos passos da defesa de Bruno Henrique, do Flamengo

Atacante do Mengão foi suspenso por 12 jogos devido por ter divulgado informações privilegiadas a familiares que influenciaram apostas esportivas

Defesa de Bruno Henrique deve entrar com recurso nos próximos dias, além de um efeito suspensivo - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Defesa de Bruno Henrique deve entrar com recurso nos próximos dias, além de um efeito suspensivo - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

07 Set 2025 | 13:08 |

Icon Comentário0

A defesa de Bruno Henrique e do Flamengo finaliza a estratégia para recorrer da punição aplicada pelo STJD. O atacante foi suspenso por 12 jogos e multado em R$ 60 mil. Segundo informações do ge, os advogados vão protocolar o recurso no pleno do tribunal ainda nesta semana, apostando em dois argumentos centrais: prescrição do processo e contradição no mérito do julgamento.


ARGUMENTO DA PRESCRIÇÃO


A principal tese da defesa é de que a Procuradoria do STJD perdeu o prazo legal de 60 dias para apresentar a denúncia. Durante o julgamento da última quinta-feira (4), essa interpretação foi rejeitada por apenas 3 votos a 2, o que mantém viva a esperança de reversão no pleno.


O ponto de controvérsia é quando o prazo começou a correr. Para os advogados, a contagem se iniciou em 7 de maio de 2025, data de abertura do inquérito. Como a denúncia foi apresentada apenas em 1º de agosto, estaria fora do prazo. “Não existe a possibilidade de interpretar qualquer sistema punitivo no sentido de que novas provas reabrem o prazo prescricional”, sustentou o advogado Alexandre Vitorino.

Já a Procuradoria defende que o marco inicial foi 6 de junho, quando recebeu o relatório da Polícia Federal, o que deixaria a denúncia dentro dos 60 dias. Dois auditores, incluindo o presidente da 1ª Comissão Disciplinar, Marcelo Rocha, concordaram com a tese da defesa. Rocha chegou a afirmar em seu voto: “Quando se traz esse novo marco temporal para junho [...] eu acho que estamos criando uma regra que não está no CBJD.”


ARGUMENTO DA CONTRADIÇÃO

Além da prescrição, a defesa aponta incoerência na decisão. Bruno Henrique foi denunciado com base em múltiplos artigos (243, 243-A, 184, 191-III e regulamento da CBF), mas acabou absolvido no art. 243 — que trata de causar prejuízo ao próprio clube — e condenado no art. 243-A, relacionado à influência no resultado da partida.

Para os advogados, a situação gera a seguinte contradição: “Como Bruno Henrique é inocente de prejudicar o Flamengo, mas culpado de influenciar no resultado do mesmo jogo?” Os auditores que votaram pela condenação argumentaram que, diante de um CBJD defasado em relação a manipulação esportiva, a melhor saída era enquadrar a conduta no artigo sobre violação da “ética desportiva”.

EFEITO SUSPENSIVO PODE LIBERAR O ATACANTE

Enquanto aguarda o julgamento final do recurso, o Flamengo também vai pedir um efeito suspensivo. A expectativa é positiva, já que a própria análise sobre a prescrição dividiu os auditores. Caso seja aceito, Bruno Henrique poderá estar em campo no próximo domingo (14/09), contra o Juventude, pela 23ª rodada do Brasileirão.



Futebol

Varela, do Flamengo, fala sobre evolução no Uruguai na temporada

Lateral do Mengão assumiu a titularidade com Marcelo Bielsa na Seleção e comentou atual momento da equipe celeste nas Eliminatórias

Lateral do Flamengo, Varela fala sobre momento do Uruguai após classificação para a Copa do Mundo - Foto: Reprodução/Uruguai
Lateral do Flamengo, Varela fala sobre momento do Uruguai após classificação para a Copa do Mundo - Foto: Reprodução/Uruguai

07 Set 2025 | 12:49 |

Icon Comentário0

Na última quinta-feira (4), o Uruguai venceu o Peru por 3 a 0, em Montevidéu, e confirmou a classificação para a Copa do Mundo com uma rodada de antecedência nas Eliminatórias. Após o apito final, o lateral do Flamengo, Guillermo Varela, comemorou o resultado e desabafou sobre o caminho até a vaga.


Varela, do Flamengo, sobre Uruguai: "Era muito importante conseguir a classificação"


“Foi um ano bastante duro. Passamos por muitas coisas. Merecíamos um final assim: um 3 a 0, em casa e com a nossa torcida. Era muito importante conseguir a classificação em casa. O professor (Marcelo Bielsa) sempre pede aos laterais para atacarem, e jogamos de forma ofensiva. Por sorte, pude cumprir. Cheguei e fiz cruzamentos que terminaram em gol. O Uruguai está outra vez onde merece. Sabemos que temos elenco para lutar. A ilusão cresce”, afirmou o lateral.


DESTAQUE NA VITÓRIA SOBRE O PERU

Varela foi protagonista em dois dos três gols da Celeste. No primeiro tempo, recebeu passe de Arrascaeta e cruzou para Aguirre abrir o placar. Já na etapa final, o camisa 13 voltou ao fundo, levantou a bola para Aguirre, que desta vez ajeitou para trás. Arrascaeta apareceu para finalizar com categoria e ampliar o marcador.


O lateral, inclusive, já havia revelado recentemente que quase perdeu espaço na Seleção em 2023 por conta do esquema de Tite no Flamengo, no qual tinha pouca liberdade ofensiva. A cobrança de Bielsa para que fosse mais agressivo no ataque foi determinante para sua permanência no grupo. Com a chegada de Filipe Luís ao Rubro-Negro, o jogador também passou a se projetar mais, o que reforçou sua importância no clube e na Celeste.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

Com a vaga já assegurada, o Uruguai encerra sua participação nas Eliminatórias na próxima terça-feira (9), contra o Chile, fora de casa. Como o duelo é apenas para cumprir tabela, existe a possibilidade de Varela, Arrascaeta e Viña serem poupados, o que seria um alívio para o Flamengo, que encara o Juventude no dia 14 de setembro, pelo Brasileirão.


Futebol

Flamengo lamenta falecimento de ex-presidente campeão mundial

Antônio Augusto Dunshee de Abranches veio a óbito neste domingo (7) e clube divulgou nota de pesar onde estendeu seu carinho à família

Ex-presidente campeão mundial com o Flamengo, Antônio Augusto Dunshee de Abranches morre aos 88 anos - Foto: Reprodução
Ex-presidente campeão mundial com o Flamengo, Antônio Augusto Dunshee de Abranches morre aos 88 anos - Foto: Reprodução

07 Set 2025 | 12:30 |

Icon Comentário0

O Flamengo comunicou neste domingo (7) o falecimento de Antônio Augusto Dunshee de Abranches, um dos presidentes mais marcantes da história do clube. O advogado comandou o Mais Querido entre 1980 e 1983, período considerado como os “anos de ouro” do Rubro-Negro. Ele tinha 88 anos.


Nota oficial: "Sua administração consolidou o Flamengo como potência nacional e mundial"

NOTA DE PESAR DO FLAMENGO


“O Clube de Regatas do Flamengo manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento de Antônio Augusto Dunshee de Abranches, presidente do clube entre 18 de dezembro de 1980 e 14 de agosto de 1983.


Advogado respeitado e apaixonado pelo Flamengo, Dunshee de Abranches liderou o clube em um dos períodos mais vitoriosos de nossa história. Sob sua gestão, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca de 1981, a Copa Libertadores da América e o Mundial Interclubes no mesmo ano, além dos Campeonatos Brasileiros de 1982 e 1983.

Sua administração consolidou o Flamengo como potência nacional e mundial.


Neste momento de luto, o Flamengo se solidariza com familiares, amigos e toda a Nação Rubro-Negra, agradecendo pelo legado de conquistas e de paixão deixado por Dunshee de Abranches. Sua memória permanecerá para sempre na história do Mais Querido.”

A TRAJETÓRIA NO COMANDO DO FLAMENGO

Durante pouco mais de dois anos na presidência, Antônio Augusto Dunshee liderou o clube em um período de glórias que marcou gerações. Foram conquistas históricas:

  • Campeonato Carioca de 1981
  • Copa Libertadores da América de 1981
  • Mundial Interclubes de 1981
  • Campeonatos Brasileiros de 1982 e 1983

Além dos títulos, seu nome também ficou ligado à venda de Zico para a Udinese (ITA), em julho de 1983, por cerca de 4 milhões de dólares, valor que, corrigido, equivale a aproximadamente R$ 21,6 milhões. Antônio Augusto era pai de Rodrigo Dunshee, candidato derrotado por Luiz Eduardo Baptista, o Bap, na última eleição do clube.

PRÓXIMO JOGO DO FLAMENGO

Enquanto lamenta a perda de um de seus grandes dirigentes, o Flamengo segue a preparação para a sequência da temporada. O próximo compromisso será no domingo (14), contra o Juventude, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Futebol

Flamengo se prepara para semana livre de treinos durante a Data FIFA

Após mudança de calendário promovida pela CBF, pausas longas entre jogos no clube se tornaram escassos e técnico Filipe Luís planeja aproveitar momento

Flamengo terá semana livre para treinamentos durante a Data FIFA em preparação para pegar o Juventude - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Flamengo terá semana livre para treinamentos durante a Data FIFA em preparação para pegar o Juventude - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

07 Set 2025 | 11:30 |

Icon Comentário0

O Flamengo não entra em campo desde o empate em 1 a 1 com o Grêmio no dia 31 de agosto, em duelo válido pela 22ª rodada do Brasileirão. Após uma sequência intensa de jogos desde antes do Mundial de Clubes, o time de Filipe Luís terá, enfim, um período de respiro no calendário.


DATA FIFA GARANTE ALÍVIO AO ELENCO


A pausa acontece por conta da Data FIFA, que interrompe os campeonatos nacionais entre os dias 1º e 10 de setembro para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Havia a expectativa de a eliminação na Copa do Brasil diante do Atlético-MG criar espaço entre os compromissos, mas a mudança no calendário promovida pela CBF vai reduzir as brechas entre jogos do Mais Querido.


Com isso, a comissão técnica terá mais tempo para trabalhar a parte física e tática do elenco, além de recuperar atletas importantes visando a maratona de setembro, que inclui jogos decisivos pela Libertadores da América.

PRÓXIMO COMPROMISSO DO FLAMENGO


O Flamengo volta a campo apenas no próximo domingo (14), quando enfrenta o Juventude, pela 23ª rodada do Brasileirão. A partida será disputada no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, às 16h (horário de Brasília).

JOGADORES DO FLA CONVOCADOS

Entre os jogadores do Flamengo a serviço de suas seleções, o grande destaque foi Arrascaeta, autor de um golaço e protagonista da vitória do Uruguai sobre o Peru. Varela também brilhou, com uma assistência e participação indireta em outro gol. Plata entrou apenas no segundo tempo diante do Paraguai. Já Viña, Samuel Lino e Carrascal não entraram em campo.

Todos ainda têm compromissos pela 18ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas:

  • Equador x Argentina – 09/09, 20h – Monumental Isidro Romero Carbo
  • Chile x Uruguai – 09/09, 20h30 – Estadio Nacional do Chile
  • Bolívia x Brasil – 09/09, 20h30 – Estádio Municipal de El Alto
  • Venezuela x Colômbia – 09/09, 20h30 – Monumental de Maturín



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Piada? Jornalista diz que Ancelotti favoreceu o Flamengo em convocação
Futebol

Piada? Jornalista diz que Ancelotti favoreceu o Flamengo em convocação

07 Set 2025 | 07:58

Icon Comentário0
Samuel Lino, do Flamengo, chama atenção em treino da Seleção Brasileira
Futebol

Samuel Lino, do Flamengo, chama atenção em treino da Seleção Brasileira

07 Set 2025 | 07:45

Icon Comentário0
Dupla ex-Flamengo pode ganhar chance no time titular da Seleção
Futebol

Dupla ex-Flamengo pode ganhar chance no time titular da Seleção

07 Set 2025 | 07:17

Icon Comentário0