
Futebol
|
Para Zico, maior ídolo da história do Flamengo, não há dúvidas sobre qual equipe domina o cenário mundial no momento. Convicto de que o Real Madrid ocupa o topo, o Galinho aproveitou para refletir sobre o papel do camisa 10 no futebol. Segundo ele, a forma como o time espanhol joga sem um tradicional articulador influenciou outras equipes a adotarem esse modelo tático.
“Qual é o maior time do mundo e o maior campeão? O Real Madrid. Quem é o 10 do Real Madrid? (Modrić) Ele é 10? É meiuca! O Real Madrid joga com três na frente e três no meio. Não tem o 10. Se o melhor time não tem o 10, todo mundo quer copiar. Acabaram com a posição do número 10”, disse Zico, em participação na produção da FlaTV com o Museu da Pelada.
Flamengo mantém viva a mística da camisa 10
Herdando a numeração icônica de Zico, Arrascaeta é um dos poucos camisas 10 que ainda desempenham essa função no futebol brasileiro. No entanto, com a crescente exigência por maior dinamismo e combatividade no meio-campo, o Galinho lamenta que o jogo moderno tenha reduzido a presença de armadores clássicos.
“O Flamengo, com o Arrascaeta, ainda joga com esse jogador atrás do centroavante. É a posição do 10. Hoje não tem mais. Acabaram com o 10. Eu atribuo aos novos treinadores de terem extinguido a posição de número 10. Quando pedem para fazer teste, o cara tem que ser forte, alto e combativo, e não ser jogador de futebol. Não tem mais treinadores que privilegiavam o craque de futebol e os grandes jogadores. Hoje é tática. O jogador fica olhando dentro de campo o que o treinador vai dizer para ele”, desabafou Zico.
A lenda do maior camisa 10 da história do Flamengo
Maior camisa 10 da história do Flamengo, Zico vestiu o Manto Sagrado em 732 partidas e marcou 509 gols, consolidando-se como o maior artilheiro da história do clube.
Rubro-negro carioca faz a estreia na terceira fase Copa do Brasil nesta quinta-feira, na busca do Hexacampeonato do torneio nacional
|
Botafogo-PB e Flamengo se enfrentam na noite desta quinta-feira, dia 1º, às 20h, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Estádio Castelão, em São Luís. O jogo de volta vai acontecer no dia 21 de maio, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
O Flamengo, que é o atual campeão da competição, vai estrear na Copa do Brasil 2025 justamente na partida desta quinta-feira. O Botafogo-PB se classificou após vencer a Portuguesa, de São Paulo, e o Concórdia, nas fases anteriores. O rubro-negro carioca chega para a partida com a moral em alta depois de golear o Corinthians por 4 a 0 no último fim de semana. O clube lidera o Campeonato Brasileiro com 14 pontos, um a mais que o vice-líder Palmeiras.
O jogo terá transmissão exclusiva do streaming Prime Video.
O técnico Filipe Luis deve mesclar a equipe para o confronto, para preservar alguns jogadores do desgaste físico. As principais mudanças devem ser a entrada do goleiro Matheus Cunha no lugar do argentino Rossi e Danilo no lugar de Léo Ortiz na zaga.
Enquanto isso, o técnico Antônio Carlos Zago do Botafogo-PB, não terá desfalques e vai contar com força máxima para o duelo.
Botafogo-PB: Michael Fracaro; Lucas Lopes, Reniê, Marcelo Augusto e Evandro; Gama, Thallyson e Gabriel Honório; Guilherme Santos, Henrique Dourado e Rodrigo Alves. Antônio Carlos Zago.
Flamengo: Matheus Cunha; Varela, Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, Evertton Araújo e Matheus Gonçalves; Gonzalo Plata, Michael e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luis.
Arbitragem:
De acordo com a entidade estadual, em breve será realizado um Conselho Arbitral para decidir o regulamento do Estadual de 2026 e 2027
|
Na manhã desta quarta-feira (30), surgiu a informação de que o Flamengo teria sugerido à FERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), uma alteração no regulamento do Campeonato Carioca a partir da próxima temporada. Horas depois, a entidade máxima do futebol do Rio se posicionou sobre o tema.
De acordo com a FERJ, em breve será realizado um Conselho Arbitral para decidir o regulamento do Estadual de 2026 e 2027. A proposta do Flamengo para o Carioca prevê dois grupos com seis times cada, onde os times de um grupo enfrentariam os do outro. Os quatro melhores de cada lado avançariam às quartas de final.
As quartas e as semifinais seriam disputadas em jogos de ida e volta, enquanto a final aconteceria em partida única. A ideia busca reduzir o número de datas do Estadual, especialmente porque 2026 será ano de Copa do Mundo. Com esse formato, o Carioca poderia ser concluído em apenas dez datas.
"A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro informa que, logo ao fim do Campeonato Carioca Superbet 2025, debruçou-se sobre a realidade do futebol brasileiro e decidiu pela readequação do formato de disputa do Estadual mais charmoso e visto do país.
Desde lá, o presidente Rubens Lopes e membros do Conselho de Administração da FERJ debatem e desenham uma fórmula que proteja e valorize o futebol como um todo: do calendário ao topo e base da pirâmide.
Paralelamente, a FERJ vem conversando com os clubes participantes da Série A para apresentar a proposta. Não houve reunião alguma na sede da entidade para tratar tal tema.
Mais à frente, em momento oportuno, será realizado um Conselho Arbitral para decidir o regulamento do Campeonato Carioca de 2026 e 2027".
O Mais Querido encara a equipe paraibana na noite desta quinta-feira (1), em confronto válido pela terceira fase da Copa do Brasil, na Arena Castelão
|
Nesta quinta-feira (1), o Flamengo encara o Botafogo-PB, em confronto de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Desse modo, o Mais Querido divulgou a lista de jogadores relacionados para o confronto, com algumas ausências.
Allan
Ayrton Lucas
Bruno Henrique
Cleiton
Danilo
Dyogo Alves
Erick Pulgar
Everton Cebolinha
Evertton Araújo
Varela
Gerson
João Victor
Joshua
Juninho
Luiz Araújo
Léo Ortiz
Léo Nannetti
Léo Pereira
Matheus Cunha
Matheus Gonçalves
Michael
Plata
Wesley
Assim, ficaram de fora dos relacionados Arrascaeta, Pedro, Rossi, Alex Sandro e Nico De La Cruz. Os jogadores voltarão à equipe principal no confronto contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão, no próximo domingo (4).
Dessa forma, com o intuito de preservar alguns jogadores, Filipe Luís irá promover um time alternativo no confronto desta quinta-feira (1). A mudança começa pelo goleiro, com Matheus Cunha retornando ao time titular.
O Flamengo volta a campo pela Copa do Brasil apenas na quinta-feira (1), em confronto contra o Botafogo-PB, em São Luis, Maranhão, na Arena Castelão. O confronto terá início às 20h, com transmissão ao vivo do Prime Video.