
Futebol
|
Com 24 participações na Libertadores, o Deportivo Táchira é a equipe venezuelana com mais presenças na competição. A melhor campanha aconteceu em 2004, quando alcançou as quartas de final. No entanto, os desempenhos recentes não foram expressivos, o que pode representar uma vantagem para o Mengão.
Deportivo Táchira vem brigando pelo título do Torneio Apertura da Venezuela, ocupando a segunda colocação e empatado em pontos com outras três equipes. Entre os nomes de maior relevância está Maurice Cova, meio-campista responsável pela construção de jogadas. Outro destaque é José Balza, que contribui com intensidade no setor ofensivo.
Maurice Cova, que recentemente se recuperou de uma lesão, voltou a marcar gols no último jogo, mas sua condição física pode ser um fator a ser observado. No ataque, o argentino Lucas Cano ainda busca seu primeiro gol na temporada e pode ser desfalque devido a uma lesão.
Para enfrentar o Flamengo, o Deportivo Táchira deve adotar uma postura defensiva, utilizando uma linha de cinco jogadores na zaga. Diferentemente de outros clubes venezuelanos, que sofrem com baixa presença de torcedores, o Táchira costuma lotar suas arquibancadas, criando um ambiente hostil para os visitantes.
Os ex-jogadores do Mais Querido se enfrentam nesta terça-feira (20), em confronto válido pela 37ª rodada da Premier League, em jogo decisivo
|
Crystal Palace e Wolverhampton entram em campo nesta terça-feira (20), em confronto válido pela 37ª rodada da Premier League, no Selhurst Park. Após ser derrotado pelo Brighton por 2 a 0, o time de João Gomes deseja voltar ao caminho das vitórias na competição. O confronto entre as equipes será às 16h (horário de Brasília).
O Crystal Palace chega para o confronto vindo de um título. Isso porque, a equipe inglesa bateu o Manchester City na final Copa da Inglaterra, pelo placar de 1 a 0. Assim, o time de Matheus França, ex-Flamengo, tenta manter a sequência de vitórias. Pela Premier League, o Wolverhampton vem de uma sequência de três vitórias e duas derrotas em cinco jogos.
Assim, o torcedor que quiser acompanhar ao confronto entre Crystal Palace e Wolverhampton terá duas opções. Isso porque, a ESPN, canal fechado e o Disney+, canal de streaming, transmitirão a partida entre os clubes ingleses ao vivo.
Provável escalação Crystal Palace: Dean Henderson; Chris Richards, Maxence Lacroix, Marc Guéhi, Daniel Muñoz, Daichi Kamada, Adam Wharton, Tyrick Mitchell, Ismaila Sarr, Jean Mateta e Eberechi Eze. Técnico: Oliver Glasner.
Provável escalação Wolves: Sá; Doherty, Agbadou, Toti; Semedo, João Gomes, André, Ait Nouri; Bellegarde, Munetsi e Matheus Cunha. Técnico: Vitor Pereira.
O jovem arqueiro foi eleito o melhor goleiro da Segunda Divisão portuguesa em quatro meses e comemorou o acesso à Primeira Divisão
|
Na última sexta-feira (16), o Tondela (POR) venceu o União de Leiria por 2 a 0 e se sagrou campeão da Liga Portugal 2. Assim, ex-goleiro do Flamengo, formado nas categorias de base, Bernardo Fontes, foi figura importante no acesso da equipe portuguesa. O jovem participou de todos os 34 jogos, deu uma assistência e foi eleito melhor goleiro da competição em quatro meses.
O Tondela confiou no meu potencial...
"Essa foi uma daquelas noites que vão ficar marcadas para sempre na minha memória. Cheguei em Portugal com muitos desafios, consegui fazer um bom trabalho no Braga e o Tondela confiou no meu potencial para um projeto de fazer o clube retornar à elite nacional. E nós conseguimos cumprir com o objetivo, com uma campanha sólida, de muito trabalho e muito esforço coletivo", disse Bernardo.
Bernardo Fontes também exaltou o acesso à elite do Tondela e destacou que os prêmios conquistados recentemente na meta do clube português o enchem de orgulho.
"Pessoalmente, estou muito feliz pelo meu desempenho, pelas premiações recebidas durante o torneio, pois me dedico diariamente para entregar o meu melhor. Sou muito grato ao clube pela confiança depositada em mim, e aos meus companheiros, comissão técnica, funcionários, por todo o trabalho feito para chegarmos até aqui. Levamos o Tondela de volta para o lugar onde merece estar", destacou o ex-Flamengo.
Bernardo Fontes atuou pelo sub-17 do Flamengo, onde conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da categoria. O jovem arqueiro chegou a Portugal na temporada 2019/20 para finalizar a formação na base do Braga. Na temporada 2023/24, jogou a Terceira Divisão de profissionais pelo Braga B e foi eleito o melhor goleiro da competição.
Uruguaio é usado como um segundo homem de meio-campo pelo treinador no Mengão e parte de torcida e mídia questiona se o meia não pode jogar mais adiantado
|
Após o empate sem gols contra o Botafogo, no último domingo (18), pela 9ª rodada do Brasileirão, o técnico Filipe Luís explicou a opção por escalar De La Cruz como volante, e não mais adiantado no meio-campo. O uruguaio foi peça central no esquema do Flamengo no clássico, e a escolha teve relação direta com os desfalques no setor.
Para que eu vou improvisar?"
“Se eu coloco o Nico de meia hoje, eu jogo sem volante porque só tenho ele e Everrton (Araújo). Gerson tava suspenso, e Erick e Allan estavam machucados. Não tínhamos volantes. Aonde o jogador gosta de jogar? Aonde se sente mais cômodo? Perguntei para ele. Volante, jogando de frente, construindo. A melhor versão do Nico é de volante, ele faz o time de jogar de volante. Ele nos dá tanta criação e saída de pressão por vantagem qualitativa, para que eu vou improvisar? Para que vou tirar do melhor lugar? ”, afirmou o treinador.
Filipe Luís também comparou a ideia de mudar De La Cruz de posição a deslocar outros pilares do elenco, como Léo Ortiz, para funções fora de origem.
“É como se eu fosse tirar um zagueiro, por exemplo o Léo Ortiz, que é um dos melhores zagueiros do Brasil, e colocá-lo de volante ou de lateral. Eu estaria tirando o que a nossa equipe tem de melhor, que é a fase de estabilidade dos zagueiros, laterais e dos dois volantes, para fazer uma coisa que não eu não teria certeza se daria certo. Pontualmente se precisar, com certeza ele vai fazer e vai ter qualidade para fazer. Não o vejo como o último passe, que é o que Arrascaeta tem e que jogadores que jogam nessa posição costumam ter. Mas que ele pode fazer? Não tenho nenhuma dúvida”, finalizou Filipe Luis.
O Flamengo teve maior controle do jogo no Maracanã, mas esbarrou na boa marcação do Botafogo. Apesar da posse de bola e das tentativas no campo ofensivo, o Rubro-Negro não conseguiu transformar a superioridade em gols e saiu de campo com apenas um ponto.
Com o empate no Brasileirão, o time agora vira a chave para a Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira (21), o Flamengo enfrenta o Botafogo-PB, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de volta da terceira fase. Após vencer a ida por 1 a 0, a equipe de Filipe Luís precisa apenas de um empate para garantir vaga na próxima fase.