Futebol
|
0O primeiro técnico do Brasileirão caiu. O São Paulo anunciou, através de suas redes sociais, a saída do treinador Thiago Carpini na tarde desta quinta-feira, 18 de abril, após a derrota para o Flamengo por 1 a 0 no dia anterior.
Carpini deixa o comando do São Paulo após 18 jogos à frente da equipe. Durante sua gestão, obteve sete vitórias, seis empates e cinco derrotas, resultando em um aproveitamento de 50% na temporada. Durante sua passagem, o treinador conquistou o título da Supercopa contra o Palmeiras e quebrou um tabu de dez anos ao vencer o Corinthians em sua própria arena.
No entanto, a eliminação nas quartas de final do Paulistão para o Novorizontino, somada ao início irregular no Brasileirão com duas derrotas nos dois primeiros jogos, foram determinantes para a demissão do técnico.
SÃO PAULO COGITA A CONTRATAÇÃO DE EX-TÉCNICO DO FLAMENGO - VEJA
Segundo informações da jornalista Priscila Senhorães, da TNT Sports, o clube realizou uma videoconferência com três treinadores nesta terça-feira (16/4): Diego Alonso, Carlos Carvalhal e Domenec Torrent, este último com experiência no Flamengo.
De acordo com o repórter do Arquibancada Tricolor, Gabriel Sá, a prioridade do clube é contratar um técnico estrangeiro, o que descarta os rumores envolvendo nomes de técnicos brasileiros, como Felipão e Mano Menezes.
Comentarista faz projeção onde coloca o Mengão de Filipe Luís como uma das principais forças do futebol brasileiro para a próxima temporada
|
0O Flamengo já vive o processo de planejamento para a temporada 2025, em meio à transição da gestão Rodolfo Landim para Luiz Eduardo Baptista, o Bap, como novo presidente. Com a promessa de uma gestão mais profissional e a chegada do português José Boto como diretor esportivo, o clube projeta um ano com maior organização. O técnico Filipe Luís permanece no comando, reforçando as expectativas positivas apontadas pelo jornalista Vitor Sérgio Rodrigues.
Evolução com Filipe Luís no comando
A continuidade de Filipe Luís no cargo é vista como fundamental. O jornalista da TNT Sports destacou a evolução apresentada pelo time após a turbulência enfrentada sob o comando de Tite. Essa recuperação foi coroada com a conquista da Copa do Brasil e uma impressionante sequência de 15 partidas com apenas uma derrota até o fim da temporada.
"Esse desfecho de temporada trouxe ao Flamengo sensações muito positivas para 2025. Considerando que, mesmo o Filipe Luís muito 'verde' na profissão, mostrou ótimos indícios de saber fazer o Flamengo jogar de uma forma que casa com as características dos jogadores e é aceita pela torcida. Conseguiu uma reta final de Brasileiro em que voltou a fazer bons jogos e terminou o ano com apenas uma derrota. A gestão Filipe Luís terminou com apenas 1 derrota. Derrota que jogou muito bem o primeiro tempo contra Fluminense e acabou tomando 2 gols na etapa final", iniciou VSR em vídeo no seu canal no YouTube.
Desafios para o início de 2025
Apesar das projeções otimistas, o Flamengo encara questões urgentes para resolver no início do ano. A principal delas é a contratação de um atacante titular. Com a saída de Gabigol e a recuperação de Pedro, que sofreu uma lesão no joelho e só deve retornar no segundo semestre, o setor ofensivo precisa de reforços.
"Sensações para 2025 no futebol são muitos positivas, principalmente pela permanência de Filipe Luís. A expectativa é que ele evolua na função e consiga ir muito bem. O Flamengo tem algumas questões, uma delas substituir o Gabigol e o Pedro ao mesmo tempo. O Pedro teve uma lesão de ligamento cruzado do joelho e a expectativa é que ele não volte a jogar antes do meio do ano. O Flamengo projeta que ele jogue o Super Mundial, mas nem isso é garantido. Então, precisa contratar um centroavante para ser titular por talvez mais da metade do ano."
Além disso, o clube pode buscar reforços para outras posições. Segundo Vitor Sérgio Rodrigues, a lateral-direita será uma prioridade caso Wesley, destaque na posição, deixe o clube rumo à Europa. A contratação de um volante também está no radar.
José Boto e a profissionalização no futebol
A chegada de José Boto, que se destacou à frente dos departamentos de scout de Benfica e Shakhtar Donetsk, traz expectativas de um planejamento mais estratégico na busca por reforços. Sua experiência e visão são consideradas trunfos importantes para o Flamengo em 2025.
"Ainda na parte do futebol, tem questões financeiras para 2025. Para 'salvar' o ano de 2025, fez muitos investimentos na janela do meio do ano. Anda mais pelas lesões. O Flamengo foi ao mercado para consertar o ano de 2024 e isso vai fazer que o Flamengo seja menos efetivo na janela, pelo menos no primeiro semestre. Então, o elenco que o Filipe terá para trabalhar é basicamente esse. Talvez trazer um volante, um reserva para a lateral-direita ou um titular caso o Wesley saia e um centroavante titular enquanto o Pedro não voltar", disse, antes de completar:
" (...) O todo-poderoso do futebol do Flamengo será o português José Boto. Inclusive para o dia a dia, condução, para o traquejo com o grupo de futebol. Além da política de contratações, ele é um especialista em scout e achar jogadores. Algo que o Flamengo precisa, porque na gestão Landim o Flamengo contratou muitos jogadores, alguns que deram certo, outros errado, mas sempre pagando muito. Esse é um desafio da gestão do Bap", finalizou
Com um time técnico qualificado e a promessa de uma gestão mais profissional, o Flamengo mira um futuro promissor, apesar dos desafios a superar no curto prazo.
Novo diretor técnico de futebol, Boto chega ao Brasil nesta semana
|
0O Flamengo se prepara para mudanças significativas em 2025. Afinal, depois de seis anos sob o comando de Landim, o Rubro-Negro terá uma mudança de gestão, com Bap à frente. Na nova diretoria, o principal responsável pelo futebol será o português José Boto, como diretor técnico. O recém contratado, aliás, não esconde a expectativa para chegar oficialmente ao Fla, e uma prova disso é a nova ‘bio’ que já tem usado no Instagram.
No perfil pessoal, José Boto tem o costume de indicar os clubes que já trabalhou na carreira. Assim, antes mesmo do anúncio oficial, já acrescentou o Flamengo no topo da lista. Vale destacar que o Rubro-Negro é o único time fora da Europa que consta no currículo do experiente dirigente.
BOTO ESTAVA NA CROÁCIA
Para assumir o comando do Flamengo, Boto decidiu abrir mão do projeto no NK Osijek (CRO), time que tem tentado se firmar como protagonista no campeonato croata. Atualmente, a equipe ocupa a quarta posição da liga nacional, após 18 rodadas disputadas. Por lá, Boto tinha contrato até 2026, mas o Fla assumiu o pagamento da multa rescisória para contar com o dirigente.
Dentre os principais times no currículo de José Boto, estão o Benfica (POR) e o Shakhtar Donetsk (UCR). Em ambos, o dirigente teve trabalho bem avaliado na parte de scout. Afinal, as duas equipes são conhecidas por captar jovens com pontencial em mercados secundários e lucrarem bem em vendas para times do primeiro escalão europeu. Dentre as estrelas do futebol mundial ‘descobertas’ pelo novo diretor do Fla, estão nomes como Dí Maria, Ederson e Bernardo Silva.
JOSÉ BOTO JÁ TEM DATA PARA CHEGAR AO RIO DE JANEIRO
Com planos alinhados junto a Bap, José Boto chega ao Brasil no próximo sábado (28). Contudo, desde então, o dirigente já tem mantido conversas com o novo presidente do Flamengo e também com Filipe Luís. No momento, uma das grandes missões desta ‘comissão’ é a contratação de um atacante para substituir Gabigol, que está de saída do Rubro-Negro e deixa uma lacuna a ser preenchida.
Rubro-Negro aguarda chegada de José Boto para bater martelo sobre renovação de contrato com o defensor
|
0A temporada 2024 acabou, porém, o Flamengo ainda tem pendências para resolver dentro do elenco. Uma delas é a renovação de contrato com David Luiz. Diante dessa situação, o clube rubro-negro vai definir a situação do zagueiro faltando três dias para o fim do vínculo.
Isso porque, Luiz Eduardo Baptista vai aguardar a chegada de José Boto ao Brasil para resolver pendências no elenco. Como o diretor técnico do Flamengo só chega ao Rio de Janeiro em 28 de dezembro e o contrato de David Luiz encerra dia 31, o dirigente vai ter apenas três dias para resolver a situação do zagueiro.
Vale lembrar que David Luiz deseja seguir no Flamengo na próxima temporada. Além disso, o treinador rubro-negro, Filipe Luís, já deixou claro publicamente que apoia a permanência do zagueiro para 2025. Agora, Bap espera a chegada de José Boto, novo diretor técnico do Fla, para ‘bater o martelo’ sobre a situação do jogador.
SONDAGEM DE RIVAIS
Por conta da situação indefinida no Flamengo, alguns clubes já mostraram interesse em contar com David Luiz para próxima temporada. Rival do Mais Querido, o Vasco sondou o zagueiro pensando em 2025. Além disso, o Corinthians, por meio de Fabinho Soldado, também está observando o cenário das negociações entre o jogador e o Fla.
DAVID LUIZ NO FLAMENGO
David Luiz chegou ao Flamengo em 2021 e passou por altos e baixos dentro do clube. Este ano, por exemplo, o zagueiro não foi tão utilizado dentro de campo, porém, teve papel fundamental nos bastidores rubro-negros. Isso porque, o jogador assumiu o papel de conversar e orientar os atletas mais jovens do elenco. Por fim, desde que chegou ao Mais Querido, o camisa 23 acumulou quatro títulos. São eles: duas Copas do Brasil (2022 e 2024), uma Libertadores (2022) e um Carioca (2024).