Futebol de Base
Após volta como diretor da base do Flamengo, Carlos Noval toma primeira decisão para o departamento
0
Futebol de Base
|
0Depois de uma surpreendente derrota para o Zumbi, de Alagoas, na última quarta-feira (8), o Flamengo vai decidir o último classificado do Grupo 23 da Copa São Paulo contra o São Bernardo-SP, no próximo sábado. E o Rubro-Negro encara uma matemática simples pela frente para garantir um espaço entre os times classificados para a segunda fase, que corresponde ao primeiro estágio do mata-mata e compreende 64 equipes.
Neste momento, o Grupo 23 tem o Zumbi em primeiro lugar, com seis pontos e já classificado para a segunda fase. Antes de vencer o Flamengo por 2 a 1, o time de Alagoas estreara com um triunfo por 2 a 0 sobre o São Bernardo. Assim, é uma das 35 equipes asseguradas no mata-mata.
Já o Rubro-Negro, que abriu a competição com goleada por 5 a 0 sobre o Cruzeiro-PB, joga por dois resultados diferentes contra o São Bernardo. Em caso de vitória, o Flamengo iria a seis pontos e ainda poderia chegar à liderança do grupo. Para isso, no entanto, precisaria de uma derrota do Zumbi para o Cruzeiro na última rodada.
Um empate com o São Bernardo também pode servir ao Flamengo. Com isso, o time iria a quatro pontos e ficaria de olho no Cruzeiro. Para eliminar o Rubro-Negro, o time da Paraíba teria que vencer o líder Zumbi por nove gols de diferença. Assim, se classificaria no terceiro critério de desempate, o de gols marcados.
Caso perca para o São Bernardo, porém, o Flamengo estará eliminado da edição 2025 da Copinha. O time paulista iria a quatro pontos e deixaria o Rubro-Negro com três, na terceira posição. Neste cenário, um triunfo simples do Cruzeiro sobre o Zumbi ainda relegaria o Mais Querido à última colocação do grupo.
Equipes já classificadas
Com as três rodadas completas em alguns grupos e pelos menos duas em todos eles, a Copinha já sabe os nomes de 35 times que garantiram vaga na segunda fase. Confira a lista completa abaixo!
Botafogo (Grupo 1)
Votuporanguense (Grupo 1)
Ponte Preta (Grupo 2)
Operário-RR (Grupo 3)
Criciúma (Grupo 4)
Mirassol (Grupo 4)
Guarani (Grupo 5)
Santos (Grupo 7)
Água Santa (Grupo 9)
Fluminense (Grupo 10)
Linense (Grupo 10)
São Paulo (Grupo 11)
XV de Jaú (Grupo 11)
Juventude (Grupo 12)
Cruzeiro (Grupo 13)
Real Brasília (Grupo 13)
America-RJ (Grupo 14)
Bahia (Grupo 16)
Audax (Grupo 17)
Athletico-PR (Grupo 17)
Palmeiras (Grupo 19)
Sport (Grupo 20)
Referência-SP (Grupo 20)
Grêmio (Grupo 21)
Zumbi (Grupo 23)
Bragantino (Grupo 24)
América-MG (Grupo 26)
Sfera (Grupo 26)
Santo André (Grupo 27)
Corinthians (Grupo 27)
Flamengo-SP (Grupo 29)
Ibrachina (Grupo 30)
Náutico (Grupo 30)
Juventus (Grupo 31)
Ceará (Grupo 31)
O Mais Querido desperdiçou um pênalti nos minutos finais que daria o empate no placar
|
0Na noite desta última quarta-feira (8) o Flamengo foi surpreendido pelo Zumbi-AL, quando perdeu por 2 a 1, de virada. O Mais Querido ainda desperdiçou um pênalti nos acréscimos. Com o resultado, o Rubro-Negro deixou de garantir a classificação antecipada para a segunda fase, feito obtido pela equipe nordestina.
VEJA UM DOS GOLS DO FLAMENGO:
Logo aos 10 minutos do primeiro tempo, o lateral direito Gusttavo foi à linha de fundo e aplicou uma carretilha no adversário. Após o drible, o jovem cruzou na área. A zaga do Zumbi se atrapalhou, e João Gabriel mandou contra as próprias redes, abrindo o placar para o Mais Querido.
Porém, o Zumbi surpreendeu o Rubro-Negro e empatou. Aos 32 minutos, após rebote errado do goleiro Caio Barone, Rhuan colocou o 1 a 1 no placar. No primeiro tempo, o Mais Querido reclamou bastante das faltas dos adversários e, em pelo menos duas delas, o Flamengo entendeu que era para vermelho.
O cenário para o Flamengo foi totalmente oposto ao primeiro tempo. Isso porque, o Mais Querido viu o Zumbi dominar a partida, obrigando Caio Barone a fazer grandes defesas. No entanto, o arqueiro nada pôde fazer aos 32 minutos. Após cruzamento da esquerda, Cauã só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Nos instantes finais, o Zumbi começou a fazer cera, recuou e quase foi punido. Isso porque, aos 46', a zaga alagoana deixou a bola bater na mão dentro da área, dando pênalti ao Flamengo. Na cobrança, o lateral esquerdo Germano isolou e mandou para fora do estádio.
SITUAÇÃO DO GRUPO DO FLAMENGO:
1º Zumbi – 6 pontos
2º Flamengo – 3
3º São Bernardo – 1
4º Cruzeiro-PB – 1
FOCO NO PRÓXIMO JOGO
Assim, o Flamengo foca agora para o confronto contra o São Bernardo, novamente no Estádio Nogueirão. A bola rola às 21h45, no próximo sábado (11). O duelo valerá a classificação para o Mais Querido na Copinha.
O jovem lateral foi autor de um dos gols do Mais Querido na estreia da competição
|
0O Flamengo estreou na Copinha neste último domingo (5) com vitória, pelo placar de 5 a 0, contra o Cruzeiro-PB. O jovem lateral-esquerdo Germano foi autor de um dos gols do Mais Querido. O atleta concedeu uma entrevista ao GE e projetou o título da competição e uma futura oportunidade nos profissionais.
"Quem sabe ganhar uma oportunidade na equipe principal e fazer um duelo de família, já que meu primo Cuiabano joga no Botafogo. Já disse a ele que se jogarmos contra eu vou querer ganhar".
"Estrear com gol na Copinha é sempre muito bom. Por ser a principal competição sub-20 do Brasil e revelar vários talentos, é uma grande oportunidade. Representar o Flamengo é uma honra e vamos brigar para trazer esse troféu", disse Germano.
PRIMO DE LATERAL DO BOTAFOGO
Antonio Germano não é o único atleta da família, nem o único lateral-esquerdo. Isso porque, o jovem é primo de primeiro grau de Cuiabano, lateral-esquerdo do Botafogo.
O jogador da equipe de General Severiano é três anos mais velho que o primo que atua no Flamengo. No entanto, ambos começaram na mesma escolinha em Cuiabá, onde também passaram o atacante Brenner (ex-São Paulo e atualmente na Udinese) e Vanderson (ex-Grêmio e hoje no Mônaco).
FOCO NO PRÓXIMO JOGO
O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (8), em confronto pela segunda rodada da Copinha, contra o Zumbi-AL. O jogo será às 21h30. O Rubro-Negro integra o Grupo 23 e lidera, já que venceu o primeiro confronto na competição.
A meia chegou ao clube em 2021 para integrar as categorias de base da equipe feminina do Mais Querido
|
0O Flamengo passa por uma reestruturação na equipe feminina. Desse modo, a meia Kaylaine Souza, de 20 anos, utilizou suas redes sociais para se despedir do Mais Querido com mensagem emocionante.
“Confesso que nunca imaginei que esse dia fosse chegar, mas mudanças fazem parte da vida! Hoje me despeço do clube que me ajudou muito e me fez evoluir como atleta e como pessoa”, iniciou Kaylaine Souza, em publicação nas redes sociais.
“Sou muito grata por tudo o que vivi no Flamengo e gostaria de agradecer, desde a comissão técnica, às tias da cozinha e aos meninos que nos ajudam a manter o campo em ótimo estado para os treinos. Todos vocês foram essenciais. Saio de cabeça erguida e com a certeza de que entreguei raça, amor e paixão, como todo rubro-negro gosta. Obrigada por tudo, Flamengo. Obrigada, Nação… Eu amo vocês!”, concluiu a ex-jogadora do Flamengo.
PASSAGEM PELO RUBRO-NEGRO
Kaylaine foi uma das principais peças do Flamengo na temporada 2023. Isso porque, a meia esteve presente no elenco que conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior Feminina, a primeira edição da competição de base.
A jovem chegou ao Rubro-Negro em 2021, quando deixou o Vasco e passou a integrar a equipe sub-18 rubro-negra. Logo na sequência, ela jogou pelo time principal feminino, mas logo retornou à base para atuar no sub-17 e, posteriormente, no sub-20.
GRAVE LESÃO
No entanto, a temporada 2024 não foi boa para Kaylaine. Isso porque, a meia sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo, o que demandou cirurgia. Desse modo, a jogadora encerrou a passagem pelo Flamengo com 28 partidas disputadas entre 2021 e 2023.