Futebol de Base
|
0Depois de uma surpreendente derrota para o Zumbi, de Alagoas, na última quarta-feira (8), o Flamengo vai decidir o último classificado do Grupo 23 da Copa São Paulo contra o São Bernardo-SP, no próximo sábado. E o Rubro-Negro encara uma matemática simples pela frente para garantir um espaço entre os times classificados para a segunda fase, que corresponde ao primeiro estágio do mata-mata e compreende 64 equipes.
Neste momento, o Grupo 23 tem o Zumbi em primeiro lugar, com seis pontos e já classificado para a segunda fase. Antes de vencer o Flamengo por 2 a 1, o time de Alagoas estreara com um triunfo por 2 a 0 sobre o São Bernardo. Assim, é uma das 35 equipes asseguradas no mata-mata.
Já o Rubro-Negro, que abriu a competição com goleada por 5 a 0 sobre o Cruzeiro-PB, joga por dois resultados diferentes contra o São Bernardo. Em caso de vitória, o Flamengo iria a seis pontos e ainda poderia chegar à liderança do grupo. Para isso, no entanto, precisaria de uma derrota do Zumbi para o Cruzeiro na última rodada.
Um empate com o São Bernardo também pode servir ao Flamengo. Com isso, o time iria a quatro pontos e ficaria de olho no Cruzeiro. Para eliminar o Rubro-Negro, o time da Paraíba teria que vencer o líder Zumbi por nove gols de diferença. Assim, se classificaria no terceiro critério de desempate, o de gols marcados.
Caso perca para o São Bernardo, porém, o Flamengo estará eliminado da edição 2025 da Copinha. O time paulista iria a quatro pontos e deixaria o Rubro-Negro com três, na terceira posição. Neste cenário, um triunfo simples do Cruzeiro sobre o Zumbi ainda relegaria o Mais Querido à última colocação do grupo.
Equipes já classificadas
Com as três rodadas completas em alguns grupos e pelos menos duas em todos eles, a Copinha já sabe os nomes de 35 times que garantiram vaga na segunda fase. Confira a lista completa abaixo!
Botafogo (Grupo 1)
Votuporanguense (Grupo 1)
Ponte Preta (Grupo 2)
Operário-RR (Grupo 3)
Criciúma (Grupo 4)
Mirassol (Grupo 4)
Guarani (Grupo 5)
Santos (Grupo 7)
Água Santa (Grupo 9)
Fluminense (Grupo 10)
Linense (Grupo 10)
São Paulo (Grupo 11)
XV de Jaú (Grupo 11)
Juventude (Grupo 12)
Cruzeiro (Grupo 13)
Real Brasília (Grupo 13)
America-RJ (Grupo 14)
Bahia (Grupo 16)
Audax (Grupo 17)
Athletico-PR (Grupo 17)
Palmeiras (Grupo 19)
Sport (Grupo 20)
Referência-SP (Grupo 20)
Grêmio (Grupo 21)
Zumbi (Grupo 23)
Bragantino (Grupo 24)
América-MG (Grupo 26)
Sfera (Grupo 26)
Santo André (Grupo 27)
Corinthians (Grupo 27)
Flamengo-SP (Grupo 29)
Ibrachina (Grupo 30)
Náutico (Grupo 30)
Juventus (Grupo 31)
Ceará (Grupo 31)
Jogador foi importante na partida diante do São Bernardo na Copinha e se declarou ao Mengão: “sonho de jogar no time de coração”
|
0O atacante Bill, destaque do Flamengo na Copinha ao marcar dois gols contra o EC São Bernardo na última rodada da fase de grupos, não esconde sua paixão pelo clube. Torcedor rubro-negro desde a infância, o jovem de 18 anos falou sobre sua relação com o Mais Querido, as comparações com craques revelados no Ninho do Urubu e os sonhos que busca realizar com o Manto Sagrado.
Com contrato válido até o final de 2026 e multa rescisória estipulada em R$ 300 milhões, Bill revelou, em entrevista à ESPN, o orgulho de ser comparado a nomes como Vini Jr. e Lucas Paquetá, dois ex-jogadores do Flamengo que brilham no futebol mundial. Apesar disso, o atacante mantém a humildade e reforça o desejo de trilhar seu próprio caminho no clube.
"Ser comparado a grandes nomes da base do Flamengo é uma honra, né? Vini Jr. e Paquetá estão entre os melhores do mundo. Mas cada um tem sua história, seu estilo. Espero poder construir a minha aqui no Flamengo e durante toda a minha carreira", afirmou Bill.
Rejeição a proposta do PSV
Bill também comentou sobre a proposta que recebeu do PSV Eindhoven, da Holanda, quando tinha apenas 15 anos. Na ocasião, tanto o Flamengo quanto o atleta foram procurados, mas o jovem optou por permanecer no clube de coração.
"Essa proposta (do PSV) chegou quando eu tinha apenas 15 anos. Mas foi uma decisão minha ficar porque eu tenho o sonho de jogar profissionalmente pelo meu time do coração e estou trabalhando muito para que isso se torne realidade", declarou.
Sonho realizado na Copinha
Disputando sua primeira edição da Copinha, Bill destacou a importância do torneio em sua trajetória. Para o atacante, atuar na maior competição de base do mundo, especialmente pelo Flamengo, é a realização de um sonho. Ele também projetou a busca pelo título após a classificação para o mata-mata.
"Jogar a Copinha é como realizar um sonho. Desde criança, sempre quis disputar essa competição, ainda mais pelo meu time do coração. É uma honra. Se continuarmos trabalhando com o mesmo foco e motivação, temos chances de brigar pelo título", afirmou o atacante.
Sobre os gols decisivos contra o EC São Bernardo, que garantiram o Flamengo na próxima fase, Bill não escondeu a emoção: "Sempre sonhei com esse momento, poder marcar um gol na Copinha. E pude realizar isso pelo Flamengo, que, como eu falei, é meu time do coração."
Próximo desafio
Com Bill em campo, o Flamengo enfrenta o Bragantino nesta segunda-feira (13), às 21h30, em Mogi das Cruzes. A partida, válida pela fase de mata-mata, será decisiva para garantir a classificação para as oitavas de final da Copinha.
O Mais Querido entra em campo na noite desta segunda-feira (13) para tentar se classificar para próxima fase da competição
|
0Os Garotos do Ninho tentarão buscar a classificação para a próxima fase da Copinha nesta segunda-feira (13). O Flamengo entra em campo às 21h30, em confronto contra o Bragantino. Veja abaixo onde assistir ao vivo.
ONDE ASSISTIR FLAMENGO X BRAGANTINO
O Mais Querido precisou buscar uma vaga para a segunda fase da Copinha na última rodada da fase de grupos. Isso porque, o Rubro-Negro acabou perdendo para o Zumbi-AL na segunda rodada e ficou não conseguiu encaminhar a classificação de imediato.
Desse modo, o torcedor rubro-negro que quiser acompanhar o Mais Querido contra o Bragantino na Copinha terá apenas uma opção. Isso porque, apenas o SporTV, canal fechado, transmitirá o confronto ao vivo para todo o Brasil.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
O técnico Raphael Bahia deverá repetir a mesma equipe que venceu o São Bernardo na última partida. Isso porque, o treinador não tem feito grandes mudanças no 11 inicial. No entanto, a grande baixa do elenco é Joshua, um dos destaques do grupo, que se lesionou e voltou a ser tratado no Rio. Seu substituto deve ser Lucas Vieira. Além disso, Ryan Roberto deve iniciar no banco mais uma vez.
Provável escalação Flamengo: Caio Barone; Gusttavo, Pedro Lemos, Johnny e Germano; Luis Aucélio (C), Pedro Leão e Lucas Vieira; Douglas Telles, Bill e Felipe Lima.
O jovem volante chegou ao Rubro-Negro em março de 2024 e atuou em alguns jogos do sub-20
|
0O volante Thiago Medeiros, que tem contrato com o Flamengo até o fim de janeiro, não terá a opção de compra efetivada pelo Mais Querido. O jogador de 21 anos pertence ao Atlético-GO e atuou no sub-20 do Rubro-Negro em 2024, com 17 partidas disputadas e um gol marcado.
Segundo informações do perfil Flazoeiro, o Flamengo tinha a opção de comprar 70% dos direitos econômicos de Thiago Medeiros por R$ 1,2 milhão, mas preferiu não exercer a cláusula. Dessa forma, o jogador retornará ao Atlético-GO.
Ainda de acordo com o perfil, a tendência é de que Thiago Medeiros seja negociado pelo clube goiano com o Santa Clara, de Portugal. Atualmente, o time português ocupa a quinta colocação do campeonato local, atrás apenas de Sporting, Porto, Benfica e Braga.
PASSAGEM DE THIAGO PELO FLAMENGO
Thiago nasceu em Macapá e completou 21 anos no último dia 7 de janeiro. O volante foi revelado pelo Trem, time de seu estado, mas foi defender o Atlético-GO ainda na base.
O jovem estrou no futebol profissional em 2023, onde disputou nove jogos pela equipe goiana na temporada e, em 2024, somou mais três. Em março, porém, tornou-se atleta do sub-20 do Flamengo e atuou em partidas do Carioca, Taça Otávio Pinto Guimarães, Brasileirão e Copa do Brasil da categoria.
Seu último jogo defendendo o manto sagrado foi no confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, em derrota do Mais Querido por 4 a 2 para o Goiás. No confronto de volta, o volante não saiu do banco.