Futebol

BRUNO SPINDEL SE POSICIONA SOBRE PARALISAR O CAMPEONATO BRASILEIRO DEVIDO A TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL

Dirigente falou em entrevista coletiva após a partida entre Flamengo x Corinthians

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo se posicionou favorável à continuidade do Brasileirão. Desde que o Rio Grande do Sul foi afetado pelas fortes chuvas, governo federal, CBF e clubes debatem uma eventual paralisação, afinal, Grêmio, Internacional e Juventude estão impedidos de treinar e jogar.


Depois da vitória sobre o Corinthians, neste sábado, no Maracanã, o diretor executivo Bruno Spindel deu entrevista coletiva ao lado do técnico Tite. O dirigente afirmou entender que é possível ajudar mais os clubes gaúchos e as vítimas com a manutenção do campeonato.


- A gente entende que, continuando a trabalhar, exercendo as atividades, podemos ajudar mais ainda do que ficando parado - resumiu Spindel, que repondeu outros questionamentos sobre o assunto.


É a favor de parar o campeonato?

"Exatamente por esse motivo que estou aqui. Todos nós, como instituição e seres humanos, somos solidários por essa tragédia. O lado humano vem acima de tudo. A gente tem amigos, alguns aqui do clube tem inclusive parentes no Rio Grande do Sul. O clube tem feito várias ações para ajudar. O Flamengo já naturalmente se solidarizaria com uma causa natural, essa mais ainda por sermos brasileiros. Fizemos uma ação hoje com o pix da ação da cidadania para ajudar nessa catástrofe. O clube já se posicionou em relação aos co-irmãos Inter, Grêmio e Juventude. Temos nos solidarizado e nos colocamos o centro de treinamento à disposição para que quando, e se julgarem necessário, usarem a nossa instalação entre outras ações. A gente entende que, continuando a trabalhar, exercendo as atividades, podemos ajudar mais ainda do que ficando parado."


Como pode ajudar?

"Tem uma série de outras atividades no Brasil que não foram paradas pela catástrofe. Queremos ajudar da melhor forma, e o Flamengo entende que pode ajudar muito mais se o campeonato seguir. A gente se solidariza, o lado humano, as vidas, tudo que podemos fazer para ajudar... O Flamengo, de uma forma ou outra, vai continuar ajudando. A gente entende que se continuar a trabalhar vai ajudar mais. O pix de hoje foi todo para a ação da cidadania, é uma forma importante de ajudar."

Até o momento, 136 pessoas morreram no Rio Grande do Sul. Milhares estão desabrigadas. Os estádios e os centros de treinamento de Grêmio e Inter estão alagados. Os três clubes gaúchos solicitaram o adiamento de três rodadas da competição. A CBF pediu a opinião de todos os clubes.

O Flamengo, assim como outros clubes, realizou uma série de ações para arrecadas dinheiros e doações às vítimas gaúchas. Também colocou a sua estrutura para os clubes gaúchos treinarem.


Futebol

Filipe Luís afirma que fará o possível para recuperar Gabigol no Flamengo

Novo técnico do Mais Querido tem excelente relação com o atacante e espera poder fazer o jogador voltar a boa forma, mas disse que o Mengão tem boas opções

Filipe Luís quer recuperar Gabigol - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Filipe Luís quer recuperar Gabigol - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Filipe Luís sempre deixou clara sua amizade com Gabigol e já falou sobre a relação com o ídolo em outras ocasiões. Agora, como treinador, a relação muda para chefe e subordinado, e Gabi atravessa um momento difícil. Durante a coletiva de apresentação, Filipe afirmou que fará de tudo para recuperar o bom futebol do atacante.


“Eu sei da capacidade que tem o Gabriel, e não importa, como você falou, o tempo de contrato, não importa se são um, dois meses, dois anos, cinco anos, eu vou dar a vida não só por ele, mas por todos esses jogadores, para poder melhorá-los individualmente, de fazer com que eles joguem de uma forma coletiva organizada. Que ele seja uma peça dessa engrenagem, que faça a equipe funcionar”, disse Filipe Luís sobre Gabigol.


O novo técnico destacou que vai observar o rendimento de Gabigol, mas garantiu que ele terá oportunidades em campo para provar que ainda pode ser titular e atuar em alto nível.


“Eu vou fazer de tudo que está no meu alcance para recuperar o melhor nível dele. O alto nível dele, o alto rendimento que ele tem, que ele já teve. Assim que ele começar a falar no campo, o Gabriel que conheci, com certeza ele vai recuperar os minutos que ele precisa para poder ter uma sequência e desempenhar o melhor futebol dele”, afirmou o técnico.

Filipe Luís menciona outros atacantes além de Gabigol


Além de Gabi, Filipe Luís mencionou outros nomes do ataque. O técnico ressaltou que conta com várias opções ofensivas e quer tirar o máximo não só de Gabigol, mas também de Carlinhos e Bruno Henrique.

“Eu vou estar para ajudar o Gabriel, mas não só o Gabriel, não estou aqui só para melhorar o Gabriel, estou para melhorar a equipe. Carlinhos, Bruno Henrique, quem tiver um ataque em determinado jogo, eu vou, como eu falei, dar todas as instruções, e é a única forma que eu tenho de respeitar todos”, finaliza Filipe Luís.


Futebol

Braz dispara sobre briga entre Flamengo e Corinthians " Decisão certa..." - Veja

Em resposta às críticas sobre a data da final da Copa do Brasil, o vice-presidente de futebol do Flamengo foi direto

Internet
Internet

  |

Icon Comentário0

Em entrevista concedida após as críticas recentes do Corinthians sobre a escolha das datas da final da Copa do Brasil, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, foi enfático e rechaçou qualquer tentativa de influenciar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em favor do clube paulista. Segundo Braz, a decisão da entidade é a mais coerente e foi tomada de maneira imparcial, ainda que haja tentativas de pressioná-la por meio da mídia e da torcida.


O dirigente do Flamengo destacou que a CBF já tomou decisões desfavoráveis ao clube carioca em outras oportunidades e que, dessa vez, agiu de forma previsível, seguindo o protocolo habitual. "É uma decisão da CBF, que em muitas vezes tomou decisões contra o Flamengo. A CBF fez o óbvio", afirmou Braz, reforçando que a postura da entidade foi técnica e sem favorecer qualquer um dos lados envolvidos na disputa.


Flamengo vem amparado por outras prerrogativas 


Braz também mencionou a postura do presidente do Corinthians, que, segundo ele, estaria usando a influência da torcida, imprensa e mídias alternativas para tentar alterar o cenário. "O presidente do Corinthians também tem torcida, imprensa, mídia alternativa e está fazendo o jogo dele. Mas ele sabe que não vai adiantar nada", ressaltou. A fala de Braz deixa claro que, do ponto de vista do Flamengo, não há motivo para revisão das datas, e que a tentativa de pressionar a CBF não surtirá efeito.

O dirigente rubro-negro também afirmou que o Flamengo está focado em se preparar para a final, sem se deixar levar por polêmicas extracampo. O clube acredita que deve manter o foco no desempenho esportivo e não se envolver em discussões que possam desviar a atenção dos atletas e da comissão técnica. "Nossa atenção está voltada para a final e não vamos perder tempo com polêmicas. A CBF já definiu e vamos respeitar a decisão", completou Braz.


Esse posicionamento do Flamengo ocorre em um momento de tensão entre os clubes, já que o Corinthians havia manifestado insatisfação publicamente sobre o cronograma estabelecido pela CBF. A direção corintiana alegava que a definição das datas poderia prejudicar o planejamento da equipe e comprometer o desempenho nos jogos decisivos. Contudo, a CBF decidiu manter o cronograma original, e agora os clubes precisam seguir a programação sem alterações.


Futebol

Flamengo divulga nota oficial a respeito das datas do jogo de volta da Copa do Brasil

CBF alterou o dia da segunda partida das semifinais o que gerou revolta em Vasco, que entrou na justiça, e Corinthians, adversário do Mais Querido

Flamengo divulga nota oficial - Foto: Reprodução
Flamengo divulga nota oficial - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo divulgou nesta terça-feira (01) uma nota oficial a respeito da mudança de datas para a partida de volta das semifinais da Copa do Brasil diante do Corinthians. A CBF alterou o dia após pedidos do Mengão e do Atlético-MG, que se viram prejudicados devido ao jogos estarem marcados para o dia seguinte ao fim da Data FIFA, onde ambos terão jogadores convocados.


Na nota, o Flamengo afirma que lamenta o posicionamento de Vasco e Corinthians de utilizar da justiça comum desprezando a isonomia esportiva, além de lembrar que terá jogadores convocados para a Data FIFA de (07 de a 15 de outubro). O clube ainda citou o Regulamento Geral de Competições para afirmar que os pedidos da dupla alvinegra são improcedentes.


A decisão da CBF gerou revolta por parte do Vasco e do Corinthians que também se pronunciaram. Em nota, o time paulista afirmou demonstrar preocupação com a integridade do Campeonato Brasileiro, já que datas do Brasileirão também tiveram de ser alteradas para ajustar o calendário. Já o presidente do cruzmaltino, Pedrinho, afirmou que o Flamengo e o Atlético-MG estariam sendo beneficiados. O time de São Januário entrou na justiça para evitar a mudança.


Confira a nota do Flamengo na íntegra


"O Clube de Regatas do Flamengo (“Flamengo”) vem, diante da informação de que o Vasco da Gama SAF (“Vasco”) e o Sport Club Corinthians Paulista (“Corinthians”) decidiram acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (“STJD”), contra a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (“CBF”) de inverter a data base das partidas de volta da fase semifinal da Copa do Brasil com as partidas da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, manifestar-se, publicamente, nos seguintes termos:

1. Inicialmente, é de se lamentar que Vasco e Corinthians tentem se valer da Justiça Desportiva para desvirtuar a sua função e buscar benefício próprio, em total desapreço ao princípio da isonomia e da igualdade de condições desportivas que, pelo regulamento, deve reger as competições;

2. Como é de amplo conhecimento, considerando a Data FIFA (07 a 15 de outubro), diversos jogadores dos semifinalistas disputarão as Eliminatórias da Copa do Mundo e somente retornarão aos seus clubes entre os dias 16 e 17 de outubro, em cima da data das semifinais da Copa do Brasil, de modo que a inversão da data base das partidas da Copa do Brasil com as do Campeonato Brasileiro não apenas privilegia o equilíbrio das competições como a isonomia entre os participantes, além de garantir um espetáculo à altura da reta final de uma competição de caráter eliminatório, que certamente reunirá mais audiência, aumento da receitas de bilheteria e maior atratividade para os patrocinadores e detentores dos direitos de transmissão.

3. Infelizmente, o que se verifica, é que os referidos clubes se sentiram lesados por não poder jogar uma fase decisiva da Copa do Brasil contra adversários completamente desfalcados de seus principais atletas, em razão de convocações que são de atendimento obrigatório pelos Clubes. Note-se que Vasco e Corinthians não apontam um único prejuízo às suas equipes, mas apenas o fato de que seus adversários não serão mais prejudicados pelos desfalques sofridos, valorizando a própria competição.

4. Com todo o respeito ao Vasco e ao Corinthians, os pedidos direcionados ao STJD, no entanto, se mostram improcedentes na sua origem, já que não resistem a uma simples consulta ao Regulamento Geral de Competições 2024 (art. 5º, inciso I) e ao Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024 (art. 39, §1º), ambos editados pela CBF e que contaram com a adesão dos clubes.

5. Esses dois dispositivos inseridos nos regulamentos acima citados não deixam qualquer dúvida de que a CBF tem a discricionariedade de elaborar e alterar as tabelas das competições que organiza. E mais, o §1º do artigo 39 do Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024 é claro em afirmar que a tabela pode sofrer alterações em decorrência de eventuais modificações promovidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (“CONMEBOL”), como aconteceu.

6. A CBF, em ofício direcionado a Flamengo, Atlético Mineiro, Corinthians e Vasco, motivou a inversão da tabela por força de alteração promovida pela CONMEBOL em seu calendário de jogos (Libertadores e Sul-Americana), que possui prioridade em face das competições nacionais.

7. Se não bastasse isso, a CBF, de forma imparcial, isonômica e democrática, questionou os quatro clubes que disputarão as partidas semifinais da Copa do Brasil 2024 acerca da inversão da tabela, tendo Flamengo e Atlético Mineiro sinalizado positivamente, Corinthians negativamente e Vasco dado uma solução diversa da que foi posta em votação, o que gerou a concordância da maioria dos envolvidos (2 contra 1).

Assim, tendo em vista os esclarecimentos acima prestados, o Flamengo enaltece a decisão tomada pela CBF e reforça o seu compromisso com a ética, a isonomia e o equilíbrio das competições."


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Marcos Braz reafirma que sua permanência está atrelada à de Rodolfo Landim - Entenda
Futebol

Marcos Braz reafirma que sua permanência está atrelada à de Rodolfo Landim - Entenda

 

Icon Comentário0
Como foi a coletiva de Filipe Luís? O Ex-atleta volta ao Flamengo como treinador
Futebol

Como foi a coletiva de Filipe Luís? O Ex-atleta volta ao Flamengo como treinador

 

Icon Comentário0
Marcos Braz anuncia que contrato de Filipe Luís no Flamengo vai até final de 2025
Futebol

Marcos Braz anuncia que contrato de Filipe Luís no Flamengo vai até final de 2025

 

Icon Comentário0