Futebol
02 Out 2023 | 14:05 |
Que o desempenho do Flamengo não está bom nesta temporada todo mundo já sabe. Os seus centroavantes principais, Gabigol e Pedro, tem deixado a desejar da mesma forma. Os dois estão há meses sem marcar gols com a bola em movimento, se apoiando em pontos conseguidos com penalidades. Eles precisam se esforçar se o Flamengo quiser vencer algo ainda em 2023.
Gabigol não marca um gol com a bola rolando desde o dia 26 de julho. Na ocasião o Flamengo enfrentava o Grêmio pela primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, em que o rubro-negro conseguiu a vitória por 2 a 0, com um segundo gol contra. Desde então, o craque jogou 11 partidas, tendo feito um gol por pênalti. Além disso, perdeu uma grande chance.
Já Pedro está há ainda mais tempo sem balançar a rede com a bola em movimento. Desde o dia 28 de junho, o jogador só marca gols com a bola bem paradinha. O jogo em questão foi contra o Aucas ainda na fase de grupos da Copa Libertadores. Foi uma partida de muito sucesso para o Mengão, que conseguiu fazer quatro gols em cima do time equatoriano.
Desde esse momento ótimo, Pedro entrou em campo mais 16 vezes e marcou três pênaltis. A sua pontaria é de cerca de 38% no chute. Ele acertou 11 das 29 vezes que chutou para gol e não se deve esquecer que perdeu quatro grandes chances. Já Gabigol tem um percentual de acertos no chute de 29%. Foram 14 tentativas e só 4 acertos.
Apesar desses dados um tanto quanto desanimadores, os dois ainda são os artilheiros do clube. Pedro lidera a tabela de pontuadores em 2023 com 28 gols em 48 jogos diferentes. O camisa 9, inclusive, está chegando perto da marca histórica do camisa 10 de número de gols com o Manto Sagrado. Gabriel é o vice neste sentido e nessa temporada jogou 50 embates do Mengão, sendo que fez 20 gols.
Contrário ao esperado, o Alvinegro deve mandar força máxima para encarar o Mengão nas quartas de final do estadual no Engenhão
15 Fev 2026 | 12:00 |
O Botafogo tenta reagir após quatro derrotas consecutivas e deve atuar com força máxima diante do Flamengo, neste domingo, às 17h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pelas quartas de final do Campeonato Carioca.
Parte do elenco alvinegro viajou à Bolívia ao lado de Rodrigo Bellão, técnico do sub-20, com o objetivo de adaptação à altitude de cerca de quatro mil metros em Potosí. O goleiro Léo Linck, reserva imediato, também integrou a delegação. Para o clássico, o técnico Martín Anselmi conta com opções como Arthur Novaes, Gabriel Justino e Kadir.
A equipe comandada por Anselmi atravessa momento delicado, com derrotas para Fluminense, Vasco, Grêmio e novamente o Tricolor carioca. O duelo contra o Flamengo será em jogo único, valendo vaga nas semifinais.
A principal novidade é o retorno de Bastos, que ficou fora no último compromisso e deve ser relacionado. Por outro lado, Allan está suspenso e desfalca o time, enquanto Ponte segue lesionado. Matheus Martins aparece como forte candidato a iniciar entre os titulares.
Com os desfalques e sem os jogadores que viajaram para a Bolívia, o técnico Martín Anselmi deve mandar a campo uma equipe com: Neto; Ythallo (Bastos), Newton e Barboza; Vitinho, Barrera, Danilo e Alex Telles (Nathan Fernandes); Montoro, Matheus Martins (Artur) e Arthur Cabral.
A tendência é que o técnico Filipe Luis mande a campo a seguinte formação pelo Flamengo: Rossi; Royal, Léo Ortiz (Vitão), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Evertton Araújo e Plata; Paquetá, Carrascal (Samuel Lino) e Pedro.
Cria do Mengão se aproxi,a do fim de seu contrato com os merengues e site afirma já haver contatos de equipe da Premier League
15 Fev 2026 | 11:00 |
Cria do Flamengo, o atacante Vini Jr, atual camisa 7 do Real Madrid, estaria decidido a não renovar contrato com o clube espanhol. Segundo o portal britânico Topskills Sports UK, o provável destino do jogador seria o Manchester City. De acordo com a publicação, o clube inglês teria apresentado uma oferta considerada “impressionante”, capaz de convencer o atacante a cumprir o vínculo atual com o Real Madrid até o fim e, posteriormente, transferir-se sem custos em 2027.
Ainda segundo a apuração, a única forma de o Real Madrid evitar a saída seria atender a uma elevada exigência financeira. Vini Jr teria estipulado uma pedida de 350 mil euros por semana (cerca de R$ 2,1 milhões) para assinar um novo contrato com os merengues.
Caso o clube presidido por Florentino Pérez não aceite os termos, o destino do atacante seria a Inglaterra ao término do vínculo. O poder financeiro do futebol da Arábia Saudita também foi citado. Para iniciar qualquer negociação, clubes sauditas precisariam apresentar uma proposta em torno de 1,5 milhão de libras por semana (aproximadamente R$ 10,7 milhões).
Sempre que o nome de Vini Jr surge em especulações milionárias, a diretoria e a torcida fazem as contas. Pelo mecanismo de solidariedade da Fifa, o Flamengo, como clube formador, tem direito a cerca de 2,5% do valor total de uma eventual transferência internacional.
No entanto, caso o atacante deixe o Real Madrid ao fim do contrato, assinando como agente livre, não haveria pagamento de taxa de transferência. Sem a compensação financeira entre clubes, o mecanismo de solidariedade não seria acionado. Dessa forma, o Flamengo não receberia valores pela operação, frustrando a expectativa de um novo lucro expressivo com o jogador revelado no Ninho do Urubu.
Mengão encara o Alvinegro neste domingo pelas quartas de final do Carioca 2026 e Filipe Luís planeja equipe pensando ainda na Recopa
15 Fev 2026 | 10:40 |
Após um início turbulento no Campeonato Carioca, o Flamengo encara o Botafogo neste domingo (15), às 17h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pelas quartas de final do torneio. A partida terá transmissão da TV Globo, em TV aberta, e do Premiere, no sistema de pay-per-view.
Por conta do gramado sintético, a tendência é que o técnico Filipe Luis preserve atletas como De La Cruz, Danilo e Alex Sandro. A boa notícia é o retorno de Luiz Araújo, recuperado de lesão na coxa, que deve voltar à lista de relacionados. Guillermo Varela, Jorginho e Saúl seguem no departamento médico e estão fora do clássico.
A formação inicial ainda pode sofrer ajustes. Na zaga, Filipe Luís avalia a possibilidade de escalar Vitão na vaga de Léo Ortiz, que sofreu uma lesão delicada no tornozelo na reta final da última temporada. No meio-campo, Arrascaeta pode ser preservado por conta do piso sintético, abrindo espaço para Carrascal entre os titulares.
No último compromisso, Cebolinha iniciou a partida diante do Vitória, e Samuel Lino surge como alternativa para promover rodízio na equipe. Já na função de camisa 9, Bruno Henrique aparece como principal opção a Pedro. O atacante, inclusive, é apontado como um dos maiores carrascos recentes do Botafogo.
Após o clássico pelo estadual, o Flamengo volta as atenções para a decisão continental. O time enfrenta o Lanús, na Argentina, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana. O confronto será disputado às 21h30, no Estádio Ciudad de Lanús, em mais um compromisso decisivo na temporada rubro-negra.