
Futebol
|
O Flamengo e a Seleção Uruguaia travaram uma queda de braço pelos quatro jogadores convocados. Isso porque os atletas estão à serviço da Celeste, mas o Rubro-Negro quer o quarteto para a disputa do jogo contra o Grêmio, antes do início da Copa América. Neste cenário de briga por liberação, o Fla, inclusive, viu seu quarteto sequer ser relacionado para os amistosos.
O Uruguai enfrentou o México na última quarta-feira (5), e foi a campo com: Rochet, Nandez, Giménez, Olivera, Olaza, Ugarte, Betancur, Araújo, Pellistri, Rodríguez e Núñez.
Flamengo peita Seleção Uruguaia e prepara retorno de jogadores para enfrentar o Grêmio
No banco, estavam apenas Santiago Mele, Sebastián Cáceres, César Araújo, Facundo Torres e Luciano Rodríguez.
O Uruguai dividiu o elenco em três partes. O principal ficou em Montevidéu para treinos. Justamente onde estão Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela. Enquanto os outros dois foram divididos entre os amistosos contra México e Costa Rica. O técnico Marcelo Bielsa vai utilizar as partidas para definir a lista final da Copa América.
Jogos do Uruguai e do Flamengo
Conforme citado acima, a Seleção Uruguaia negou o pedido rubro-negro sobre a liberação dos atletas, e o Flamengo tinha elaborado uma medida para fretar um avião e ter os jogadores à disposição para o jogo contra o Grêmio, apesar da negativa da Celeste.
O Flamengo tem um jogo contra o Grêmio, no dia 13 de junho, válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Como vai perder o quarteto durante toda a disputa da Copa América, o Rubro-Negro tentou minimizar os desfalques tendo a presença de Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela, ao menos, em mais uma partida.
A Seleção Uruguaia, por sua vez, já disputou o amistoso contra o México, que venceu por 4 a 0 – justamente o jogo em que o quarteto não participou – , e só volta a campo no dia 23 de junho, pela estreia da Copa América, contra o Panamá, às 22h (horário de Brasília).
O meia uruguaio tem ganhado atenção especial do clube, afim de evitar novas lesões e para que ele não fique de fora de jogos importantes
|
Considerado como uma 'formiga atômica', Nico De La Cruz tem sido um dos destaques do Flamengo neste início de temporada e pode alcançar uma incrível marca. Isso porque, o volante uruguaio está próximo de atingir a maior sequência como titular pelo Mais Querido.
Após um 2024 marcado por lesões e dias longe dos gramados, desfalcando o Flamengo em jogos importantes, Nico De La Cruz têm recebido em 2025 uma atenção especial do departamento médico e comissão técnica, onde juntos procuram aumentar a resistência do uruguaio para a sequência de partidas.
Até o momento, Nico é o décimo jogador com maior minutagem do Flamengo, com 835 minutos disputados. Caso seja titular contra o Juventude, nesta quarta (16), o uruguaio empatará com a melhor sequência como titular pelo clube, que são dez partidas.
Assim, com Nico De La Cruz à disposição, o técnico Filipe Luís prepara o elenco do Flamengo para os próximos compromissos da temporada. O Mais Querido volta a campo nesta quarta-feira (16), em jogo contra o Juventude, pelo Brasileirão.
Logo depois, o Rubro-Negro enfrenta o Vasco, também pelo Brasileirão, no sábado (19) e, no domingo (20), viaja para Quito, Equador, onde encara a LDU, pela terceira rodada da Libertadores, na terça (22).
Meia era tido como uma das principais promessas do Mengão nos últimos anos, mas não se firmou no futebol europeu; gigante paulista também fez consulta
|
Jogador do Real Madrid, que atualmente atua por empréstimo no Granada, clube da segunda divisão espanhola, Reinier, ex-Flamengo, não conseguiu se firmar no futebol europeu e, após seis temporadas, pode estar a caminho de um retorno ao Brasil para reforçar um rival do Mais Querido.
Segundo informações apuradas pelo Gazeta do Urubu, o Botafogo entrou em contato com o Real Madrid para entender a situação de Reinier. O meia de 23 anos está emprestado ao Granada e não é considerado um titular absoluto do clube Granadinista. O jogador atuou em 23 partidas pela segunda divisão espanhola e foi titular em 14 oportunidades, marcando apenas um gol e contribuindo com quatro assistências.
No início da temporada 2024/25, Reinier esteve na mira do Norwich, da Inglaterra, para um empréstimo com obrigação de compra, mas as condições impostas pelo Real Madrid afastaram a possibilidade do acordo ser fechado. Segundo apuração, o Corinthians seria outra equipe interessada em contar com o meia.
Cria das categorias de base do Flamengo, Renier subiu ao profissional do clube cercado de expectativas. O meia havia sido eleito o melhor jogador sub-17 do mundo e subiu ao profissional em 2019 com o técnico Jorge Jesus, que utilizava o jogador com frequência como um 12º jogador do elenco.
Após grandes atuações pelo Mengão, o jovem foi vendido ao Real Madrid por 30 milhões de euros (R$ 136 milhões, à época) no início de 2020. Após uma pré-temporada e atuações pelo Castilla, equipe de base madridista, Reinier foi emprestado sequencialmente para o Borussia Dortmund, Girona (ESP), Frosinone (ITA) e Granada (ESP).
A entidade Sul-Americana divulgou o quadro de profissionais que ficarão responsáveis por apitar o confronto entre as equipes no Equador
|
O Flamengo volta a campo pela Libertadores somente na próxima terça-feira (22), em confronto válido pela terceira rodada da fase de grupos, contra a LDU, em Quito. No entanto, a Conmebol já definiu a equipe de arbitragem que será responsável pela partida.
Desse modo, a Conmebol definiu que o confronto terá arbitragem paraguaia, de Derlis López. O juiz de 36 anos apitará a partida do Flamengo pela primeira vez na carreira. Além disso, ele contará com a companhia do chileno Juan Lara, responsável pelo VAR. Porém, a entidade ainda não divulgou a escala de bandeirinhas e quarto árbitro.
Derlis apita partidas da Libertadores desde 2021. Na atual edição da competição, o jogo entre LDU x Flamengo na próxima terça-feira (22) será o terceiro. Isso porque, o profissional já esteve à frente de Independiente Santa Fe (COL) 2 x 1 Deportes Iquique (CHI), pela fase preliminar, e Estudiantes (ARG) 1 x 2 Universidad de Chile (CHI), na fase de grupos.
Em três confrontos de Libertadores, Delis López aplicou 22 cartões amarelos. Porém, até o momento, o árbitro ainda não expulsou nenhum atleta. Além disso, o chileno anotou um pênalti. Vale também destacar que o Flamengo será o segundo clube brasileiro no currículo do árbitro. Isso porque, em 2022, ele apitou o jogo entre Palmeiras e Independiente Petrolero (BOL).
Enquanto a partida contra a LDU não chega, o elenco do Flamengo foca no próximo compromisso da semana. Isso porque, o Rubro-Negro encara o Juventude, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (16), no Maracanã, às 21h30.