Futebol

Como foi o trabalho dos últimos interinos a frente do Flamengo

Mais Querido conviveu com trabalhos a curto prazo enquanto não tinha o técnico principal disponível

Mário Jorge foi o último dos técnicos interinos a comandar o Flamengo - Foto: Reprodução
Mário Jorge foi o último dos técnicos interinos a comandar o Flamengo - Foto: Reprodução

30 Set 2024 | 14:14 |

Icon Comentário0

Filipe Luís assumiu o cargo de técnico interino do Flamengo após a demissão de Tite, oficializada nesta segunda-feira (30). O ídolo rubro-negro, que estava em seu primeiro ano como treinador comandando o sub-20 do clube, se torna o terceiro interino na gestão de Rodolfo Landim desde a saída de Jorge Jesus. Antes dele, Maurício Souza e Mário Jorge assumiram a equipe principal de forma provisória. A seguir, o histórico de ambos.


Assim como Filipe, os interinos que assumiram o comando do time profissional também eram treinadores da base. Com a frequente troca de técnicos no Flamengo, que já está em seu nono técnico desde a saída de Jorge Jesus, os comandantes das categorias de base precisam estar sempre prontos para serem chamados. Os que ocuparam o cargo temporariamente nos últimos anos conseguiram manter um bom aproveitamento.


Maurício Souza


Maurício Souza, conhecido como Mauricinho, foi o primeiro interino na era pós-Jorge Jesus. Ele foi anunciado após a demissão de Domenec Torrent em 2020, mas não chegou a comandar o time, pois Rogério Ceni foi contratado logo em seguida. No entanto, Mauricinho teve a oportunidade de liderar o Flamengo em 2021, após a saída de Ceni, conseguindo vitórias importantes sobre Ceará e Chapecoense. Ele também foi chamado ao final do Brasileirão para os últimos quatro jogos, alcançando uma vitória, um empate e duas derrotas.

Em um período de interinidade, Maurício comandou o time enquanto Rogério Ceni se recuperava de Covid-19, somando três vitórias nesse período. Seus números como técnico interino foram:


9 jogos

6 vitórias

1 empate

2 derrotas

70,3% de aproveitamento

11 gols marcados

6 gols sofridos

Mário Jorge

Mário Jorge, multicampeão na base do Flamengo, foi acionado duas vezes em 2023 para assumir o time principal. Após a demissão de Vitor Pereira, liderou o Flamengo em duas partidas, com uma derrota na Copa do Brasil para o Maringá e uma vitória no Brasileirão contra o Coritiba. Em um segundo momento, após a saída de Sampaoli e antes da chegada de Tite, Mário Jorge comandou o time na vitória sobre o Bahia e no empate contra o Corinthians, ambos pelo Brasileirão.

Seus números como interino foram:

4 jogos

2 vitórias

1 empate

1 derrota

58,3% de aproveitamento

5 gols marcados

3 gols sofridos

Agora, Filipe Luís terá a oportunidade de liderar o Flamengo em uma fase decisiva, com a semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians pela frente.



Futebol

Flamengo terá retorno importante no time titular contra Estudiantes pela Libertadores

Recuperado, defensor volta à equipe de Filipe Luís no jogo de ida das quartas de final da Libertadores; Jorginho é dúvida e pode ser desfalque

Léo Ortiz retorna ao time titular do Flamengo contra o Estudiantes e reforça a defesa rubro-negra no jogo de ida da Libertadores - foto: reprodução
Léo Ortiz retorna ao time titular do Flamengo contra o Estudiantes e reforça a defesa rubro-negra no jogo de ida da Libertadores - foto: reprodução

18 Set 2025 | 12:20 |

Icon Comentário0

O Flamengo terá um reforço importante para o duelo desta quinta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. O zagueiro Léo Ortiz volta ao time titular após cumprir suspensão automática no Brasileirão e está confirmado para o jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores contra o Estudiantes.


Além de Léo Ortiz, outros nomes voltam a ficar à disposição de Filipe Luís, como Varela e Bruno Henrique, que foram preservados diante do Juventude. Por outro lado, Alex Sandro e Jorginho seguem como dúvidas e terão condição física avaliada momentos antes da partida.


VARELA PENDURADO


O lateral-direito Guillermo Varela, titular da equipe, entra em campo com um cartão amarelo. Caso receba nova advertência, o uruguaio estará fora do confronto de volta, marcado para o dia 25 de setembro, no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES


Para enfrentar o Estudiantes, o Flamengo deve manter a base do time que vem atuando: Rossi; Varela (Emerson Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Viña); Saúl, De La Cruz (Jorginho) e Arrascaeta; Plata, Pedro e Samuel Lino.

O Eduardo Domínguez terá quase todo o elenco à disposição para o jogo de logo mais. Assim, deve mandar à campo: Muslera; Román Gómez, Santiago Núñez, Facundo Rodríguez e Santiago Arzamendia; Ascacíbar, Gabriel Neves, Amondarain e Medina; Tiago Palacios e Guido Carrillo.


Futebol

Alerta! Flamengo tem um jogador pendurado para jogo contra Estudiantes

Lateral tem um cartão amarelo e, se receber nova punição no Maracanã, ficará fora do confronto decisivo na Argentina pelas quartas de final

Varela, do Flamengo, está pendurado para o jogo contra o Estudiantes na Libertadores - foto: reprodução
Varela, do Flamengo, está pendurado para o jogo contra o Estudiantes na Libertadores - foto: reprodução

18 Set 2025 | 11:59 |

Icon Comentário0

O Flamengo entra em campo nesta quinta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), para enfrentar o Estudiantes no Maracanã pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. Além do peso do confronto, o técnico Filipe Luís precisa administrar uma preocupação extra: o lateral-direito Guillermo Varela está pendurado e pode virar desfalque importante para a partida de volta, marcada para o dia 25 de setembro, no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata.


Depois de preservar alguns titulares no fim de semana, Filipe Luís contará com reforços para a partida. Varela, Bruno Henrique e Léo Ortiz retornam após ausências diante do Juventude, aumentando o poder do time. Por outro lado, Alex Sandro e Jorginho são dúvidas e terão condição avaliada horas antes do jogo.


ESTUDIANTES CHEGA DESFALCADO


Do outro lado, o Estudiantes terá baixas confirmadas. O técnico Eduardo Domínguez não contará com González Pirez e Edwuin Cetré, ambos no departamento médico. Ainda assim, 27 jogadores viajaram para o Rio de Janeiro e fizeram o último treino no CT do Fluminense, na Zona Oeste. A equipe argentina chega às quartas após eliminar o Cerro Porteño por 1 a 0 no placar agregado.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES


FLAMENGO (Técnico: Filipe Luís): Rossi; Varela (Emerson Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Viña); Saúl, De La Cruz (Jorginho) e Arrascaeta; Plata, Pedro e Samuel Lino.

ESTUDIANTES (Técnico: Eduardo Domínguez): Muslera; Román Gómez, Santiago Núñez, Facundo Rodríguez e Santiago Arzamendia; Ascacíbar, Gabriel Neves, Amondarain e Medina; Tiago Palacios e Guido Carrillo.


Futebol

Qual a provável escalação do Estudiantes contra o Flamengo na Libertadores? Veja

Clube de La Plata vai ao Rio de Janeiro para defrontar o Mengão no Maracanã pelo jogo de ida das quartas de final da competição

Confira a provável escalação do Estudiantes para pegar o Flamengo nas quartas da Libertadores - Foto: Reprodução/Conmebol
Confira a provável escalação do Estudiantes para pegar o Flamengo nas quartas da Libertadores - Foto: Reprodução/Conmebol

18 Set 2025 | 11:33 |

Icon Comentário0

Na noite desta quinta-feira (18 de setembro), Flamengo e Estudiantes se enfrentam no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores 2025. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), com transmissão exclusiva da ESPN e do Disney+.


PROJEÇÃO COMPLICADA


O técnico Eduardo Domínguez reconhece a dificuldade do duelo, mas confia na capacidade da equipe argentina em buscar um bom resultado fora de casa. O Estudiantes chega com moral: fez campanha consistente na fase de grupos e eliminou o Cerro Porteño nas oitavas, com três vitórias como visitante e apenas uma derrota, diante do Botafogo.


Provável escalação: Fernando Muslera; Román Gómez, Santiago Núñez, Facundo Rodríguez e Santiago Arzamendia; Tiago Palacios, Gabriel Neves, Santiago Ascacíbar, Mikel Amondarain e Cristian Medina; Guido Carrillo.

DESFALQUES PESADOS


Para o confronto no Rio, o Estudiantes não contará com peças importantes. O zagueiro González Pírez, de 33 anos, formado no River Plate, sofreu uma lesão de grau 3 no tendão da coxa direita e deve ficar fora por pelo menos um mês, perdendo os dois jogos contra o Flamengo.

No ataque, o colombiano Edwuin Cetré, de 27 anos, também é baixa. Ele sofreu uma lesão muscular de grau 1 no bíceps femoral da perna esquerda e não atua no Maracanã. A expectativa, porém, é que esteja recuperado para a partida de volta, marcada para o dia 25 de setembro, em La Plata.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Qual canal vai passar o jogo do Flamengo hoje? Confira horário e detalhes
Futebol

Qual canal vai passar o jogo do Flamengo hoje? Confira horário e detalhes

18 Set 2025 | 11:27

Icon Comentário0
Com ingressos esgotados, confira a previsão de público para Flamengo x Estudiantes
Futebol

Com ingressos esgotados, confira a previsão de público para Flamengo x Estudiantes

18 Set 2025 | 11:07

Icon Comentário0
David Luiz defende Pedro após polêmica com Filipe Luís no Flamengo
Futebol

David Luiz defende Pedro após polêmica com Filipe Luís no Flamengo

18 Set 2025 | 10:58

Icon Comentário0