
Futebol
17 Dez 2024 | 17:03 |
Nesta terça-feira (17), Vinícius Júnior foi coroado como melhor do jogador do mundo da temporada 23/24 ao vencer o prêmio Fifa The Best. Conquista essa que também eleva o Flamengo a um seleto grupo de times do futebol mundial: a lista de clubes que revelaram melhores do mundo.
O Flamengo é apenas o 16º clube da história a revelar um atleta que venceu o prêmio da Fifa desde que a premiação foi instaurada em 1991. Foram 34 premiações, 17 vencedores e apenas um time que revelou mais de um nome que levantou o troféu: o Sporting, de Portugal. O clube foi onde Luis Figo e Cristiano Ronaldo começaram a carreira. Além disso, vale destacar que muitos atletas venceram o prêmio mais de uma vez, como o próprio CR7, além de Ronaldo (3) e Messi (8), por exemplo.
Vini Jr iniciou sua carreira no Flamengo em 2017, quanto tinha apenas 17 anos de idade. Ele entrou no segundo tempo de partida contra o Atlético-MG, no Maracanã, pelo Brasileirão. O craque disputou 50 jogos e marcou 11 gols com o Manto Sagrado antes de ir ao Real Madrid. Na Espanha, confirmou a expectativas e se tornou o melhor jogador do mundo.
O Garoto do Ninho foi o nome da reconstrução do Real após a saída de Cristiano Ronaldo. Ele foi um dos líderes da equipe já na Champions de 21/22, quando marcou o gol do título sobre o Liverpool. Mas foi em 23/24 que atingiu o seu maior nível: conquistou La Liga e Champions como protagonista, com mais um gol em final. Foram 26 gols e 11 assistências em 49 jogos.
Vini Jr também faz o Brasil voltar para o palco principal da premiação da Fifa depois de 18 anos. O último brasileiro a ser eleito o melhor do mundo pela Fifa tinha sido Kaká, em 2008.
Vencedores do Melhor do Mundo da Fifa e times que os revelaram:
1991: Lothar Matthäus- Herzogenaurach (ALE)
1992: Marco van Basten- Ajax (HOL)
1993: Roberto Baggio- Vicenza (ITA)
1994: Romário- Vasco (BRA)
1995: George Weah- Bong Range United (LBR)
1996: Ronaldo- Cruzeiro (BRA)
1997: Ronaldo- Cruzeiro (BRA)
1998: Zinedine Zidane- Cannes (FRA)
1999: Rivaldo-Santa Cruz (BRA)
2000: Zinedine Zidane- Cannes (FRA)
2001: Luis Figo- Sporting (POR)
2002: Ronaldo- Cruzeiro (BRA)
2003: Zinedine Zidane- Cannes (FRA)
2004: Ronaldinho- Grêmio (BRA)
2005: Ronaldinho- Grêmio (BRA)
2006: Fabio Cannavaro- Napoli (ITA)
2007: Kaká- São Paulo (BRA)
2008: Cristiano Ronaldo- Sporting (POR)
2009: Lionel Messi- Barcelona (ESP)
2010: Lionel Messi- Barcelona (ESP)
2011: Lionel Messi- Barcelona (ESP)
2012: Lionel Messi- Barcelona (ESP)
2013: Cristiano Ronaldo- Sporting (POR)
2014: Cristiano Ronaldo- Sporting (POR)
2015: Lionel Messi- Barcelona (ESP)
2016: Cristiano Ronaldo- Sporting (POR)
2017: Cristiano Ronaldo- Sporting (POR)
2018: Luka Modrić- Dinamo Zagreb (CRO)
2019: Lionel Messi- Barcelona (ESP)
2020: Robert Lewandowski- Delta Varsóvia (POL)
2021: Robert Lewandowski- Delta Varsóvia (POL)
2022: Lionel Messi- Barcelona (ESP)
2023: Lionel Messi- Barcelona (ESP)
2024: Vinícius Júnior- Flamengo (BRA)
Atacantes não tem tido oportunidades com Filipe Luís e tem ficado de fora atém mesmo da lista de relacionados nos jogos do Mengão
06 Set 2025 | 12:00 |
Por enquanto, os atacantes Juninho e Michael seguem no Flamengo. Ambos chegaram a integrar a lista de jogadores negociáveis, mas as propostas recebidas não agradaram à diretoria. Assim, ao menos até nova decisão, permanecem no elenco e à disposição da comissão técnica de Filipe Luís.
A realidade, no entanto, é complicada. Os dois estão atrás de diversos concorrentes no setor ofensivo e possuem contratos longos, com validade até 31 de dezembro de 2028. No caso de Michael, a situação pesa ainda mais: além da concorrência, o atacante tem salário elevado, o que dificulta qualquer transferência, sobretudo no mercado nacional. As informações foram divulgadas pelo UOL.
Juninho e Michael receberam sondagens do futebol saudita, mas todas as propostas envolviam apenas empréstimos. O modelo não agradou aos jogadores e também ao Mais Querido, inviabilizando qualquer avanço nas conversas.
Sem espaço, Michael não entra em campo desde 24 de junho, quando enfrentou o Los Angeles FC, pela Copa do Mundo de Clubes. Depois disso, foi reserva contra o Bayern de Munique e apenas relacionado diante de São Paulo e Grêmio, sem minutos disputados.
Juninho, por sua vez, atuou em cinco jogos após a Copa nos Estados Unidos, sempre entrando no decorrer das partidas. No total, somou apenas 62 minutos em campo, reflexo da falta de espaço com Filipe Luís, a última vez em campo foi em 8 de agosto, no empate em 1 a 1 contra o Ceará, no Castelão.
A suspensão de Bruno Henrique por 12 partidas, determinada pelo STJD em caso de manipulação de resultado, pode abrir espaço para Juninho e Michael. O Flamengo, no entanto, já anunciou que recorrerá da decisão. Hoje, no setor em que atuam, a concorrência segue pesada: além deles, o elenco conta com Pedro, Samuel Lino, Plata, Luiz Araújo, Wallace Yan e Everton Cebolinha.
Mengão quer manter o treinador à frente do elenco pelo menos até o final de 2026 e a expectativa é de que acerto aconteça ainda este ano
06 Set 2025 | 11:00 |
O Flamengo tem como prioridade, neste momento, a renovação de contrato de Filipe Luís. O técnico possui vínculo até o fim de 2025 e já recebeu uma proposta do clube, que prevê extensão até dezembro de 2026, com opção de renovação automática por mais uma temporada.
O principal entrave nas negociações é financeiro, mas a diretoria do Flamengo acredita que isso não será um obstáculo. É esperado que Filipe apresente uma contraproposta, já que, pelo prestígio que conquistou, deve atingir o patamar salarial dos principais treinadores do Brasil. A informação é do portal ‘GE’.
Filipe Luís nunca escondeu o desejo de trabalhar na Europa em algum momento da carreira. Contudo, entende que ainda está em fase de amadurecimento e dificilmente dará esse passo agora, já que o mercado europeu costuma se movimentar mais no meio do ano. Assim, a tendência é que permaneça no Flamengo ao menos até 2026.
A primeira proposta foi enviada antes do Mundial de Clubes, mas as tratativas ficaram em segundo plano por conta da intensa movimentação na janela de transferências. Agora, tanto a renovação de Filipe quanto a de Arrascaeta estão no topo das prioridades do clube.
O Flamengo está disposto a melhorar a oferta inicial para selar o acordo rapidamente. O treinador já conquistou a Copa do Brasil (2024), além da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca (2025). Atualmente, lidera o Brasileirão e está nas quartas de final da Libertadores.
No comando do profissional desde outubro de 2024, Filipe Luís soma apenas seis derrotas em 65 partidas, com 43 vitórias e 16 empates. O aproveitamento de 74,3% é o melhor desde os 81,6% alcançados por Jorge Jesus, entre 2019 e 2020.
Campeão mundial da categoria, Mengão recebe o cruzmaltino neste sábado (6) às 9h30 na briga pelas primeiras posições na tabela do estadual
06 Set 2025 | 09:00 |
A saudade do Mengão em campo pode ser amenizada neste sábado (06). Isso porque o time sub-20, campeão mundial há duas semanas, volta a jogar, e logo em clássico contra o Vasco, pela sexta rodada do Campeonato Carioca da categoria. A bola rola às 9h30 (de Brasília), na Gávea, com transmissão da FlamengoTV.
O time rubro-negro terá novidades em relação à equipe que bateu o Barcelona (ESP) na final do Mundial. A dupla de zaga titular, Iago e João Victor, está com a Seleção Brasileira sub-20, e quatro campeões mundiais já se despediram: o goleiro Lucas Furtado, os meias Matheus Gonçalves e Lorran e o atacante Shola.
Por outro lado, o técnico vai contar com o retorno de Léo Nanneti, um dos heróis da conquista internacional. O goleiro de 18 anos viveu dias especiais ao completar treinos com a Seleção principal na Granja Comary, onde recebeu elogios até de Cláudio Taffarel, tetracampeão mundial. Agora, volta ao Flamengo para reforçar a equipe no clássico.
Embalado, o Flamengo goleou o Fluminense por 4 a 0 no último sábado (30), fora de casa, com três gols de Guilherme e um de Joshua. O resultado colocou os Garotos do Ninho na vice-liderança do Carioca, com 10 pontos em quatro jogos.
O Vasco, por sua vez, lidera a competição, somando 12 pontos em cinco partidas. Na rodada passada, o Cruzmaltino venceu o Boavista por 2 a 1 em São Januário. Assim como o Fla, o rival também terá desfalque por conta da Seleção Sub-20: o meia Leandrinho.