
Futebol
17 Mai 2025 | 17:55 |
Matheus França viveu um dia inesquecível no Estádio de Wembley. O meia de 20 anos esteve presente na grande final da Copa da Inglaterra, que terminou com vitória por 1 a 0 sobre o poderoso Manchester City, de Pep Guardiola. O Palace, que jamais havia vencido a competição, entra para a história — e com um rubro-negro junto. Nas redes sociais, Matheus compartilhou a alegria pelo feito, posando com a taça e mandando o recado:
“Campeões da FA Cup! Orgulho imenso fazer parte dessa história. Vamos, Palace! Gratidão”. - disse o meia em postagem em seu perfil
Apesar de não ter sido relacionado para a final, o meia participou da campanha do título. França entrou em campo em três jogos do torneio: contra o Doncaster Rovers, o Millwall e o Fulham. No último, reencontrou velhos conhecidos do Ninho — Rodrigo Muniz e Andreas Pereira, ex-companheiros de Flamengo.
Com o título, Matheus França soma mais um troféu relevante à sua ainda curta trajetória no futebol profissional. No Flamengo, ele havia conquistado a Libertadores e a Copa do Brasil, ambas em 2022, além de ter vencido praticamente tudo nas categorias de base. A ida à Inglaterra, no entanto, não foi das mais simples.
Vendido pelo Flamengo ao Palace em agosto de 2023 por 20 milhões de euros fixos (cerca de R$ 104 milhões na época) e mais 5 milhões de euros em bônus por metas, Matheus ficou um ano sem atuar, após uma grave lesão na virilha que interrompeu sua adaptação inicial. A reestreia nos gramados aconteceu apenas em fevereiro de 2025, e, desde então, o meia passou a ganhar minutagem no time principal. O título da FA Cup chega, portanto, como uma espécie de marco simbólico: o fim de um período difícil e o início de uma nova fase para o cria do Mengão.
Formado no Ninho do Urubu, Matheus França estreou no time profissional em 2021, ainda com Rogério Ceni. Aos poucos, foi ganhando espaço, especialmente em 2022, sob o comando de Dorival Júnior, quando se consolidou como uma opção de velocidade e chegada na área vindo de trás. No total, foram 53 partidas pelo profissional do Flamengo, com nove gols marcados e uma assistência.
Cria do Mengão chegou recentemente no Cruzmaltino e deixou o dele na disputa de pênaltis, mas reação trouxe à tona o carinho pelo ex-clube
12 Set 2025 | 17:30 |
O Vasco eliminou o Botafogo nos pênaltis e garantiu vaga nas semifinais da Copa do Brasil na última quinta-feira (11). Mas, além da classificação, quem chamou atenção foi Matheus França, ex-Flamengo, que converteu sua cobrança e viralizou com uma reação inesperada.
Após marcar, o meia de 21 anos iniciou o movimento de beijar o escudo do Vasco. No entanto, parou no meio do gesto, como se tivesse lembrado das origens. Nas redes sociais, torcedores rubro-negros não perdoaram e brincaram dizendo que o "reflexo do Cria da Gávea falou mais alto".
A CHEGADA AO VASCO
Matheus França chegou recentemente ao clube cruzmaltino, após ser negociado pelo Flamengo com o Crystal Palace (ING). Em sua apresentação, evitou citar o nome do time que o revelou: “Todo mundo sabe da minha trajetória, do meu início no clube rival, mas o mais importante é focar aqui no Vasco.”
Revelado no Ninho do Urubu, França despontou como uma das grandes promessas da base rubro-negra. No profissional, não teve sequência de jogos, mas integrou o elenco campeão da Libertadores e da Copa do Brasil em 2022.
O reencontro pode acontecer em breve. Isso porque Flamengo e Vasco se enfrentam pela 24ª rodada do Brasileirão, no dia 21 de setembro, às 17h30 (de Brasília), no Maracanã. Mas antes disso, o Mais Querido encara o Juventude neste domingo (14), às 16h, no Campeonato Brasileiro.
Atacante foi punido com 12 jogos de suspensão pelo Mengão em jogos organizados pela CBF, mas tribunal vai pedir que seja estendida a partidas continentais
12 Set 2025 | 16:30 |
A suspensão de 12 jogos de Bruno Henrique, válida inicialmente apenas para o Campeonato Brasileiro, pode ultrapassar as fronteiras nacionais. O acórdão do julgamento em primeira instância no STJD prevê o envio de um ofício à CBF solicitando que a punição seja estendida junto à Fifa, ao final do processo.
A Procuradoria do tribunal sugeriu a internacionalização da pena de Bruno Henrique com base em dois regulamentos:
O relator do caso, Dr. Alcino Guedes, acatou a sugestão. Durante o julgamento, destacou que não faria sentido limitar a punição apenas ao território brasileiro: “Não faria sentido se as punições aplicadas fossem desconsideradas fora do território nacional, como um salvo-conduto para a livre atuação dos denunciados em outro país, em especial diante do caráter de gravidade das infrações disciplinares cometidas.”
Apesar da decisão, o ofício à CBF só será enviado após o julgamento em segunda instância, ainda sem data marcada. O Flamengo recorreu ao Pleno do STJD e também solicitou efeito suspensivo para liberar Bruno Henrique enquanto o processo não é concluído.
Mesmo que o efeito suspensivo não seja concedido de imediato, a expectativa é de que o atacante esteja disponível para enfrentar o Estudiantes, pela Libertadores, na próxima semana. Isso porque a punição internacional só poderá ser aplicada depois do julgamento definitivo, ainda sem previsão.
Atacante pode voltar a ter oportunidades após punição de Bruno Henrique e usa parada no calendário para chamar a atenção de Filipe Luís no Mengão
12 Set 2025 | 15:30 |
A pausa para a Data FIFA tem sido valiosa para Juninho, que aproveitou o período para intensificar sua preparação no Ninho do Urubu. O atacante segue firme no objetivo de conquistar espaço no elenco comandado por Filipe Luís, enxergando a janela sem jogos como um momento crucial para sua consolidação.
Nos treinamentos, Juninho tem se destacado pela dedicação e evolução constante, chamando a atenção da comissão técnica. O jogador busca aproveitar cada oportunidade, esperando ser considerado para receber mais minutos ao longo da temporada.
Apesar da concorrência acirrada no elenco, o atacante mantém a confiança de que poderá ganhar seu espaço. Juninho entende que o Flamengo terá uma maratona de compromissos até o fim do ano e acredita que pode se tornar uma opção importante para o treinador em diferentes cenários.
Motivado, o jovem ressalta a importância de estar pronto para ajudar sempre que for chamado. Além de contribuir no setor ofensivo, também se coloca à disposição para auxiliar defensivamente, reforçando seu desejo de participar das conquistas rubro-negras e consolidar sua trajetória com a camisa do clube.
O Flamengo volta a campo no domingo (14), às 16h (horário de Brasília), para enfrentar o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na tabela, o Rubro-Negro segue na liderança isolada com 47 pontos, seguido de perto por Cruzeiro (44) e Palmeiras (43).
Flamengo tem um retrospecto a seu favor no Brasileirão para pegar o Juventude
12 Set 2025 | 13:04