Futebol
Filipe Luís segue em dúvidas sobre a formação do Flamengo, mesmo já tendo seu ataque titular definido
0
Futebol
|
0Nesta última terça-feira (19), o elenco do Flamengo desembarcou na capital do Mato Grosso, visando o confronto contra o Cuiabá nesta quarta-feira (20). Durante a passagem pelo saguão do aeroporto, Marcos Braz conversou com alguns torcedores e justificou a ausência de Gabigol.
“Porque tem mais 27 jogadores”, disse o dirigente do Mais Querido ao ser perguntado sobre o motivo da ausência de Gabigol na delegação rubro-negra. O VP de futebol foi o único a parar para falar com os torcedores.
O plantel rubro-negro foi recebido com muita festa em Cuiabá. Porém, apenas Marcos Braz atendeu os rubro-negros presentes. Por motivo de segurança, os atletas do Flamengo não tiveram contato com o público presente no hotel.
SITUAÇÃO DE GABIGOL
Apesar de já ter apaziguado os ânimos com a diretoria do Flamengo, Gabigol segue afastado. No entanto, é possível que o atacante retorne ao time em breve. A expectativa é que o camisa 99 seja convocado para o confronto contra o Fortaleza, na próxima terça (26), na Arena Castelão. O departamento de futebol entende que a conversa do atleta com Marcos Braz, no último sábado (17), diminuiu a tensão entre as partes.
ENQUANTO ISSO...
Enquanto Gabigol não é relacionado novamente para os jogos, o restante do elenco do Mais Querido segue focado no próximo compromisso. Nesta quarta-feira (20), o Flamengo entra em campo para o confronto contra o Cuiabá, pela 34ª rodada do Brasileirão, às 19h.
Jogador foi homenageado antes da partida entre Brasil x Uruguai
|
0A CBF lançou uma campanha para buscar raízes dos jogadores da seleção brasileira. Em parceria com uma empresa de rastreamento genético, a entidade fez uma ação com Vinicius Junior nesta terça-feira, antes do empate entre Brasil x Uruguai, na qual revelou que os ancestrais do atacante vêm de Camarões.
A campanha “Raízes de Ouro foi feita no gramado da Fonte Nova, durante o aquecimento dos jogadores, com a presença do presidente Ednaldo Rodrigues e do pai de Vini Jr, com entrega de um certificado, além de vídeo exibido no telão.
"Vini Jr. carrega consigo o desejo de honrar suas raízes. No entanto, como muitos afrodescendentes, sua história ancestral foi apagada pelo racismo e pelo legado da escravidão. Graças a um teste de DNA com a AfricanAncestry.com, pioneira em rastreamento genético de ancestrais paternos e maternos para pessoas negras em todo o mundo, descobrimos que os ancestrais de Vini Jr vêm da tribo Tikar em Camarões ", disse Gina Paige, fundadora e presidente da AfricanAncestry.com.
"Estamos honrados em revelar as raízes africanas de Vini Jr. e de sua família, celebrando sua tenacidade e grandeza, apesar das adversidades. Acreditamos que a reconexão de Vini com suas raízes africanas é um poderoso ‘ato de resistência,’ alinhado com sua defesa da justiça social dentro e fora dos campos de futebol", completou.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, disse que a iniciativa tem como objetivo reafirmar o compromisso na luta por uma sociedade inclusiva no Brasil e no futebol mundial.
Celebrar Vini Jr. é celebrar a conquista de todos os brasileiros. Ao conhecer suas origens, reafirmamos nosso compromisso com uma sociedade inclusiva, reconhecendo o papel fundamental da cultura afro-brasileira em nossa identidade e no nosso sucesso no futebol mundial.
Rubro-negro ainda tem 5 jogos na temporada
|
0O Flamengo terá a reta final do Campeonato Brasileiro como uma espécie de laboratório para 2025. O clube pensa o término da temporada como uma oportunidade de dar rodagem a alguns jogadores, minutos aos lesionados e resolver as últimas pendências sobre renovações.
O Fla tem cinco jogos pela frente até o fim do ano. Nesta quarta, enfrenta o Cuiabá na Arena Pantanal, às 19h. Depois, encara Fortaleza fora, Inter em casa, Criciúma fora e encerra diante do Vitória no Maracanã. Sem objetivos no Brasileirão, o clube deve evitar forçar a barra em algumas situações. Arrascaeta, por exemplo, passou pela artroscopia que precisava e só volta em 2025. Gerson é outro que será avaliado jogo a jogo, já que vinha atuando com dores há algum tempo e enfrenta uma maratona também com a seleção brasileira.
Outros jogadores tem a chance de se firmar no time e dar um recado para 2025. São os casos de Alcaraz, Michael e Plata, últimos reforços contratados e que ainda não conseguiram se manter na equipe. No caso do argentino, o Fla entende que ele precisa de entrosamento e minutos para retornar da melhor maneira na próxima temporada, algo similar ao que o clube projetou com Rossi.
É também a chance de o Flamengo avaliar as renovações. Evertton Araújo já negocia a extensão, David Luiz vive os últimos dias de contrato para definir se fica para o ano que vem. Nomes como Pulgar, Varela, Matheus Cunha e Cleiton também aguardam uma conversa para entender se renovam o vínculo válido no momento até dezembro de 2025.
Filipe Luís não pensa necessariamente em poupar, mas tem muitos desfalques. O treinador tem tido necessidade de rodar o time por conta da longa lista de atletas fora. Contra o Cuiabá, o Flamengo não deve ter Gabigol, afastado, Erick Pulgar, De la Cruz, Luiz Araújo e Carlinhos, ainda sem treinar com o grupo. Além deles, Pedro, Everton Cebolinha e Viña estão fora da temporada. A ideia do técnico passa longe de dar férias.
Com eleição em dezembro, alguns temas ainda estão abertos. Possíveis negociações de atletas visados pelo mercado, contratações para 2025, preparação, renovações, entre outros temas, ainda vão passar pelo novo presidente.
Minutos para lesionados
Quem pode se beneficiar do período mais leve são os lesionados. A ideia é que De la Cruz e Luiz Araújo terminem o ano com alguns minutos, mas já pensando em 2025.
Nenhum dos dois está treinando com o grupo. De la Cruz é quem tem mais chances de retornar em breve, já que teve lesão grave, mas com tempo menor para retorno. Luiz Araújo até foi relacionado na final da Copa do Brasil, mas apenas para uma emergência. Ele fará uma volta gradual. A previsão inicial era que estivesse disponível para as duas últimas rodadas.
Garotos ganham espaço
Com experiência nas categorias de base, Filipe Luís trará alguns jovens para o dia a dia. O nigeriano Shola, enfim, estreou no time principal contra o Atlético-MG. Outros nomes apareceram entre os relacionados recentemente. Daniel Sales, Da Mata, Zé Welinton, Fabiano, Guilherme e Iago ficaram no banco nas duas últimas rodadas do Brasileiro.
Alguns que já estavam no profissional viraram titulares absolutos. Casos de Wesley e Evertton Araújo, que terminam o ano em alta. Matheus Gonçalves também voltou a ter minutos, o que aconteceu pouco com Tite.
Jogador do Flamengo iniciou como ponta direita, mas virou centroavante após expulsão no Equador
|
0A fase de Gonzalo Plata é especial. Depois de fazer o gol do título do Flamengo na final da Copa do Brasil, o ponta ajudou o Equador a conquistar seis pontos nas duas rodadas de Eliminatórias da Copa do Mundo nesta Data FIFA. Nesta terça-feira (19), a seleção do atleta rubro-negro venceu a Colômbia por 1 a 0, em Barranquilla, mesmo com um jogador a menos.
Enner Valencia, do Internacional, marcou um golaço logo aos sete minutos de jogo. Após receber passe de Alan Franco, do Atlético-MG, o centroavante fez extraordinária jogada individual e anotou uma verdadeira pintura no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez. Porém, o início dos sonhos dos equatorianos flertou com pesadelo.
PLATA EM DUAS FUNÇÕES
Aos 34 minutos do primeiro tempo, o equatoriano Piero Hincapié foi expulso. E esse cartão vermelho mudou a forma de Plata atuar em Barranquilla. Afinal, o técnico Sebastián Beccacece tirou Valencia de campo, e o jogador do Flamengo virou centroavante, para brigar praticamente sozinho com a zaga da Colômbia.
O segundo tempo foi um ataque contra defesa da Colômbia para cima do Equador. Plata até tentou, mas, isolado, não conseguiu criar muitas oportunidades e acabou cansando, sendo substituído aos 34 minutos da etapa final. Por outro lado, o goleiro do time visitante, Galíndez, fez grandes defesas e foi um dos melhores em campo.
10 DIAS INESQUECÍVEIS
Assim sendo, Gonzalo Plata viveu momentos especiais nos últimos dez dias. Em 10/11, o ponta marcou o gol do título da Copa do Brasil pelo Flamengo contra o Atlético-MG. Em 14/11, anotou duas vezes na goleada do Equador por 4 a 0 sobre a Bolívia. Agora, ajudou a seleção a vencer a Colômbia, fora de casa, e subiu para a terceira posição nas Eliminatórias, momentaneamente.
DESFALQUE NO FLAMENGO
Por conta da participação no jogo em Barranquilla, Plata está fora da partida do Flamengo desta quarta-feira (20), contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. A bola rola a partir das 19h (horário de Brasília), pela 34a rodada do Brasileirão.