
Futebol
02 Nov 2024 | 10:08 |
Pelo terceiro ano consecutivo, o Flamengo conta com o elenco de maior experiência internacional do futebol brasileiro. O grupo de jogadores da equipe carioca, que está na decisão da Copa do Brasil e sonha com uma vitória sobre o Atlético-MG para conquistar o título e impedir que a temporada seja classificada como decepcionante, soma nada menos que 398 partidas em seleções adultas.
Quinze atletas atualmente sob comando do técnico Filipe Luís já foram a campo pelo menos uma vez pelas equipes nacionais dos seus respectivos países. O recordista é o zagueiro David Luiz, que atuou 57 vezes pelo Brasil e disputou a Copa do Mundo-2014.
Na Data Fifa do mês passado, o Flamengo cedeu sete jogadores para a rodada dupla das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo. Fabrício Bruno e Gerson defenderam a seleção canarinho, Giorgian de Arrascaeta, Guillermo Varela e Nicolás de la Cruz foram chamados pelo Uruguai, Erick Pulgar esteve a serviço do Chile e Gonzalo Plata atuou pelo Equador.
Sempre Flamengo
Em 2022, o ano de estreia do estudo, o elenco rubro-negro tinha 434 jogos por seleções no currículo. O número encolheu considervalmente para 280 na temporada passada. Agora, registrou um belo crescimento superior a 42%. Corinthians e Atlético-MG são os companheiros do Fla no pódio dos grupos mais experimentados do futebol brasileiro. Os paulistas, que contam com o peruano André Carillo e Memphis Depay, têm 338 partidas acumuladas, contra 305 dos mineiros, de Hulk e Paulinho.
Palmeiras fora do top 10
Apesar de ser um dos candidatos ao título brasileiro deste ano, o vice-líder Palmeiras sequer aparece no top 10 de elencos mais acostumados a jogar por seleções do futebol nacional. Com 131 partidas internacionais no currículo (metade delas do capitão paraguaio Gustavo Gómez), a equipe comandada pelo português Abel Ferreira ocupa somente a 13ª colocação no ranking.
O grupo palmeirense tem menos partidas acumuladas no futebol de seleções até mesmo que o Santos (242), que atualmente disputa a segunda divisão nacional. Fluminense, São Paulo, Grêmio, Botafogo, Internacional, Vasco, Criciúma e Atlético-GO também superam os números de experiência alviverde.
Elencos brasileiros com mais jogos de seleção
1 - Flamengo: 398 partidas
2 - Corinthians: 338 partidas
3 - Atlético-MG: 305 partidas
4 - Fluminense: 261 partidas
5 - Santos: 242 partidas
6 - São Paulo: 236 partidas
7 - Grêmio: 232 partidas
8 - Botafogo: 210 partidas
9 - Internacional: 192 partidas
10 - Vasco: 168 partidas
Filipe Luís confirma alterações no time titular para o duelo deste domingo em Caxias do Sul; Mengão busca ampliar vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro
14 Set 2025 | 15:00 |
O Flamengo enfrenta o Juventude neste domingo (14), às 16h (de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com a liderança consolidada, o Mais Querido terá mudanças no time titular.
O técnico Filipe Luís confirmou a formação inicial com: Rossi; Emerson Royal, Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De La Cruz, Saúl e Arrascaeta; Luiz Araújo, Samuel Lino e Pedro.
Alguns atletas não viajaram para Caxias do Sul. O volante Jorginho segue em recuperação de dores no músculo posterior da coxa esquerda, enquanto Varela trata de pubalgia após retornar da seleção uruguaia.
Alex Sandro, mesmo evoluindo na recuperação de lesão na panturrilha esquerda, também ficou fora da lista de relacionados. Apesar de ter obtido efeito suspensivo no STJD, Bruno Henrique sentiu dores após o treino de sábado (13) e será poupado
O Flamengo lidera o Campeonato Brasileiro com 47 pontos, enquanto o Juventude ocupa a zona de rebaixamento, com 21 pontos. A partida representa mais uma oportunidade para o time carioca consolidar sua posição no topo da tabela e chegar embalado para o próximo compromisso internacional.
Mengão joga neste domingo (14), às 16h (horário de Brasília), no Alfredo Jaconi;saiba onde assistir ao vivo, escalações prováveis e desfalques
14 Set 2025 | 13:45 |
O confronto entre Juventude e Flamengo acontece neste domingo (14), às 16h (de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). A transmissão ao vivo será realizada pelo serviço de streaming Amazon Prime, com narração de Galvão Bueno.
O técnico Filipe Luís deve mandar a campo Rossi; Emerson Royal, Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De La Cruz, Saúl e Arrascaeta; Luiz Araújo, Samuel Lino (Cebolinha) e Pedro.
O Flamengo lidera o Campeonato Brasileiro com 47 pontos somados. O Juventude, por sua vez, ocupa a zona de rebaixamento com 21 pontos e busca reagir em casa para tentar sair da parte inferior da tabela.
Arrascaeta, Viña, Carrascal e Samuel Lino, que estiveram com suas seleções na Data Fifa, treinaram normalmente e estão confirmados para o jogo. Gonzalo Plata, embora tenha viajado com o grupo, deve começar no banco, pois realizou apenas atividades na academia após ser liberado pelo Flamengo.
Após rescisão unilateral com o Al-Hilal e especulações sobre seu futuro, atleta surge como opção para clubes brasileiros e nome é especulado no Mengão
14 Set 2025 | 12:59 |
O futuro de Renan Lodi voltou a ser pauta no futebol brasileiro depois de sua saída conturbada do Al-Hilal, da Arábia Saudita. O lateral de 27 anos rescindiu unilateralmente o contrato, alegando ter sido impedido de atuar no Campeonato Saudita. Em resposta, o clube anunciou que pretende tomar medidas legais contra o jogador.
Livre no mercado, Lodi foi rapidamente especulado em times brasileiros, mas o Flamengo não pretende entrar na disputa. A diretoria entende que o elenco já está bem servido na lateral esquerda e que não há necessidade de reforço para o setor neste momento.
O técnico Filipe Luís conta atualmente com Ayrton Lucas como titular consolidado e com Matías Viña como alternativa imediata. Além disso, Alex Sandro está em fase final de recuperação e deve ampliar as opções do treinador em breve. A chegada de mais um lateral poderia gerar excesso de atletas no setor do Flamengo.
Outro ponto que influenciou na decisão de não avançar nas negociações é a questão financeira. Renan Lodi tem histórico de salários elevados desde suas passagens por Atlético de Madrid, Nottingham Forest e Al-Hilal. Investir em um jogador com esse perfil é visto pela diretoria como desnecessário no atual momento do clube.
Enquanto isso, Renan Lodi defende publicamente sua postura ao deixar o Al-Hilal. Em carta divulgada nas redes sociais, o lateral afirmou que não poderia ser impedido de exercer sua profissão e que tentou, sem sucesso, resolver a situação de forma amigável com o clube árabe.