Futebol
12 Ago 2024 | 14:40 |
As federações costumam ajudar seus clubes nas disputas continentais e fazem o possível para beneficiar suas equipes nas partidas mais importantes. É o que fez a Federação Boliviana de Futebol (FBF), por exemplo. Ao contrário do que faz a CBF, a FBF pensou nos clubes que disputam a Copa Libertadores e adiou seus jogos pelo campeonato nacional.
Os dois representantes da Bolívia na Copa Libertadores 2024 são Bolívar e The Strongest. Exatamente os dois clubes que entrariam em campo no último domingo (11). No entanto, a FBF adiou a partida para que ambas as equipes pudessem se concentrar na competição continental. Por isso, o Bolívar chega descansado para o jogo no Maracanã e com mais tempo de preparação pensando no Rubro-Negro.
O mesmo vale para o The Strongest, que visita o Peñarol na quarta-feira (14). O jogo do Flamengo contra o Bolívar acontece na quinta (15), às 21h30 (horário de Brasília), e o Mengão tem menos tempo de descanso e de foco na partida.
Se o Bolívar teve o jogo adiado, o Mais Querido teve que entrar em campo em jogo importantíssimo na briga pela parte de cima do Brasileirão. A equipe de Tite até vencia por 1 a 0, mas sofreu o empate na reta final da partida e joga a vida na Libertadores vindo de três jogos sem vencer.
Bolívar tem seis dias de descanso e preparação para enfrentar o Flamengo
Com o adiamento da partida, o Bolívar ficou com seis dias para se preparar para o confronto contra o Flamengo. O último jogo do time aconteceu na última quinta-feira (8). Ou seja, exatamente uma semana antes de Flamengo x Bolívar. Os estrangeiros receberam o Jorge Wilstermann e venceram por 2 a 0.
Como o Flamengo enfrentou o Palmeiras no último domingo (11), o tempo de foco no Bolívar é de apenas três dias. Everton Cebolinha e Matías Viña passarão por cirurgias e desfalcam o time até o final da temporada, o que também é um reflexo dessa sequência de jogos.
Os momentos são distintos, e o Bolívar vem de três vitórias consecutivas, mesma quantidade de jogos que o Flamengo não vence, considerando a volta da Copa do Brasil, também contra o Palmeiras, e o jogo com o São Paulo pelo Brasileirão.
Treinador está invicto em jogos contra a equipe parisiense como jogador e espera seguir sequência para entregar título ao Mengão
05 Dez 2025 | 17:37 |
Filipe Luís pode reencontrar o Paris Saint-Germain na Copa Intercontinental com o Flamengo, carregando consigo um retrospecto positivo diante dos franceses. Como jogador, o ex-lateral enfrentou o PSG duas vezes pela Champions League 2014/15 e saiu de ambos os confrontos sem derrota.
Nos duelos válidos pelas oitavas de final daquela edição, Filipe Luís participou do empate por 1 a 1 no Parc des Princes e do 2 a 2 em Stamford Bridge. Apesar da eliminação do Chelsea pelo critério do gol fora, o hoje treinador segue invicto contra o time de Paris, um detalhe que adiciona um componente simbólico ao possível encontro no Catar, caso o Flamengo avance.
A decisão da Copa Intercontinental está marcada para o dia 17 de dezembro, com o PSG já garantido na final. O Flamengo, porém, precisa superar o campeão da Concacaf e o campeão africano nas fases anteriores para confirmar presença.
Por isso, Filipe Luís mantém o foco total na estreia contra o Cruz Azul, no dia 10 de dezembro, partida que já define a continuidade do clube no torneio. O treinador reconhece a força do PSG, mas reforça que a prioridade é passar pelo primeiro desafio.
Filipe Luís sobre um possível Flamengo x PSG: "todos sabem que o Paris é o melhor time do mundo"
“Acredito que, aqui na América, quase sempre o time que entra em campo tem superioridade técnica sobre o adversário. No Mundial, todos sabem que o Paris é o melhor time do mundo. Deixo isso muito claro. Mas mesmo assim, dá para ganhar”, afirmou Filipe Luís.
O técnico destacou ainda a importância da preparação para o duelo inicial: “Vamos entrar para vencer, mas o jogo mais difícil é o primeiro, contra o Cruz Azul. É a partida mais complicada, porque temos viagem, adaptação e precisamos estar muito bem preparados. Temos que pensar primeiro nesse jogo.”
Campeão antecipado, o Rubro-Negro visita o interior paulista com time alternativo neste sábado em duelo exclusivo do streaming
05 Dez 2025 | 17:29 |
A 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro de 2025 começa de forma antecipada neste sábado (6). O Mirassol recebe o Flamengo no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia (Maião), no interior de São Paulo, às 18h30 (horário de Brasília).
O confronto é o único da rodada a ser disputado nesta data, uma exceção feita pela CBF devido à logística de viagem do clube carioca, que embarca para o Catar visando a disputa da Copa Intercontinental.
Enquanto o Flamengo entra em campo apenas para cumprir tabela, já ostentando o título e 78 pontos na classificação, o Mirassol busca coroar sua excelente campanha. Com 66 pontos, a equipe paulista ocupa a 4ª colocação e quer encerrar a temporada com uma vitória diante de sua torcida.
Diferente da grade tradicional da TV aberta ou fechada, a transmissão desta partida será realizada unicamente via streaming. Os torcedores poderão acompanhar todas as emoções de Mirassol x Flamengo de maneira exclusiva através do Amazon Prime Video.
Para o confronto de despedida do campeonato, as estratégias são opostas. O técnico do Mirassol, Rafael Guanaes, deve mandar a campo o que tem de melhor para garantir os três pontos. A provável formação conta com: Walter; Daniel Borges, João Victor, Jemmes e Felipe Jonatan (ou Reinaldo); Danielzinho, Neto Moura e Gabriel (ou Shaylon); Negueba, Renato Marques e Alesson.
Do lado rubro-negro, o comando ficará a cargo de Bruno Pivetti, técnico do Sub-20. O elenco será majoritariamente formado por jovens da base, com reforços pontuais do profissional, como Michael e Evertton Araújo, que viajam para o Catar no dia seguinte. O provável Flamengo tem: Léo Nannetti; Daniel Sales, Da Mata, Iago (ou Johnny) e Carbone (ou Germano); Evertton Araújo, Lúcio e Guilherme Gomes; Caio Joshua, Michael e Wallace Yan.
Comentarista foi formado no Mengão e tinha identificação com o clube, mas ida ao Palmeiras tirou as chances de um retorno
05 Dez 2025 | 16:41 |
Revelado no Flamengo, o ex-volante Felipe Melo contou, em entrevista ao canal oficial de Romário, que chegou a conversar com Marcos Braz sobre a possibilidade de voltar ao clube. Segundo ele, a reunião aconteceu em dezembro de 2018, logo após a conquista do Brasileirão pelo Palmeiras. Apesar do encontro, a negociação não avançou.
Felipe Melo sobre um possível retorno ao Flamengo: "Se o Palmeiras liberasse…"
Felipe lembrou que ainda tinha contrato com o Palmeiras e que qualquer tratativa dependeria de uma liberação oficial: “Oportunidade eu nunca tive, eu tive foi uma conversa com o Marcos Braz, quando fomos campeões brasileiros em 2018. Ele foi lá em casa, em São Paulo. Falei: ‘Está tranquilo, mas você tem que conversar com o Palmeiras, sou jogador do Palmeiras’. Se o Palmeiras liberasse… Mas oportunidade de voltar ao Flamengo, não tive”, afirmou.
Aposentado desde o fim de 2024, Felipe Melo carrega importantes conquistas pelos clubes que defendeu, mas sua trajetória começou justamente no Flamengo. No Rubro-Negro, ele levantou dois títulos logo no início da carreira.
Em 2001, fez parte do elenco campeão do Campeonato Carioca, marcado pelo lendário gol de falta de Petkovic contra o Vasco. No mesmo ano, participou também da campanha vitoriosa da Copa dos Campeões, quando o Mais Querido superou o São Paulo e garantiu vaga na Libertadores de 2002.
Apesar de ser cria do futebol rubro-negro, Felipe Melo atingiu seu auge vestindo outras camisas. No Cruzeiro, ganhou Estadual, Copa do Brasil e Brasileirão. No Palmeiras, acumulou conquistas de peso: Estadual, Copa do Brasil, Brasileirão e dois títulos da Libertadores. Encerrando a carreira no Fluminense, ainda levantou duas vezes o Estadual, além de conquistar a Libertadores e a Recopa Sul-Americana.