Futebol
04 Jan 2025 | 13:31 |
O Cruzeiro realizou uma grande celebração no Mineirão neste sábado (4) para apresentar oficialmente seus novos reforços para a temporada 2025. Entre eles, a maior estrela foi o atacante Gabigol, ex-Flamengo, que levou os torcedores cruzeirenses ao delírio ao pisar no gramado.
Recepção histórica
Mais de 40 mil cruzeirenses lotaram o Mineirão para dar as boas-vindas a Gabigol e outros reforços contratados no início do ano. Durante o evento, o atacante enviou um recado especial para a torcida, prometendo empenho e dedicação em sua nova jornada no clube mineiro.
Além de Gabigol, outros nomes de peso também foram apresentados, como o atacante Dudu, que chega como outra peça fundamental para o elenco. Reforços como Eduardo, Christian, Fagner e Rodriguinho também marcaram presença na cerimônia, que transformou o estádio em um palco de celebração.
O dono da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço, afirmou estar muito satisfeito com a contratação de Gabigol, o que classificou como a realização de um sonho e tratou o atacante como o principal jogador do futebol brasileiro.
"Estou muito feliz. Nós contratamos o maior jogador do Brasil na atualidade, o maior vencedor de títulos. Contratar o Gabi era um sonho meu. Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida”, disse o empresário.
Contrato e projeções de Gabigol no Cruzeiro
Gabigol foi anunciado oficialmente pelo Cruzeiro no dia 1º de janeiro de 2025, em publicação nas redes sociais do clube. O atacante assinou um contrato válido por quatro temporadas, até dezembro de 2029.
Com um dos maiores currículos do futebol brasileiro e um histórico de títulos, Gabigol chega ao Cruzeiro como uma das contratações mais impactantes do mercado nacional. Ele também será um dos jogadores mais bem pagos do Brasil, com salário em torno de R$ 2 milhões mensais.
Legado de Gabigol no Flamengo
Gabigol fez história durante as seis temporadas em que vestiu o Manto Sagrado do Flamengo. Protagonista em momentos decisivos, conquistou títulos marcantes, como:
Libertadores da América: 2019 e 2022
Campeonato Brasileiro: 2019 e 2020
Copa do Brasil: 2022 e 2024
O atacante deixou sua marca no Flamengo, tornando-se um dos maiores ídolos da história recente do clube. Agora, inicia um novo capítulo de sua carreira no Cruzeiro, onde terá a missão de repetir o sucesso e liderar o time mineiro rumo a conquistas importantes.
Jogadores perderam espaço com o técnico Filipe Luís devido a chegadas e estilo de jogo, fazendo a saída do Mengão na próxima temporada iminente
11 Dez 2025 | 18:00 |
O Flamengo abriu um processo interno de reavaliação do elenco visando a temporada de 2026. A diretoria pretende definir, nos próximos dias, quais jogadores permanecem no grupo comandado por Filipe Luís e quem deverá ser negociado. O movimento já ocorre nos bastidores e envolve nomes de peso do atual plantel. A informação é do portal RTI Esporte.
Entre os atletas avaliados, Michael aparece com chances reais de seguir no clube. O atacante recebeu oportunidades recentes que sinalizam confiança de Filipe Luís, além de ter sido inscrito para a disputa da Copa Intercontinental, em Doha, no Catar, gesto considerado um indicativo positivo da comissão técnica.
A diretoria entende que o desempenho do camisa 30 foi diretamente afetado por uma série de lesões que interromperam sua sequência ao longo do ano. Por isso, sua análise ocorre de forma mais cuidadosa, mas a chegada de jogadores como Carrascal e Samuel Lino dificultam as oportunidades do atacante.
Enquanto Michael observa um ambiente favorável, Matías Viña e Allan caminham para possível saída. O diretor esportivo José Boto já trabalha para encontrar clubes interessados nos dois jogadores. Viña, que chegou a apresentar bons momentos no início da passagem, perdeu espaço após seguidas lesões e não conseguiu recuperar o nível de atuação esperado.
Há sondagens de clubes da Série A, mas nada oficial até o momento. Internamente, o Flamengo avalia que uma transferência pode ser benéfica tanto para o atleta quanto para a recomposição financeira do investimento. Allan vive situação semelhante. Peça importante no primeiro semestre, o volante perdeu protagonismo e deixou de ser opção prioritária. O clube analisa possíveis propostas do Oriente Médio enquanto mapeia alternativas para o setor.
Zagueiro é o principal jogador na mira do Mengão para reforçar o setor, mas gigante de Portugal pode dificultar caminho rubro-negro
11 Dez 2025 | 17:00 |
Na mira do Flamengo, a situação de Vitão no Internacional entrou em zona de indefinição. Destaque na vitória que confirmou a permanência do Colorado na Série A, o zagueiro pode ter feito sua despedida no último domingo, diante do Bragantino, no Beira-Rio. O defensor, de 25 anos, não tem intenção de renovar o contrato, válido até dezembro de 2026 e agora, um gigante português entrou na disputa pelo jogador.
A boa fase de Vitão volta a movimentar o mercado. Flamengo e Benfica monitoram a situação do zagueiro, embora nenhuma proposta oficial tenha sido apresentada até agora. No Rio, José Boto, diretor de futebol do Mais Querido e ex-Shakhtar Donetsk, conhece bem o atleta e vê com bons olhos uma possível contratação. A ideia do clube carioca seria utilizar o perdão da dívida referente a Thiago Maia como parte da negociação, adicionando ainda uma quantia financeira. A informação é do portal GE.
O Internacional detém 80% dos direitos econômicos do defensor e deseja receber 10 milhões de euros para liberá-lo. O valor, porém, não agrada ao Flamengo, que não pretende pagar cifras tão altas por um atleta com contrato relativamente curto.
Nos bastidores, o Colorado admite que o timing ideal de venda pode ter passado, mas aguarda movimentações do mercado para definir o destino do jogador. Recentemente, o zagueiro afirmou estar apenas pensando nas férias e evitou falar sobre negociações.
Enquanto segue ativo na busca por contratações, o Flamengo enfrenta o Pyramids neste sábado (13), às 14h (horário de Brasília), no Estádio Ahmed bin Ali, em Doha. A Rede Globo transmite a partida em TV aberta, enquanto SporTV, GETV (YouTube) e CazéTV também exibem o confronto.
Entidade analisa a possibilidade de reduzir limite que hoje possibilita maior margem para contratações dos clubes brasileiros e Fla teria de se readequar
11 Dez 2025 | 16:00 |
A CBF indicou a intenção de reduzir o número máximo de estrangeiros por elenco no Campeonato Brasileiro a partir de 2026. A sinalização foi feita aos clubes durante o Conselho Técnico da Série A, embora a medida ainda dependa de debate ao longo da próxima temporada.
Atualmente, cada equipe pode inscrever até nove jogadores nascidos fora do país. O limite foi ampliado gradualmente nos últimos anos, mas a entidade vê necessidade de revisão. Segundo o UOL, o tema voltará à pauta em março, quando CBF e clubes discutirão um novo número, ainda não definido. Se aprovada, a mudança será aplicada de forma gradual, conforme dirigentes presentes.
A possível alteração reforça a estratégia já adotada pelo Flamengo para 2026. Como apurado pelo Gazeta do Urubu, a diretoria rubro-negra tem priorizado reforços brasileiros para preencher carências do elenco, principalmente porque o limite atual de estrangeiros já está completamente ocupado.
A avaliação interna é de que o grupo precisa de três a quatro contratações pontuais. Jogadores de fora não estão descartados, mas apenas se não implicarem ocupação de vaga de estrangeiro. Dentro desse contexto, o nome do zagueiro Vitão, do Internacional, ganha força nos bastidores.
O Flamengo já utiliza todas as nove vagas permitidas pela CBF. Atualmente, fazem parte da lista: Rossi, Guillermo Varela, Matías Viña, Erick Pulgar, Nico De La Cruz, Arrascaeta, Carrascal, Saúl e Gonzalo Plata. Com o elenco no limite, qualquer reforço internacional exigiria a saída de um estrangeiro, mais um motivo para que o clube direcione o radar para o mercado nacional.