
Futebol
Filipe Luís comemora classificação, mas alerta: "Não foi o Flamengo..."
26 Set 2025 | 00:59
Futebol
30 Out 2023 | 15:09 |
O meia Renato Abreu, jogador histórico do Flamengo, conquistou o coração de todos os Rubro Negros com uma comemoração memorável. Em 2007, ele inovou ao fazer uma menção especial ao mascote do Mais Querido na final do Campeonato Carioca. Até os dias de hoje, Renato é conhecido como Urubu - Rei da Nação.
Em entrevista a FlaTv, Renato relembrou da história por trás da comemoração icônica no primeiro jogo da final do Estadual contra o Botafogo. Segundo ele, quem confeccionou a máscara de urubu foi sua esposa, e ninguém do elenco sabia dos seus planos.
“Eu pedi para a minha esposa comprar uma máscara. Mas não tinha de urubu, só tinha de uma galinha. Aí falei para ela cortar, costurar e pintar de preto. Ela perguntou o que eu ia fazer, mas pedi só para ela pintar e levar na concentração. Ainda disse para ninguém ver e saber o que eu estava fazendo. Porque se não desse certo, eu iria passar vergonha”, revelou.
Renato ainda falou que quase a comemoração não aconteceu, pois na partida, o Botafogo chegou a colocar dois gols de vantagem no placar, e o meia empatou para o Flamengo aos 17 minutos do segundo tempo. Mesmo o alvinegro encaminhando o título, ele comemorou o gol e mostrou a máscara do Urubu - rei.
“Coloquei a máscara no meu calção, já no vestiário. Só que aí, nós tomamos dois gols e saímos perdendo. Eu já pensei, ‘agora melou’. Passou um tempo, eu sofri um pênalti, converti e a torcida do Flamengo inflamou. Naquela de inflamar lá fora, eu inflamei em campo. Sem pensar, eu tirei a máscara e fiz a comemoração. O Renato Augusto até me deu uma olhada e perguntou o que eu estava fazendo”, recorda.
A comemoração deu sorte para o Flamengo. Após marcar de pênalti, Souza fez e deixou tudo igual. No segundo jogo da final, o placar de 2 a 2 se repetiu, e a competição foi decidida nos pênaltis. O rival perdeu dois, e o Rubro Negro não desperdiçou nenhum para ficar com a taça.
Mesmo tendo defendido outros oito clubes nos seus 15 anos de carreira, Renato ainda tem um carinho pelo Flamengo. Afinal, foi no Rubro Negro que ele conquistou as Copas do Brasil de 2006 e 2013. O meia revelou que toda a sua família é Rubro Negra.
“O Flamengo está na minha vida, assim como os outros clubes. Mas o Flamengo é especial, porque é um carinho imenso que eu tenho. A única coisa que eu não tive a oportunidade foi de entrar em campo com minhas três filhas, que era o meu sonho. Mas hoje elas são Flamengo ‘doentes’ e acompanham os jogos”, disse Rena Abreu, mais conhecido como Urubu - rei.
Treinador não escondeu a satisfação com a classificação para às semifinais da competição, mas revela que ainda tem a aprender
26 Set 2025 | 10:00 |
O Flamengo de Filipe Luís venceu o jogo de ida das quartas de final da Libertadores, mas sofreu no duelo de volta diante do Estudiantes (ARG) e se classificou nos pênaltis. Apesar da derrota por 1 a 0, o técnico ressaltou que o maior aprendizado de sua curta trajetória no comando rubro-negro não veio nesta partida, mas sim contra outro argentino.
Filipe Luís sobre o Flamengo na Libertadores: "minha maior lição como treinador até aqui foi contra o Central Córdoba"
“É uma grande lição (passar pelo Estudiantes). Na verdade, minha maior lição como treinador até aqui foi contra o Central Córdoba (ARG). A Libertadores é muito complicada, é muito difícil”, declarou Filipe Luís em coletiva na última quinta-feira (25).
Na fase de grupos, o Flamengo tropeçou diante do estreante Central Córdoba. No Maracanã, foi surpreendido com uma derrota em casa. Já na Argentina, parecia encaminhar uma vitória, mas acabou cedendo o empate no fim, resultado que serviu de alerta ao elenco.
Sobre o revés na volta das quartas, Filipe Luís minimizou o resultado e valorizou a classificação. Para o treinador, o desafio é encontrar formas de dar confiança e liberdade criativa aos atletas, sobretudo no terço final do campo.
“É claro que eu, como treinador, tento propor as melhores condições ofensivas para que os jogadores se sintam confortáveis com a bola, tenham mais tempo para jogá-la e encontrem soluções dentro de campo. Depois, no terço final, entra a criatividade, a confiança, o momento. O Arrascaeta não estava no seu melhor dia, mas o Carrascal entrou em boa fase e fez diferença. Isso depende muito do feeling do jogador em campo”, explicou.
Após a classificação, o Flamengo se prepara para enfrentar o Racing (ARG) na semifinal da Libertadores. Antes disso, porém, o próximo compromisso será contra o Corinthians neste domingo (28) às 20h30 (horário de Brasília), pelo Brasileirão.
Mengão se classificou às semifinais da competição diante dos argentinos nos pênaltis com o goleiro aparecendo de forma salvadora com duas defesas
26 Set 2025 | 09:16 |
O Flamengo garantiu vaga na semifinal da Copa Libertadores após eliminar o Estudiantes (ARG) nos pênaltis, após perder por 1 a 0 no tempo normal. O herói da noite foi o goleiro Agustín Rossi, exaltado pelo clube nas redes sociais logo após a classificação.
“Rossi é o paredão! Rossi é o verdadeiro paredão. Lei do ex do meu goleiro, beleza? Isso é Flamengo para cr#$!*@”, publicou o perfil oficial rubro-negro no X (antigo Twitter), arrancando risadas e muita interação da torcida.
COMO FOI O JOGO
Diante de um estádio lotado em La Plata, o Estudiantes abriu o placar ainda no primeiro tempo, com Gastón Benedetti, aos 47 minutos. O Flamengo pressionou na etapa final, mas não conseguiu o empate, levando a decisão para as penalidades. Nos pênaltis, brilhou Rossi, que defendeu as cobranças de Benedetti e Santiago Ascacíbar, garantindo o Rubro-Negro entre os quatro melhores da América.
Curiosamente, Rossi tem uma breve história com o Estudiantes. O goleiro defendeu o clube no início da carreira, disputando apenas três partidas antes de seguir para o Boca Juniors (ARG), onde se consolidou e ganhou a fama de pegador de pênaltis, que novamente apareceu diante dos Pinchas, mas vestindo a camisa do Flamengo.
Classificado, o Flamengo terá mais uma vez pela frente um rival argentino. O adversário da semifinal será o Racing (ARG), que eliminou o Vélez Sarsfield (ARG). Assim, o Mengão voltará a jogar em solo argentino na busca pela final.
Mengão eliminou o Estudiantes nos pênaltis após derrota no tempo normal e jogo abaixo da crítica, mas uruguaio diz que dificuldades sempre aparecem
26 Set 2025 | 08:30 |
O Flamengo está na semifinal da Libertadores. O Rubro-Negro eliminou o Estudiantes (ARG) nos pênaltis e agora terá pela frente o Racing (ARG) na próxima fase da competição continental. Após a classificação, o capitão Arrascaeta reconheceu que o time poderia ter definido o confronto ainda no Maracanã, quando venceu por 2 a 1, e ressaltou que a Libertadores exige atenção máxima.
Arrascaeta sobre Flamengo x Estudiantes: "nós sempre passamos por dificuldades"
“De todos os títulos que essa geração conquistou, nós sempre passamos por dificuldades em partidas assim. Hoje foi mais uma vez. Mostrou a fortaleza que é nosso elenco. Quando um não está bem, o companheiro tem que entrar e dar o seu melhor. Hoje fomos muito bem nos pênaltis”, destacou o uruguaio.
Ele também lembrou a ida e fez um alerta para os próximos jogos: “Fizemos um grande jogo no Maracanã e poderíamos ter ampliado o placar. Isso complicou a volta. Serve como lição: quando tivermos chance de liquidar, temos que aproveitar. A Libertadores é traiçoeira, mas essa vitória nos fortalece ainda mais”, finalizou o camisa 10.
Na ida, o Flamengo venceu por 2 a 1, com gols de Pedro e Varela, além de um gol contra de Léo Pereira. Em La Plata, o Estudiantes empatou a disputa com gol de Benedetti, levando a decisão para os pênaltis. Foi então que brilhou o goleiro Rossi, garantindo a classificação rubro-negra.
Antes de voltar a campo pela Libertadores, o Flamengo tem compromisso pelo Brasileirão, contra o Corinthians. Já na semifinal continental, o adversário será o Racing (ARG), que eliminou o Vélez Sarsfield (ARG). O duelo diante dos argentinos será apenas em outubro.
Filipe Luís comemora classificação, mas alerta: "Não foi o Flamengo..."
26 Set 2025 | 00:59
Flamengo avança na Libertadores e enfrentará o Racing; saiba data e horário
26 Set 2025 | 00:12
Rossi brilha nos pênaltis e coloca o Flamengo na semifinal da Libertadores
26 Set 2025 | 00:00