Futebol

FILIPE LUÍS CONTRÁRIA DECLARAÇÃO DE SAMPAOLI SOBRE FORMA FÍSICA DOS ATLETAS

Filipe apresentou justificativas técnicas e táticas para a fase instável do Flamengo.

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

29 Mai 2023 | 18:11 |

Icon Comentário0

A condição física dos jogadores tem sido frequentemente discutida tanto pela torcida quanto pela imprensa, devido às numerosas lesões e ao novo estilo imposto por Jorge Sampaoli. No entanto, Filipe apresentou justificativas técnicas e táticas para a fase instável do Flamengo.


"É evidente que sentimos a ausência de jogadores como Arrascaeta, Bruno Henrique, Pedro e especialmente Ribeiro nas últimas partidas.


No entanto, isso não deve ser usado como desculpa. Temos um elenco capaz de desempenhar um jogo muito melhor do que o que apresentamos aqui. Reconhecemos nossas falhas e não estamos nos enganando, mas é uma questão de trabalho. Precisamos corrigir os problemas, que não são físicos, mas sim técnicos e táticos", analisou.


A fala vai ao contrário do que Sampaoli vem reclamando após as partidas, sobre as condições ideias dos atletas do Mais Querido. Para o treinador, as performances ruins em campo, tem ligações com as formas físicas dos atletas. Na partida de ontem contra o Nublense, o Mais Querido perdeu Arrascaeta e Matheus França de ‘’última hora’’.




Futebol

Cruzeiro tenta incluir Gabigol em negociação por Gerson, ex-Flamengo

Clube mineiro busca atender desejo do treinador para a Libertadores de 2026; russos descartam atacante devido ao alto salário e idade

A pedido de Tite, Cruzeiro negocia Gerson, ex-Flamengo, com o Zenit, que exige a promessa Jonathan Jesus na troca - foto: reprodução
A pedido de Tite, Cruzeiro negocia Gerson, ex-Flamengo, com o Zenit, que exige a promessa Jonathan Jesus na troca - foto: reprodução

21 Dez 2025 | 12:18 |

Icon Comentário0

O Cruzeiro segue determinado em seu projeto bom elenco para 2026. A pedido do técnico Tite, a diretoria celeste avançou nas tratativas para repatriar o meio-campista Gerson, atualmente no Zenit. No entanto, a negociação encontrou barreiras impostas pelo clube russo, que recusou a inclusão de Gabigol no acordo e fez uma exigência específica envolvendo um jovem talento da Toca da Raposa.


A diretoria do clube de São Petersburgo sinalizou positivamente para a venda de Gerson, mas sob condições rígidas. O modelo de negócio proposto pelos russos envolve o pagamento de 15 milhões de euros por parte do Cruzeiro, somado à cessão definitiva dos direitos econômicos do zagueiro Jonathan Jesus, de apenas 21 anos.


A avaliação interna do Zenit precifica o jovem defensor em 10 milhões de euros. Desta forma, a operação total alcançaria o montante de 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 161 milhões), valor que o clube europeu pagou para tirar o volante do Flamengo e que também afastou o interesse recente do Palmeiras. 


TENTATIVA DE ENVOLVER GABIGOL 

Em uma tentativa de abater valores e resolver uma questão interna, o Cruzeiro ofereceu Gabigol como parte do pagamento. A oferta, contudo, foi prontamente rejeitada pelo Zenit. A equipe russa mantém uma política de mercado focada em atuar como vitrine para jovens atletas com potencial de revenda, perfil no qual o atacante, prestes a completar 30 anos, não se encaixa.


ALTO SALÁRIO

Além da idade, o alto salário de Gabigol, na casa dos R$ 2,5 milhões mensais, e seu contrato longo até o fim de 2028 foram entraves decisivos. A relação desgastada entre o atacante e Tite, evidenciada desde os tempos de Flamengo e agravada por declarações recentes do jogador em podcasts, torna a permanência dele em Belo Horizonte insustentável. O Cruzeiro busca interessados, como o Santos, mas encontra dificuldades devido aos vencimentos do atleta.


Futebol

Sete jogadores do Flamengo tem contrato se encerrando em 2026; Veja

Mengão terá de solucionar casos individualmente se atletas que podem deixar o clube de graça ao final da próxima temporada

Danilo e Bruno Henrique estão entre os jogadores que vivem último ano de contrato com o Flamengo em 2026 - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Danilo e Bruno Henrique estão entre os jogadores que vivem último ano de contrato com o Flamengo em 2026 - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

21 Dez 2025 | 12:08 |

Icon Comentário0

O Flamengo chega ao fim de 2025 com sete atletas do elenco principal entrando no último ano de contrato. A partir de julho de 2026, esses jogadores estarão aptos a assinar pré-contratos com outras equipes, o que coloca o tema como prioridade no planejamento do clube para a próxima temporada. Entre os nomes, há cenários distintos: possíveis aposentadorias, atletas negociáveis e jovens que buscam afirmação no elenco profissional.


EXPERIÊNCIA, DESPEDIDAS E INCERTEZAS


Dois dos jogadores mais experientes do grupo vivem a possibilidade de encerrar a carreira ao término do vínculo. Danilo já manifestou publicamente a intenção de se aposentar após o fim do contrato com o Flamengo, enquanto Alex Sandro, também aos 34 anos, ainda não definiu oficialmente seus planos.


Outro nome de peso é Bruno Henrique. Maior campeão da história do clube, o atacante, que completará 35 anos em 2026, admitiu após a conquista do Campeonato Brasileiro que o ciclo no Mais Querido se aproxima do fim: “O meu desejo, minha vontade é terminar aqui no Flamengo. Jogar esse último ano e, quem sabe, pendurar as chuteiras”, declarou o camisa 27.

CEBOLINHA NA LISTA DE POSSÍVEIS SAÍDAS


Everton Cebolinha também entrará no último ano de contrato. O atacante conviveu com lesões ao longo da temporada e chegou a pedir para deixar o clube na janela do meio do ano, mas acabou permanecendo por decisão da diretoria, que avaliou não haver tempo hábil para reposição. Apesar de seguir nos planos, Cebolinha deseja mais minutos em campo e recebeu sondagens de outras equipes. Uma proposta considerada vantajosa pode viabilizar a saída em 2026.

JOVENS COM FUTURO EM DEFINIÇÃO

Entre os atletas formados no clube, Dyogo Alves e Iago vivem momentos decisivos. Com a saída de Matheus Cunha, Dyogo passou a ser o reserva imediato de Agustín Rossi. Mesmo assim, o Flamengo segue no mercado em busca de um goleiro mais experiente. O jovem deve receber oportunidades no Campeonato Carioca e é avaliado internamente como promissor.

Já Iago estourou a idade do sub-20 e passou a treinar de forma definitiva com o elenco profissional no segundo semestre. Houve tentativa de renovação no ano passado, mas a falta de minutos pesou contra o avanço das conversas. O zagueiro é monitorado por clubes do exterior e já recebeu sondagem do Grupo City, sem avanço até o momento.

OUTROS CASOS NO ELENCO

Carlinhos, que retorna de empréstimo e tem contrato até dezembro de 2026, não deve fazer parte dos planos do clube para a próxima temporada. Outro jovem que chamou atenção foi Douglas Telles. Aos 18 anos, o atacante marcou gols nas duas partidas em que atuou pelo time profissional, mas ainda não integra de forma permanente o elenco principal. Assim como os demais, ele entra na lista de jogadores com situação contratual a ser avaliada.

PLANEJAMENTO DA DIRETORIA

A política da atual gestão é priorizar a definição de atletas com vínculos mais curtos. Por isso, esses casos devem ganhar atenção assim que o clube concluir as negociações envolvendo Filipe Luís e o diretor de futebol José Boto. Internamente, o entendimento é de que boas atuações podem acelerar renovações, como ocorreu com Varela ao longo desta temporada.


Futebol

Flamengo encerra 2025 com maior carga de jogos da década

Mengão chegou a sétima temporada seguida com mais de 70 jogos por ano e atual época é a com mais partidas desde as conquistas de 2019

Com 78 partidas disputadas em 2025, Flamengo bate recorde de jogos na década até o momento - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Com 78 partidas disputadas em 2025, Flamengo bate recorde de jogos na década até o momento - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

21 Dez 2025 | 10:47 |

Icon Comentário0

O Flamengo fechou a temporada de 2025 com 78 partidas disputadas, número alcançado após a classificação à final da Copa Intercontinental. O volume consolida o sétimo ano consecutivo em que o clube ultrapassa a marca de 70 jogos em uma única temporada e estabelece o recorde do período recente. Ao longo do ano, o time foi campeão de quatro competições e chegou a finais importantes, evidenciando o peso do calendário enfrentado pela comissão técnica e pelo elenco. O levantamento foi feito pelo portal GE.


CAMPANHA EM TODAS AS FRENTES


O Flamengo foi finalista do Campeonato Carioca, da Libertadores e da Copa Intercontinental. Além disso, disputou as 38 rodadas do Campeonato Brasileiro e fez jogo único na Supercopa do Brasil. No Mundial de Clubes e na Copa do Brasil, a equipe foi eliminada nas oitavas de final. A soma de compromissos reforça o cenário de calendário intenso vivido pelo clube nos últimos anos.


NÚMERO DE JOGOS POR TEMPORADA

Entre 2019 e 2025, o Flamengo manteve uma média elevada de partidas por ano:


  • 2025: 78 jogos
  • 2024: 73 jogos
  • 2023: 76 jogos
  • 2022: 77 jogos
  • 2021: 75 jogos
  • 2020: 70 jogos
  • 2019: 74 jogos

No recorte, 2020 foi o único ano que não ultrapassou 70 partidas. Ainda assim, por conta da pandemia da Covid-19, 12 jogos do Brasileirão daquele ano foram disputados apenas em 2021, que terminou com 87 compromissos oficiais.

FILIPE LUÍS DESTACA DESGASTE E AVALIA TEMPORADA

Após a final contra o PSG, Filipe Luís fez uma avaliação detalhada da temporada e ressaltou o desgaste físico e mental causado pela sequência de jogos: “Um ano que preciso de férias. O treinador não tem lesão, suspensão. Vai a todas as viagens, estuda todos os adversários, prepara todos os treinos. Foi uma temporada muito longa, uma verdadeira odisseia. Mas foi esplêndida, fantástica. Lutamos com unhas e dentes na Libertadores, conquistamos o Brasileiro, que é um dos campeonatos mais difíceis do mundo. Nota 10. Um jogo não pode definir uma temporada”, afirmou.

PROJEÇÃO PARA 2026

Para a temporada de 2026, o Flamengo pode voltar a enfrentar um calendário pesado. Caso chegue às finais de todas as competições que disputar, incluindo novamente a Copa Intercontinental, em caso de título da Libertadores, o clube poderá alcançar 76 partidas ao longo do ano.

JOGOS POR COMPETIÇÃO EM 2026

  • Supercopa do Brasil: 1
  • Recopa Sul-Americana: 2
  • Campeonato Carioca: 10
  • Copa do Brasil: 9
  • Campeonato Brasileiro: 38
  • Libertadores: 13
  • Copa Intercontinental: 3
  • *Números consideram campanhas até as fases finais.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Clube da Série C mira o Flamengo ao anunciar venda de SAF
Futebol

Clube da Série C mira o Flamengo ao anunciar venda de SAF

21 Dez 2025 | 10:02

Icon Comentário0
Ex-Flamengo revela desejo de voltar em 2026: “eu tenho vontade…”
Futebol

Ex-Flamengo revela desejo de voltar em 2026: “eu tenho vontade…”

21 Dez 2025 | 09:43

Icon Comentário0
Vini Jr é aplaudido, mas Real Madrid é vaiado mesmo com vitória em La Liga
Futebol

Vini Jr é aplaudido, mas Real Madrid é vaiado mesmo com vitória em La Liga

21 Dez 2025 | 09:14

Icon Comentário0