Futebol

Flamengo e outros clubes da Série A se mostram a favor do fair play financeiro - confira

A revista Estadão realizou um estudo com os 20 clubes brasileiros da primeira divisão, onde questionou o posicionamento das equipes a respeito do sistema

Flamengo e outros 15 clubes da Série A se mostram a favor da implementação do fair play financeiro (Reprodução/ Flamengo)
Flamengo e outros 15 clubes da Série A se mostram a favor da implementação do fair play financeiro (Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

A cada dia que passa, os clubes brasileiros começam a perceber a importância da implementação do Fair Play Financeiro. Isso é o que mostra a pesquisa realizada pelo jornal Estadão, que entrou em contato com as 20 equipes da Série A para obter um posicionamento sobre o tema. Como resultado, o Flamengo e outros 15 times se manifestaram a favor do sistema.


Além do Mais Querido, se colocaram a favor do Fair Play Financeiro: Atlético-MG, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, Sport e Vitória. Além de proporem possibilidades diversas para o sistema, como limitar gastos de acordo com a receita, punição contra dívidas e estudos para identificar o melhor modelo para o país. O Flamengo destaca ainda que será necessário um período de transição de cinco anos.


"Sim, o Flamengo é a favor de um sistema de Fair Play Financeiro. É importante premiar aqueles que pagam seus impostos e obrigações em dia. O Flamengo entende que os clubes devem se reunir para estabelecer os critérios deste sistema, que precisa passar por um período de transição ao longo de cinco anos, permitindo assim que todos se adequem ao novo momento do futebol brasileiro."


CLUBES QUE NÃO RESPONDERAM

No entanto, quatro equipes ainda não responderam à pesquisa do Estadão. São elas: Botafogo, Bahia, São Paulo e Vasco. Lembrando que três desses times operam como SAF, apontadas como um dos motivos para a necessidade da implementação de um fair play.


ANALISTA DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM INFLAÇÃO DO MERCADO ESPORTIVO

Segundo o analista Cesar Grafietti, especialista em finanças de clubes e que já desenvolveu modelo para ser aplicado no futebol nacional, o Botafogo é um dos times que inflacionou o mercado e preocupa com a 'bolha estourando'. 

“A bolha vai estourar, isso é fato. Já enxergo que os números de 2024 serão muito ruins do ponto de vista de resultado e dívida, e 2025 será ainda pior. Não adianta todo mundo gastar o que não tem porque o resultado será sempre prejuízo e aumento de dívida. O que Flamengo e Palmeiras fazem é justificável. O Bahia também, porque é do Grupo City, que tem muito dinheiro. Os outros, não, porque ninguém tem todo esse dinheiro. Porque ninguém tem todo esse dinheiro. Só que eles se sentem na obrigação de ‘correr’ para acompanhar esses que tem mais condição”, iniciou, antes de completar:

"Quando eu vejo Corinthians, São Paulo, mesmo o Cruzeiro, que é SAF, e o próprio Atlético-MG, fazendo esses movimentos, eu não consigo ver lógica financeira. Eles fazem um movimento de reação para competir com os mais organizados que estão um passo à frente. O Botafogo mesmo não tinha condição de contratar jogadores como fez e foi campeão. Então ele é mais um incentivador do crescimento da bolha pelo lado ruim", finalizou. 


Futebol

Mundial de Clubes: Fluminense vence a Inter de Milão e está nas quartas de final

Cano e Hércules marcam os gols da partida em Charlotte e agora o time das Laranjeiras aguarda o resultado da partida entre Manchester City e Al-Hilal

Cano abriu o placar para os tricolores e Hércules deu números finais ao duelo. Foto: Divulgação/FluminenseFC
Cano abriu o placar para os tricolores e Hércules deu números finais ao duelo. Foto: Divulgação/FluminenseFC

  |

Icon Comentário0

O Fluminense está nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. Com gols de Cano e Hércules, o Tricolor venceu a Inter de Milão nesta segunda-feira, por 2 a 0, e carimbou o avanço no mata-mata do torneio. Os comandados de Renato Gaúcho agora aguardam o vencedor de Manchester City x Al-Hilal.




RESUMO


O Fluminense precisou de pouco tempo para abrir o placar sobre a Inter. Com dois minutos, Arias recebeu de Martinelli, avançou pela direita e cruzou. A bola desviou em Bastoni, e Cano, que completou hoje 200 jogos pelo Tricolor e aproveitou a chance para fazer o primeiro gol da partida.


Os cariocas ainda perderam a chance de ampliar com Samuel Xavier, que chutou rente à meta de Sommer. Ignácio chegou a marcar o segundo após jogada com três toques da cabeça na área, mas o lance foi anulado por impedimento do zagueiro. A Inter teve suas melhores chances com bolas longas nas costas da defesa. Em um dos lances de maior perigo para os italianos, Mkhitaryan recebeu na área pela esquerda e passou para Dimarco, mas Fábio espalmou. Antes do fim do primeiro tempo, houve breve confusão entre Renato Gaúcho e Mkhitaryan.

A primeira grande chance do segundo tempo veio novamente a favor do Fluminense e dos pés de Cano, aos 11. Minutos depois, Arias forçou Sommer a operar um milagre com uma bomba de fora da área. Com o decorrer da segunda etapa, na sequência das rodadas de substituição, a Inter de Milão cresceu no jogo e passou a pressionar o Fluminense - foram ao menos cinco chances claras. De Vrij errou chute inacreditável na pequena área, e Lautaro teve três chances claras em um intervalo de três minutos - uma delas na trave.

Já nos acréscimos, Hércules deu números finais à vitória sobre a Inter. Samuel Xavier cobrou lateral, De Vrij cortou de cabeça e a bola passou por todo mundo antes de sobrar para o volante tricolor. Hércules dominou e invadiu a área antes de chutar de esquerda, furando a meta de Sommer! Fim de papo em Charlotte.


E AGORA?

O Fluminense tem pela frente agora ou o Manchester City ou o Al-Hilal. Caso o time Inglês passe, será a reedição do mundial de clubes em 2023, onde o tricolor sucumbiu ao poder do lado azul de Manchester, com Guardiola e seus comandados.



Futebol

José Boto agradece a torcida do Flamengo e projeta o restante da temporada no Flamengo

Agora, o rubro-negro volta suas forças para o que vem por aí em 2025 e o diretor português terá uma janela para reforçar ainda mais o elenco

O diretor português foi nas redes sociais e agradeu a torcida do Flamengo por tudo e falou do que vem pela frente em 2025
O diretor português foi nas redes sociais e agradeu a torcida do Flamengo por tudo e falou do que vem pela frente em 2025

  |

Icon Comentário0

Na tarde desta segunda-feira (30), o diretor de futebol José Boto, do Flamengo, publicou um texto em sua conta no Instagram fazendo um balanço sobre a campanha rubro-negra na Copa do Mundo de Clubes. O Mais Querido caiu após perder para o Bayern de Munique, por 4 a 2.





Boto sobre os rubro-negros: "Obrigado aos nossos torcedores, que nunca deixaram de apoiar a equipe"



COM A PALAVRA....

"Chegou ao fim um percurso com o qual devemos estar satisfeitos e orgulhosos. Regressamos para casa com a consciência de que somos uma equipe forte, de muito valor e capaz de competir no mais alto nível do futebol mundial", escreveu o dirigente.


AGRADECIMENTO

"Obrigado aos nossos torcedores, que nunca deixaram de apoiar a equipe em todos os momentos da competição e em todas as cidades dos Estados Unidos, do Brasil e do mundo, porque o Flamengo é uma Nação. Agora, precisamos nos recuperar bem e nos preparar para os próximos desafios, pois queremos alcançar objetivos importantes nesta temporada. Força, Flamengo!", finalizou.

Agora, o Flamengo volta suas forças para o restante da temporada e José Boto terá uma janela para reforçar ainda mais o elenco rubro-negro. O colombiano Jorge Carrascal está perto de ser contratado. A Delegação embarca para o Rio de Janeiro nesta segunda-feira (30), às 22h (horário de Brasília), com chegada prevista para as 6h30. O desembarque será realizado pelo saguão internacional do Aeroporto RIOGaleão. A equipe retorna aos treinamentos no sábado pela manhã, às 9h30, no CT George Helal.


Futebol

Flamengo não aceita conteúdo considerado mentiroso emite nota repudiando jornalista! Confira

O clube desmente notícia do repórter Diogo Dantas, sobre a diretoria rubro-negro a respeito da escalação realizada por Filipe Luís contra o Bayern

Time do Flamengo foi eliminado no último domingo pelo Bayern de Munique, em jogo válidos pelas oitavas de final do mundial de clubes da Fifa
Time do Flamengo foi eliminado no último domingo pelo Bayern de Munique, em jogo válidos pelas oitavas de final do mundial de clubes da Fifa

  |

Icon Comentário0

Na tarde desta segunda-feira, o Flamengo emitiu um comunicado oficial, repudiando e desmentindo uma matéria publicada após a eliminação para o Bayern de Munique no mundial de Clubes, onde dizia que a diretoria rubro-negra não teria gostado da entrada de Arrascaeta como titular, ou seja, criticando a escalação do técnico Filipe Luís. 



SEGUE A NOTA NA ÍNTEGRA




"O Clube de Regatas do Flamengo repudia o conteúdo publicado pelo jornalista Diogo Dantas em sua coluna no jornal O Globo, nesta segunda-feira (30), intitulada Bastidores: diretoria do Flamengo temeu que Filipe Luís escalasse Arrascaeta e reprovou estratégia contra o Bayern. O texto em questão não encontra qualquer respaldo na realidade do ambiente do futebol do Flamengo e carece de veracidade em suas premissas e conclusões.


Infelizmente, trata-se de mais um exemplo de prática já recorrente, que insiste em transformar especulações e impressões pessoais em “notícia”, com o único objetivo de gerar engajamento, cliques e audiência, mesmo que isso comprometa a credibilidade da informação e o respeito aos profissionais envolvidos.

Desde o início de 2025, o Flamengo passou a adotar uma postura de absoluto profissionalismo no futebol, sem qualquer interferência de dirigentes na sua rotina e ambiente. A própria delegação do time na Copa do Mundo de Clubes da FIFA é um exemplo disso, uma vez que todos os 78 integrantes são funcionários do Flamengo, o que reforça o desencontro entre o que foi publicado e a verdade.

O clube reafirma sua total confiança em De Arrascaeta, um dos líderes do elenco, que vive uma de suas melhores temporadas no Flamengo, e também nas decisões e no comando do técnico Filipe Luís, que tem total autonomia para tomar decisões. Os números da temporada não deixam dúvidas: primeiro lugar no Campeonato Brasileiro com o camisa 10 liderando a artilharia da competição, títulos do Carioca e da Supercopa do Brasil, além de estar classificado para as oitavas de final da CONMEBOL Libertadores e Copa do Brasil.

Seguiremos firmes no nosso compromisso com a verdade, com o respeito aos nossos atletas e com a valorização do trabalho sério que tem sido feito por todos os profissionais do Clube de Regatas do Flamengo."


RUBRO-NEGRO EMBARCA AINDA NESTA SEGUNDA PARA O RIO

Delegação embarca para o Rio de Janeiro nesta segunda-feira (30), às 22h (horário de Brasília), com chegada prevista para as 6h30. O desembarque será realizado pelo saguão internacional do Aeroporto RIOGaleão. A equipe retorna aos treinamentos no sábado pela manhã, às 9h30, no CT George Helal.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


José Boto abre o jogo sobre futuro de jogador no Flamengo: "a circunstância muda..."
Futebol

José Boto abre o jogo sobre futuro de jogador no Flamengo: "a circunstância muda..."

 

Icon Comentário0
Gerson brilha em meio ao caos físico do Flamengo após o Mundial, mas saída não atrapalha rendimento
Futebol

Gerson brilha em meio ao caos físico do Flamengo após o Mundial, mas saída não atrapalha rendimento

 

Icon Comentário0
Jorginho causa boa impressão pelo Flamengo após eliminação do Mundial de Clubes
Futebol

Jorginho causa boa impressão pelo Flamengo após eliminação do Mundial de Clubes

 

Icon Comentário0