Futebol
|
0A temporada 2024 do futebol brasileiro foi encerrada neste último domingo (8), com o Flamengo ocupando a terceira colocação na tabela de classificação do Brasileirão. Mesmo não tendo se sagrado campeão da competição, o Mais Querido terminou com o melhor ataque. No entanto, o que chama a atenção é que o feito foi alcançado com o desfalque de Pedro, artilheiro da equipe.
O Flamengo balançou as redes 61 vezes no Brasileirão, sendo 11 marcados por Pedro. Na vice-liderança aparece o Palmeiras, com 60. Lembrando que o time paulista também ficou em segundo lugar na tabela de classificação. Fechando o top-3, aparece o Botafogo, campeão do torneio, que marcou 59 tentos.
CONFIRA O RANKING:
1. Flamengo – 61 gols
2. Palmeiras – 60
3. Botafogo – 59
4. Corinthians – 54
5. Fortaleza, Internacional e São Paulo – 53
PEDRO NA VICE ARTILHARIA
Apesar de estar longe dos gramados há três meses, Pedro encerrou 2024 com 30 gols, atrás apenas de Yuri Alberto, do Corinthians, que marcou 31.
PREVISÃO DE RETORNO
O elenco do Flamengo entrou de férias e se reapresentará novamente no CT Ninho do Urubu somente no dia 08 de janeiro de 2025. Logo em seguida, o plantel viajará para realizar a pré-temporada nos Estados Unidos, mas não contará ainda com Pedro, que tem previsão de retorno aos gramados somente entre maio e julho.
A Copa Rio Feminina, é um torneio de futebol, a sua primeira edição foi realizada em 2023, com a participação somente dos quatro grandes clubes cariocas
|
0O Flamengo Feminino ainda aguarda a definição da data de início de sua temporada oficial, uma vez que o calendário da equipe para 2025 não foi oficialmente divulgado. No entanto, segundo informações do portal MundoBola indicam que a primeira competição do ano para as rubro-negras será a Copa Rio, torneio estadual previsto para meados de fevereiro.
Enquanto isso, as competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como o Campeonato Brasileiro, têm início programado apenas para março.A Copa Rio Feminina, é um torneio estadual de futebol, a sua primeira edição foi realizada em 2023, com a participação de quatro clubes cariocas: Flamengo, Fluminense, Botafogo e vasco.
A competição, criada para fortalecer o cenário do futebol feminino no Rio de Janeiro, não contou com premiação financeira nem sistema de rebaixamento em sua estreia (2023).
Regulamento
Disputado entre fevereiro e abril de 2023, o campeonato seguiu um formato de pontos corridos, dividido em turno e returno. Com um total de seis rodadas, as equipes se enfrentaram e o time que somou mais pontos ao final foi declarado campeão.
Em caso de empate na classificação, os critérios de desempate incluíam: número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, confronto direto (se entre apenas dois clubes), menor número de cartões recebidos e, por fim, sorteio público na sede da Federação.
A partir de 2024, a Copa Rio Feminina passou a contar com seis participantes. A classificação para o torneio é determinada pelo desempenho no Campeonato Estadual Feminino do ano anterior, garantindo vaga às duas melhores equipes da competição, além dos clubes que já disputaram a edição vigente.
O Flamengo foi o primeiro campeão da história do torneio, conquistando o título em 2023. No ano seguinte, porém, o time Rubro-Negro ficou com o vice-campeonato, terminando dois pontos atrás do Botafogo, que levantou a taça em 2024.
Campanha do Flamengo campeão em 2023:
Turno:
Flamengo 3 × 1 Vasco
Gols de: Gica, Dudinha e Rayanne
Flamengo 1 × 1 Botafogo
Gol de: Dudinha
Flamengo 1 × 0 Fluminense
Gol de: Crivelari
Returno:
Flamengo 1 × 0 Vasco
Gol de: Mariana Fernandes (MF7)
Flamengo 0 × 0 Botafogo
Flamengo 3x0 Fluminense
Gols de: Darlene marcou os três gols da partida
E com esses números, o Flamengo foi campeão invicto da primeira edição da Copa Rio feminina, na Gávea, com direito a um clássico na final. O último confronto foi contra o Fluminense e teve hat-trick de Darlene.
O Flamengo feminino segue se preparando para a temporada, a FERJ ainda não liberou o calendário e o regulamento da competição para 2025.
Time rubro-negro poupa titulares para o Fla-Flu e pode ter estreia de Danilo como titular na defesa e novidades no ataque
|
0O Flamengo encerrou sua preparação para o confronto desta quarta-feira (5), válido pela oitava rodada do Campeonato Carioca, com um time alternativo. A equipe comandada por Filipe Luís optou por poupar os titulares de olho no clássico do fim de semana.
O CRF finalizou os ajustes para enfrentar a Portuguesa-RJ no Parque do Sabiá, em Uberlândia, Minas Gerais. Com a prioridade voltada para o Fla-Flu do próximo sábado, o treinador Filipe Luís escalará uma equipe mista, semelhante à que venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 0 na rodada anterior.
Uma das novidades pode ser a estreia de Danilo como titular. O defensor de 33 anos, recém-contratado, fez sua primeira aparição nos minutos finais da vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo na Supercopa do Brasil. Com as ausências de Wesley e Varela (liberado para viajar ao Uruguai devido ao falecimento de sua mãe), a tendência é que Danilo atue na zaga, enquanto Daniel Sales assume a lateral-direita.
ALTERAÇÕES NO MEIO-CAMPO E ATAQUE
Outra mudança importante na formação do Mengão é a ausência de Alcaraz, que foi emprestado ao Everton, da Inglaterra. Para preencher essa lacuna, Luiz Araújo surge como o principal candidato à vaga. O atacante tem mostrado bom desempenho em 2025, com um gol e duas assistências em dois jogos disputados.
No setor de criação, Arrascaeta ainda trabalha para recuperar ritmo de jogo e pode iniciar no banco. Assim, Matheus Gonçalves pode ganhar mais minutos em campo.
A provável escalação do Mais Querido para o duelo contra a Portuguesa-RJ é: Matheus Cunha; Daniel Sales, Danilo (João Victor), Cleiton e Ayrton Lucas; Everton Araújo, Allan e Matheus Gonçalves (Arrascaeta); Luiz Araújo, Cebolinha e Juninho.
A equipe carioca busca manter o embalo após conquistar a Supercopa do Brasil, enquanto a Portuguesa tenta reagir na competição
|
0Portuguesa-RJ e Flamengo entram em campo nesta quarta-feira (5), às 19h (horário de Brasília), no Parque do Sabiá, em Uberlândia, Minas Gerais, pela oitava rodada do Campeonato Carioca. A partida será transmitida ao vivo pelo Sportv (canal fechado) e pelo Premiere (pay-per-view).
O duelo marca momentos distintos das equipes na competição estadual. A Portuguesa vem de derrota para o Nova Iguaçu por 1 a 0 e amarga uma fase complicada, tendo o pior desempenho ofensivo do torneio. Para piorar, Ian Carlo foi expulso na rodada passada e está fora do confronto contra o Rubro-Negro.
FLAMENGO EM ALTA NO CARIOCA
O Mais Querido chega para o duelo embalado após conquistar, no último domingo (2), o título da Supercopa do Brasil pela terceira vez, ao vencer o Botafogo por 3 a 1. No Campeonato Carioca, a equipe comandada por Filipe Luís soma 10 pontos, com três vitórias, um empate e duas derrotas.
No entanto, o técnico terá que lidar com desfalques importantes. Viña e Pedro seguem em recuperação de lesão, o que pode abrir espaço para Cebolinha ganhar mais minutos em campo e reforçar o setor ofensivo do time.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA-RJ x FLAMENGO
Oitava rodada — Campeonato Carioca
📆 Data e horário: quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025, às 19h (de Brasília)
📍 Local: Parque do Sabiá, Uberlândia, Minas Gerais
📺 Onde assistir: Sportv (canal fechado) e Premiere (pay-per-view)
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS
PORTUGUESA-RJ: Vinicius Machado; Lucas Mota, Thomás Kayck, Victor Pereira, Iran, Marcus Vinícius; Wellington Cézar, João Paulo e Anderson Rosa; Joãozinho (Romarinho) e Hélio Paraíba (Lohan). Técnico: Evaristo Piza.
FLAMENGO:Matheus Cunha, Daniel Sales, João Vitor, Danilo, Ayrton Lucas, Evertton Araújo, Allan e Arrascaeta; Juninho, Cebolinha (Matheus Gonçalves) e Luiz Araújo. Técnico: Filipe Luís.