Futebol de Base

Flamengo perde para o Grêmio, fora de casa, pelo Brasileirão Sub-20

Os Garotos do Ninho até jogaram um bom futebol e abriram o placar, mas sofreram a virada no segundo tempo contra o time gaúcho

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

23 Abr 2025 | 21:15 |

Icon Comentário0

O Flamengo foi até o Rio Grande do Sul para enfrentar o Grêmio pela 7ª rodada do Brasileirão Sub-20 e volta de lá com uma amarga derrota de virada para os donos da casa. O gol rubro-negro foi marcado por Pedro Leão, ainda aos 8 minutos do primeiro tempo. O Flamengo agora ocupa provisoriamente a 7ª posição, com 10 pontos.



Antes da bola rolar, uma homenagem ao nosso treinador Mauro Felix, que nos deixou nessa quarta-feira (23). A partida teve um minuto de silêncio dedicado a ele, que em 14 anos de trabalho na base, trabalhou com vários Garotos do Ninho que hoje se destacam no futebol.


O JOGO


Após o apito inicial, logo aos 10 segundos de jogo, um susto com Rayan Lucas, que pareceu, ao primeiro toque na bola, sentir uma lesão e acabou preocupando o time, mas após atendimento, logo retornou ao campo. A primeira chance de ataque do adversário aconteceu logo aos 5 minutos, após chute perigoso que explodiu na trave, quase tirando o primeiro zero do placar para os donos da casa.

No entanto, aos 8 minutos, quem tirou o primeiro zero do placar foram os Garotos do Ninho. Após jogada pelo lado direito, Shola cruzou para a entrada da área e Pedro Leão chutou forte pra fazer o seu 10º gol na temporada da equipe Sub-20. Leo Nannetti, aos 11 minutos, fez grande defesa após bate rebate na entrada da área. A bola sobrou para o atacante adversário e o goleiro rubro-negro impediu o que seria o gol de empate.

O Flamengo seguia suas ações de ataque e aos 21, em bela jogada entre Shola e Gusttavo, que com um belo passe de letra, deixou o nigeriano em condições mas a zaga cortou o que poderia ser o segundo do Mengão. Aos 37, a chance mais clara de aumentar o placar: em contra-ataque do Flamengo, Lorran teve seu chute defendido pelo goleiro e no rebote, o zagueiro gremista conseguiu se recuperar e travou o chute de Daniel Sales, que estava cara a cara com o gol aberto.

Aos 43 minutos, outra vez Leo Nannetti apareceu fazendo grande defesa após um chute forte, evitando mais uma vez o empate do time gaúcho.

No último lance do primeiro tempo, Shola puxou um contra-ataque muito rápido pela esquerda e após cruzar a bola, Gusttavo chutou e a bola caprichosamente passou raspando e foi para fora.

Na segunda etapa, o Flamengo seguiu pressionando no inicio e logo no primeiro minuto, após jogada individual pelo lado direito, Lorran cruzou pra entrada da área e Shola tentou finalizar mas o goleiro adversário estava lá pra defender.

Aos 6 minutos, o gol de empate do Grêmio: jogada pelo lado direito de Pedro Gabriel passou por Daniel Sales, cruzou para Jardiel que sozinho, cabeceou e marcou para o Grêmio, igualando o placar.

Aos 15, a virada gremista com um golaço do meio de campo. O camisa 7, Tiago aproveitou que o goleiro Leo Nannetti estava adiantado e do meio da rua, num chute de rara felicidade, conseguiu fazer o segundo gol do Grêmio.

O Flamengo seguiu propondo as jogadas mas sem sucesso, e aos 25, após lindo lançamento de Lorran, Shola ficou cara a cara com o goleiro, que conseguiu fazer a defesa.

Aos 40, o goleiro gremista salvou mais uma vez o empate do Flamengo após buscar a bola cabeceada por Wallace Yan e aos 45, o mesmo Wallace Yan cabeceou a bola no travessão.

A pressão rubro-negra seguiu, mas sem sucesso até o final do jogo. Agora, o próximo compromisso do Flamengo pelo Brasileirão Sub-20 é contra o Internacional, em casa, na próxima quarta (30).

Grêmio 2x1 Flamengo

Campeonato Brasileiro Sub-20 - 7ª Rodada

Data: 23/04/2025

Local: CT Hélio Dourado, Eldorado do Sul-RS

Flamengo: Leo Nannetti; Daniel Salles, Iago, Da Mata (Felipe Vieira), Gusttavo (Wanderson); Rayan Lucas, Pedro Leão (Lucas Vieira), Guilherme (David Viana); Shola, Lorran e Wallace Yan

Técnico: Nuno Campos



Futebol de Base

Flamengo surpreende e decide não participar de importante torneio em 2026

Diretoria decide não disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior para utilizar o elenco sub-20 no início do Campeonato Carioca, alegando limitações técnicas

Elenco sub-20 do Flamengo será usado no início do Campeonato Carioca, e clube abre mão da Copinha 2026
Elenco sub-20 do Flamengo será usado no início do Campeonato Carioca, e clube abre mão da Copinha 2026

19 Nov 2025 | 10:55 |

Icon Comentário0

O Flamengo não irá disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2026. A decisão foi tomada pela diretoria, que optou por concentrar os jogadores do elenco sub-20 na disputa do Campeonato Carioca, previsto para começar em 14 de janeiro. A sobreposição das datas inviabiliza a participação simultânea nas duas competições de base.


Nos últimos anos, o Rubro-Negro vinha utilizando equipes alternativas no Estadual e deve repetir a estratégia na próxima temporada. A principal diferença para edições anteriores é que o clube extinguiu o time sub-20 B, responsável por disputar a Copinha em outras temporadas, o que torna impossível montar um elenco competitivo para a competição nacional.


CALENDÁRIO APERTADO


Mesmo sem anúncio oficial, pessoas ligadas ao departamento de futebol afirmam que o Flamengo considera o calendário inviável do ponto de vista técnico e logístico. Fontes internas confirmam que a decisão já circulava nos bastidores e foi consolidada nos últimos dias, diante da impossibilidade de dividir os atletas entre os dois torneios. A informação inicial é do 'Flazoeiro'.

PLANEJAMENTO ENVOLVE ELENCO PRINCIPAL


Se o Flamengo não conquistar a Libertadores, o elenco profissional entra de férias a partir de 8 de dezembro, retornando um mês depois. Em caso de título, o descanso terá início após o Intercontinental, que vai até 17 de dezembro. O clube também avalia realizar parte da pré-temporada nos Estados Unidos e até mandar um jogo do Estadual no exterior.

HISTÓRICO CAMPEÃO E REESTRUTURAÇÃO

Tetracampeão da Copinha (1990, 2011, 2016 e 2018), o Flamengo já havia sentido o impacto da utilização dos jovens no Carioca na última edição do torneio, quando foi eliminado pelo Bragantino na segunda fase. Em 2024, a base passou por profunda reestruturação com cortes de gastos, saídas de profissionais e ajustes na comissão.


Futebol de Base

Flamengo vence o Vasco e conquista a Copa Rio Sub-17

Em decisão emocionante no Estádio Nivaldo Pereira, em Austin, os Garotos do Ninho superaram o Vasco nos pênaltis por 5x4 após derrota por 2x1 no tempo normal

Garotos do Ninho celebram o título da Copa Rio Sub-17 após decisão emocionante nos pênaltis no Estádio Nivaldo Pereira - foto: Flamengo
Garotos do Ninho celebram o título da Copa Rio Sub-17 após decisão emocionante nos pênaltis no Estádio Nivaldo Pereira - foto: Flamengo

14 Nov 2025 | 19:38 |

Icon Comentário0

Os Garotos do Ninho conquistaram a Copa Rio Sub-17 nesta sexta-feira (14/11), em duelo decidido nas penalidades contra o rival. Mesmo atuando fora de casa, no Estádio Nivaldo Pereira, o Mais Querido mostrou maturidade emocional e venceu por 5x4 após o adversário igualar a vantagem da ida.


O clássico foi intenso desde os minutos iniciais, com chances para ambos os lados. O capitão Rogério abriu o marcador ainda no primeiro tempo, finalizando com precisão após jogada coletiva construída por Falcone, João Vitor e Gabriel Amancio. O adversário insistiu nas bolas aéreas e conseguiu a virada na etapa complementar.


PÊNALTIS DEFINEM O CAMPEÃO


Na disputa por pênaltis, Luis Chape, Diego Guimarães, Matheus Tiago e Daniel Carvalho converteram com categoria. Como o rival já havia desperdiçado uma cobrança, João Vitor assumiu a última batida e confirmou o título com frieza, desencadeando festa dentro de campo.

CONQUISTA SIMBÓLICA 


A taça reforça a força das categorias de base e o trabalho de formação realizado pelo Mengão, que segue acumulando conquistas expressivas no cenário nacional. O título chega em clima especial, às vésperas da celebração de 130 anos da instituição.

PRÓXIMO COMPROMISSO DO PROFISSIONAL
O Flamengo volta a campo no sábado (15), às 18h30, para enfrentar o Sport em partida atrasada da 12ª rodada do Brasileirão. O confronto tem peso diferente para cada lado: enquanto o rubro-negro carioca mira a liderança, o time pernambucano joga pressionado pela ameaça iminente de rebaixamento. Em caso de derrota, o Sport será matematicamente confirmado na Série B.




Futebol de Base

Flamengo toma 3 a 0 do Botafogo no Carioca Sub-20 e se complica

Mengão foi derrotado pelo Alvinegro no jogo de ida da semifinal da competição e vai precisar ‘escalar a montanha’ para alcançar a decisão

Flamengo perde primeira partida da semifinal do Campeonato Carioca Sub-20 - Foto: Reprodução/Flamengo
Flamengo perde primeira partida da semifinal do Campeonato Carioca Sub-20 - Foto: Reprodução/Flamengo

02 Nov 2025 | 13:13 |

Icon Comentário0

O Flamengo saiu em desvantagem na semifinal do Campeonato Carioca Sub-20. Na manhã deste domingo (2), o time rubro-negro foi superado pelo Botafogo por 3 a 0, no Estádio Nilton Santos, e agora precisa de uma grande atuação no jogo de volta, na Gávea, para buscar a vaga na final.


INÍCIO COM APAGÃO E GOL RELÂMPAGO


O time rubro-negro começou desligado e viu o rival dominar as ações. Logo aos 15 minutos, após confusão na área, Cauã Zappelini aproveitou o rebote e abriu o placar para o Botafogo. O meia se livrou de dois marcadores e finalizou sem chances para Léo Nannetti. Depois do gol, o Flamengo até equilibrou o jogo e criou oportunidades no fim do primeiro tempo, mas faltou precisão nas finalizações.


SEGUNDO TEMPO DE ERROS E PUNIÇÃO

Logo no início da etapa final, uma nova falha defensiva custou caro. Em jogada de insistência, Kadir aproveitou sobra dentro da área e acertou um chute certeiro, ampliando o marcador para 2 a 0. Aos 24 minutos, o autor do gol foi expulso após confusão com jogadores do Flamengo, deixando o Botafogo com um a menos. Mesmo com vantagem numérica, o Rubro-Negro não conseguiu transformar a pressão em gols e acabou castigado no fim. Em contra-ataque rápido, Bacari ficou cara a cara com Nannetti e fez o terceiro, decretando o 3 a 0 no Engenhão.


SITUAÇÃO E JOGO DE VOLTA

O jogo decisivo será no próximo domingo (9), às 10h (de Brasília), na Gávea. Para avançar diretamente à final, o Flamengo precisa vencer por três gols de diferença, já que tem a vantagem de dois resultados iguais, graças à melhor campanha na Taça Guanabara.

PRÓXIMO DESAFIO: COPA DO BRASIL SUB-20

Antes da decisão estadual, o Flamengo volta a campo pela Copa do Brasil Sub-20. Na quinta-feira (6), o time enfrenta o Atlético-MG, às 16h30, também na Gávea, precisando reverter o 2 a 0 sofrido na ida. A partida terá transmissão da Flamengo TV.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Flamengo perde para o Atlético-MG e precisa reverter desvantagem na Copa do Brasil Sub-20
Futebol de Base

Flamengo perde para o Atlético-MG e precisa reverter desvantagem na Copa do Brasil Sub-20

29 Out 2025 | 20:55

Icon Comentário0
Flamengo contrata zagueiro de Seleção Brasileira; confira
Futebol de Base

Flamengo contrata zagueiro de Seleção Brasileira; confira

29 Out 2025 | 16:55

Icon Comentário0
Cria do Flamengo faz 'gol que o Pelé não fez' em vitória do pelo sub-20; veja vídeo
Futebol de Base

Cria do Flamengo faz 'gol que o Pelé não fez' em vitória do pelo sub-20; veja vídeo

25 Out 2025 | 18:10

Icon Comentário0