
Futebol de Base
Flamengo bate o líder Cruzeiro e sobre na tabela de classificação do Brasileirão sub-20
Futebol de Base
|
O Flamengo foi até o Rio Grande do Sul para enfrentar o Grêmio pela 7ª rodada do Brasileirão Sub-20 e volta de lá com uma amarga derrota de virada para os donos da casa. O gol rubro-negro foi marcado por Pedro Leão, ainda aos 8 minutos do primeiro tempo. O Flamengo agora ocupa provisoriamente a 7ª posição, com 10 pontos.
Antes da bola rolar, uma homenagem ao nosso treinador Mauro Felix, que nos deixou nessa quarta-feira (23). A partida teve um minuto de silêncio dedicado a ele, que em 14 anos de trabalho na base, trabalhou com vários Garotos do Ninho que hoje se destacam no futebol.
Após o apito inicial, logo aos 10 segundos de jogo, um susto com Rayan Lucas, que pareceu, ao primeiro toque na bola, sentir uma lesão e acabou preocupando o time, mas após atendimento, logo retornou ao campo. A primeira chance de ataque do adversário aconteceu logo aos 5 minutos, após chute perigoso que explodiu na trave, quase tirando o primeiro zero do placar para os donos da casa.
No entanto, aos 8 minutos, quem tirou o primeiro zero do placar foram os Garotos do Ninho. Após jogada pelo lado direito, Shola cruzou para a entrada da área e Pedro Leão chutou forte pra fazer o seu 10º gol na temporada da equipe Sub-20. Leo Nannetti, aos 11 minutos, fez grande defesa após bate rebate na entrada da área. A bola sobrou para o atacante adversário e o goleiro rubro-negro impediu o que seria o gol de empate.
O Flamengo seguia suas ações de ataque e aos 21, em bela jogada entre Shola e Gusttavo, que com um belo passe de letra, deixou o nigeriano em condições mas a zaga cortou o que poderia ser o segundo do Mengão. Aos 37, a chance mais clara de aumentar o placar: em contra-ataque do Flamengo, Lorran teve seu chute defendido pelo goleiro e no rebote, o zagueiro gremista conseguiu se recuperar e travou o chute de Daniel Sales, que estava cara a cara com o gol aberto.
Aos 43 minutos, outra vez Leo Nannetti apareceu fazendo grande defesa após um chute forte, evitando mais uma vez o empate do time gaúcho.
No último lance do primeiro tempo, Shola puxou um contra-ataque muito rápido pela esquerda e após cruzar a bola, Gusttavo chutou e a bola caprichosamente passou raspando e foi para fora.
Na segunda etapa, o Flamengo seguiu pressionando no inicio e logo no primeiro minuto, após jogada individual pelo lado direito, Lorran cruzou pra entrada da área e Shola tentou finalizar mas o goleiro adversário estava lá pra defender.
Aos 6 minutos, o gol de empate do Grêmio: jogada pelo lado direito de Pedro Gabriel passou por Daniel Sales, cruzou para Jardiel que sozinho, cabeceou e marcou para o Grêmio, igualando o placar.
Aos 15, a virada gremista com um golaço do meio de campo. O camisa 7, Tiago aproveitou que o goleiro Leo Nannetti estava adiantado e do meio da rua, num chute de rara felicidade, conseguiu fazer o segundo gol do Grêmio.
O Flamengo seguiu propondo as jogadas mas sem sucesso, e aos 25, após lindo lançamento de Lorran, Shola ficou cara a cara com o goleiro, que conseguiu fazer a defesa.
Aos 40, o goleiro gremista salvou mais uma vez o empate do Flamengo após buscar a bola cabeceada por Wallace Yan e aos 45, o mesmo Wallace Yan cabeceou a bola no travessão.
A pressão rubro-negra seguiu, mas sem sucesso até o final do jogo. Agora, o próximo compromisso do Flamengo pelo Brasileirão Sub-20 é contra o Internacional, em casa, na próxima quarta (30).
Grêmio 2x1 Flamengo
Campeonato Brasileiro Sub-20 - 7ª Rodada
Data: 23/04/2025
Local: CT Hélio Dourado, Eldorado do Sul-RS
Flamengo: Leo Nannetti; Daniel Salles, Iago, Da Mata (Felipe Vieira), Gusttavo (Wanderson); Rayan Lucas, Pedro Leão (Lucas Vieira), Guilherme (David Viana); Shola, Lorran e Wallace Yan
Técnico: Nuno Campos
Sob comando de Nuno Campos, Garotos do Ninho esperam ganhar o segundo jogo seguido na competição nacional, longe de seus domínios
|
O bom resultado fora de casa, conquistado semana passada em Belo Horizonte, é a inspiração dos Garotos do Ninho para a disputa da sétima rodada do Brasileiro Sub-20. A equipe enfrentará o Grêmio, nesta quarta-feira (23), às 15h, mais uma vez longe dos seus domínios, no CT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, cidade na Região Metropolitana de Porto Alegre. A partida terá transmissão, com imagens, da FlamengoTV.
O Rubro-Negro, comandado pelo técnico Nuno Campos, está em quinto lugar, com 10 pontos, três atrás do líder Juventude. Depois de bater por 1 a 0 o Cruzeiro, na Toca da Raposa 1, com gol de Wallace Yan, o Flamengo espera confirmar o bom momento e emplacar mais um bom resultado. A equipe treinou na manhã desta terça-feira e viaja na sequência para Porto Alegre, onde ficará hospedada.
Vale ressaltar que a vitória sobre a equipe mineira, que até então estava na liderança do Brasileiro Sub-20, marcou a estreia de Nuno Campos na beira das quatro linhas. O técnico português dirigiu o seu primeiro treino no dia 25 de março e desde então o Flamengo ganhou dois jogos, empatou um e perdeu uma vez.
O Flamengo continua com alguns desfalques por questões médicas. O goleiro Lucas Furtado, o zagueiro Carbone, o volante Pablo Lúcio, e o atacante Felipe Teresa, que não estiveram à disposição na rodada anterior, continuam fora dos relacionados para enfrentar o Grêmio. Já o zagueiro João Victor, o meia João Alves e o atacante Joshua estão na relação dos atletas que viajaram com a equipe profissional para a partida entre LDU e Flamengo, pela Libertadores, em Quito.
Grêmio x Flamengo
Campeonato Brasileiro Sub-20 - 7ª Rodada
Data: 23/04/2025 - 15h
Local: CT Presidente Hélio Dourado - Eldorado do Sul-RS
Transmissão: Flamengo TV
Mais Querido tenta emplacar a quarta partida seguida sem perder para o rival, agora valendo vaga na grande final do torneio nacional da categoria
|
A série invicta diante do Cruz-Maltino começou ainda no Campeonato Carioca da categoria, em 2024. No primeiro encontro, válido pela fase inicial do torneio estadual, o Mengão venceu por 3 a 1, com dois gols de Joshua e um de Lucas Vieira, nomes que seguem em destaque no time comandado por Eduardo Zuma. O reencontro dos rivais nas finais do Carioca confirmou a boa fase do Rubro-Negro. Na partida de ida, empate em 1 a 1, novamente com Lucas Vieira balançando as redes. Na volta, o Mengão venceu por 2 a 0, com gols de Joshua e Christian, e levantou a taça da competição.
No primeiro clássico do Carioca, o Flamengo foi a campo com Léo Nannetti; Wanderson, Pedro Francisco, Johnny e Luiz Phellipe; Kaio Nóbrega, Lucas Vieira e Joshua; Douglas Telles, Alan e Lipão. A formação mostrou intensidade ofensiva e força coletiva, características que vêm sendo aprimoradas por Zuma. Já na decisão estadual, o time teve pequenas alterações, mas manteve o padrão. A escalação para o segundo jogo da final foi: Léo Nannetti; Guilherme Santos, João Victor, Johnny e Ítalo; Christian, Fred e Joshua; Douglas Telles, Alan e João Camargo.
Por ter melhor campanha, o Flamengo manda a partida de ida no Luso-Brasileiro. O estádio é velho conhecido do elenco, e a presença da torcida pode ser mais um fator de apoio para largar na frente em busca da vaga. A volta está marcada para o dia 29, no mesmo local, mas com mando cruzmaltino. Comandando a equipe desde o início da temporada, Eduardo Zuma tem dado ênfase ao entrosamento e à mentalidade dos jogadores. O treinador acredita que a sequência de bons resultados contra o Vasco é fruto de um trabalho contínuo de fortalecimento coletivo.
“O grupo vem evoluindo em vários aspectos. Temos respeitado os adversários, mas também acreditado no nosso potencial. Contra o Vasco, será mais um desafio importante para o nosso crescimento”, destacou Zuma antes do clássico. Do meio para frente, dois nomes têm sido decisivos nos clássicos contra o Vasco: Lucas Vieira e Joshua. Juntos, eles marcaram cinco dos seis gols do Mengão nas últimas três partidas diante do rival. A expectativa é de que os dois sigam como peças-chave na semifinal.
O Mais Querido se classificou na competição após bater o Internacional nos pênaltis; o primeiro jogo contra os cruzmaltinos será na terça (22)
|
Assim, a CBF definiu que os confrontos de ida serão disputados na próxima terça-feira (22). Bahia x São Paulo terá início às 15, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Logo depois, será a vez do clássico carioca entre Flamengo x Vasco, às 16h, no estádio Luso-Brasileiro.
Já os confrontos de volta estão marcados para o dia 29 de abril. Às 15h, Flamengo e Vasco voltam a se enfrentar, novamente no Luso-Brasileiro. Às 16h, o São Paulo recebe o Bahia no estádio Marcelo Portugal Gouvêa, em Cotia. O mando de campo do segundo jogo foi definido com base na melhor campanha de cada confronto.
Gabriel Werneck, destaque do Flamengo na classificação para as semifinais da Copa do Brasil sub-17, projetou o confronto contra o rival carioca, mas garantiu que o time está focado em dar o máximo dentro de campo.
A gente promete dar o nosso melhor sempre...
"A gente sabe que é um jogo difícil, com uma equipe muito forte. A gente ainda não sabe onde vai ser o confronto, mas a gente promete dar o nosso melhor sempre", garantiu.