
Futebol
|
A terceira edição do Flamengo Soccer Camp nos Estados Unidos será realizada entre junho e julho, no mesmo período em que o clube disputa o Mundial de Clubes da FIFA. O projeto vai passar por cinco cidades americanas: Atlanta, Coconut Creek, Orlando, Laguna Hills e Palo Alto. Em Orlando, o evento coincidirá com a presença da delegação rubro-negra na cidade, que será palco de uma das partidas do time na competição internacional.
Desde julho de 2024, o Flamengo tem promovido os camps como forma de internacionalizar sua metodologia de base. Inspirado em iniciativas como a do Real Madrid, o projeto consiste em peneiras esportivas realizadas durante as férias escolares. Crianças e adolescentes têm a oportunidade de vivenciar o ambiente do futebol profissional, com uniformes, treinamentos e instruções baseadas na metodologia da Escola Flamengo — considerada a maior rede de escolinhas de futebol do Brasil.
A edição de verão do Soccer Camp passará por três estados norte-americanos: Geórgia, Flórida e Califórnia. Em Orlando, o camp será realizado entre os dias 23 e 27 de junho. No dia 24, o Flamengo enfrenta o vencedor de Los Angeles FC x América do México no Camping World Stadium, pela última rodada da fase de grupos do Mundial.
Nossa metodologia ultrapassa fronteiras..."
“O sucesso das edições passadas provou que a nossa metodologia ultrapassa fronteiras. Agora, com o Flamengo disputando o Mundial de Clubes nos Estados Unidos, essa conexão com o país ganha ainda mais força. É uma oportunidade única de viver o Flamengo de perto em um ano histórico para o clube”, destacou José Martins, responsável pela gestão das Escolas Flamengo.
Como parte das ações de internacionalização da marca, o Flamengo montará uma base no Icon Park, em Orlando, entre os dias 14 e 25 de junho. O espaço funcionará das 13h às 22h (horário local) e contará com transmissão de jogos, ativações e experiências exclusivas para os torcedores rubro-negros. Além disso, as embaixadas oficiais do clube nas cidades que recebem os jogos da fase de grupos também promoverão programações especiais para acompanhar as partidas do Mais Querido.
Com seis pontos e vitórias sobre Espérance e Chelsea nas duas primeiras rodadas, o Flamengo poderia ser, no máximo, igualado pelos rivais na pontuação
|
mESegue o líder nação! Após a vitória imponente e gigantesca do Flamengo sobre o Chelsea, por 3 a 1, o Grupo D da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, seguiu em disputa nesta sexta-feira (20). Dessa vez, LAFC e Espérance-TUN se enfrentaram no Geodis Park, em Nashville, e o time da Tunísia levou a melhor por 1 a 0. Assim, garantiu o primeiro lugar ao Rubro-Negro.
Com seis pontos e vitórias sobre Espérance e Chelsea nas duas primeiras rodadas, o Flamengo poderia ser, no máximo, igualado pelos rivais na pontuação. Como o confronto direto é o primeiro critério de desempate, porém, nenhum dos dois conseguiria passar.
A partida entre LAFC e Espérance foi marcada pela maior posse de bola do time americano, que não conseguiu transformar o domínio territorial em gols. Pelo contrário: viu o Espérance finalizar mais. Mesmo assim, o primeiro tempo transcorreu sem gols. O Espérance teve mais volume de jogo, aproveitando a posse infrutífera do LAFC, mas perdeu chances. Belaili chegou a ficar de cara para o goleiro Lloris, por exemplo, mas desperdiçou ainda no início.
Rodrigo Rodrigues ainda acertou a trave do LAFC, mas quem marcou primeiro foi o time americano. No entanto, ficou no quase duas vezes: Giroud e David Martínez até foram às redes, mas estavam em posição irregular.
No segundo tempo, o Espérance chegou a ter um pênalti a favor nos primeiros minutos, mas o árbitro corrigiu a marcação após chamado do VAR e ainda puniu Belaili por simulação.
Após uma trocas de oportunidades de cada lado, o Espérance abriu o placar aos 24 minutos do segundo tempo. Ben Hamida foi desarmado após boa jogada, mas a bola sobrou para Belaili — e o destaque do time tunisiano finalizou por baixo de Lloris para fazer o primeiro.
Aos 33, o Espérance novamente chegou com muito perigo, e Belaili chegou a driblar o goleiro. No entanto, enrolou-se com a bola e rolou para trás, mas Igor Jesus salvou o LAFC. No último lance do jogo, veio a esperança americana. O LAFC teve um pênalti marcado a favor após intervenção do árbitro de vídeo, mas Bouanga parou no goleiro Ben Said. E ficou nisso: 1 a 0 para o Espérance.
A vitória do Espérance foi o melhor resultado possível para o Flamengo, que não apenas está classificado — mas também garantiu o primeiro lugar do grupo. O Flamengo lidera o Grupo D, com seis pontos, e vê Chelsea em segundo e Espérance em terceiro, ambos com três. O LAFC ocupa a última posição, zerado, e está eliminado.
Com apenas mais um jogo pela frente, o LAFC não pode mais alcançar o Flamengo. Chelsea e Espérance, por outro lado, conseguiriam igualar os seis pontos, mas perderiam no confronto direto — primeiro critério de desempate na Copa do Mundo de Clubes.
Como venceu tanto Chelsea (3 a 1) quanto Espérance (2 a 0), o Flamengo ficaria à frente de qualquer um dos dois em caso de empate na pontuação. Desta forma, o jogo contra o LAFC será apenas para cumprir tabela, já que os destinos de ambos estão selados.
O Flamengo enfrenta o LAFC na próxima terça-feira, às 22h (horário de Brasília), no Camping World Stadium, em Orlando. Na Filadélfia, Chelsea e Espérance decidem diretamente uma vaga nas oitavas de final. O empate é do time inglês.
Com triunfo por 3 a 1 sobre o Chelsea e vitória do Espérance diante do Los Angeles FC, Mengão garante vaga antecipada às oitava
|
A vitória por 3 a 1 sobre o Chelsea, nesta sexta-feira (20), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, colocou o Flamengo em situação confortável no Grupo D do Mundial de Clubes. Horas depois, o Mais Querido teve a classificação matemática confirmada com o resultado da outra partida do grupo: o Espérance de Túnis derrotou o Los Angeles FC por 1 a 0, garantindo os rubro-negros nas oitavas de final com uma rodada de antecedência.
Com seis pontos conquistados, o Flamengo lidera isolado a chave, seguido pelo Chelsea, que tem três. Já Espérance e LAFC seguem com zero ponto, restando apenas mais uma rodada nesta fase. Como apenas o terceiro colocado ainda pode alcançar três pontos, o Flamengo não pode mais ser ultrapassado por dois times.
O triunfo do Espérance sobre o Los Angeles FC, por 1 a 0, eliminou qualquer possibilidade de combinação que deixasse o Flamengo fora da próxima fase. Com isso, o confronto da última rodada contra o clube americano, marcado para terça-feira, servirá apenas para confirmar a primeira colocação no grupo. Na mesma data, o Chelsea encara os tunisianos.
Em caso de novo triunfo rubro-negro, a equipe brasileira fechará a fase de grupos com 100% de aproveitamento. Mesmo que o Chelsea vença, o Mais Querido seguirá líder por conta do confronto direto e da diferença de gols.
Antes da bola rolar para o segundo jogo da rodada, havia um único cenário que poderia ameaçar a classificação antecipada do Flamengo: uma vitória do Los Angeles FC, que manteria o grupo indefinido até a última rodada. Isso não aconteceu, e a equipe americana segue sem pontuar, eliminando a necessidade de apelar aos critérios de desempate previstos no regulamento da Fifa, como o saldo de gols entre os clubes empatados.
Clube já discute nome do meia-atacante para o segundo semestre após possível saída do camisa 8 após o torneio internacional que encerra em julho
|
Com Gerson cada vez mais próximo de ser negociado com o Zenit, da Rússia, o Flamengo iniciou uma movimentação nos bastidores para buscar um nome capaz de suprir a ausência técnica do volante. E a bola da vez é Anderson Talisca. O meia-atacante do Fenerbahçe, da Turquia, passou a ser discutido internamente e pode ser alvo do clube para a sequência de 2025.
A saída de Gerson, ainda não oficializada, é considerada iminente por pessoas próximas à diretoria. Com isso, o Flamengo trabalha com planejamento antecipado e tem Talisca entre os nomes monitorados. Segundo informações do jornalista Jorge Nicola, ele é tratado como uma alternativa interessante não apenas para a vaga de Gerson, mas também para eventuais saídas de outros atletas com salários elevados.
A sondagem inicial ao nome de Talisca não partiu diretamente da diretoria, mas já houve conversas entre jogadores do Flamengo e o meia-atacante. O ex-Bahia ouviu elogios à estrutura do clube, ao ambiente de trabalho e, principalmente, à pontualidade nos pagamentos tema sempre relevante para atletas atuando fora do eixo dos grandes centros europeus.
Segundo apuração, a recepção positiva de Talisca sobre o Flamengo agradou quem acompanha de perto a possível negociação. Ele não teria feito exigências iniciais e vê com bons olhos uma volta ao futebol brasileiro, desde que em um clube competitivo e financeiramente estável. Além da iminente venda de Gerson, o Flamengo estuda abrir espaço na folha salarial com possíveis saídas de jogadores como Everton Cebolinha e até Michael, caso se confirme o retorno do atacante ao Al Hilal ou outro clube do exterior.
A ideia é manter o elenco equilibrado e competitivo, sem ultrapassar limites financeiros. Talisca, hoje com 31 anos, teria um salário elevado, mas dentro de uma margem considerada viável, especialmente em comparação a nomes já presentes no grupo. A diretoria avalia o custo-benefício e entende que a contratação pode agregar em termos técnicos e de liderança.