
Futebol
|
A equipe sub-20 do Flamengo entra em campo neste domingo (16) para disputar mais uma final de Libertadores da categoria. O adversário será o Palmeiras, em confronto único, às 19h30 (horário de Brasília), no Paraguai. Além da final do Campeonato Carioca, o clube também tem essa decisão importante no mesmo dia, buscando consolidar sua força nas categorias de base
RYAN LUCAS DESTACA IMPORTÂNCIA DO CONFRONTO
Antes da partida, três jovens do elenco rubro-negro falaram ao site oficial da Conmebol sobre a expectativa para a grande final. O volante Rayan Lucas ressaltou o peso do duelo contra o rival paulista e relembrou a conquista do ano passado. "Flamengo e Palmeiras é um dos maiores clássicos do Brasil, um jogo grande, que será decidido nos detalhes. Quem errar menos vai sair vitorioso e esperamos sair com o título. Tive a experiência de disputar esta competição no ano passado e sair campeão. Nem sempre o melhor na bola vence. Não vai ter jogo fácil. Temos de competir, botar o pé na bola e estar focados desde o primeiro minuto para sair campeão", comentou o meio-campista.
IAGO DESTACA INVENCIBILIDADE DA EQUIPE
O zagueiro Iago, capitão do time, também analisou a decisão e reforçou a confiança no elenco, que chega invicto à final. O defensor valorizou a trajetória da equipe no torneio e o entrosamento do grupo. "Liderar essa equipe é um compromisso muito tranquilo porque a rapaziada tem uma rodagem no futebol. Para mim é um orgulho liderar esses moleques. A expectativa é sempre a melhor possível. A gente fez uma boa competição até aqui, estamos invictos, mas o trabalho não para. Vamos manter o foco para buscar esse bicampeonato, se Deus quiser", afirmou.
LUCAS FURTADO DESTACA ALEGRIA PELA FINAL
O goleiro do Mais Querido celebrou a chance de disputar mais uma decisão e reforçou o desejo do elenco de trazer mais um troféu para casa. "Estamos trabalhando forte desde o início e agora para mais uma decisão. Estamos muito felizes pela oportunidade de disputar mais uma final e pela oportunidade de poder levar o bicampeonato da Libertadores Sub-20. Vamos com força total para garantir mais um título", disse Lucas Furtado.
A provável formação do CRF para a final contra o Palmeiras conta com: Lucas Furtado; Daniel Sales, Da Mata, Iago e Carbone; Rayan Lucas, Pablo Lúcio e Guilherme; Felipe Lima, Shola e Felipe Teresa. O Mengão tem um histórico positivo na categoria de base e busca ampliar sua coleção de títulos internacionais. O clube conquistou a última edição da Libertadores Sub-20 e, agora, quer manter a hegemonia diante de um rival forte.
O treinador do Mais Querido abriu o jogo sobre conversas com a diretoria por novas contratações, mas não revelou quais posições serão prioridade do clube
|
O Flamengo venceu o São Paulo neste último sábado (12), em jogo válido pelo Brasileirão. O Rubro-Negro entrou em campo sem Gerson, que deixou o clube para o Zenit (RUS). Assim, Filipe Luís admitiu que pediu contratações para suprir as saídas, mas não citou quais posições, explicando que os passos seguintes são de responsabilidade da diretoria.
Filipe Luís admite ter pedido reforços à diretoria do Flamengo: "Eu passo para o clube o que acho que a equipe precisa, as posições que a gente precisa reforçar."
Ele continuou: "Depois é o clube que mapeia, faz as ofertas, contrata, cancela e toma as decisões. O jogador que eles colocarem para mim, o meu trabalho é fazer eles renderem o máximo. Obviamente que sabemos que tem que chegar gente, perdemos bastante jogadores e vão ter que chegar outros para poder elevar o nível", disse.
O Flamengo vendeu Gerson para o Zenit após o retorno da equipe do Mundial de Clubes. Além disso, Wesley segue na mira de gigantes europeus, principalmente da Roma, que pretende fazer em breve uma proposta para tirá-lo do Mais Querido. Assim, o Rubro-Negro já mapeia o mercado em busca de reposições.
Vale lembrar que a diretoria do Flamengo negocia com o Dínamo Moscou a contratação do meia Jorge Carrascal. No entanto, as tratativas se arrastam há quase dois meses e as partes ainda não chegaram a um acordo. Além disso, o Rubro-Negro deseja a contratação de um centroavante, um ponta e um lateral-direito.
Lateral não entrou em campo na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo no Brasileirão apesar de duas lesões, mas técnico elogia empenho nos treinos
|
A vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no Maracanã, não trouxe apenas os três pontos para o Flamengo. A partida válida pela 13ª rodada do Brasileirão expôs um desafio inesperado para o técnico Filipe Luís, que perdeu os dois laterais-esquerdos por lesão e precisou improvisar.
No primeiro tempo, Alex Sandro sentiu um problema físico e deu lugar a Ayrton Lucas, que também deixou o gramado na segunda etapa após sofrer um corte profundo na canela. Com Matías Viña no banco, a expectativa era de que o uruguaio fosse acionado, mas Filipe optou por deslocar Varela — lateral-direito de origem — para o setor esquerdo.
Filipe Luís sobre Viña no Flamengo: "treina com força, intensidade, puxa fila em tudo"
Em entrevista coletiva após a partida, o treinador explicou a escolha e apontou o motivo de Viña não ter sido utilizado: “Primeiro, uma pena o que aconteceu com o Alex e com o Ayrton. Os dois estavam num momento incrível. O Viña também vem de uma lesão muito grave. E eu acredito que ele não esteja ainda no nível dos companheiros para poder competir num jogo do jeito que estava”, declarou.
Apesar de não tê-lo utilizado, Filipe elogiou o comprometimento de Viña nos treinos e afirmou que sua presença no banco foi um reconhecimento pelo esforço: “É um menino que treina com força, intensidade, puxa fila em tudo. Não tenho dúvida de que ele vai voltar ao nível dele quanto antes. Mas, nesse momento, optei pelo Varela porque ele já está mais adaptado e entendendo muito bem o que eu quero”, completou.
A fala do técnico também serviu como uma crítica indireta ao atacante Pedro, que recentemente foi cobrado por rendimento abaixo nos treinamentos. Filipe Luís classificou as ações do centroavante como lamentáveis e afirmou que o jogador precisa colocar a cabeça no lugar para voltar a ter oportunidades.
Cria da base do Mengão vem ganhando cada vez mais espaço com Filipe Luís e está à frente até mesmo do camisa 9 em gols marcados
|
O Flamengo venceu o São Paulo por 2 a 0 neste sábado (12), no Maracanã, com gols de Luiz Araújo e Wallace Yan no segundo tempo. Com o gol marcado diante da equipe paulista, o jovem atacante chegou a sete gols na temporada e assumiu a terceira posição no ranking de artilheiros do clube em 2025.
Wallace já superou Pedro, que tem cinco gols, e igualou Bruno Henrique, que também balançou as redes sete vezes. No topo da lista estão Arrascaeta, com 13 gols (e que lidera o ranking no Brasileirão com nove tentos no campeonato), e Luiz Araújo, com nove.
Cria da base, Wallace Yan tem sido uma peça valiosa no elenco comandado por Filipe Luís. Em 2025, soma 17 jogos, sete gols e três assistências. Os gols estão distribuídos entre o Campeonato Carioca (4), o Mundial de Clubes (2) e o Campeonato Brasileiro (1).
O Flamengo volta a campo na quarta-feira (16), às 20h (de Brasília), contra o Santos, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mengão é o líder do Brasileirão com 27 pontos e, apesar da 13ª jornada ainda estar em disputa, não pode ser ultrapassado até o próximo duelo.