
Futebol
13 Jul 2025 | 16:03 |
O Flamengo fez valer a força do Maracanã e venceu o São Paulo por 2 a 0 neste sábado (12), em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Wallace Yan e Luiz Araújo, o Rubro-Negro somou mais três pontos e se isolou na liderança da competição.
A atuação segura e eficiente foi mais uma prova da consistência do time comandado por Filipe Luís, que tem mostrado evolução a cada rodada. Agora, o foco se volta para o próximo compromisso, fora de casa, diante do Santos. Logo após o apito final no Maracanã, Filipe Luís decidiu premiar o elenco com um domingo (13) de folga. A pausa foi estratégica, tanto para o descanso físico quanto mental, antes da curta preparação visando o jogo contra o Santos, na quarta-feira (16).
A reapresentação do elenco está marcada para esta segunda-feira (14), no Ninho do Urubu. Serão duas atividades antes do embarque para o litoral paulista. A programação do Flamengo prevê treinos nos dois primeiros dias da semana. As atividades acontecem às 9h30 da manhã, com foco na recuperação dos atletas e ajustes táticos. Ainda na terça-feira (15), às 16h15, a delegação embarca rumo a Santos.
O duelo contra o Peixe será disputado na Vila Belmiro, tradicional estádio onde o Flamengo busca manter o bom momento e garantir mais três pontos importantes na corrida pelo título. Com o triunfo sobre o São Paulo, o Flamengo chegou a 27 pontos em 12 jogos. São oito vitórias, três empates e apenas uma derrota. O time também tem o melhor ataque da competição, com 26 gols marcados, e a melhor defesa, vazada apenas quatro vezes.
A pontuação deixou o Rubro-Negro isolado na ponta da tabela, mas o Cruzeiro — atual vice-líder com 24 pontos — ainda entra em campo neste domingo (13), contra o Grêmio. Uma vitória da equipe mineira pode reduzir a diferença para apenas um ponto.
Ídolo do clube, o Urubu-Rei diz que oportunidades no atual elenco são interessantes com a organização do Mengão em todas as áreas
16 Ago 2025 | 07:59 |
Ídolo de uma geração de torcedores nos anos 2000, Renato Abreu voltou a ser assunto entre os rubro-negros nesta sexta-feira (15). Em entrevista ao jornalista Rock Hudson, o ex-meia afirmou que teria espaço no elenco atual do Flamengo, além de citar antigos companheiros que, segundo ele, também jogariam sem dificuldades.
Renato Abreu sobre mudanças no clube: "hoje o Flamengo está bem estruturado"
“Eu jogaria. Acho que até de uma maneira diferente”, disse Renato, arrancando repercussão nas redes sociais. O eterno Urubu-Rei afirmou ainda que outros companheiros com quem jogou também teriam oportunidades no atual grupo do Flamengo.
“Não sou só eu, tá? Se você colocar o Léo Moura, o Juan, qualquer jogador jogaria. Por que falo isso? Porque hoje o Flamengo está bem estruturado. Eu tinha facilidade de jogar pelo lado, de atuar um pouco mais avançado. Acho que jogaria facilmente”, completou o ex-jogador.
Questionado sobre a concorrência no atual meio de campo rubro-negro, Renato lembrou a lista de jogadores de peso disponíveis para Filipe Luís: Arrascaeta, Saúl Ñíguez, Jorginho, Allan, Everton Araújo, Erick Pulgar e Matheus Gonçalves.
“Disputaria posição? Com algum deles? Disputaria. Não sei se seria titular ou reserva, mas jogaria no Flamengo com certeza”, afirmou o ex-meia, hoje com 47 anos e aposentado desde 2013, quando encerrou a carreira pelo Santos.
Renato Abreu vestiu a camisa do Flamengo em duas passagens, totalizando cinco temporadas. Ao deixar o clube em 2013, já havia conquistado duas Copas do Brasil e dois Campeonatos Cariocas, além de marcar época como um dos principais nomes do time nos anos 2000.
Maior ídolo do Mengão celebrou os dois anos do museu em evento junto a outros craques históricos do clube no futebol e no basquete
16 Ago 2025 | 07:00 |
Inaugurado em 4 de agosto de 2023, o Museu Flamengo completou dois anos neste mês. Para marcar a data, o clube realizou um evento com a presença de grandes ídolos, como Zico, Andrade, Mozer, Nélio e Olivinha. O eterno camisa 10 do Mengão destacou a importância de preservar a história do clube, que, segundo ele, antes estava praticamente esquecida.
Zico sobre história do Flamengo antes do Museu: "estava jogado no chão"
“Tudo aquilo que a gente lutou e suou durante anos estava jogado no chão. A partir daquele dia comecei a me movimentar para que isso não acontecesse com a história que estava por vir, além do futebol. Ver tudo isso hoje é gratificante”, afirmou Zico.
O ídolo também ressaltou o valor do espaço para torcedores e atletas: “A homenagem é do clube, da história, do clube que aprendi a amar. Todo o suor que deixei em treinos e jogos foi por ser um torcedor do Flamengo. Fico muito feliz. Todo torcedor deveria conhecer este lugar. Aqui estão os atletas e funcionários que ajudaram o clube a ser o que é hoje”, completou.
Em dois anos, o Museu recebeu mais de 240 mil visitantes. O clube planeja tornar a história do Mengão “itinerante”, levando o acervo a estados do Norte e Nordeste. Entre os homenageados, destaca-se Olivinha, considerado o “deus da Raça” do basquete:
“Me sinto privilegiado. Estive aqui quase metade da minha vida e passei por muita coisa. Ter um busto aqui, ao lado de Zico, é incrível. Jamais imaginei. Como jogador de basquete, estou representando os esportes olímpicos. É uma honra ser o primeiro atleta olímpico a receber essa homenagem. O museu está incrível demais — celebrou Olivinha.
A celebração na Gávea contou com momentos onde os presentes compartilharam histórias memoráveis. Zico, por exemplo, revelou que o gol que mais comemorou na vida foi o de Rondinelli, na final do Campeonato Carioca de 1978 contra o Vasco.
Lateral estava nos últimos meses de acordo com o Mengão, mas chegou a um acerto e permanece com a camisa rubro-negra por mais dois anos
15 Ago 2025 | 18:40 |
O Flamengo oficializou, nesta sexta-feira (15), a renovação de contrato de Guillermo Varela até dezembro de 2027, como havia informado anteriormente a Gazeta do Urubu . A assinatura ocorreu no Ninho do Urubu, com a presença do diretor-técnico de futebol, José Boto.
Peça importante para Filipe Luís em 2025, Varela soma 35 jogos na temporada, sendo 21 como titular, com um gol e três assistências. Sua versatilidade, atuando também como lateral-esquerdo e volante, reforça seu valor para a comissão técnica.
Varela sobre acerto com o Flamengo: "foi tudo feito com muita tranquilidade"
A negociação vinha se arrastando desde o início do ano, envolvendo discussões sobre tempo de contrato, luvas e salário. O acerto encerra um período de incerteza, especialmente diante da provável saída de Wesley para o futebol europeu.
“Muito feliz de permanecer aqui, mais um tempo com essa camisa, com este clube. Foi uma negociação tranquila pelas duas partes. Eles queriam que eu ficasse, e eu queria ficar. Então, foi tudo feito com muita tranquilidade”, afirmou o uruguaio.
Desde que chegou ao Flamengo, em 2022, Varela disputou 108 partidas e marcou três gols. Nesse período, conquistou cinco títulos: Libertadores (2022), Copa do Brasil (2024), Supercopa (2025) e dois Campeonatos Cariocas (2024 e 2025).
Com a entorse no tornozelo sofrida por Emerson Royal no jogo de ida das oitavas da Libertadores, Varela deve assumir a titularidade nas próximas partidas contra o Internacional. Royal está praticamente fora do duelo deste domingo (17), pelo Brasileirão, e segue como dúvida para a partida decisiva da próxima quarta-feira (20).