Futebol

Gabigol tem responsabilidade dobrada na final d a Copa do Brasil

A liderança em participações diretas de gols em finais reflete seu papel fundamental para o Flamengo e solidifica seu nome entre os grandes jogadores da década

O atacante entra com peso na competição pelo Flamengo ( Foto / Flamengo )
O atacante entra com peso na competição pelo Flamengo ( Foto / Flamengo )

  |

Icon Comentário0

Gabigol, marcou seu nome como líder absoluto nas participações diretas de gols em finais no futebol brasileiro na última década. No primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil, o atacante do Flamengo foi decisivo ao marcar duas vezes na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG no Maracanã, ampliando sua vantagem para Raphael Veiga, segundo colocado nesse ranking. A atuação reforçou a importância de Gabigol como peça fundamental do Flamengo em momentos decisivos e consolidou sua posição entre os grandes do futebol nacional.


No recorte dos últimos 10 anos, Gabigol acumula impressionantes 17 gols em finais, além de três assistências, totalizando 20 participações diretas em gols. Esse desempenho começou no Santos, onde o atacante iniciou sua carreira e já se destacava por sua habilidade nas decisões. Desde 2019, vestindo a camisa do Flamengo, Gabigol vem construindo um legado sólido, especialmente nas partidas mais importantes.


FLAMENGO DEPENDE DE GABIGOL 


Um levantamento do Espião Estatístico analisou todas as finais disputadas por clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, incluindo competições estaduais, nacionais e internacionais, com exceção das finais de turno. A análise confirmou que o atacante rubro-negro lidera com folga tanto em número de gols quanto em participações diretas em gols nessas decisões. Tal desempenho coloca Gabigol à frente de outros grandes jogadores da última década, consolidando-o como protagonista em finais.

Arrascaeta, companheiro de Gabigol desde 2019 no Flamengo, também ocupa posição de destaque nas finais. Com cinco assistências, o meia uruguaio lidera o ranking de passes para gol em decisões. A parceria entre Arrascaeta e Gabigol se mostrou eficaz, formando uma dupla letal para os adversários do Flamengo e contribuindo significativamente para as conquistas do clube nos últimos anos.


 FLAMENGO TEM DIFERENCIAL NA PONTA DA CHUTEIRA

Com o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil já registrado na história, o Flamengo segue em busca do título com a segurança de contar com um Gabigol em plena forma. O atacante continua demonstrando seu faro de gol em momentos decisivos, algo que o torcedor rubro-negro espera ver também na partida de volta. O histórico do jogador em finais indica que ele é, de fato, um dos maiores artilheiros de decisões do futebol brasileiro.


Futebol

Arrascaeta utiliza CT do Uruguai para realizar fisioterapia antes de volta ao Flamengo

O meia do Mais Querido segue tratando do joelho operado para poder participar da pré-temporada do Rubro-Negro

Arrascaeta realiza fisioterapia no CT do Uruguai antes de volta ao Flamengo (Reprodução: Flamengo)
Arrascaeta realiza fisioterapia no CT do Uruguai antes de volta ao Flamengo (Reprodução: Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Mesmo na véspera de Natal os jogadores do Flamengo seguem se cuidando para voltar em ótima forma física das férias. Desse modo, Arrascaeta segue com o processo de recuperação da cirurgia no joelho e compartilhou imagens do tratamento nesta terça-feira (24). Assim, o meia aproveita o período de descanso para se reabilitar no CT da Seleção Uruguaia.


Novo camisa 10 do Flamengo, Arrascaeta tem sido exemplo de dedicação e profissionalismo. Isso porque, em meio às férias, o meia uruguaio se dedica ao máximo para voltar aos gramados em plena forma para a pré-temporada de 2025. Nas redes sociais, o jogador publicou uma foto onde se mostra passando por fisioterapia na região operada.


A recuperação de Arrascaeta não é apenas física. Além do joelho, o meia do Mais Querido também se prepara mentalmente na tentativa de iniciar 2025 da melhor forma possível. Assim, em seu país natal, ele investe em sessões de fisioterapia e treinamentos específicos.


LIBERADO PARA A PRÉ-TEMPORADA?

A expectativa é que Arrascaeta esteja recuperado e à disposição do Flamengo para a pré-temporada nos Estados Unidos. Assim, o jogador participará normalmente dos trabalhos táticos, físicos e técnicos. 


REAPRESENTAÇÃO DO ELENCO

O Flamengo terá seis competições em 2025: Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e Super Mundial de Clubes. Assim, o elenco rubro-negro se reapresenta no CT Ninho do Urubu no dia 08 de janeiro.


Futebol

Atacante revelado pelo Flamengo lamenta comparações com Neymar: "me atrapalhou"

O ex-jogador do Mais Querido assinou contrato com o São Raimundo de Manaus, clube sem divisão no futebol brasileiro

Ex-Flamengo lamenta comparações com Neymar no início da carreira (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Ex-Flamengo lamenta comparações com Neymar no início da carreira (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Quando despontou no futebol brasileiro, Neymar chamou a atenção pelas características de ser rápido, habilidoso, magrinho e usar cabelo moicano. No entanto, um jogador revelado pelo Flamengo também possuía as mesmas credenciais há dez anos e, naturalmente, foi comparado com o craque do Santos: Rafinha. Agora com 31 anos, o ex-jogador do Mais Querido jogará no São Raimundo de Manaus, clube sem divisão do futebol brasileiro.


Em busca da retomada na carreira, após passagens por times da Bolívia, da Tailândia, do México, Coreia do Sul e equipes pequenas do Brasil, Rafinha relembrou a passagem pelo Flamengo. Além disso, o jogador lamentou ser comparado com Neymar nos anos 2012 e 2013.


"Foi uma época muito boa. Até hoje sou lembrado pelos torcedores e ficou o carinho e a gratidão por tudo. É claro que tudo tem seu lado positivo e negativo. Talvez esse peso que foi colocado em mim por causa das comparações acabou me atrapalhando um pouco. Gerando uma cobrança um pouco exagerada. Mas foi aprendizado e só tenho a agradecer pela minha passagem no Flamengo e por tudo o que ela proporcionou para minha carreira", disse Rafinha.


"O Flamengo naquela época vinha em um período um pouco conturbado, estava caminhando para se estruturar da maneira que está hoje, e bem ou mal isso acabou afetando mais os jovens. Acabou gerando uma responsabilidade e uma cobrança que talvez não teríamos em outras circunstâncias. Se fosse hoje, por exemplo, acredito que teria um pouco mais de tempo e tranquilidade para evoluir", acrescentou o atacante, em entrevista ao ‘GE Amazonas’.

PASSAGEM PELO FLAMENGO


Pelo Flamengo, Rafinha fez 43 jogos, três gols e duas assistências. O atacante teve participação importante no título da Copa do Brasil de 2013. Além disso, ele também apareceu para o cenário nacional durante a Copa São Paulo de Juniores, a Copinha, quando o Mais Querido levantou a taça em 2011.



Futebol

Ex-técnico de Vinícius Júnior no Flamengo, Maurício Souza relembra dedicação do atacante para evoluir

O treinador concedeu uma entrevista à Rádio Tupi e falou sobre como o jogador já se destacava nas categorias de base do Mais Querido

Maurício Souza relembra esforço de Vini Jr para evoluir no Flamengo (Reprodução: Flamengo)
Maurício Souza relembra esforço de Vini Jr para evoluir no Flamengo (Reprodução: Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Após ser eleito o melhor jogador do mundo no prêmio The Best da FIFA, Vinícius Júnior relembrou sua passagem no Flamengo em seu discurso. O atacante agradeceu ao Mais Querido por fazer dele um grande jogador. Quem fez parte deste processo foi Maurício Souza, ex-técnico do Rubro-Negro, que trabalhou com o atleta já no profissional e lembra que o jovem já demonstrava muitas das características que hoje fazem dele o melhor do mundo.


"A minha história com o Vinicius começa na transição. Ele em 2018 subiu para o profissional e eu como auxiliar. Ele sempre se mostrou um jogador desde muito novo, muito corajoso, impetuoso, um jogador que sempre empurrou a linha adversária para trás, que todo marcador tinha muito respeito, porque tinha muita habilidade e velocidade com a bola. Um jogador realmente de personalidade forte. Acho que foi merecido ele conquistar o melhor do mundo, porque realmente ninguém foi melhor do que ele nesse ano", disse em entrevista à 'Rádio Tupi'. 


Maurício também comentou que Vini Jr naturalmente não chegou pronto nos profissionais do Flamengo. Ainda que muito habilidoso e já se destacando na equipe, o próprio jogador reconhecia que precisava evoluir na finalização, algo que foi cobrado dele também na Europa. O técnico também lembra que o jovem pedia para fazer trabalhos extras após os treinamentos no Ninho do Urubu.


"Um jogador que subiu com 17 anos tinha que evoluir em alguns quesitos, principalmente em alguns fundamentos técnicos que ainda não estavam bem elaborados, mas que se via claramente que ele conseguiria, porque estava tudo dentro do tempo dele. As características principais do Vinicius, sem dúvida nenhuma, era o drible, a finta, a capacidade de passar para o adversário, de empurrar eles para trás. Mas ele chega no profissional ainda defasado de alguns fundamentos, principalmente a finalização", disse, antes de completar:


"Ele que pedia para fazer esse trabalho depois do treino, e hoje eu vejo ele finalizando muito bem. Eu acho que segue [com espaço evoluir], o jogador continua o seu processo de evolução, não para, basta ele querer continuar trabalhando, e isso que ele faz."

EVOLUÇÃO NO REAL MADRID

Em 2018, quando foi revelado nas categorias de base do Flamengo, Vini Jr marcou ao todo 10 gols, terminando o ano com apenas dois tentos a menos que o artilheiro, Henrique Dourado e Paquetá. No entanto, o craque evoluiu e foi eleito o melhor jogador do mundo da última temporada, com 26 gols marcados e 11 assistências no Real Madrid.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


De saída do Flamengo, Gabigol deve pegar a camisa 10 do Cruzeiro
Futebol

De saída do Flamengo, Gabigol deve pegar a camisa 10 do Cruzeiro

 

Icon Comentário0
Juventus deve voltar a carga e pode oferecer milhões para contratar Léo Ortiz, do Flamengo
Futebol

Juventus deve voltar a carga e pode oferecer milhões para contratar Léo Ortiz, do Flamengo

 

Icon Comentário0
Jornalista aponta os erros de Tite no comando do Flamengo
Futebol

Jornalista aponta os erros de Tite no comando do Flamengo

 

Icon Comentário0