Futebol de Base
|
0O dia 17 de março de 2024 será inesquecível na vida dos Garotos do Ninho. Isso porque, o Flamengo enfrentou o Boca Juniors pela grande final da Libertadores sub-20 e levou a melhor. De virada, o Mais Querido conquistou o título inédito e entrou para uma seleta lista de brasileiros que conquistaram o troféu.
Antes do Rubro Negro levantar o troféu, o São Paulo era o único time do Brasil campeão da Libertadores Sub-20. O Tricolor Paulista havia vencido o título em 2016 após bater o Liverpool do Uruguai por 1 a 0 na final. Luiz Araújo, hoje atacante do Flamengo, era um dos destaques do elenco da equipe paulista sub-20 na época.
Destacando que essa foi a oitava edição da Libertadores Sub-20. Até conquistar o título, o Mais Querido tinha o terceiro lugar em 2020 como sua melhor marca na competição. A taça foi levantada neste domingo (17) após uma campanha espetacular dos Garotos do Ninho: cinco jogos e cinco vitórias.
CONFIRA A SELETA LISTA DE TODOS OS CAMPEÕES DA LIBERTADORES SUB-20:
2011 – Universitario (PER)
2012 – River Plate (ARG)
2016 – São Paulo (BRA)
2018 – Nacional (URU)
2020 – Independiente del Valle (EQU)
2022 – Peñarol (URU)
2023 – Boca Juniors (ARG)
2024 – Flamengo (BRA)CLASSIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL SUB-20
Assim como é no profissional, a taça da Libertadores significa também uma vaga no Mundial. Desse modo, o Flamengo está confirmado na disputa da categoria. Como ocorreu nas últimas edições, a tendência é que o Mais Querido enfrente um europeu em jogo único no Brasil.
Após campanha inconsistente no início do Cariocão, treinador pode deixar o Mengão como parte da barca nas categorias de base do clube
|
0O Flamengo conquistou sua primeira vitória no Campeonato Carioca de 2025 ao golear o Bangu por 5 a 0 na última quarta-feira (22). Sob o comando de Cleber dos Santos, técnico do sub-20, o Rubro-Negro utilizou um time alternativo nas quatro primeiras rodadas da competição.
Agora, a continuidade de Cleber dos Santos no comando da equipe sub-20 está em discussão. A diretoria do Flamengo planeja se reunir para debater sua possível demissão. Isso ocorre em meio a uma reestruturação promovida pela gestão de Bap, que assumiu a presidência do clube e iniciou uma série de mudanças nos departamentos rubro-negros, substituindo o planejamento deixado pela gestão anterior, de Rodolfo Landim.
O processo de reformulação já impactou as categorias de base, com demissões de funcionários e jogadores. Cleber dos Santos, contratado durante a gestão de Landim, pode ser o próximo a deixar o clube. Ele assumiu o sub-20 após a saída de Filipe Luís, que havia sido promovido ao time principal.
DESEMPENHO NO CAMPEONATO CARIOCA
Enquanto o elenco principal do Flamengo realizava a pré-temporada nos Estados Unidos, Cleber dos Santos comandou o time alternativo no Estadual. No entanto, o desempenho da equipe ficou abaixo das expectativas. Em quatro partidas, o Rubro-Negro venceu apenas uma, sofreu duas derrotas e empatou uma, com um aproveitamento de 33,3%.
Números do Flamengo no Carioca sob o comando de Cleber dos Santos:
4 jogos
1 vitória
2 derrotas
1 empate
33,3% de aproveitamento
8 gols marcados
5 gols sofridos
O rendimento fraco nas primeiras rodadas gerou insatisfação entre os torcedores, com muitas críticas direcionadas ao treinador. A pressão chegou à diretoria, que agora avalia o futuro de Cleber no sub-20.
HISTÓRICO NO FLAMENGO
Vale lembrar que Cleber dos Santos teve uma longa trajetória de formação dentro do clube. Ele já havia trabalhado nas categorias sub-11, 13, 15, 17 e 20, além de uma passagem pelo futebol profissional em 2017. Após sair do Flamengo, Cleber foi recontratado em 2024 para assumir o sub-20, mas seu desempenho recente tem gerado questionamentos.
O Mais Querido não conseguiu se encontrar em campo e viu o adversário aproveitar os erros defensivos para consolidar o resultado
|
0Na noite desta última segunda-feira (13), o Flamengo encarou o Bragantino pela segunda fase da Copinha 2025. No entanto, o Mais Querido não conseguiu se encontrar em campo e acabou eliminado de forma precoce na competição, após perder pelo placar de 3 a 1.
Apesar de ter uma boa equipe, o Flamengo não conseguiu demonstrar isso em campo e não demorou para levar o primeiro gol. Isso porque, aos dez minutos, Felipe Ramos fez 1 a 0 para o Bragantino. Já na reta final da primeira etapa, o Rubro-Negro sofreu um apagão. Aos 28', Marcelinho aumentou, enquanto aos 29', Raoni fez 3 a 0 para os paulistas.
Com o resultado construído no primeiro tempo, o Bragantino apenas administrou o placar. Já o Flamengo tentou diminuir o prejuízo tendo mais volume ofensivo. Desse modo, o Mais Querido só conseguiu descontar nos acréscimos, com um golaço de Fred, de fora da área.
CAMPANHA NA COPINHA
Com a derrota e eliminação precoce nesta última segunda-feira (13), a campanha do Flamengo na Copinha foi abaixo do esperado. O Rubro-Negro disputou quatro confrontos no torneio, com duas derrotas, para Bragantino e Zumbi-AL, e duas vitórias, contra Cruzeiro-AL e EC São Bernardo, ambas na primeira fase.
FOCO NO RESTANTE DA TEMPORADA
Com a eliminação, o Flamengo foca agora nos torneios estaduais e nacionais que terá ao longo da atual temporada. O Mais Querido disputará o Campeonato Carioca, o Brasileirão e a Copa do Brasil no restante de 2025.
Jogador foi importante na partida diante do São Bernardo na Copinha e se declarou ao Mengão: “sonho de jogar no time de coração”
|
0O atacante Bill, destaque do Flamengo na Copinha ao marcar dois gols contra o EC São Bernardo na última rodada da fase de grupos, não esconde sua paixão pelo clube. Torcedor rubro-negro desde a infância, o jovem de 18 anos falou sobre sua relação com o Mais Querido, as comparações com craques revelados no Ninho do Urubu e os sonhos que busca realizar com o Manto Sagrado.
Com contrato válido até o final de 2026 e multa rescisória estipulada em R$ 300 milhões, Bill revelou, em entrevista à ESPN, o orgulho de ser comparado a nomes como Vini Jr. e Lucas Paquetá, dois ex-jogadores do Flamengo que brilham no futebol mundial. Apesar disso, o atacante mantém a humildade e reforça o desejo de trilhar seu próprio caminho no clube.
"Ser comparado a grandes nomes da base do Flamengo é uma honra, né? Vini Jr. e Paquetá estão entre os melhores do mundo. Mas cada um tem sua história, seu estilo. Espero poder construir a minha aqui no Flamengo e durante toda a minha carreira", afirmou Bill.
Rejeição a proposta do PSV
Bill também comentou sobre a proposta que recebeu do PSV Eindhoven, da Holanda, quando tinha apenas 15 anos. Na ocasião, tanto o Flamengo quanto o atleta foram procurados, mas o jovem optou por permanecer no clube de coração.
"Essa proposta (do PSV) chegou quando eu tinha apenas 15 anos. Mas foi uma decisão minha ficar porque eu tenho o sonho de jogar profissionalmente pelo meu time do coração e estou trabalhando muito para que isso se torne realidade", declarou.
Sonho realizado na Copinha
Disputando sua primeira edição da Copinha, Bill destacou a importância do torneio em sua trajetória. Para o atacante, atuar na maior competição de base do mundo, especialmente pelo Flamengo, é a realização de um sonho. Ele também projetou a busca pelo título após a classificação para o mata-mata.
"Jogar a Copinha é como realizar um sonho. Desde criança, sempre quis disputar essa competição, ainda mais pelo meu time do coração. É uma honra. Se continuarmos trabalhando com o mesmo foco e motivação, temos chances de brigar pelo título", afirmou o atacante.
Sobre os gols decisivos contra o EC São Bernardo, que garantiram o Flamengo na próxima fase, Bill não escondeu a emoção: "Sempre sonhei com esse momento, poder marcar um gol na Copinha. E pude realizar isso pelo Flamengo, que, como eu falei, é meu time do coração."
Próximo desafio
Com Bill em campo, o Flamengo enfrenta o Bragantino nesta segunda-feira (13), às 21h30, em Mogi das Cruzes. A partida, válida pela fase de mata-mata, será decisiva para garantir a classificação para as oitavas de final da Copinha.