
Futebol
29 Jun 2024 | 10:58 |
Neste sábado (29), o Maestro Júnior completou 70 anos de vida. Cria do Flamengo, dedicou sua vida a defender o Manto Sagrado e foi o atleta que mais vezes entrou em campo pelo Rubro-Negro. Nesse cenário, o Mengo não poderia deixar de homenagear um dos maiores de sua história.
“Hoje é um sábado especial. É dia de celebrarmos os 70 anos do nosso ÍDOLO Junior Maestro! Ele é o jogador que mais partidas disputou com o Manto Sagrado, que mais venceu e que mais títulos conquistou. Fantástico. Ídolo, o amor que sentimos por você não cabe no peito. Parabéns, felicidades, SRN e muita saúde!”, publicou o clube nas redes sociais.
Maestro Júnior no Flamengo
Leovegildo Lins Gama Júnior, mais conhecido como Maestro, chegou ao Flamengo ainda criança e atuava como lateral-esquerdo. Entretanto, por ser um jogador ambidestro, era dono de uma versatilidade e habilidade sem igual, chamando atenção por sua impressionante visão de jogo.
A técnica apurada e a precisão nos passes possibilitou o Maestro Júnior de também jogar em posições, e ele atuou como lateral-esquerdo e direto, volante e meio-campista. Júnior se destacava, ainda, em cobranças de falta e escanteios, e fez alguns gols olímpicos.
Foi o jogador que mais vezes defendeu o Manto Sagrado: 876 partidas. É considerado por muitos o segundo maior ídolo da história do Flamengo, atrás apenas de Zico. Em 2020, inclusive, recebeu esse título de especialistas dos jornais O Globo e Extra.
Pelo Rubro-Negro, também é o maior campeão da história e acumula treze títulos. Uma Copa Intercontinental (1981), uma Libertadores (1981), quatro Brasileiros (1980/82/83/92), uma Copa do Brasil (1990) e seis Cariocas (1974/78/79/79 especial/81 e 1991).
Como reconhecimento, Júnior também foi eleito o maior lateral da história do clube, tem um busto na sede do Flamengo e muitos prêmios individuais – pelo Fla, seleção e demais clubes. Entre eles: cinco Bolas de Prata (1980/83/84/91 e 92), Seleção Ideal do Mundo (1981), Seleção da Copa do Mundo (1982), Seleção do Campeonato Italiano (84-85), melhor jogador do Campeonato Italiano (84-85), melhor jogador do Brasileiro (92), seleção da América do Sul (92), entre outros.
Com casa cheia e todos os ingressos vendidos, o Mais Querido enfrenta o time argentino nesta quarta-feira (22) pela semifinal da Libertadores
22 Out 2025 | 18:27 |
O técnico Filipe Luís anunciou os jogadores relacionados para o duelo entre o Flamengo e o Racing, nesta quarta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de ida das semifinais da Copa Libertadores da América.
Foram convocados: Alex Sandro, Ayrton Lucas, Bruno Henrique, Carrascal, Danilo, De Arrascaeta, De La Cruz, Dyogo Alves, Emerson Royal, Erick, Evertton Araujo, Guillermo Varela, Iago, João Victor, Jorginho, Luiz Araújo, Léo Ortiz, Léo Pereira, Matheus Cunha, Michael, Pedro, Plata, Rossi, Samuel Lino e Saúl.
O zagueiro Léo Ortiz, que deixou o campo no último domingo com dores no tornozelo, passou por um processo intensivo de recuperação nos últimos dias. O defensor treinou parcialmente com o grupo na terça-feira (21) e demonstrou boa evolução física, aumentando as chances de ser titular na semifinal.
O jogador tem sido um dos pilares defensivos do Mengão e conta com acompanhamento direto da comissão técnica, que avaliará suas condições momentos antes do confronto. Caso não tenha condições de iniciar a partida, Danilo deve ocupar sua vaga na zaga.
A tendência é que Filipe Luís mantenha a base titular que venceu o Palmeiras no último fim de semana. Assim, o time deve entrar em campo com: Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo, Pedro e Samuel Lino.
Mengão reformula o futebol feminino e anuncia Celso Silva como novo técnico após a saída de Rosana Augusto, que acertou com o Palmeiras
22 Out 2025 | 16:40 |
O Flamengo iniciou um processo de reformulação em seu departamento de futebol feminino. Entre as medidas adotadas, está o desligamento da técnica Rosana Augusto, que deixou o cargo após um acordo mútuo com a diretoria. Pouco tempo depois, a treinadora foi apresentada oficialmente como nova técnica do Palmeiras, em coletiva realizada nesta terça-feira (21).
Em sua apresentação no novo clube, Rosana explicou os motivos da saída do Rubro-Negro, ressaltando que a decisão foi tomada de forma tranquila e planejada: Em relação ao Flamengo, foi um comum acordo. Tanto eu quanto o clube entendemos que era o melhor caminho para o meu planejamento de carreira. Eu sou muito ambiciosa e vi no Palmeiras uma oportunidade alinhada aos meus objetivos", declarou.
Rosana também afirmou que deixa um legado importante no clube, destacando o crescimento da modalidade: "Deixo um legado importante para as jogadoras e para a direção, sempre lutando pelo melhor do futebol feminino. Essa modalidade é uma missão para mim" completou.
Para ocupar o cargo deixado por Rosana, o Mais Querido anunciou Celso Silva como novo técnico da equipe feminina. O treinador estava nas categorias de base do São Paulo e retorna ao clube carioca após um período anterior de sucesso.
Celso já teve duas passagens pelo departamento feminino do Flamengo, entre 2015 e 2021, atuando inicialmente como auxiliar técnico antes de assumir o comando principal. Em sua trajetória anterior, conquistou títulos estaduais e ajudou a consolidar o time entre os mais competitivos do país.
O Mais Querido recebe o Racing nesta quarta-feira (22) no Maracanã, com defensor entre os relacionados após rápida recuperação de estiramento
22 Out 2025 | 14:53 |
O técnico Filipe Luís confirmou nesta terça-feira a presença do zagueiro Léo Ortiz entre os relacionados para o duelo de ida das semifinais da Copa Libertadores, contra o Racing, no Maracanã. O jogador sofreu um estiramento no tornozelo direito durante disputa de bola com Vitor Roque, na vitória sobre o Palmeiras no último domingo.
Apesar da lesão, Ortiz acelerou o processo de recuperação e já apresentou sinais de estar apto para o confronto desta quarta-feira. Uma avaliação será realizada antes do jogo para confirmar sua escalação; caso sinta dores, Danilo deve assumir a posição.
Após deixar o campo no domingo, Léo Ortiz começou tratamento intensivo em casa e voltou aos treinos no Ninho do Urubu no início da semana. Na terça-feira, participou parcialmente da atividade junto aos companheiros, aumentando a expectativa de que seja titular.
O defensor, que ganhou destaque pela solidez na defesa do Mengão, conta com a preparação intensa e o acompanhamento da comissão técnica para reforçar a zaga do Flamengo no jogo decisivo contra o Racing.
Com a tendência de manter a base que venceu o Palmeiras, o Flamengo deve entrar em campo com a seguinte formação: Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo, Pedro e Samuel Lino.