
Futebol
|
Jorge Jesus, técnico português com passagens marcantes por equipes como Flamengo e Benfica, voltou a falar sobre sua trajetória no futebol brasileiro em entrevista à GloboEsporte. O treinador, que foi eleito um dos dez melhores técnicos de clubes do mundo em 2013 e 2019 pela IFFHS, revelou saudades do tempo em que comandou o Mengão e destacou a conexão única que teve com a torcida.
O técnico relembrou como sua chegada impactou o futebol brasileiro, trazendo mudanças no estilo de jogo. "O futebol brasileiro, na época, era muito posicional, com pouca pressão. Hoje, eles já entendem o que é pressão alta. O talento dos jogadores continua lá, mas só o talento não ganha jogos. É o trabalho aliado ao talento que traz os títulos", afirmou.
LEGADO DE JORGE JESUS NO FUTEBOL BRASILEIRO
O ex-técnico do Flamengo destacou que sua passagem abriu portas para outros treinadores portugueses, como Abel Ferreira e Artur Jorge, que conquistaram títulos importantes no Brasil nos últimos anos. Ele comparou sua influência ao papel de Pedro Álvares Cabral na história, dizendo que o treinador português tem se consolidado como uma referência global.
"“Atualmente, as grandes equipas do Brasil procuram essa mudança, como na Europa. Sinto que deixámos um legado para que outros treinadores portugueses, como Abel Ferreira e Artur Jorge, tivessem a continuidade dessa ideia de jogo. Isso fez com que três deles, no espaço de cinco anos, ganhassem. Portanto, sinto-me como o Pedro Álvares Cabral do futebol português no Brasil. O treinador português é o melhor treinador do Mundo” salientou.", enfatizou Jorge Jesus.
FLAMENGO DE JORGE JESUS X BOTAFOGO DE ARTUR JORGE
Quando questionado sobre uma possível comparação entre o Flamengo que comandou e o atual Botafogo de Artur Jorge, Jorge Jesus foi categórico. "Isso nem tem discussão. Não é por eu ter sido o técnico do Flamengo, mas meu time venceu tudo que podia: Estadual, Brasileirão, Libertadores, Supercopa, Recopa... tudo. O Botafogo conquistou a Libertadores e o Brasileirão, mas não há comparação com o Flamengo do meu tempo", destacou o técnico português.
Técnico terá de encontrar alternativas em meio a lesões e saídas do elenco para armar a equipe que vai à campo contra o São Paulo no Brasileiro
|
Em meio a um cenário conturbado nos bastidores, o Flamengo segue a preparação para enfrentar o São Paulo, no próximo sábado (12), pelo Campeonato Brasileiro. Mesmo com as pressões e mudanças recentes, o técnico Filipe Luís mantém o foco e tem três decisões fundamentais a tomar nos próximos dias.
Com a saída de Gerson para o Zenit (Rússia), Filipe Luís precisa encontrar um novo nome para ocupar a vaga do meio-campista, que era titular absoluto. Versátil, Gerson atuava tanto como segundo volante quanto como ponta pela direita, o que amplia a complexidade da escolha. O treinador rubro-negro terá que avaliar qual perfil tático se encaixa melhor no momento do time.
A braçadeira de capitão também está vaga. Entre os principais candidatos estão Arrascaeta e Bruno Henrique, atletas com mais tempo de clube e protagonismo no elenco. No entanto, nomes como Danilo e Rossi, reconhecidos pela postura de liderança no dia a dia, também aparecem como opções viáveis.
Além de Gerson, o Flamengo também perdeu Pulgar, que passou por cirurgia no pé e ficará fora por alguns meses. Para a posição de primeiro volante, Jorginho desponta como favorito — o jogador, inclusive, já declarou se sentir confortável atuando como um "camisa 5". Outras opções incluem Allan, Evertton Araújo e o jovem Pablo Lúcio, que trabalhou com Filipe Luís na base e pode ganhar espaço no elenco principal.
O Flamengo volta a campo no sábado (12), às 16h30 (horário de Brasília), diante do São Paulo, no Maracanã, pela 13ª rodada do Brasileirão. A partida será transmitida ao vivo pela Rede Globo (TV aberta) e pelo Premiere (pay-per-view). O Rubro-Negro lidera a competição com 24 pontos, mesma pontuação do Cruzeiro, mas com vantagem no saldo de gols (20 a 9) e com um jogo a menos que o rival mineiro.
A equipe das Laranjeiras entra em campo na tarde desta terça-feira (8), para o confronto decisivo contra o time inglês, válido pelo torneio da Fifa
|
Enquanto o Flamengo segue focado na reestreia do Brasileirão, o Fluminense se prepara para entrar em campo em mais um confronto decisivo. A equipe das Laranjeiras encara nesta terça-feira (8), às 16h (horário de Brasília), o Chelsea, pela semifinal do Mundial de Clubes. Veja abaixo onde assistir ao vivo.
O Fluminense tem surpreendido a todos no Mundial de Clubes. Após passar para a fase mata-mata no sufoco, a equipe tricolor tem feito grandes atuações, onde bateu Inter de Milão e Al-Hilal, chegando assim às semifinais do torneio. O Chelsea também está fazendo uma grande competição e eliminou o Palmeiras nas quartas de final, pelo placar de 2 a 1.
Assim, os torcedores que quiserem acompanhar mais uma decisão do Mundial de Clubes terão quatro opções. Isso porque, o confronto entre Fluminense x Chelsea terá transmissão ao vivo para todo o Brasil através da TV Globo (canal aberto), SporTV (canal fechado), Cazé TV (Youtube) e DAZN.
Fluminense: Fábio, Ignácio, Thiago Silva e Renê; Guga (Samuel Xavier), Bernal, Nonato, Hércules e Fuentes; Arias e Cano.
Chelsea: Robert Sánchez; Malo Gusto, Chalobah, Adarabioyo e Cucurella; Moisés Caicedo e Enzo Fernández; Pedro Neto, Cole Palmer e Nkunku; João Pedro (Nicolas Jackson).
O treinador da equipe inglesa destacou assistir todos os jogos do Campeonato Brasileiro; o time inglês encara o Fluminense nesta terça-feira (8), pelo Mundial
|
Após revelar ter conversado com Filipe Luís, o técnico Enzo Maresca, do Chelsea, citou o Flamengo ao elogiar o futebol brasileiro. A equipe inglesa encara o Fluminense na tarde desta terça-feira (8), em jogo válido pela semifinal do Mundial de Clubes.
Enzo Maresca cita o Flamengo em entrevista: "Nesta Copa, entre Palmeiras, Flamengo e Fluminense estou assistindo a vários jogos do futebol brasileiro".
Ele continuou: "Duas coisas estão muito claras sobre os adversários brasileiros. A primeira é a qualidade do jogador brasileiro. É, provavelmente, a melhor possível. A segunda é a energia que vocês (brasileiros) têm nesses momentos. O nível é o maior possível", declarou, antes de concluir:
"Sempre tive respeito pelo Brasil, é um dos melhores países, se não o melhor do mundo quando falamos de futebol. Agora, tenho assistido jogos do Grêmio, então tenho aprendido bastante", finalizou Enzo Maresca.
Vale lembrar que o Flamengo bateu o Chelsea de virada na fase de grupos do Mundial de Clubes. Na ocasião, o jogo foi válido pela segunda rodada do torneio e o Mais Querido venceu o confronto pelo placar de 3 a 1.
Já o Palmeiras foi eliminado pelo Chelsea no Mundial de Clubes. A equipe inglesa saiu na frente com gol de Cole Palmer. Na segunda etapa, Estêvão até conseguiu empatar, porém, com gol contra de Giay, o time de Enzo Maresca avançaram às semifinais do torneio.
Assim, Fluminense e Chelsea se enfrentam nesta terça-feira (8), às 16h (horário de Brasília), em confronto válido pela semifinal do Mundial de Clubes, em Nova Jersey. O jogo terá transmissão ao vivo na Rede Globo, SporTV, Cazé TV e DAZN.