Futebol

José Boto é apresentado no Flamengo: Acompanhe em tempo real

Novo diretor de futebol do Mengão dará coletiva nesta segunda-feira (30)e você fica por dentro de todos os detalhes no Gazeta do Urubu

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

30 Dez 2024 | 11:55 |

Icon Comentário0

Nesta segunda-feira (30), às 13h (horário de Brasília), José Boto será apresentado como novo diretor de futebol do Flamengo e dará entrevista coletiva a imprensa. O português de 58 anos chegou ao Rio de Janeiro no sábado (28) e conheceu as instalações do Ninho do Urubu no último domingo (29). Boto chega ao rubro-negro com a missão de reformular o departamento de futebol do clube e terá carta branca para decidir sobre contratações e os profissionais que trabalharão com ele durante o mandato de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, novo presidente do Mais Querido.


Acompanhe todas as atualizações da apresentação em tempo real:


13h35 - Encerramos assim o nosso tempo real da apresentação de José Boto como novo diretor de futebol do Flamengo, agradecemos a todos que acompanharam conosco e desejamos um feliz ano novo!


13h33 - Encerrada a entrevista coletiva do novo diretor de futebol José Boto.

13h32 - José Boto diz que não há pressa para renovações de jogadores como Pulgar e Cleiton, que tem contrato até dezembro de 2025 e que todas as decisões serão tomadas com calma.


13h30 - Boto reafirma discurso de Bap que o Brasileirão é sempre prioridade, mas garante que o Flamengo entra em todas as competições com o objetivo de ganhar, mas se houver necessidade de priorizar, o Campeonato Brasileiro estará sempre à frente.

13h28 - Boto afirmou que vai fechar o CT e ninguém que não tem a ver com o trabalho do futebol poderá entrar no Ninho, além de que pessoas que não tem a ver com o futebol do Flamengo também não estarão no mesmo voo do elenco como medidas de evitar vazamentos de informações.

13h26 - "Vou trazer uma ou duas pessoas da minha confiança. Pessoas que vão agregar conhecimento em várias áreas. O futebol é talvez o único negócio onde se faz investimentos e não se cuida disso. Gasta 10 milhões, se render, rendeu, se não, vai comprar outro. No último ano meu de Benfica, o Gabigol chegou lá. Rendimento foi 0 lá, e aqui (no Flamengo) virou ídolo. É necessário ter cuidado e entender o porquê que o jogador não está a render", reforça Boto.

13h24 - Boto reafirma que o elenco do Flamengo é bom e não há necessidade de ir ao mercado só para dar respostas, mas que a pontos onde precisa de reforços, como o comando do ataque.

13h21 - "O Brasil foi buscar muita coisa ruim que se faz na Europa. O Brasil tem o maior celeiro de talentos no mundo e agora querem fazer jogadores igual se faz na Europa. Tem de se dar liberdade aos atletas, de errarem, experimentarem, não se agarrar a tática ao 100%, não se produz tanto talento como há 10, 15, 30 anos", critica Boto.

13h20 - Boto confirma que estará também à frente das divisões de base do Flamengo e que se orgulha de trabalhar com o futebol de base e se orgulha de ter um conhecimento de scout do mercado brasileiro.

13h18 - "Quando achamos que sabemos tudo no futebol, estamos mortos", enfatiza José Boto ao falar sobre a aplicação de Filipe Luís nos estudos.

13h17 - Boto informa que tem contrato de dois anos e diz que viu todos os jogos do Flamengo de Filipe Luís duas vezes, uma para analisar o time e outra para analisar o treinador e viu coisas que o agradaram muito tanto dentro de campo, como a forma como ele se comunica.

13h16 - "O Flamengo tem que a coisa mais importante de toda a gente que trabalha aqui. Mais do que família, tudo. Isso é o profissionalismo. Começa por mim e passa por todos. Isso é o mais importante, profissionalismo. e então, isso gera a cobrança em cima de mim e assim por diante", diz José Boto.

13h14 - Boto confirma que teve carta branca para mudar o treinador caso fosse de sua vontade, mas que gostou do que viu do trabalho de Filipe Luís e escolheu mantê-lo. "Nos treinadores, normalmente não erro. Lancei Luís Castro, De Zerbi, e Filipe está nesta linha, será top mundial", diz o diretor.

13h11 - "DNA do Flamengo é Zico, Júnior. Futebol ofensivo, dominante. Tudo vai ser feito para respeitar este DNA. A escolha do Filipe Luís foi de minha responsabilidade. Sou pioneiro de termos Scouting de treinadores no Shakhtar porque o dono do clube exigia um DNA e criamos um departamento para isso. O Filipe foi uma escolha minha e se falhar a culpa é minha. Isso é profissionalização. Alguém tem que ser responsável quando o treinador falha, não só ele. Se o Filipe falhar, o principal culpado sou eu. As pessoas no clube terão que trabalhar como nós queremos, se não sai. E se der errado, o responsável sou eu", afirma Boto.

13h09 - Boto confirma que centroavante é a maior prioridade do Flamengo no mercado e não garante que Lassana Traoré é alvo nesta janela. "Queremos alguém que tenha rendimento", afirma o diretor.

13h06 - "Faremos as contratações que o Flamengo precisa, não que o torcedor quer, pois queremos o torcedor feliz em dezembro, não em janeiro", afirma Boto.

13h06 - Boto afirma que conversa todos os dias com Filipe Luís desde que foi anunciado como diretor de futebol do Flamengo, diz que o Mengão tem um bom elenco e que haverá ajustes para ajudar o clube.

13h05 - Boto elogia David Luiz, diz que tem respeito pela carreira e confirma não ter falado direto com o jogador, mas que comunicou aos seus agentes.

13h03 - Boto afirma que terá de conhecer a toda a estrutura e profissionais antes de tomar decisões e que ele terá de se adaptar ao clube

13h - Boto elogia a estrutura do Flamengo e diz-se orgulhoso de estar trabalhando no Mengão e que foi um privilégio conhecer Zico, que tem como ídolo de infância.

13h - Apenas José Boto vai falar na apresentação e só se encontra uma cadeira para o dirigente, nenhum outro diretor do Mengão vai se pronunciar.


12h57 - A coletiva vai até as 13h30 e Bap não vai se pronunciar.


12h53 - A coletiva está prestes a começar.


12h50 - Acompanhe a apresentação ao vivo com imagens neste link.


11h50 - Já estamos no Ninho do Urubu para acompanhar todos os detalhes da coletiva de apresentação de José Boto



Futebol

Jhon Arias explica recusa ao Flamengo: “pelo respeito…”

Atacante foi apresentado como reforço do Palmeiras nesta sexta-feira (13) e falou sobre a procura do Mengão antes do acerto com o alviverde

Jhon Arias revela que recusou proposta do Flamengo pelo respeito ao Fluminense - Foto: Reprodução/TV Palmeiras
Jhon Arias revela que recusou proposta do Flamengo pelo respeito ao Fluminense - Foto: Reprodução/TV Palmeiras

13 Fev 2026 | 19:30 |

Icon Comentário0

Apresentado nesta sexta-feira (13) como reforço do Palmeiras, Jhon Arias confirmou que recebeu proposta do Flamengo antes de acertar com o clube paulista. O meia colombiano, porém, afirmou que recusou a investida por respeito ao Fluminense, onde se tornou ídolo da torcida.


Jhon Arias explica recusa ao Flamengo: "Pelo respeito que tenho ao Fluminense..."


“Pelo respeito que tenho ao Fluminense, recusei a proposta do Flamengo, pois é um rival direto. Acho que aqui é um rival diferente para o Fluminense. Estou feliz de estar aqui”, declarou o jogador. Vale ressaltar que o Mengão fez o investimento na contratação de Lucas Paquetá, o que teria o tirado da corrida pelo atacante.


PALMEIRAS COMO NOVA OPORTUNIDADE

Na sequência, Arias explicou que enxergou no Palmeiras a chance ideal para retomar protagonismo em alto nível. O atleta estava no Wolverhampton, da Inglaterra, equipe que ocupa a lanterna da Premier League e está próxima do rebaixamento matemático.


“O Fluminense é um clube pelo qual tenho grande respeito, pelo qual tenho uma história muito grande e todos sabem disso. O futebol é muito dinâmico. O Palmeiras foi o clube que me abriu essa possibilidade dentro da minha realidade e do que eu preciso neste momento da minha carreira”, completou.

DISPUTA NO MERCADO E INVESTIMENTO EM PAQUETÁ

Antes do acerto com o Palmeiras, o Flamengo chegou a formalizar interesse. Segundo o jornal O Globo, o clube carioca sinalizou com uma proposta de 22 milhões de euros (cerca de R$ 136 milhões). A movimentação levou o Palmeiras a elevar a oferta para 25 milhões de euros, aproximadamente R$ 155 milhões. Posteriormente, após investir 42 milhões de euros na contratação de Lucas Paquetá, o Mengão se retirou da disputa por Jhon Arias, encerrando as tratativas pelo meia colombiano.



Futebol

Conmebol define arbitragem para ida entre Lanús x Flamengo na Recopa

Duelo na Argentina terá comando de árbitro venezuelano para e o Mengão espera mostrar sua evolução física e tática na competição

Conmebol define equipe de arbitragem para jogo de ida da Recopa entre Flamengo e Lanús - Foto: Reprodução
Conmebol define equipe de arbitragem para jogo de ida da Recopa entre Flamengo e Lanús - Foto: Reprodução

13 Fev 2026 | 18:00 |

Icon Comentário0

A decisão da Recopa Sul-Americana se aproxima, e a Conmebol confirmou o quadro de arbitragem para o duelo entre Flamengo e Lanús, na Argentina. O venezuelano Alexis Herrera será o árbitro da partida de ida, marcada para quinta-feira (19).


QUADRO DE ARBITRAGEM

  • Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
  • Assistente 1: Jorge Urrego (VEN)
  • Assistente 2: Lubin Torrealba (VEN)
  • 4º árbitro: Yender Herrera (VEN)
  • VAR: Carlos Orbe (EQU)


Herrera será o responsável pelo comando do jogo, enquanto a equipe de arbitragem é majoritariamente venezuelana ao lado de Jorge Urrego e Lubin Torrealba. O VAR ficará sob responsabilidade do equatoriano Carlos Orbe.


DATAS DOS JOGOS DA RECOPA

Flamengo e Lanús disputam a Recopa após conquistarem, respectivamente, a Libertadores e a Sul-Americana. O confronto de ida acontece às 21h30 (horário de Brasília), na quinta-feira (19), em solo argentino. A partida decisiva será no dia 26 de fevereiro, também às 21h30, no Maracanã. 


No jogo de ida da decisão, a comissão técnica de Filipe Luís entende que o momento é de apresentar evolução gradual, especialmente após um calendário que sofreu alterações ainda nas primeiras semanas do ano. A informação é do portal Uol.

ANTES DA RECOPA, CLÁSSICO PELO CARIOCA

Antes da decisão continental, o Flamengo tem compromisso importante pelo Campeonato Carioca. No domingo (15), a equipe enfrenta o Botafogo, pelas quartas de final da competição. A bola rola às 17h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos. A partida terá transmissão da Rede Globo, em TV aberta, e do Premiere, no pay-per-view.



Futebol

Técnico faz lobby por ex-Flamengo na Seleção Brasileira: “estão vendo…”

Lateral vem fazendo sequências de boas atuações e treinador diz que Ancelotti tem de observá-lo para levá-lo a Amarelinha

Dorival Júnior pede convocação de Matheuzinho, ex-Flamengo, para a Seleção Brasileira - Foto: Reprodução
Dorival Júnior pede convocação de Matheuzinho, ex-Flamengo, para a Seleção Brasileira - Foto: Reprodução

13 Fev 2026 | 17:00 |

Icon Comentário0

O técnico Dorival Júnior, do Corinthians, destacou em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava que Matheuzinho, ex-Flamengo, pode entrar no radar da Seleção Brasileira. Na avaliação do treinador, o lateral vive momento de evolução e deve estar sendo acompanhado pela comissão comandada por Carlo Ancelotti.


Dorival Júnior sobre Matheuzinho, ex-Flamengo: "um dos melhores laterais do país..."


Além de Matheuzinho, Dorival também elogiou Matheus Bidu, reforçando o crescimento dos dois atletas na atual temporada: “Quando cheguei aqui, Bidu era o terceiro da posição e o Matheuzinho não vinha em um bom momento. Hoje são dois jogadores que não tenho dúvidas de que estão sendo observados para a Seleção Brasileira no futuro, pelo crescimento que vêm tendo e pela regularidade que estão mantendo”, afirmou.


DORIVAL ELOGIA MATHEUZINHO

Para Dorival, Matheuzinho atualmente figura entre os principais laterais do futebol brasileiro. O jogador tem sido peça importante no Corinthians e participou das conquistas da Copa do Brasil, diante do Vasco da Gama, e da Supercopa do Brasil, justamente contra o Flamengo.


Matheuzinho, hoje, se apresenta como um dos melhores laterais do país. Bidu vem se destacando em todas as partidas desde o ano passado. Bidon está em um crescimento que impressiona. Isso pontua o trabalho que vem sendo desenvolvido coletivamente, encontrando soluções importantes e fazendo com que o crescimento de alguns jogadores aconteça”, completou o treinador.

PARCERIA VITORIOSA NO FLAMENGO

Esta é a segunda passagem de Dorival Júnior ao lado de Matheuzinho. Em 2022, ambos trabalharam juntos no Flamengo, temporada em que o clube conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores. Naquele período, o lateral era reserva de Rodinei, enquanto Varela também figurava como opção no elenco. Agora, mais experiente e consolidado, Matheuzinho vive fase de protagonismo e passa a ser citado como possível nome para a Seleção Brasileira.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Flamengo não pretende vender Luiz Araújo apesar de interesse do Atlético-MG
Futebol

Flamengo não pretende vender Luiz Araújo apesar de interesse do Atlético-MG

13 Fev 2026 | 15:18

Icon Comentário0
Darwin Núñez no Flamengo? Conversa com técnico pode acelerar saída
Futebol

Darwin Núñez no Flamengo? Conversa com técnico pode acelerar saída

13 Fev 2026 | 13:45

Icon Comentário0
Clube mineiro busca a contratação de Luiz Araújo, do Flamengo
Futebol

Clube mineiro busca a contratação de Luiz Araújo, do Flamengo

13 Fev 2026 | 14:05

Icon Comentário0