Futebol de Base
06 Nov 2024 | 20:35 |
No confronto da volta da semifinal do Brasileirão Feminino Sub-20, as Meninas da Gávea venceram o Internacional por 2 a 0, na tarde desta quarta-feira (6), no estádio do Vale, e se classificaram para a final da competição. Pimenta e Duda Rodrigues balançaram as redes para o Mengão, que vai enfrentar o Botafogo na decisão.
O jogo
A partida começou bastante estudada com as equipes buscando ficar com a posse de bola. Os minutos iniciais eram de perde e ganha no setor de meio-campo. Aos poucos, as Meninas da Gávea conseguiam controlar mais a bola e avançavam para o ataque. Até que aos 15’, o Mengão abriu o placar! Mariana fez boa jogada pela direita da área e bateu cruzado. A goleira espalmou para o lado e Pimenta só completou para as redes: 1 a 0.
O Flamengo ampliou o placar aos 26’. Mariana fez grande jogada pelo meio e deu lançamento preciso para Duda Rodrigues bater na saída da goleira para marcar o segundo gol rubro-negro: 2 a 0. A primeira etapa terminou com boa vantagem para o Mengão. Esse placar dá a classificação para o time da Gávea, já que o jogo de ida terminou empatado por 1 a 1, no Luso-Brasileiro.
Na volta do intervalo, o jogo seguiu com muita disputa no meio-campo. Aos sete minutos, o Internacional teve um pênalti ao seu favor. Analuyza foi para a cobrança e Isa Cruz brilhou ao defender a penalidade.
No decorrer da partida, as coloradas seguiram no ataque pressionando em busca do primeiro gol. Na reta final, as Meninas da Gávea conseguiram administrar a pressão colorada e saíram de campo com a classificação para a final, onde enfrentará o Botafogo.
Escalação do Flamengo
Isa Cruz; Emily (Kaylane Vieira), Carol Martins (Barraca), Núbia e Letícia; Cerqueira (Bruna), Larissa e Anna Luiza; Mariana (Diovanna), Duda Rodrigues (Laysa) e Pimenta (Ingrid).
Técnico: Filipe Torres.
Ficha técnica
Internacional 0x2 Flamengo – Jogo de volta da Semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20
Local: Estádio do Vale, Novo Hamburgo-RS
Data e horário: 06/11/2024 às 15h
Arbitragem: Andressa Hartmann, Estefani da Rosa e Ariela Silveira
Cartões amarelos: Larissa (FLA), Núbia (FLA), Bianca Martins (INT)
Gols: Pimenta (15’1ºT) e Duda Rodrigues (26’1ºT).
Confronto acontece neste sábado na Mercado Livre Arena Pacaembu; equipes chegam invictas para a final da terceira edição do torneio de base
20 Dez 2025 | 13:00 |
O calendário do futebol feminino da base chega ao seu momento decisivo neste sábado (20/12). Em clima de encerramento de temporada, Flamengo e Grêmio medem forças para definir quem ficará com o título da terceira edição da Copinha Feminina.
A bola rola a partir das 18h, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. O duelo coloca frente a frente ambições distintas: o time carioca, primeiro campeão da história do torneio, entra em campo visando o bicampeonato, enquanto a equipe gaúcha luta para levantar o troféu pela primeira vez.
Para alcançar a finalíssima, ambos os clubes trilharam caminhos estatisticamente idênticos. Tanto o Flamengo quanto o Grêmio chegam à decisão ostentando invencibilidade, acumulando três vitórias e dois empates em suas respectivas campanhas. Além disso, a resiliência foi testada na marca da cal para os dois lados durante o mata-mata.
O Rubro-Negro precisou superar a Ferroviária nos pênaltis ainda nas quartas de final para seguir vivo na competição. Já o Tricolor Gaúcho viveu o drama das penalidades na fase semifinal, quando eliminou o Santos para garantir sua vaga na decisão. O equilíbrio nas campanhas promete um confronto disputado na capital paulista.
Criada em 2023, a Copinha Feminina tem uma história recente, mas já marcante. O Flamengo venceu a edição inaugural ao bater o Botafogo, enquanto o Fluminense ficou com a taça em 2024 ao superar o Internacional. Caso vença neste sábado, o clube da Gávea se tornará o maior vencedor isolado da competição, com dois títulos.
Diretoria rubro-negra opta por priorizar o início do Estadual devido ao calendário apertado do elenco profissional; extinção da categoria "B" da base
20 Dez 2025 | 12:21 |
O Flamengo não estará presente na próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O clube definiu que não disputará o tradicional torneio de base em 2026, optando por direcionar o foco de seus jovens talentos para o início do Campeonato Carioca. A decisão estratégica visa suprir a ausência do elenco principal nas primeiras rodadas do estadual, repetindo um planejamento que vem sendo adotado nas últimas temporadas.
Embora o clube ainda não tenha emitido um comunicado oficial, a avaliação interna é de que o calendário torna inviável a participação nas duas competições simultaneamente. O Campeonato Carioca tem início previsto para o dia 14 de janeiro, data que conflita diretamente com a realização da Copinha, que ocorre entre 2 e 25 de janeiro.
A necessidade de utilizar os garotos do Ninho no estadual decorre do cronograma do time profissional. Devido à participação no Intercontinental em dezembro, o período de férias dos titulares se estenderá até meados de janeiro. Além disso, a diretoria estuda a possibilidade de realizar parte da pré-temporada e até um jogo amistoso ou oficial nos Estados Unidos, o que exige que uma equipe alternativa assuma os compromissos no Rio de Janeiro.
Diferentemente de anos anteriores, o Flamengo não possui mais o "Sub-20 B", equipe que costumava ser enviada para a Copinha enquanto os principais destaques da categoria ficavam no Rio. Com a unificação do elenco júnior, tornou-se impossível dividir o grupo para atender às duas frentes com competitividade.
Tetracampeão da Copa São Paulo (1990, 2011, 2016 e 2018), o Flamengo ficará de fora de uma competição onde possui grande tradição. Na última edição, o time já havia sofrido com desfalques importantes cedidos ao profissional e acabou eliminado precocemente na segunda fase pelo Red Bull Bragantino.
Mengão já acertou a contratação de atacante e volante para reforçar a equipe visando uma reformulação no elenco e manter boa fase
14 Dez 2025 | 09:33 |
O Flamengo iniciou o planejamento para a próxima temporada também no futebol de base. Como parte desse processo, o clube chegou a um acordo com o Vila Nova para a contratação de Raimundo e Heitor, ambos de 16 anos, visando o fortalecimento das categorias inferiores.
Segundo informações da ESPN Brasil, houve pagamento pela aquisição dos atletas, embora os valores não tenham sido divulgados. O clube goiano, por sua vez, manterá um percentual sobre uma futura venda dos jogadores.
Raimundo atua como volante e já teve experiência no futebol profissional. O jovem chegou a entrar em campo pelo Vila Nova contra o CRB, em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, tornando-se um dos atletas mais novos a disputar a competição em 2025.
Heitor é atacante e ainda não estreou no time principal do Vila Nova. O jogador vinha atuando pela equipe sub-17 do clube goiano, onde chamou a atenção do departamento de observação do Flamengo pelo desempenho e potencial de desenvolvimento.
Ainda não está definido para qual categoria os dois atletas serão direcionados. A expectativa é que, após avaliação interna, a dupla seja integrada ao sub-17 ou ao sub-20, com possibilidade de disputar competições como o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil de base.
Enquanto reforça a base, o elenco principal do Flamengo concentra atenções na grande decisão da Copa Intercontinental. O confronto contra o PSG acontece nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), em Doha, no Catar. A final terá transmissão da Globo (TV aberta), SporTV, GE TV (YouTube) e Cazé TV (YouTube).
Flamengo surpreende e decide não participar de importante torneio em 2026
19 Nov 2025 | 10:55