
Futebol
|
Neste domingo (3), o Flamengo recebe o Atlético Mineiro no Maracanã pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil. O clube carioca, que vive um momento positivo na temporada, após a chegada do técnico Filipe Luís, reflete esse bom desempenho nas arquibancadas: em 2024, o rubro-negro possui a melhor média de público entre todos os clubes do país, com mais de 54 mil torcedores por jogo.
Lotar o Maracanã se tornou uma rotina para o clube da Gávea. Em 2023, por exemplo, o Flamengo também registrou a maior média de público do futebol brasileiro e que inclusive foi recorde para a equipe na década, com média de 54 mil torcedores em 38 partidas como mandante, semelhante à que mantém na atual temporada. Porém, em 2024 o Flamengo ainda tem mais 4 jogos em casa até o fim, e pode bater esse recorde.
- A cada temporada, a torcida do Flamengo se supera e estabelece novos recordes. Isso demonstra a capacidade do clube em mobilizar milhares de apaixonados para assistir aos jogos. Nos últimos anos, a presença dos torcedores no Maracanã se consolidou como um dos trunfos da equipe, contribuindo para títulos e resultados expressivos, além de aumentar receitas e fortalecer a marca do clube - comenta Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-diretor da Wolff Sports.
A Imply ElevenTickets, que gerencia a venda de ingressos do Flamengo, tem sido fundamental nesse sucesso. Desde 2017, a plataforma ElevenTickets Imply permite ao clube gerenciar suas vendas online e em bilheterias, além de contar com o App Fla Ingressos e integração com o programa de sócio-torcedor.
- É uma enorme satisfação atender uma torcida tão grande como a do Flamengo. Nosso objetivo é proporcionar a melhor experiência aos torcedores, para que aproveitem ao máximo o espetáculo - diz Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply.
A alta demanda por ingressos também tem reflexos no quadro de sócios do clube, que atualmente conta com cerca de 85 mil adimplentes, posicionando-se como o quarto maior programa de sócio-torcedor do país. Recentemente, o Flamengo anunciou novas vantagens para os sócios, como a plataforma Fla-Experience, onde os torcedores poderão trocar pontos por experiências exclusivas, e o Espaço Fla+, um ambiente privativo no Maracanã com open bar e open food.
- É positivo ver clubes buscando novas soluções para seus programas de sócio-torcedores. Além da paixão pelo clube, os torcedores hoje buscam experiências exclusivas, e quem se adaptar a essa nova realidade terá a oportunidade de ampliar receitas - afirma Sara Carsalade, co-fundadora da Somos Young, empresa especializada em programas de sócio-torcedor.
O Flamengo volta a campo neste domingo (29), às 17h (de Brasília), para enfrentar o Bayern de Munique em duelo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo
|
O Bayern chega embalado por boas atuações na fase anterior e com atletas em alta no torneio. O meio-campista Musiala e o atacante Michael Olise são os artilheiros da equipe até aqui, com três gols cada. Coman, Muller e Harry Kane completam o time de estrelas.
Cinco jogadores do Bayern que merecem atenção
Michael Olise: Meia-atacante de velocidade e bom chute, é um dos artilheiros da equipe com três gols no torneio.
Musiala: Meio-campista criativo, com presença na área. Também soma três gols e vive grande fase.
Kingsley Coman: Líder em assistências do time, com duas, o francês tem papel importante na criação.
Thomas Muller: Experiente, marcou dois gols e é uma referência no ataque bávaro.
Harry Kane: O artilheiro inglês ainda busca se firmar na competição. Tem um gol e muita expectativa em torno de seu desempenho.
Apesar de inédito em competições oficiais, Flamengo e Bayern já se enfrentaram. O único encontro foi na final do Torneio Internacional de Kuala Lumpur, em 1994. Na ocasião, o time comandado por Carlinhos Violino venceu por 3 a 1, em jogo histórico Na Malásia, o Bayern saiu na frente com gol de pênalti de Papin, após a expulsão do goleiro Adriano.
Mas o Flamengo reagiu: Rogério Lourenço empatou com uma cobrança de falta precisa, Marquinhos virou ainda no primeiro tempo, e Sávio fechou a conta com jogada individual pela esquerda. Um triunfo simbólico, mas que até hoje é lembrado pelos torcedores mais antigos. A tendência é que o Flamengo vá a campo com sua formação mais experiente.
Jogadores como Gerson, Pulgar e Pedro devem ser fundamentais para controlar o ritmo do jogo. A defesa, por sua vez, terá que lidar com um dos ataques mais perigosos do torneio. Com Muller e Kane atuando juntos, o setor defensivo precisará estar em sintonia. O desempenho nas bolas aéreas e o controle de espaço entre as linhas serão fatores determinantes para o time carioca se manter competitivo contra o time alemão.
A briga por espaço no setor de criação também promete ser intensa. Musiala e Olise atuam com mobilidade e costumam quebrar linhas com passes verticais e dribles curtos. A missão de conter o ímpeto do Bayern passa diretamente por uma boa atuação de Pulgar e Gerson.
Técnico português deve liderar reformulação no elenco a pedido de CR7 e traça metas ambiciosas no futebol saudita aonde deve permanecer
|
A tão esperada união entre Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo está prestes a se concretizar. O Al-Nassr avançou nas conversas com o treinador português e a tendência é de acerto nos próximos dias. O contrato em discussão é válido por uma temporada, com possibilidade de renovação automática por mais um ano. A negociação ganhou força logo após a renovação contratual de Cristiano Ronaldo, que ampliou seu vínculo com o clube saudita até 2027.
Desde então, a diretoria passou a atender sugestões do camisa 7 para fortalecer o projeto esportivo, incluindo a indicação de um novo comandante técnico. Foi o próprio Cristiano quem sugeriu Jorge Jesus para assumir o comando da equipe. O atacante deseja um treinador experiente, com perfil vencedor e capacidade de montar um elenco mais competitivo. Jesus foi a primeira escolha e já sinalizou positivamente ao projeto.
A relação entre os dois é de respeito mútuo. Apesar de nunca terem trabalhado juntos, CR7 conhece o histórico do Mister, especialmente sua passagem marcante pelo Flamengo, além das campanhas vitoriosas por clubes como Benfica e Fenerbahçe. Para o Al-Nassr, a chegada de Jesus é vista como uma oportunidade estratégica para recuperar terreno perdido nos últimos anos.
Com a provável chegada de Jorge Jesus, o Al-Nassr pretende iniciar uma profunda reformulação no elenco. O objetivo é montar uma equipe mais sólida e equilibrada, capaz de competir de igual para igual com os principais rivais da liga saudita: Al-Hilal, Al-Ittihad e Al-Ahli. Nos bastidores, já se fala em uma lista de nomes que podem deixar o clube e outros que estão no radar para reforçar o grupo.
A participação de Jesus nessas decisões será total. Ele terá carta branca para liderar o processo, desde que mantenha a sintonia com os objetivos da diretoria e de Cristiano Ronaldo. Após temporadas de frustrações no cenário local e continental, o Al-Nassr traça um plano ambicioso para voltar ao topo. Jorge Jesus será peça-chave nesse movimento.
A Capacidade do Hard Rock Stadium, em Miami, palco da partida de oitavas de final decisiva entre rasileiros e Alemães, é de 65 mil pessoas
|
Flamengo e Bayern de Munique, pelas oitavas de final do Mundial de Clubes, já tem mais de 35 mil ingressos vendidos. Ainda há entradas para o Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, vendidas entre 100 e 150 dólares (entre R$ 547 e R$ 821, na cotação atual).
Capacidade do estádio é no total de 65 mil torcedores. Alguns aficionados estão relatando dificuldade para comprar os ingressos, mas o sistema da Fifa mostra lugares disponíveis em diversos setores, incluindo atrás dos gols.
O Flamengo tem apoiado as festas nas arquibancadas e nas cidades na medida do possível, como fez recentemente na Filadélfia, levando o embaixador Zico. Nos jogos, a ajuda vem através de materiais para arquibancada, como faixas de mão e bandeirinhas, sem falar na interlocução junto à FIFA para a liberação das festas, que em Orlando teve direito até a bateria.
Em Miami, há mobilização para compra de balões vermelhos e pretos. O show da torcida do Flamengo nas arquibancadas tem chamado atenção da Fifa. Contra o Bayern de Munique, os rubro-negros pretendem transformar os EUA em sua segunda casa.
Os uniformes estão definidos para o duelo entre Flamengo e Bayern de Munique, no próximo domingo, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. Mandante da partida, o mais querido vai a campo com a sua camisa número um, short preto e meião rubro-negro. Já os alemães vestem o segundo uniforme, prioritariamente branco e com detalhes em cinza e laranja.
No gol, o arqueiro do time da Gávea usará o tradicional manto amarelo, eternizado por Raul e Diego Alves em momentos gloriosos da história do Flamengo. Enquanto do lado de lá, o goleiro escalado pelo belga Vincent Kompany vai todo de verde.