
Futebol
|
O Flamengo se reestruturou e agora tem o elenco mais valioso da América do Sul. De acordo com a pesquisa realizada pelo CIES Football Observatory, o Rubro Negro possui seis dos 15 jogadores mais valiosos do futebol brasileiro.
O Mais Querido é o clube com mais representantes neste levantamento. Em seguida vem o Palmeiras, com três atletas no Top15. O Athletico PR, só possui um jogadores no ranking, mas justamente o primeiro colocado, que é o jovem atacante, Vitor Roque, que já está vendido ao Barcelona.
PEDRO
O atacante do Rubro Negro é um dos quatro mais caros do Brasil. O artilheiro tem contrato com o Mais Querido até o fim de 2027 e sua multa aumentou e passou a valer 100 milhões de euros. Os últimos interessados a tirar o camisa 9 do Flamengo foram Benfica e Al - Hilal. Porém, a diretoria recusou ambas as propostas.
WESLEY
O jovem lateral - direito é a revelação do Flamengo em 2023. O jogador desponta no mercado por ser jovem promissor e se destaca pelos dribles e velocidade, apesar de seu um lateral. Ele tem contrato com o Rubro Negro até o fim de 2025, porém, já chama a atenção de clubes da segunda prateleira da Premier League, como Brighton e Crystal Palace.
AYRTON LUCAS
O lateral - esquerdo chegou na Gávea há pouco mais de um ano e tem vínculo longo com o Flamengo. O jogador chegou ao time por empréstimo do Spartak Moscou, mas o Rubro Negro exerceu a opção de compra no fim de 2022. Dois clubes na Europa chegaram a sondar o atleta na última janela, mas não apresentaram ofertas.
VICTOR HUGO
O jovem volante, Victor Hugo, é outro cria do Ninho disputado por times ingleses. Sabendo desse assédio, o Rubro Negro tratou logo de agir e renovou o vínculo com o jogador até dezembro de 2027. O Newcastle tentou tirar a promessa da Gávea mais de uma vez, mas o Mais Querido fez jogo duro para vender o o jovem.
GERSON
O meia tem sido valorizado pelas boas partidas que tem feito nos últimos meses. O jogador tem contrato com o Flamengo até o fim de 2027. Na última janela, quem se interessou no jogador foi o Lyon das França. Mas vale lembrar que Gerson voltou ao Rubro Negro após uma passagem curta na Europa.
GABIGOL
O camisa 10 do Flamengo, está entre os seis jogadores mais valiosos do Brasil, porém, ele não vive uma boa fase. Mesmo sendo ídolo, Gabigol atravessa a temporada com o pior desempenho desde que chegou ao clube em 2019. Mesmo assim, a diretoria do Rubro Negro encaminha a renovação com o artilheiro até o fim de 2027.
CONFIRA O RANKING
Vitor Roque — Athletico: 50 milhões de euros
Endrick — Palmeiras: 40 milhões
Yuri Alberto — Corinthians: 30 milhões
Pedro — Flamengo: 30 milhõesAyrton Lucas — Flamengo: 30 milhõesWesley — Flamengo: 20 milhõesGerson — Flamengo: 20 milhões
Jhon Arias — Fluminense: 20 milhões
Paulinho — Atlético-MG: 20 milhões
Marcos Leonardo — Santos: 20 milhões
Victor Hugo — Flamengo 20 milhões
Gabriel Menino — Palmeiras: 20 milhões
Gabriel Barbosa — Flamengo: 20 milhões
Raphael Veiga — Palmeiras: 20 milhões
André — Fluminense: 20 milhões
A expectativa é de um jogo disputado, com os times buscando a vitória e atentos às decisões da arbitragem de Felipe Fernandes de Lima
|
O Flamengo enfrenta o Santos nesta quarta-feira (16), às 20h, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Brasileirão Betano. O Rubro-Negro lidera a competição com 27 pontos, mesmo número do Cruzeiro, mas com vantagem no saldo de gols. A equipe carioca busca manter a liderança e ampliar a sequência de vitórias.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) designou o árbitro mineiro Felipe Fernandes de Lima para comandar a partida entre Santos e Flamengo. Esta será a sétima partida de Felipe no Brasileirão Betano 2025, sendo a terceira do Santos e a primeira do Flamengo na competição.
Felipe Fernandes de Lima apitou duas partidas do Flamengo no Brasileirão Betano de 2021, ambas com vitórias rubro-negras: 5 a 1 contra o São Paulo e 3 a 0 sobre o Fortaleza. O retrospecto é favorável ao Flamengo, que nunca foi derrotado com o árbitro no comando.
Felipe Fernandes de Lima esteve envolvido em polêmicas dentro e fora de campo. Em 2023, vídeos mostraram sua ex-esposa trocando beijos com Sérgio Santos Rodrigues, ex-presidente do Cruzeiro, o que gerou grande repercussão. Em campo, foi criticado por sua atuação em partidas como Internacional x Athletico-PR e Atlético-MG x Cruzeiro, ambas em 2024.
Com o histórico favorável do Flamengo sob a arbitragem de Felipe Fernandes de Lima e as recentes polêmicas envolvendo o árbitro, a partida promete ser tensa. O Santos, que já expressou descontentamento com decisões anteriores, estará atento a cada lance. O Flamengo busca manter a liderança e ampliar sua vantagem no campeonato.
O técnico do Mais Querido foi duramente criticado pelo ex-jogador, que destacou que apesar dos números abaixo, o camisa 9 deveria ser escalado
|
O caso Pedro e Filipe Luís ainda segue rendendo. Desse modo, o ex-jogador do Flamengo, Alecsandro, participou do programa Panela SporTV e expressou uma opinião contundente sobre a recente controvérsia envolvendo o camisa 9 e o técnico do Mais Querido. O ex-atleta defendeu o atacante e condenou o uso expressivo de tecnologias, como GPS, para avaliar desempenho.
Alecsandro recordou sua experiência na fase final da carreira, quando os dados físicos frequentemente indicavam seu desempenho como o mais baixo da equipe em sprints, velocidade e deslocamento. No entanto, ele destacou que seu papel em campo como centroavante era muito mais específico e não poderia ser avaliado da mesma maneira que o de outros jogadores.
Alecsandro critica Filipe Luís: "Eu tive treinador que não falava com o atleta e botava o cara para jogar".
Ele continuou: "Porque o cara rendia e tinha que jogar. Da outra parte, quando o Filipe fala do último da parte física, o último de não sei o quê… irmão, o Pedro está ali para fazer gol. No finalzinho da minha carreira, eu peguei essa modernidade do futebol com GPS. E eu era o último sempre”.
Ainda segundo Alecsandro, as estatísticas usadas no futebol e em treinos não considera as verdadeiras responsabilidades e funções de cada jogador em campo: “Só que eu falava para os caras: ‘Eu vou fazer o gol e vai terminar 2×1, 1×0, com gol meu’. Só que eu não corria mais que o Marcos Rocha ou que o Dudu. Eu era o último nas minhas valências físicas", disse ele antes de completar:
Só que dentro de onde eu tinha que dar a minha velocidade eu era bom. Então, no meu ponto de vista, muito do que o Filipe cobrou ele exagerou. O Pedro é um jogador de um determinado local do gramado, que corre 9 ou 10 km, enquanto um volante sim corre 20”, destacou o ex-Flamengo.
Assim, apesar das críticas de Alecsandro, o técnico Filipe Luís manteve Pedro fora da lista de relacionados para a partida contra o Santos, nesta quarta-feira (16). O Flamengo encara a equipe paulista na Vila Belmiro, às 20h, pela 14ª rodada do Brasileirão.
Altos números esbarram em exigência financeira do clube italiano; atacante já tem acerto com o Rubro-Negro e pode se transferir dentro de dias
|
O Flamengo está de olho no mercado e pode investir pesado para reforçar seu ataque. Após a polêmica envolvendo Pedro, o clube avalia opções e entrou de vez na disputa pela contratação de Taty Castellanos, atacante da Lazio e da Seleção Argentina. A informação foi revelada inicialmente pelo jornalista Venê Casagrande.
Valentín "Taty" Castellanos tem 26 anos, é argentino e atualmente defende a Lazio, da Itália. Revelado no futebol sul-americano e com passagens de destaque por clubes da MLS e do Girona, na Espanha, o atacante é conhecido pela força física, movimentação intensa e faro de gol.
A Lazio sinalizou que só aceita negociar o jogador mediante o pagamento de 25 milhões de euros — o que equivale a cerca de R$ 160 milhões na cotação atual. O valor é considerado alto para os padrões do futebol brasileiro, mas o Flamengo analisa formas de viabilizar o investimento. Entre Castellanos e o Flamengo, já há um acordo costurado: tempo de contrato e base salarial estão alinhados.
O argentino, inclusive, teria demonstrado empolgação com a possibilidade de atuar no futebol brasileiro, mais precisamente com o manto rubro-negro. A busca por um novo camisa 9 cresceu após o desgaste entre Pedro e o clube. A polêmica envolvendo o atacante e o auxiliar técnico Filipe Luís agravou o ambiente, e uma saída do jogador é considerada nos bastidores. Com isso, o nome de Castellanos ganhou força.