
Futebol de Base
Com grande atuação, Flamengo vence o Fluminense por 3 a 0 na estreia da Copa Rio Sub-20
Futebol de Base
|
"Aguardamos a liberação para que ele possa iniciar seu trabalho efetivamente", afirmou uma fonte ligada ao clube.
Mesmo sem poder estar à beira do campo, Campos acompanhará a partida de uma cabine no estádio Moça Bonita, passando instruções via rádio para Leonardo Ramos. A mesma estratégia foi utilizada na goleada sofrida por 5 a 0 diante do Vasco. A chegada de Nuno Campos faz parte do processo de reestruturação do futebol de base do CRF, liderado por José Boto.
O objetivo é alinhar a metodologia das categorias inferiores com a filosofia da equipe principal. Dentro desse contexto, uma das principais mudanças foi a saída de Cleber dos Santos, anunciada pelo clube nesta quarta-feira (2). Mesmo deixando o cargo com a conquista da Libertadores Sub-20, Cleber dos Santos não faz mais parte dos planos do clube.
Agora, Nuno Campos assume a missão de melhorar o desempenho da equipe, que tem sido alvo de críticas por conta do fraco início de competição e atuações abaixo do esperado. O trabalho de José Boto na base do Flamengo vem recebendo elogios de outros profissionais do futebol. Em entrevista ao "Charla Podcast", o técnico português Antônio Oliveira destacou a importância de criar uma identidade de jogo desde as categorias inferiores.
Enquanto Nuno Campos aguarda liberação, o Flamengo segue sua caminhada no Brasileirão Sub-20 sob o comando interino de Leonardo Ramos. A tendência é que a Conmebol resolva a pendência burocrática nos próximos dias, permitindo que o treinador assuma o cargo definitivamente. A equipe busca reabilitação após um início complicado na competição e a pesada derrota para o Vasco. A expectativa é que, com a nova metodologia de José Boto, o time encontre um padrão de jogo mais eficiente e volte a apresentar bons resultados no torneio.
O Mais Querido foi superior à equipe gaúcha e saiu com a melhor, em jogo disputado pela oitava rodada da competição da categoria
|
Os Garotos do Ninho reencontraram o caminho da vitória nesta quarta-feira (30), ao vencerem o Internacional pelo placar de 2 a 0, pelo Brasileirão sub-20. Assim, o Mais Querido conseguiu se aproximar ainda mais da parte de cima da tabela de classificação.
O Confronto começou equilibrado e sem grandes chances para as equipes. O tempo passou e o Flamengo conseguiu ter mais controle da posse de bola. Aos 31 minutos da primeira etapa, Iago acertou uma cobrança de falta, abrindo o placar para o Rubro-Negro.
Logo na sequência, Jorge Mora tentou um lançamento para Guilherme, que foi interceptado pelo zagueiro do Internacional. No rebote, o camisa 10 do Mais Querido dominou com categoria e bateu na saída do goleiro da equipe gaúcha, fazendo 2 a 0 para o Flamengo.
No segundo tempo, o Internacional chegou a fazer uma pressão sobre o Rubro-Negro para tentar diminuir o placar. Em uma das chegadas mais perigosas, Lucas Furtado fez uma bela defesa. No entanto, no decorrer da partida, os crias do Ninho conseguiram parar o adversário, permanecendo com vantagem no placar.
Agora, os Garotos do Ninho voltam a campo somente no dia 7 de maio, diante do Bahia. O confronto será válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro sub-20, às 15h, na Gávea.
Mário Filho volta a receber a decisão entre o campeão da América do Sul e da Europa e o Mengão busca, diante do Barça, seu segundo título
|
Campeão da Libertadores Sub-20, o Flamengo já tem data e adversário definidos para a disputa da final do Mundial da categoria. A Conmebol confirmou nesta semana que o Rubro-Negro enfrentará o Barcelona, da Espanha, no dia 23 de agosto, no Maracanã. O horário da partida ainda será divulgado.
A decisão será válida pela Copa Intercontinental Sub-20, torneio promovido em parceria entre a Conmebol e a UEFA. De acordo com o regulamento da competição, o campeão sul-americano tem o direito de escolher o local da final — e o Flamengo optou novamente pelo palco histórico no Rio de Janeiro.
Esta será a segunda vez consecutiva que o Maracanã receberá a decisão do torneio. Em 2024, o Flamengo venceu o Olympiacos, da Grécia, por 2 a 1 e conquistou o título em um jogo emocionante diante da torcida.
Para chegar à final de 2025, os Garotos do Ninho bateram o Palmeiras nos pênaltis na final da Libertadores Sub-20 e conquistaram o bicampeonato continental. Agora, o time comandado pela comissão técnica da base rubro-negra busca o segundo título mundial da história do clube na categoria.
Enquanto os Garotos do Ninho se preparam para encarar o Barcelona pela Intercontinental Sub-20, o time principal do Flamengo também se prepara para o Mundial de Clubes da FIFA. A competição, que foi reformulada com 32 equipes em modelo parecido a Copa do Mundo de seleções, será entre os dias 14 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos. O Mengão está no Grupo D, com Chelsea (ING) e Esperance (TUN), faltando apenas a confirmação do último adversário, após a exclusão do León-MEX.
Mengão enfrenta equipe Catalã na final intercontinental no Rio de Janeiro buscando conquistar o segundo título intercontinental.
|
O Flamengo garantiu vaga na final do Mundial de Clubes Sub-20 após conquistar a Libertadores da categoria. O adversário será o Barcelona (ESP), que venceu a final da UEFA Youth League na última segunda-feira (28). O time espanhol superou o Trabzonspor (TUR) por 4 a 1 e assegurou seu terceiro título da competição europeia de base.
Na decisão, o Barcelona controlou o jogo desde o início, abrindo 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Sem diminuir o ritmo, a equipe espanhola ampliou o marcador na etapa final, chegando a 4 a 0. O Trabzonspor descontou aos 43 minutos do segundo tempo, mas a superioridade catalã garantiu a conquista do tricampeonato europeu sub-20.
O Flamengo, atual campeão da Libertadores Sub-20, buscará o segundo título intercontinental na história. A primeira conquista ocorreu em 2024, quando o Rubro-Negro superou o Olympiacos (GRE) por 2 a 1 no Maracanã. Agora, diante do Barcelona, a equipe tentará repetir o feito, reforçando a tradição nas categorias de base.
O duelo entre Flamengo e Barcelona acontecerá no dia 23 de agosto, novamente no Maracanã. Segundo o regulamento do Mundial de Clubes Sub-20, o vencedor da Libertadores tem direito ao mando de campo, o que garantirá ao Rubro-Negro o apoio de sua torcida no estádio. A expectativa é de casa cheia para a grande decisão.
O Flamengo profissional irá enfrentar o Botafogo-PB, nesta quinta-feira (01), em duelo válido pela Copa do Brasil. No último domingo (27), a equipe treinada por Filipe Luís conquistou uma bela vitória de 4 a 0 sobre o Corinthians.
Com grande atuação, Flamengo vence o Fluminense por 3 a 0 na estreia da Copa Rio Sub-20
Flamengo de Copas: Base Sub-15 brilha e derruba o Manchester City na Itália em torneio
Flamengo enfrenta Manchester City na final da Fattorie Donna Giulia Youth Cup na Itália