Futebol

Ogulho total! Brasil encerra participação nas Paralimpíadas com melhor campanha da história

Medalha a medalha, Brasil e Itália brigaram pelo top 5 de conquistas

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Brasil encerrou a participação nas Paralimpíadas de Paris neste domingo (8) com sua melhor campanha na história da competição. Conforme objetivo estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, a delegação brasileira em Paris bateu o recorde de medalhas em uma única edição dos Jogos, com 89, atingiu o maior número de ouros, 25, e garantiu o inédito top 5 no quadro de medalhas.


Não foi fácil garantir a quinta colocação. Após passar os primeiros dias entre os cinco melhores países das Paralimpíadas, o Brasil chegou a ocupar a oitava colocação do quarto de medalhas ao fim da quinta-feira (5), a quatro dias do fim dos Jogos. Mas a partir de sexta (6) veio a recuperação. Com quatro ouros conquistados, o Brasil chegou à sétima colocação e encostou na França e na Itália, essa que viria ser a grande adversária pela quinta colocação.


Medalha a medalha, Brasil e Itália brigaram pelo top 5 do quadro de medalhas. No sábado (7), os atletas brasileiros garantiram o melhor dia do país na história das Paralimpíadas com seis ouros, três pratas e sete bronzes, e a sexta colocação na classificação. Com tamanho desempenho, o Brasil superou os 72 pódios e 22 ouros de Tóquio 2022, atingindo sua melhor campanha nos dois quesitos.


Porém, ainda faltava uma posição entre os cinco primeiros. Os italianos tinham 24 ouros, uma medalha de ouro a mais que o Brasil, e dormiram na quinta colocação. O que viria a mudar na manhã deste domingo (8).

Nas primeiras provas do último dia de prova, o Brasil ganhou mais dois ouros e ultrapassou a Itália. Primeiro, Fernando Rufino foi campeão na canoagem, conquistando o ouro nos 200m VL2 e deixando os países empatados. A prova ainda teve outro brasileiro no pódio. Igor Tofalini terminou na segunda colocação e levou a prata. Depois, na prova que traria o top 5 para o Brasil, Tayana Medeiros quebrou o recorde paralímpico levantando 156kg na categoria 86kg e ficou com o ouro.


A Itália não venceu nenhuma prova e não disputa mais competições. Assim, o Brasil garantiu sua melhor campanha na história das Paralimpíadas. Os grandes destaques brasileiros, como de costume, foram o atletismo, que chegou a 200ª medalhas conquistadas, e a natação, com 36 para a primeira e 26 para a segunda modalidade.


Futebol

Flamengo x Atlético-MG - onde assistir, provável escalação e horário

Primeiro jogo da final será realizado neste domingo, 3 de novembro, no Maracanã, com expectativas elevadas para ambos os times em busca de mais um título nacional

Flamengo e Atlético-MG se enfrentam no Maracanã no primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2024 - foto: reprodução
Flamengo e Atlético-MG se enfrentam no Maracanã no primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2024 - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

Neste domingo, 3 de novembro, Flamengo e Atlético-MG iniciam a decisão da Copa do Brasil 2024, com a primeira partida da final marcada para às 16h (horário de Brasília), no Maracanã. O Rubro-Negro entra em campo em busca de seu quinto título da competição, enquanto o Atlético-MG busca o tricampeonato.


A final é uma oportunidade especial para o técnico Filipe Luís, que espera conquistar seu primeiro troféu como treinador do Flamengo. No entanto, ele terá desfalques importantes: Pulgar e Bruno Henrique estão suspensos, enquanto Carlinhos e De La Cruz também são ausências confirmadas. Carlinhos já atuou por outro time nesta Copa do Brasil, e De La Cruz permanece em recuperação no departamento médico.


Com uma campanha sólida, o Atlético-MG chega à final após eliminar equipes de peso, como Sport, CRB, São Paulo e Vasco. Além da Copa do Brasil, o time mineiro também disputa a final da Libertadores, o que torna o mês de novembro decisivo para os comandados de Gabriel Milito. O Galo, campeão da Copa do Brasil em 2014 e 2021, busca agora sua terceira conquista no torneio nacional.



ONDE ASSISTIR AO JOGO


Para acompanhar o primeiro duelo da final, os torcedores podem sintonizar em diferentes opções de transmissão:

TV Globo: canal de TV aberta, disponível para todo o Brasil.

SporTV: canal fechado com cobertura esportiva.

Premiere: serviço de pay-per-view para assinantes.

Prime Video: plataforma de streaming que também oferece a transmissão da Copa do Brasil.


FICHA TÉCNICA

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data: domingo, 3 de novembro de 2024

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)

VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)


ESCALAÇÕES PROVÁVEIS PARA A PARTIDA

Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Everton, Gerson e Arrascaeta; Michael, Plata e Gabigol.

Atlético-MG: Everson; Lyanco, Battaglia e Alonso; Scarpa, Otávio, Alan Franco, Arana (Zaracho) e Rubens (Arana); Paulinho e Hulk.


Futebol

Nação em peso! Grande festa está sedo preparada por uma das organizadas do Flamengo para Domingo

Festa da torcida do Flamengo na final da Copa do Brasil terá mosaico, 150 bandeiras de mastro e muito mais; confira

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

A torcida organizada ‘Urubuzada’ está promovendo uma grande festa minutos antes da bola rolar entre Flamengo e Atlético-MG, neste domingo, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil. A partida acontecerá às 16h (horário de Brasília), no Maracanã. Em suas redes sociais, a organizada soltou um comunicado e revelou o que será preparado na entrada dos jogadores do Flamengo em campo:



Mosaico


150 bandeiras de mastro

22 mil bandeirolas


24 mil rolos de papel higiênico

O perfil também pediu para que o torcedor aguarde a entrada dos atletas no gramado para arremessar o rolo de papel. Além disso, existem outras duas orientações: entrar cedo e se espalharem na arquibancada. A grande festa terá início no Setor Norte, onde fica concentrado os principais grupos de torcedores do Flamengo.

Vale relembrar que a torcida do Flamengo fez um movimento semelhante na final da Copa do Brasil de 2023. Na ocasião, o Rubro-Negro perdeu para o São Paulo por 1 a 0.


Futebol

Histórico mostra que Flamengo só perdeu uma vez na primeira partida em finais da Copa do Brasil

Em todas as decisões em que o Flamengo venceu o jogo de ida, o Rubro-Negro conquistou o título

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Neste domingo (3), o Flamengo fará a primeira partida válida pela final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG. O duelo no Maracanã, às 16h (de Brasília) marca a décima vez que o Rubro-Negro disputa a decisão do torneio nacional. Nas nove oportunidades anteriores, saiu campeão em quatro e perdeu apenas uma vez no jogo de ida.


A primeira vez em que o Flamengo chegou à final da Copa do Brasil foi em 1990, segunda edição do torneio. O Rubro-Negro enfrentou o Goiás na decisão e venceu o jogo de ida por 1 a 0, com gol do zagueiro Fernando. O jogo foi disputado em Juiz de Fora. O Mengão conquistou o primeiro título na competição naquele ano.



A segunda oportunidade foi em 1997, empatando o primeiro jogo contra o Grêmio em 0 a 0, no antigo Estádio Olímpico. Jogo da volta, no Maracanã, novo empate por 2 a 2, com os gaúchos conquistando a taça por conta do critério do gol fora de casa.


Flamengo e Cruzeiro fizeram a final de 2003, com um empate por 1 a 1 no Maracanã. No segundo jogo, vitória do time mineiro por 3 a 1. No ano seguinte, o Rubro-Negro ia para sua quarta final, empatando por 2 a 2 o jogo de ida contra o surpreendente Santo André, em jogo disputado no antigo Palestra Itália. Na volta, uma das derrotas mais vexatórias da história do Fla, perdendo por 2 a 0 em pleno Maracanã.

Segunda conquista com baile sobre rival

Em 2006, o Flamengo chegava a sua quinta final de Copa do Brasil, com apenas um título conquistado. Na decisão, o Vasco, grande rival. No primeiro jogo, 2 a 0 para o Mais Querido, com gols de Obina e Luizão. No jogo de volta, nova vitória por 1 a 0, com gol do lateral-esquerdo Juan, e bicampeonato conquistado. As duas partidas foram no Maracanã.

Tri com golaço inesquecível de Amaral

Em 2013, no início da reconstrução financeira do Flamengo, o time chegou a mais uma decisão de Copa do Brasil. Na primeira partida da final contra o Athletico-PR, um empate por 1 a 1 na Vila Capanema, Curitiba. O jogo ficou marcado pelo golaço do volante Amaral, com um chutaço de fora da área. No Maracanã, Elias e Hernane Brocador garantiram o tricampeonato.

Em 2017, novamente uma final contra o Cruzeiro. No primeiro jogo, um empate por 1 a 1 no Maracanã. Paquetá fez o gol do Mengão e Arrascaeta, ídolo rubro-negro, jogava no time celeste na época e marcou. Na volta, após empate sem gols, derrota nos pênaltis por 5 a 3.

É Tetra!

Em 2022, o Mengão, que vivia uma era vitoriosa nos últimos anos, faltava o título da Copa do Brasil para coroar a geração. Na final contra o Corinthians, um empate sem gols na Neo Química Arena levou para o Maracanã o ato decisivo. Pedro marcou para o Mais Querido, mas o time paulista empatou perto do fim e levou a decisão para os pênaltis. Com Rodinei marcando na última cobrança, vitória por 6 a 5 e tetracampeonato confirmado.

Flamengo x São Paulo: única derrota em jogos de ida em decisões de Copa do Brasil

Em 2023, o atual campeão enfrentou o São Paulo, que nunca tinha vencido a Copa do Brasil. Com linda festa da torcida no Maracanã, o time de Sampaoli decepcionou e perdeu por 1 a 0, única derrota em jogos de ida do Flamengo em finais de Copa do Brasil. Na volta, empate por 1 a 1 e título para o time do Morumbi.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Jornalista afirma que Oscar pode jogar no Flamengo na próxima temporada
Futebol

Jornalista afirma que Oscar pode jogar no Flamengo na próxima temporada

 

Icon Comentário0
Muito dinheiro! Veja quanto valem os elencos de Flamengo e Atlético-MG
Futebol

Muito dinheiro! Veja quanto valem os elencos de Flamengo e Atlético-MG

 

Icon Comentário0
Flamengo vence o clássico contra o Botafogo por 2 a 1, na Gávea
Futebol

Flamengo vence o clássico contra o Botafogo por 2 a 1, na Gávea

 

Icon Comentário0