![Confira a tabela de jogos do Flamengo no Carioca sub-15 e sub-17](/storage/media-items/image/2024/05/garotos-do-ninho_20240517074929.webp)
Futebol de Base
|
Os Garotos do Ninho farão nesta quinta - feira (11), a última partida da primeira fase da Copinha. O Mais Querido enfrentará o Audax Osasco, às 17h30. Este será último duelo em que o grupo estará completo, já que parte dos jogadores disputarão o Campeonato Carioca. Pensando na saúde física dos atletas, o Flamengo montou um esquema especial para a joia da base, Lorran.
O Garoto do Ninho é um dos destaques do Rubro Negro na base e está passando por uma preparação especial para suportar a Copinha e o Campeonato Carioca. Isso porque, o jovem de 17 anos disputou a Copa do Mundo sub-17 com o Brasil e teve menos tempo de recuperação.
“Nosso objetivo no primeiro momento foi dar equilíbrio ao grupo através das avaliações feitas pelo DSAR (Departamento de Saúde e Alto Rendimento). Exemplo disso foi o caso do Lorran, que devido à Copa do Mundo Sub-17 se apresentou depois do grupo e traçamos um planejamento específico para ele dentro da competição. No primeiro momento da Copa São Paulo, nossa preocupação foi com o curto período de recuperação de um jogo para outro e fazer com que os atletas cheguem condicionados e recuperados para suportar os jogos do Carioca no profissional”, disse Marlon Syndada, preparador físico do sub-20.
Lorran foi destaque do sub-20 em 2023 e é tratado como joia. Ele integrou treinos dos profissionais no fim da última temporada. Assim, o jogador pode pular algumas etapas caso se destaque no Campeonato Carioca, assim como está se destacando na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Lorran e parte dos Garotos do Ninho disputarão o Campeonato nos dias 21 e 27 de janeiro, já que o elenco profissional estará nos Estados Unidos fazendo amistosos com equipes locais. Sendo assim, os crias da base terão seus momentos para poderam se destacar e fazer parte da equipe comandada por Tite.
Diretor de futebol vê como necessário formar jogadores e ter mais jovens no elenco profissional do Mengão e coloca isso como prioridade
|
O diretor técnico do Flamengo, José Boto, concedeu entrevista à CNN neste domingo (9), refletindo sobre seu primeiro mês à frente do futebol rubro-negro. Durante a conversa, o dirigente português abordou diversos objetivos para sua gestão, com destaque para um aspecto que marcou sua trajetória no futebol: o trabalho com jovens talentos das categorias de base.
Com passagens pelo Benfica e Shakhtar como chefe de scouting, Boto se consolidou em clubes conhecidos por investir em promessas e abrir portas para brasileiros no futebol europeu. No Shakhtar, em especial, sua relação com atletas do Brasil se fortaleceu ainda mais, ampliando seu conhecimento do mercado nacional.
“Quando fui para o Shakhtar, havia uma geração de brasileiros que já estava acabando [por conta da idade e do rendimento]. A minha missão era a renovação do elenco e como o dono do clube tinha uma paixão enorme por jogadores brasileiros, essa paixão levou o Shakhtar a criar uma marca aqui no Brasil. Ou seja, para nós era fácil chegar aqui e recrutar jogadores de sub-20, da Seleção Brasileira. “Aqui no Brasil, eles iam porque o Shakhtar havia lançado muitos jogadores importantes, como o Fernandinho, Alex Teixeira, Willian, o Bernard...”, iniciou o dirigente no "CNN Esportes S/A".
Seus trabalhos anteriores foram caracterizados pela descoberta e desenvolvimento de jogadores ainda muito jovens, que, além de trazerem retorno técnico, também representaram grandes oportunidades financeiras para os clubes. Agora, à frente do Flamengo, Boto pretende manter essa filosofia. Para ele, a idade dos reforços pouco importa, desde que o atleta se encaixe no sistema de jogo proposto pelo treinador.
“Isso é uma das minhas características, de lançar sempre muitos jovens. Para mim, no futebol não há idade, há qualidade. O jogador pode ter 30 anos, 35 e ter muita qualidade, mas também pode ter 18 a 19 anos e ter muita qualidade. A minha experiência em clubes como o Benfica, como o Shakhtar, onde nós vínhamos buscar aqui na América do Sul muitos jogadores que eram desconhecidos e depois se tornaram grandes jogadores mundialmente”, disse José Boto.
Falta de oportunidades para jovens no futebol brasileiro
O dirigente também levantou um questionamento sobre a falta de espaço para jovens promessas nos clubes do Brasil. Muitos talentos que se destacam na Europa sequer tiveram oportunidades reais nos times que os formaram. Boto indaga por que essas joias são frequentemente preteridas, mesmo quando, em questão de meses, já estão atuando na Champions League.
“Isso me leva sempre a uma pergunta: por que um jogador que está no Brasil, que os clubes conhecem, têm-no em casa, não apostam nele? Talvez pensem que por conta da idade não estão prontos para jogar, mas estão prontos para jogar a Champions League. Quando eu digo Champions League, o Shakhtar naquele tempo ganhou do Real Madrid, do Inter de Milão com esses mesmos jovens que meses antes não tinham minutos aqui na série A do Campeonato Brasileiro”, concluiu o diretor.
O Mais Querido deseja reformular a comissão técnica da categoria e já está em conversas avançadas com o treinador conhecido por José Boto
|
Após uma sequência de resultados ruins do sub-20, o Flamengo decidiu trocar o técnico da equipe. Assim, o Mais Querido definiu que o novo comandante dos jovens jogadores será o português Nuno Campos, de 49 anos. As conversas estão avançadas, e há a expectativa para que o negócio seja finalizado a qualquer momento.
Segundo informações do jornalista Venê Casagrande, o Flamengo deseja contar com Nuno Campos no sub-20. Destacando que o técnico já trabalhou com José Boto no Shakthar Donetsk (UCR), na temporada 2018/19. No time ucraniano, o provável reforço rubro-negro foi auxiliar técnico da equipe principal. Além disso, ele soma passagens por clubes de Portugal, Itália e México.
HISTÓRICO DE NUNO
Nuno Campos iniciou sua carreira como auxiliar técnico, onde trabalhou no Estrela (POR), 1º de Dezembro (POR), Odivelas (POR), Pinhalnovense (POR), Alves (POR), Porto (POR), Paços de Ferreira (POR) e Braga (POR). Logo depois, de 2016 a 2019, esteve na função no Shakthar.
O ponto alto de sua carreira foi entre 2019 e 2021, quando atuou como auxiliar técnico do time principal da Roma, da Itália. Na sequência, se aventurou como treinador, mas com passagens rápidas por Santa Clara (POR), por nove jogos, e depois o Tondela, por dez. Nos dois últimos anos, ele atuou como auxiliar do Toluca (MEX).
E CLEBER DOS SANTOS?
Comandante do Flamengo nas primeiras quatro rodadas do Carioca, Cleber dos Santos segue no Mais Querido. Mesmo com a contratação encaminhada de Nuno Campos, o treinador brasileiro seguirá no comando do time para a disputa da Libertadores sub-20. Como a competição terá início no dia 01 de março, o Rubro-Negro não pretende mudar a metodologia do trabalho nesse curto período.
O jovem zagueiro é um dos principais destaques da seleção brasileira no hexagonal final da competição e soma números incríveis
|
Iago, cria do Flamengo e peça fundamental na conquista da Libertadores sub-20 em 2023, também está sendo o principal jogador para a Seleção Brasileira. O jovem disputa o Sul-Americano sub-20 pelo Brasil e é o grande nome da equipe.
Na última sexta-feira (7), o jovem marcou o gol da vitória do Brasil contra a Colômbia, pela segunda rodada do hexagonal final da competição. No entanto, o tento marcado não é o único motivo para a comemoração.
Isso porque, os números de Iago no Sul-Americano são impressionantes. Segundo o portal de estatísticas sofascore, o jovem é o segundo jogador da Seleção com a nota mais alta durante a competição: 7,28. Além disso, nas seis vezes em que atuou pelo Brasil, ele foi titular em cinco e já soma dois tentos.
NÚMERO DEFENSIVOS DE IAGO
Além de ser destaque ofensivamente, Iago também se destaca na parte defensiva. De 31 duelos disputados, ele ganhou 20, ou seja, um aproveitamento de 65%.
Já pelo alto, o jovem ganhou 16 de 20 disputas, o que significa 80% de aproveitamento. Ao todo, são 41 ações defensivas durante as seis partidas, onde ele cometeu apenas cinco faltas.
PRÓXIMOS JOGOS DO BRASIL:
Paraguai x Brasil - 10/02 (17h)
Brasil x Argentina - 13/02 (22h)
Brasil x Chile - 16/02 (22)