Futebol

Pré-lista da primeira convocação de Ancelotti tem 6 jogadores do Flamengo

Danilo, Wesley, Léo Ortiz, Alex Sandro, Gerson e Pedro estão na relação enviada pela CBF aos clubes no sábado para tornar liberação obrigatória

Gerson é um dos pré-selecionados e provavelmente estará na lista final, a primeira do Italiano à frente da Seleção Brasileira
Gerson é um dos pré-selecionados e provavelmente estará na lista final, a primeira do Italiano à frente da Seleção Brasileira

  |

Icon Comentário0

Danilo, Wesley, Léo Ortiz, Alex Sandro, Gerson e Pedro. O Flamengo tem seis jogadores na primeira pré-convocação de Carlo Ancelotti para a seleção brasileira. A CBF disparou na tarde do último sábado, comunicados para todos os clubes envolvidos solicitando a liberação, e a relação final com 23 nomes será divulgada pelo próprio italiano, dia 26, no Rio de Janeiro.



O Brasil encara o Equador, dia 5 de junho, em Guayaquil, e o Paraguai, no dia 10, na Arena Corinthians, em São Paulo. Por exigência da Fifa, a CBF tem que comunicar aos clubes 15 dias antes da apresentação, que acontecerá no dia 2, para que seja obrigatória a presença dos convocados, e assim foi feito na tarde de sábado.


DEFINIÇÃO DOS NOMES

Carlo Ancelotti definiu a pré-lista em reuniões com o diretor de seleções, Rodrigo Caetano, e o coordenador técnico, Juan, durante a semana em Madri. A relação conta com cerca de 50 nomes para ser reduzida aos 23 finais na apresentação do treinador. Em março, a CBF tornou pública a convocação de 52 jogadores, mas dessa vez manterá em sigilo.


Do sexteto rubro-negro, Wesley, Léo Ortiz e Gerson participaram da última Data Fifa de Dorival Júnior, enquanto Danilo foi cortado. Já Alex Sandro estava na pré-lista e ficou fora da convocação final.

PEDRO VOLTA A SER LEMBRADO

Pedro, por sua vez, retorna ao radar da Seleção após oito meses. O centroavante foi convocado para os jogos de setembro de 2024, também contra Equador e Paraguai, mas acabou lesionando o joelho com gravidade ainda durante os treinamentos em Curitiba.

A Seleção inicia a era Carlo Ancelotti com a convocação final dia 26, no Rio de Janeiro. O primeiro treinamento está marcado para o dia 2 de junho, no CT Joaquim Grava, do Corinthians.



Futebol

Ex-Flamengo concorda com planejamento gradual para Pedro

Atacante se recupera de uma ruptura de ligamento no joelho e ex-Mengão vê com bons olhos a forma como o clube tem tratado seu retorno

Ex-Flamengo vê como positivo cautela na utilização de Pedro após lesão de ligamento do joelho - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Ex-Flamengo vê como positivo cautela na utilização de Pedro após lesão de ligamento do joelho - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Durante participação no programa Bate Pronto, da Jovem Pan, o comentarista Vampeta comentou a situação de Pedro no Flamengo. O centroavante, que voltou recentemente aos gramados após se recuperar de uma lesão no ligamento cruzado, ainda não atuou durante os 90 minutos sob o comando do técnico Filipe Luís. Segundo o ex-volante da Seleção Brasileira, a comissão técnica está correta em adotar cautela na utilização do camisa 9.




Há muita reincidência quando você tem essa lesão de cruzado..."


"Concordo com o Filipe Luís, tem que ter um pouco de calma. Eu tive essa lesão de cruzado, é uma lesão muito séria. O Calleri, por exemplo, vai ficar um ano fora. Há muita reincidência quando você tem essa lesão de cruzado. O Pedro já teve pela segunda vez. Então, está voltando, tem que ter um pouco de calma. A temporada é longa para caramba", afirmou Vampeta.

Pedro retornou aos gramados na derrota do Flamengo para o Central Córdoba, por 2 a 1, no Maracanã, pela Libertadores. Desde então, o atacante mostrou poder de decisão, anotando quatro gols. Apesar disso, ele ainda é o terceiro artilheiro da equipe em 2025: Bruno Henrique tem seis gols, enquanto o líder do ranking é Arrascaeta, com dez.


"TEM QUE TER PACIÊNCIA", DIZ VAMPETA

Vampeta, que já enfrentou o mesmo tipo de lesão durante a carreira, destacou o desafio físico e emocional da recuperação, reforçando a importância de uma abordagem progressiva.

"O Pedro ficou quase um ano sem jogar, então concordo com o Filipe Luís. Tem que ficar de olho. Titular ele vai ser absoluto deste Flamengo, mas tem que ter um pouco de paciência. Não é uma lesão qualquer. Mais do que ninguém, o Pedro sabe o que foi, dentro de sua carreira, ficar dois anos sem jogar e, todo dia, ir ao clube para fazer fisioterapia, se recuperar", completou.

PRÓXIMO COMPROMISSO

O Flamengo volta a campo neste domingo (18), quando encara o Botafogo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, em clássico válido pelo Campeonato Brasileiro. Pedro, mesmo em fase de recondicionamento, deve estar relacionado e começar no banco de reservas.


Futebol

Clubes da Libra e LFU declaram apoio a presidente da FPF à eleição da CBF; Flamengo assina manifesto

Reinaldo Carneiro Bastos anunciou candidatura à presidência no pleito marcado após destituição de Ednaldo Rodrigues; Mengão entre os que assinaram

Libra e LFU assinam documento declarando apoio a presidente da FPF na eleição da CBF; Flamengo assina documento - Foto: Reprodução
Libra e LFU assinam documento declarando apoio a presidente da FPF na eleição da CBF; Flamengo assina documento - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Após anúncio de novas eleições na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os clubes que compõem a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte União (LFU) enviaram nota conjunta onde declararam apoio a Reinaldo Carneiro Bastos no pleito para novo presidente da entidade. Ao todo, 21 equipes que formam as séries A e B do Brasileirão, como o Flamengo, assinaram o documento.




Estamos perdendo todas as partidas que acontecem fora do campo..."



CONFIRA O MANIFESTO

"SEM CLUBE NÃO EXISTE FUTEBOL.

O futebol brasileiro precisa virar o jogo.

Estamos perdendo todas as partidas que acontecem fora do campo.

Falta liderança, falta decisão, falta transparência, falta respeito. E falta o principal: o protagonismo dos Clubes.

Afastados, banidos e impugnados nenhum dos últimos 5 Presidentes da CBF terminou seu mandato.

O futebol brasileiro não pode mais ser jogado nos tribunais. Ele precisa voltar aos gramados. E isso só acontece com os Clubes em campo.

Após uma decisão judicial proferida na última quinta-feira, foi designada — em apenas 24 horas — uma nova eleição na CBF, com prazo de quatro dias para registro de chapa. E mais, o pleito foi agendado para um domingo, dia de rodada do Campeonato Brasileiro.

Ora, mais uma vez o pensamento não é sobre o futebol. O jogo é outro: impedir que os clubes, aqueles que realmente carregam os milhões de brasileiros aos estádios, geram as audiências, reúnem as famílias em torno das partidas, garantem a estabilidade profissional de milhares de atletas e profissionais, atraem os bilhões de reais de marcas, investidores e veículos, e promovem a maior paixão deste país, sejam os legítimos e verdadeiros protagonistas das decisões.

Não há mudança sem ação.

Por isso, nesse momento, os Clubes brasileiros, já unidos na missão de criação da sua Liga, reúnem-se em torno do apoio público à eleição de Reinaldo Carneiro Bastos à presidência da CBF para o próximo ciclo.

O futuro do futebol brasileiro é inegociável para nós. E estaremos todos juntos, no mesmo campo, apoiando e exigindo um processo transparente, digno e responsável.

Os Clubes estão em campo. Por um novo futebol no Brasil.

Atlético Mineiro · Bahia · Ceará · Corinthians · Cruzeiro · Flamengo · Fluminense · Fortaleza ·

Internacional · Juventude · Mirassol · Red Bull Bragantino · Santos · São Paulo · Sport · Vitória ·

Amazonas · América Mineiro · Athletico Paranaense · Atlético Goianiense · Avaí · Botafogo-SP".

ENTENDA O CASO

Ednaldo Rodrigues foi destituído do cargo de presidente da CBF pela Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A razão jurídica apresentada para a decisão foi uma possível falsificação de assinatura do ex-presidente da entidade, Coronel Nunes, de um acordo que resultou em seu não afastamento em janeiro. Além disso, a insatisfação com a direção de Ednaldo e com a falta de cumprimentos de acertos com federações derrubou seu capital político.

19 federações estaduais anunciaram publicamente o desejo de seguir outra direção na presidência da entidade e devem apoiar o Samir Xaud, presidente da Federação Rondoniana de Futebol, no pleito. Reinaldo Carneiro Bastos, porém, tem apoio dos clubes e é reconhecido como um forte personagem político no futebol brasileiro. O presidente da FPF, inclusive, já se declarou torcedor do Flamengo.


Futebol

Flamengo x Botafogo pela 9ª rodada do Brasileirão vai passar na Globo? Confira

Mengão pode assumir a liderança do Brasileiro em caso de vitória sobre o Alvinegro no Maracanã; confira local de transmissão

Saiba onde assistir ao clássico entre Flamengo e Botafogo pela 9ª rodada do Brasileirão; Mengão busca a liderança - Foto: Reprodução
Saiba onde assistir ao clássico entre Flamengo e Botafogo pela 9ª rodada do Brasileirão; Mengão busca a liderança - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo volta a campo neste domingo (18) para enfrentar o Botafogo, no Maracanã, às 18h30 (horário de Brasília), em duelo válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico terá transmissão exclusiva do Premiere (pay-per-view) para todo o Brasil e não passa em canal aberto. Embalado pela vitória sobre a LDU, pela Libertadores, o Rubro-Negro busca manter o bom momento também no cenário nacional.


MOMENTO RUBRO-NEGRO


A equipe comandada por Filipe Luís chega motivada ao clássico após o triunfo por 2 a 0 no meio de semana. Com a confiança em alta, o Flamengo mira um resultado positivo diante do rival para seguir na cola do líder Palmeiras e, quem sabe, assumir a ponta da tabela.


DESFALQUES CONFIRMADOS

O técnico Filipe Luís terá cinco ausências para o confronto. Allan e Erick Pulgar seguem em tratamento de lesões musculares na coxa, enquanto Gonzalo Plata ainda se recupera de um edema ósseo no joelho direito. Matías Viña está em fase final de transição física após grave lesão sofrida no fim de 2024, e Gerson cumpre suspensão automática após levar o terceiro cartão amarelo na rodada passada.


SITUAÇÃO NA TABELA

Com 17 pontos, o Flamengo ocupa a vice-liderança do Brasileirão, dois pontos atrás do Palmeiras. Uma vitória sobre o Botafogo, combinada a um tropeço do time alviverde contra o Red Bull Bragantino, pode colocar o time carioca no topo da tabela ao fim da rodada.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Com os desfalques, o técnico Filipe Luís deve mandar a campo um Flamengo com: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (Danilo) e Alex Sandro; Evertton Araújo, De La Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Michael e Bruno Henrique (Pedro).



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Paiva, do Botafogo, tem dor de cabeça para escalar elenco contra o Flamengo
Futebol

Paiva, do Botafogo, tem dor de cabeça para escalar elenco contra o Flamengo

 

Icon Comentário0
Martelo batido! Estrela do Flamengo quer continuar no clube em 2025
Futebol

Martelo batido! Estrela do Flamengo quer continuar no clube em 2025

 

Icon Comentário0
Táchira pode poupar titulares contra o Flamengo na Libertadores na próxima semana, confira
Futebol

Táchira pode poupar titulares contra o Flamengo na Libertadores na próxima semana, confira

 

Icon Comentário0