Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

PRIMEIRO JOGO NO FLAMENGO! VEJA COMO FORAM OUTRAS ESTREIAS DE TITE POR TIMES DA SERIA A NO BRASILEIRÃO

Treinador vai para a 15ª edição da competição na carreira, a primeira no comando de um clube do Rio de Janeiro

  |

Icon Comentário0

Cruzeiro x Flamengo tem um atrativo especial pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na próxima quinta-feira, às 19h (de Brasília) no Mineirão, Tite volta a dirigir um clube depois de sete anos, seis deles dedicados à Seleção. Hoje, um dos mais vitoriosos treinadores do Brasil, o gaúcho de 62 anos já cortou um dobrado na competição para vencer em suas estreias a cada ano. Depois da primeira vitória, porém, deslanchou.

Tite fez seu primeiro jogo na Série A em 2 de agosto de 2001, quando a competição ainda era decidida no mata-mata. Comandava o Grêmio e chegava com moral ao campeonato, pois havia acabado de ser campeão gaúcho e da Copa do Brasil. Mas estreou com derrota por 2 a 0 para o Athletico-PR, na Arena da Baixada, na primeira rodada do Brasileirão. Depois, fez boa campanha e parou somente nas quartas de final, após revés diante do Atlético-MG.

Na sequência, teve mais duas estreias com o Grêmio, uma com o São Caetano e outra no comando do Corinthians. Empatou três e perdeu uma.


Em 2002, nova estreia fora de casa, e dessa vez ficou no 1 a 1 com o Palmeiras no antigo Parque Antártica. No ano seguinte, ainda no comando do Grêmio, voltou à Arena da Baixada na estreia e levou outro 2 a 0 do Athletico-PR. Na mesma edição (a primeira por pontos corridos), estreou pelo São Caetano no 1 a 1 em casa contra o Juventude, na 23ª rodada. Em 2004, assumiu o Corinthians na oitava rodada e ficou no 1 a 1 com o São Paulo no Morumbi.


A primeira estreia bem sucedida aconteceu no Atlético-MG, em 2005, e com direito a uma goleada: 4 a 1 sobre o Figueirense no Mineirão, na abertura do campeonato. Depois, emplacou uma sequência debutando com o pé direito: 2 a 1 com o Palmeiras em cima do Santa Cruz no Parque Antártica, na sexta rodada do Brasileiro de 2006; repetiu o 2 a 1 com o Internacional sobre o Botafogo no Beira-Rio, também na sexta rodada de 2008; ainda no Colorado, fez 1 a 0 no Corinthians dentro do Pacaembu na abertura da Série A em 2009; e com o Corinthians venceu em casa o Palmeiras por 1 a 0, na 31ª rodada em 2010, e bateu o Grêmio por 2 a 1 no Olímpico em 2011, ano de seu primeiro título brasileiro.

Depois de seis vitórias seguidas em estreias na Série A, Tite perdeu com o Corinthians na abertura do campeonato de 2012: tomou 1 a 0 do Fluminense dentro do Pacaembu. No ano seguinte, empatou em casa em 1 a 1 com o Botafogo na primeira rodada. O técnico, que não trabalhou em 2014, só voltou a debutar com um triunfo em 2015, justamente no ano de seu segundo título brasileiro, novamente no comando do Timão. Naquela edição, bateu o Cruzeiro por 1 a 0 em jogo na Arena Pantanal, válido pela primeira rodada. Sua última estreia foi em 2016, quando ficou no 0 a 0 com o Grêmio na Neo Química Arena.




Futebol

Futuro de Gabigol: Sem clima no Flamengo e clubes interessados recuando, como fica o camisa 99 para 2025?

Atacante aguarda fim de contrato e eleição rubro-negra para entender os caminhos possíveis

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

Na relação entre Gabigol e o técnico Tite no Flamengo, só o campo é capaz de falar. Entre o atacante e treinador, não há praticamente diálogo, e a guerra fria e silenciosa sentencia que só um deles deve permanecer no clube para a temporada em 2025.

Sem ambiente com a comissão técnica e também com o elenco, Gabriel Barbosa tem sido convencido a mudar e ares, mas até os clubes que manifestaram interesse no primeiro semestre recuaram. Com vínculo até o fim de dezembro no Flamengo, Gabigol teve ofertas de Palmeiras, Corinthians e Santos, foi ventilado no Grêmio, mas não quis assinar pré-contrato com nenhuma equipe.


A expectativa era tentar dar a volta por cima no segundo semestre, caso contrário encerrar a passagem pelo Flamengo como o ídolo que se tornou, sem rusgas.


A chegada de Tite no ano passado mudou toda a perspectiva do atacante, que já vinha em má fase anteriormente, e perdeu de vez a vaga para Pedro com a presença do novo treinador.Com a lesão recente do centroavante, Tite manteve Gabigol no fim da fila, sob o argumento de que Carlinhos e Bruno Henrique rendem melhor no esquema com um homem de referência.

Sem entender o critério, Gabi mantém a dedicação no nível básico de profissionalismo nos treinos, já que não faz parte dos planos do treinador e também do clube para uma possível renovação. Com as chances de volta por cima praticamente sepultadas, os dois caminhos possíveis são esperar a eleição no Flamengo para saber se Tite permanecerá com o próximo presidente; ou aguardar o fim de contrato para, livre, voltar a ouvir propostas. O Palmeiras e o Santos ainda não desistiram da ideia, e o Bahia surge como opção, já que tem boa capacidade de investimento.



Futebol

Ex-jogador do Flamengo faz proposta milionária por SAF de time paulista

A oferta feita é de 90% do clube

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Aposentado dos gramados desde 2017, o ex-meia Zé Roberto, que teve uma passagem pelo Flamengo nos anos 90, está querendo comprar 90% da SAF do São Bento, clube de São Paulo. De acordo com o GE, uma reunião marcada para a noite desta quarta-feira (18) pode decretar a venda do time de Sorocaba para a empresa Flash Forward, que pertence ao ex-jogador.

Zé Roberto é o principal nome da empresa. Entretanto, o grupo também possui sócios como o ex-atleta Fransérgio e o empresário Tiago Ribeiro (ex-CEO do Estoril). Além do Flamengo, Zé jogou no futebol brasileiro com as camisas do Palmeiras, Santos e Grêmio. Na Europa, o ex-atleta defendeu gigantes como Real Madrid e Bayern de Munique.


A oferta é de R$ 130 milhões que seriam pagos de forma parcelada. Esse montante seria investido de forma pontual na equipe de futebol e na estrutura do clube. O projeto é levar o São Bento para a elite do futebol paulista e Série B do Brasileiro em até seis temporadas.


A passagem de Zé Roberto pelo Flamengo

Revelação da Portuguesa-SP, Zé Roberto se destacou na Lusa e chamou a atenção do Real Madrid em 1997. Todavia, o jogador teve dificuldade de se encaixar no clube espanhol e foi emprestado ao Flamengo em 1998.


No Flamengo, Zé Roberto foi titular na disputa do Campeonato Carioca, entrou em campo 23 vezes e despertou o interesse do Bayer Leverkusen, deixando a Gávea na mesma temporada. Como atleta, o ex-meia também disputou a Copa do Mundo de 2006 pela Seleção Brasileira.


Futebol

Os clubes Brasileiros precisam ter atenção ao calendário de 2025 da Conmebol! Entenda

O Flamengo precisará se adequar ao calendário, pois também disputará o Mundial de Clubes

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

A temporada que vem promete. Isso pelo menos no quesito Datas. O calendário definido pela Conmebol para 2025 tem alguns pontos que demandam atenção dos clubes. Principalmente os que costumam se classificar para os torneios continentais. Quem joga as fases iniciais

Para os clubes brasileiros, que entram na segunda fase preliminar da Libertadores, a competição começa em 19 de fevereiro. Quem for disputar esse mata-mata já precisa estar minimamente organizado para não cair no meio do caminho.


Fase de grupos concentrada

Quem jogar a Libertadores vai ter uma fase de grupos intensa. Serão seis jogos em dois meses, entre abril e maio. A competição vai preencher seis dos nove meios de semana possíveis no período.


Pausa longa na Libertadores

Por outro lado, o intervalo entre o fim da fase de grupos e o começo das oitavas de final vai durar dois meses e meio, praticamente. A data base para o início do mata-mata é 13 de agosto.

Vai para o Mundial?

Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão confirmados no Mundial da Fifa. A competição ocorre entre 15 de junho e 13 de julho. Pode ser que algum caia antes e ganhe um refresco — indesejado. Mas isso depende de como a CBF vai encaixar o calendário nacional no escopo feito pela Conmebol.

Playoff Sul-Americana x Libertadores mantido

A CBF até tentou tirar, mas o playoff entre os terceiros colocados da Libertadores e os segundos classificados na fase de grupos da Sul-Americana está mantido. Eles já acontecem a partir de 15/16 de julho. Logo, bem próximo ao término do Mundial.

Data Fifa coladinha ao Mundial

A preparação para o Mundial de Clubes pode ser afetada por convocações das seleções. Tem data Fifa (jogos das Eliminatórias) no começo de junho. As seleções estarão reunidas entre os dias 2 e 10. O Mundial de Clubes começa cinco dias depois.

Qual será a resposta da CBF?

Agora o tamanho do problema será medido efetivamente quando a CBF cumprir a tarefa de definir como será o calendário 2025.

Vai parar tudo durante o Mundial? Vai preservar, ainda que parcialmente, as datas Fifa? Qual tamanho dos Estaduais? Fato é que o ano não vai ter mais do que 365 dias.


envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

Semana do Flamengo- Preparativo para o jogo contra o Peñarol

 

Icon Comentário0
Futebol

Jogadores de Free Fire do Flamengo E-sports visitam o Maracanã

 

Icon Comentário0
Futebol

Luiz Araújo passa por cirurgia bem-sucedida no joelho e ganha previsão de retornar ao Flamengo - confira

 

Icon Comentário0