Futebol

Qual será o papel de Jorginho no esquema do Flamengo, entenda

Volante ítalo-brasileiro chega ao Rio nesta sexta (6), abre mão de R$ 3 milhões no Arsenal e será inscrito para reforçar o Flamengo no Mundial

O volante terá um papel muito importante na temporada pelo Flamengo e chega como peça fundamental no Mundial de Clubes ( Foto / Instagram )
O volante terá um papel muito importante na temporada pelo Flamengo e chega como peça fundamental no Mundial de Clubes ( Foto / Instagram )

  |

Icon Comentário0

O Flamengo movimentou os bastidores nesta semana com a iminente chegada de Jorginho, volante com passagens marcantes por Napoli, Chelsea e Arsenal. Aos 33 anos, o ítalo-brasileiro desembarca no Rio de Janeiro na madrugada de sexta (06/06) e é esperado para exames médicos ainda pela manhã. A tendência é que assine contrato válido por três anos, ficando apto a disputar o Mundial de Clubes com a camisa rubro-negra.


A negociação teve contornos de novela, mas foi destravada nos últimos dois meses. Para concretizar o acordo, Jorginho aceitou abrir mão de mais de R$ 3 milhões que teria a receber do Arsenal. A decisão acelerou os trâmites e caiu como uma luva para o Flamengo, que viu na janela extra da Fifa uma oportunidade pontual de reforçar o elenco com um nome de peso e rodagem internacional.


UM TRABALHO DE RENOME


Com status de titular em momentos marcantes da seleção italiana e do Chelsea – onde foi campeão da Champions League em 2021 –, Jorginho chega para ser peça versátil no meio-campo rubro-negro. Filipe Luís o vê como coringa para atuar tanto como primeiro quanto como segundo volante. A ideia é explorar sua capacidade de organização, intensidade na marcação e qualidade no passe vertical.

Atualmente, o setor tem alternado bastante devido às lesões e suspensões. Pulgar, Nico De la Cruz, Allan e o jovem Evertton Araújo têm revezado nas últimas semanas, enquanto Léo Ortiz e Varela foram improvisados em situações pontuais. Com Jorginho, o técnico ganha uma peça natural da função, com experiência e leitura de jogo acima da média.


 UM TRABALHO DIFERENCIADO 

A estreia do Flamengo no Mundial será contra o Espérance, da Tunísia, no dia 16 de junho, nos Estados Unidos. A expectativa da comissão técnica é de que Jorginho esteja 100% regularizado até lá, inclusive com ritmo físico adequado, já que vinha treinando normalmente na Inglaterra. A janela extra de registros da Fifa para o torneio se encerra no próximo dia 10.


Futebol

Gerson pode ter que pagar multa a empresário que renovou seu contrato com o Flamengo

A penalidade está prevista no contrato de representação assinado por Gerson com a empresa do agente, que também recebeu a oferta do Zenit pelo jogador

Segundo fontes do Flamengo, Carlos Leite foi peça importante para ajudar na renovação de Gerson depois de problemas da diretoria com Marcão
Segundo fontes do Flamengo, Carlos Leite foi peça importante para ajudar na renovação de Gerson depois de problemas da diretoria com Marcão

  |

Icon Comentário0

A proposta do Zenit levada pelo pai de Gerson ao Flamengo também chegou ao empresário Carlos Leite, que renovou o contrato do meia com o clube carioca, e agora pode receber uma multa do atleta. A penalidade está prevista no contrato de representação assinado por Gerson com a empresa do agente, que também recebeu a oferta do Zenit pelo jogador, mas foi "atropelado".



Segundo fontes do Flamengo, Carlos Leite foi peça importante para ajudar na renovação de Gerson depois de problemas da diretoria com Marcão, que tentava valorizar o jogador. Com a nova investida do pai de Gerson, o Flamengo não quis nem escutar proposta e indicou o pagamento da multa de 25 milhões de dólares prevista em contrato.


FLAMENGO E GERSON VIVEM CLIMA INSUSTENTÁVEL 

Embora os dirigentes ainda não levem fé no pagamento da multa rescisória em função da proposta dos russos levada por Marcão, pai do jogador, o pacote Gerson já levou o clube ao seu limite. Mesmo assim, a diretoria mantém-se presa ao contrato e exige os 25 milhões de dólares à vista para que o jogador saia pela multa. Antes disso, ele precisa comunicar ao Flamengo, o que não fez ainda, se reapresentando para a viagem ao Mundial de Clubes sem uma definição da situação às claras.


JOGADOR ESTÁ A DISPOSIÇÃO

Gerson embarcou com a delegação e está à disposição para o Mundial de Clubes nos Estados Unidos. Seu estafe indicou que a multa será paga depois do torneio para que o meia seja liberado e vendido. Até que isso ocorra, o clube decidiu manter o jogador no torneio da Fifa, mesmo com um clima ruim. No embarque no Rio, houve protestos e xingamentos contra Gerson, que se manteve tranquilo.



Futebol

Flamengo não deve assinar acordo por Liga de clubes, afirma jornalista

LFU e Libra chegaram a um consenso para a criação definitiva da organização de um campeonato próprio, mas Mengão vê problemas comerciais

Presidente do Flamengo, Bap não vê como favorável parte comercial do acordo pela Liga - Foto: Reprodução/Flamengo
Presidente do Flamengo, Bap não vê como favorável parte comercial do acordo pela Liga - Foto: Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Os clubes da Libra e da Liga Forte União (LFU) avançaram nas tratativas para a criação de uma liga unificada para organizar o Campeonato Brasileiro. Um pré-acordo (MOU — Memorando de Entendimento) já foi elaborado e distribuído aos clubes, com propostas que englobam desde a estrutura da nova entidade até regras comerciais para os direitos de transmissão e exploração de propriedades de mídia a partir de 2030.


Apesar de ser favorável à criação da Liga, o Flamengo recusou assinar o documento por discordar dos termos comerciais incluídos no MOU. A diretoria rubro-negra defende que, neste momento, o foco da discussão deveria estar restrito à governança e estrutura organizacional da nova entidade. A informação é do jornalista Rodrigo Mattos, do Uol.


O QUE PREVÊ O PRÉ-ACORDO


O MOU elaborado por executivos da Libra e da LFU propõe que todos os clubes passem a negociar em bloco os direitos de transmissão — incluindo TV aberta, fechada, streaming e exterior — além de propriedades como placas de publicidade no estádio, ativações em redes sociais e outras ações de marketing. A distribuição das receitas seguiria um modelo híbrido entre divisão igualitária, desempenho esportivo e audiência, com os percentuais já definidos.

O acordo é vinculativo: ou seja, os clubes que assinarem o MOU assumem o compromisso de negociar em conjunto a partir de 2030. No que diz respeito à governança, há previsão de um período de até seis meses para a definição e estruturação legal da nova entidade.


FLAMENGO CONTRÁRIO A CESSÃO COMERCIAL

A resistência do Flamengo gira em torno da parte comercial do documento. O clube, que atualmente tem receitas superiores à média nacional com placas, transmissões e projetos próprios como a Flamengo TV, teme perder protagonismo financeiro com a distribuição coletiva.

A diretoria, liderada por Luiz Eduardo Baptista, também está insatisfeita com o modelo de divisão de receitas adotado no acordo firmado pela Libra com a Globo — que, segundo o clube, trouxe prejuízos em relação ao que arrecadava anteriormente. Diante disso, o Rubro-Negro afirma que só assinará um pré-acordo se a parte comercial for retirada da proposta.

TENSÃO NOS BASTIDORES

A posição do Flamengo vem causando desconforto entre outros clubes da Libra e da LFU. A proposta de unificação, com apoio majoritário entre os 40 clubes das Séries A e B, busca selar um compromisso coletivo para consolidar a liga nacional, mas encontra obstáculos justamente por divergências como essa. As reuniões decisivas entre os blocos estão previstas para esta e a próxima semana. O desfecho pode determinar se o projeto de liga única avançará de forma unificada ou seguirá fragmentado.



Futebol

Mundial de Clubes: site faz ranking de equipes do torneio e Flamengo é o melhor brasileiro

Mengão aparece à frente de outras equipes do Brasil e até mesmo de dois europeus na lista, mas não é o melhor sul-americano

Flamengo aparece bem posicionado em ranking do The Athletic sobre melhores equipes do Mundial de Clubes - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Flamengo aparece bem posicionado em ranking do The Athletic sobre melhores equipes do Mundial de Clubes - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

  |

Icon Comentário0

A poucos dias da estreia no Mundial de Clubes, o Flamengo, quinto melhor ataque entre clubes do torneio, apareceu como o clube brasileiro mais bem posicionado em um ranking publicado pelo site britânico The Athletic. Na lista, que avalia a "hierarquia global" dos 32 participantes do torneio, o Rubro-Negro ocupa a 12ª colocação, logo atrás do River Plate (11º).


O levantamento considera uma combinação de critérios: desempenho esportivo recente, finanças (incluindo investimentos em reforços), popularidade (média de público e engajamento em redes sociais) e conquistas históricas. O Bayern de Munique lidera o ranking, seguido por Real Madrid e Paris Saint-Germain.


CONFIRA O RANKING DE CLUBES DA "THE ATHLETIC":
  1. Bayern de Munique (Alemanha)
  2. Real Madrid (Espanha)
  3. PSG (França)
  4. Manchester City (Inglaterra)
  5. Inter de Milão (Itália)
  6. Chelsea (Inglaterra)
  7. Borussia Dortmund (Alemanha)
  8. Atlético de Madrid (Espanha)
  9. Juventus (Itália)
  10. Benfica (Portugal)
  11. River Plate (Argentina)
  12. Flamengo (Brasil)
  13. Porto (Portugal)
  14. Al-Hilal (Arábia Saudita)
  15. Palmeiras (Brasil)
  16. Boca Juniors (Argentina)
  17. Al-Ahly (Egito)
  18. Monterrey (México)
  19. Botafogo (Brasil)
  20. Inter Miami (EUA)
  21. Fluminense (Brasil)
  22. RB Salzburg (Áustria)
  23. Los Angeles FC (EUA)
  24. Wydad Casablanca (Marrocos)
  25. Pachuca (México)
  26. Mamelodi Sundowns (África do Sul)
  27. Seattle Sounders (EUA)
  28. Urawa Red Diamonds (Japão)
  29. Espérance Tunis (Tunísia)
  30. Al-Ain (Emirados Árabes)
  31. Ulsan (Coreia do Sul)
  32. Auckland City (Nova Zelândia)
PODERIO RUBRO-NEGRO


O levantamento mostra o peso do Flamengo no cenário internacional, mesmo diante da forte concorrência de clubes europeus. Além da tradição, o Rubro-Negro aparece com destaque em critérios como engajamento de torcida e força financeira — fatores que ajudam a explicar a boa colocação no ranking.




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Mundial de Clubes: Flamengo é top 5 em estatística importante
Futebol

Mundial de Clubes: Flamengo é top 5 em estatística importante

 

Icon Comentário0
Estádio do Flamengo: Descontaminação do Gasômetro traz má notícia
Futebol

Estádio do Flamengo: Descontaminação do Gasômetro traz má notícia

 

Icon Comentário0
Na terra do Tio Sam! Flamengo desembarca nos EUA para o mundial de clubes
Futebol

Na terra do Tio Sam! Flamengo desembarca nos EUA para o mundial de clubes

 

Icon Comentário0