Futebol
|
0O Flamengo inicia sua caminhada na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025 neste domingo (5), às 17h (horário de Brasília), enfrentando o Cruzeiro-PB no Estádio Francisco Ribeiro Nogueira, em Mogi das Cruzes. Sob o comando do técnico Raphael Bahia, o time já está escalado para a estreia.
Escalação do Flamengo
Titulares:
Caio Barone; Gusttavo, Pedro Lemos, Johnny e Germano; Luis Aucélio, Pedro Leão e Joshua; Douglas Telles, Bill e Felipe Lima.
Reservas:
Raphael, Wanderson, Wesley Juan, Lucas Vieira, Kaio Nóbrega, Fred, Giovanni, Lipão e Ryan Roberto.
Elenco mais jovem na competição
Mantendo a tradição de utilizar um elenco abaixo da média de idade do torneio, o Flamengo disputará a Copinha 2025 com atletas mais novos, já que a maior parte do time sub-20 estará comprometida com as primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Enquanto isso, o elenco profissional retorna das férias apenas no próximo dia 8 de janeiro, no CT Ninho do Urubu.
Em busca do pentacampeonato
O Flamengo entra na competição com o objetivo de conquistar seu quinto título da Copinha, encerrando um jejum de seis anos. A última conquista ocorreu em 2018, com vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo na final. O clube também foi campeão em 1990, 2011 e 2016.
Onde assistir?
O confronto entre Flamengo e Cruzeiro-PB será transmitido ao vivo pela CazéTV, e o Rubro-Negro buscará começar sua campanha na Copinha 2025 com o pé direito, mesmo com um elenco jovem.
O jogador, atualmente no Estrela Amadora, tem negociação avançada com o clube americano por 4 milhões de euros
|
0No último domingo (5), Igor Jesus pode ter disputado sua última partida pelo Estrela Amadora, de Portugal. O clube português está em fase avançada de negociação com o Los Angeles Galaxy, da Major League Soccer (MLS), pelo volante revelado nas categorias de base do Flamengo.
A transação está avaliada em 4 milhões de euros, o equivalente a cerca de 25 milhões de reais, por 90% dos direitos econômicos do atleta. Desse montante, o CRF deve receber aproximadamente 2 milhões de euros, já que o Rubro-Negro havia vendido 50% dos direitos de Igor ao Estrela Amadora em uma negociação anterior.
PARTICIPAÇÃO DE IGOR JESUS NA ÚLTIMA PARTIDA
Em sua possível despedida do Estrela Amadora, Igor Jesus esteve em campo por 45 minutos na derrota por 4 a 2 para o Estoril Praia, em partida válida pelo Campeonato Português. O jogador foi substituído no intervalo, dando lugar ao meia português Paulo Moreira.
Apesar da derrota, o jogo marcou a presença de outro ex-jogador do Flamengo, André Luiz, que balançou as redes pelo Estrela Amadora. Segundo o Sofascore, Igor Jesus teve uma nota de desempenho de 6.6 durante os minutos em que esteve em campo.
TRAJETÓRIA DE IGOR JESUS NO FLAMENGO
Igor Jesus chegou ao Mengão em 2021, vindo do Goiás, para integrar as categorias de base do clube. Sua estreia pelo time principal aconteceu no Campeonato Carioca de 2022, contra a Portuguesa.
Durante a temporada de 2024, o volante ganhou mais espaço no elenco com o técnico Tite, participando de 17 partidas. Esse período de maior visibilidade despertou o interesse do Estrela Amadora, que o contratou em agosto por 2 milhões de euros, cerca de 12,5 milhões de reais. No Flamengo, Igor Jesus disputou 32 partidas, deu duas assistências e participou das conquistas da Copa do Brasil em 2022 e 2024, além do Campeonato Carioca de 2023.
No Flamengo a expectativa é que a atuação de Ribeiro traga resultados positivos aos atletas
|
0O Flamengo reforçou sua equipe administrativa ao contratar Paulo Ribeiro como "Head" de Psicologia. O profissional, que acumula 35 anos de experiência no futebol, chega com a missão de reestruturar a área psicológica do clube. Além de integrar a comissão permanente, ele será responsável por implementar um trabalho amplo, que vai desde as categorias de base até o elenco profissional.
Nesta segunda-feira (6), durante a preparação para as primeiras rodadas do Campeonato Carioca, o novo psicólogo participou da sessão de treinos do Mais Querido. A presença de Ribeiro marca o início de um novo ciclo no CRF, que não contava com um psicólogo desde 2019, quando Alberto Filgueiras foi desligado pela gestão de Rodolfo Landim.
QUEM É PAULO RIBEIRO?
PhD em Psicologia, Paulo Ribeiro possui uma trajetória extensa e consolidada no futebol. O profissional esteve no Botafogo entre 2018 e 2023, mas sua relação com o Flamengo é longa: ele atuou no Mengão por 21 temporadas, de 1990 a 2011. A expectativa do clube é que sua experiência ajude a elevar o desempenho dos atletas tanto dentro quanto fora de campo.
Ribeiro retorna em um momento em que o Flamengo busca maior cuidado com o desenvolvimento emocional de seus jogadores, especialmente os das categorias de base. O trabalho integrado visa oferecer suporte em questões mentais e comportamentais, o que é visto como essencial para enfrentar a pressão do futebol de alto nível.
HISTÓRICO DA PSICOLOGIA NO FLAMENGO
Durante a gestão de Rodolfo Landim, o vice-presidente de futebol Marcos Braz não considerava essencial contar com um psicólogo na rotina do elenco profissional. Em entrevistas, Braz afirmava que o time alcançava grandes conquistas mesmo sem esse tipo de suporte. — Entendemos a importância do psicólogo para a base, mas acredito que o elenco profissional não necessita dessa questão. Se houvesse necessidade, contrataríamos na hora. Não temos psicólogos no time principal e, mesmo assim, ganhamos tudo e fomos vice-campeões do mundo — comentou Braz na época.
NOVA GESTÃO VALORIZA O PAPEL DA PSICOLOGIA
A chegada de Luiz Eduardo Baptista ao Flamengo trouxe mudanças significativas, incluindo a priorização do departamento de psicologia. Durante a campanha presidencial, Bap destacou a importância de incluir profissionais dessa área no cotidiano do clube, tanto para o elenco principal quanto para as categorias de base.
O ex-jogador do Flamengo estava na Band nos últimos 10 anos e hoje encara um novo desafio
|
0A Rede Globo anunciou a contratação do ex-jogador e comentarista Denílson, campeão mundial pela Seleção Brasileira em 2002. Aos 47 anos, o comunicador integra a equipe do novo programa de domingo do sportv, fará parte da edição paulista do Globo Esporte e participará da cobertura pré-jogo da Seleção Brasileira.
Denílson, que encerrou sua carreira como jogador em 2010, acumula quase 15 anos de experiência como comentarista, tendo trabalhado na Band até 2024. Ele destacou a honra de fazer parte do maior grupo de comunicação do Brasil e comentou sobre suas expectativas. — Sempre busquei equilibrar informação e entretenimento. Chegar à Globo é a concretização de um grande objetivo. Estou seguro, confiante e com muita vontade de aprender e evoluir ainda mais — afirmou.
SUA ESTRÉIA NO QUADRO DA GLOBO
O novo programa de domingo do sportv, com estreia prevista para este primeiro trimestre, terá como objetivo apresentar os destaques da rodada de forma leve e informativa. Denílson será uma das principais figuras do projeto. Além disso, o ex-jogador participará semanalmente da edição paulista do Globo Esporte, que será comandada por Fred Bruno a partir deste mês.
A experiência de Denílson como comentarista, aliada ao seu estilo descontraído, é vista como um diferencial para conquistar ainda mais o público da Globo. Ele também estará presente na cobertura especial antes das partidas da Seleção Brasileira, agregando sua visão técnica e carisma ao conteúdo esportivo da emissora.
EXPERIÊNCIA NA TELEVISÃO BRASILEIRA
Denílson enxerga sua chegada à Globo como um novo capítulo em sua trajetória. Ele destaca o desejo de evoluir como comunicador e a importância de integrar uma equipe de grande visibilidade. — Estou iniciando uma nova história e cheio de expectativas. Quero aproveitar essa oportunidade para crescer profissionalmente, unindo conhecimento e força para entregar o melhor trabalho possível. 2025 será um ano de grandes desafios e conquistas — projetou.