Futebol
09 Fev 2024 | 09:32 |
O adversário, o campeonato e o estádio eram os mesmos. Mas a torcida do Flamengo é simplesmente inigualável, forte e apaixonada como mostrou a presença de público em Vasco e Audax ontem na Arena Amazônia, em Manaus.
Embora jogadores do Vasco tenham feito elogios e dito que ficaram impressionados, a verdade é que menos de 22 mil vascaínos estiveram presentes na arquibancada do estádio amazonense. Há menos de um mês, na rodada inaugural do Campeonato Carioca, o Flamengo lotou a Arena Amazônia com mais de 44 mil torcedores.
Os números na arquibancada fazem jus à divisão da torcida no Estado: uma pesquisa publicada em 2017 mostrou que o Flamengo tem a maior torcida do Amazonas, com 46% das preferências. Já o Vasco vem num distante segundo lugar com 19%.
Já uma pesquisa mais recente, feita no ano passado, apenas em Manaus, mostrou um domínio mais amplo ainda do Flamengo na capital amazonense. O rubro-negro é o dono do coração de 48% dos manauaras, enquanto o Vasco tem apenas 14% da torcida.
Enquanto o Vasco não consegue encher a Arena Amazônia, o Flamengo lotou estádios em quatro cidades do Norte e Nordeste (Manaus, Belém, João Pessoa e Natal) nas primeiras rodadas do Carioca, num exemplo prático de que a Nação é a maior torcida do Brasil.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgará nesta quinta-feira (10h de Brasília) o recurso do atacante do Mengão condenado a 12 jogos
28 Out 2025 | 13:42 |
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou nesta terça-feira a data e o horário do julgamento do recurso apresentado pela defesa do atacante Bruno Henrique, do Flamengo. O julgamento será realizado nesta quinta-feira, a partir das 10h (horário de Brasília), e reunirá o Pleno da entidade para analisar o caso.
O jogador foi condenado a 12 partidas de suspensão, válidas apenas pelo Campeonato Brasileiro, após ter sido citado em um processo sobre apostas esportivas ilegais. A decisão inicial foi proferida em 4 de setembro, e desde então, a equipe jurídica do atleta entrou com recurso para tentar reverter a pena.
A condenação de Bruno Henrique está relacionada a um episódio ocorrido em 2023, em uma partida contra o Santos, no Estádio Mané Garrincha, válida pelo Campeonato Brasileiro. O atacante teria forçado um cartão amarelo de forma intencional, supostamente a pedido de apostadores envolvidos em esquemas ilegais.
O atleta foi denunciado com base nos artigos 243 e 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Acabou absolvido em um deles, mas condenado no outro, resultando na suspensão de 12 jogos e em uma multa de R$ 60 mil.
FLAMENGO TENTA VAGA NA DECISÃO
Com o atacante novamente à disposição, o Flamengo se prepara para um dos jogos mais importantes da temporada. Após vencer o duelo de ida por 1 a 0, o time tenta segurar a vantagem na Argentina e confirmar a vaga na decisão da Copa Libertadores.
O Mengão retorna ao Estádio Presidente Perón para enfrentar a equipe na semifinal da Libertadores, em duelo que remete ao empate de 2023
28 Out 2025 | 11:25 |
O resultado obtido pelo Flamengo na última visita ao Racing, em 2023, seria suficiente para garantir a classificação do time à final da Libertadores deste ano. O empate por 1 a 1 na fase de grupos, no Estádio Presidente Perón, conhecido como o Cilindro de Avellaneda, ficou marcado por episódios relevantes. Na ocasião, o técnico Jorge Sampaoli foi vaiado pela torcida local, enquanto Gabigol alcançou um feito histórico.
O atacante rubro-negro abriu o placar no último lance do primeiro tempo, após jogada ensaiada em cobrança de falta, e tornou-se o brasileiro com mais gols na história da Copa Libertadores. O tento marcado no dia 4 de maio de 2023 fez o atacante chegar a 30 gols na competição, superando o ex-centroavante Luizão, que tinha 29.
Naquele mesmo jogo, o camisa 10 do Flamengo respondeu com ironia às críticas sobre sua forma física: “Só recebo elogio em casa, que estou muito gostoso. Acho que o pessoal exagera um pouco. É inveja também”, declarou após o confronto.
Apesar de o time argentino empatar na segunda etapa, o duelo marcou também o início da retomada de Erick Pulgar. O volante chileno, que havia sido criticado pela atuação na semifinal do Mundial de Clubes de 2023, se destacou na jogada que originou o gol de Gabigol.
Naquela cobrança ensaiada, Pulgar tocou rasteiro para a área e iniciou a jogada que culminou com o chute certeiro do atacante. Sob o comando de Sampaoli, o chileno recuperou confiança e passou a ser visto, inclusive por Filipe Luís, como um dos pilares do meio-campo do Mengão.
Dessa vez, o confronto tem peso ainda maior. O Flamengo volta ao Cilindro nesta quarta-feira (29), às 21h30, para encarar o Racing no jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores. Após vencer a ida no Maracanã por 1 a 0, o time carioca precisa de um empate para garantir vaga na final e seguir em busca de mais um título continental.
Atacante de 22 anos, formado no Ninho do Urubu, é chamado de "autêntica pérola" pela imprensa local e impressiona em sua segunda temporada no Leixões
28 Out 2025 | 10:59 |
O jovem Werton, de 22 anos, formado nas categorias de base do Flamengo, está brilhando no futebol português. Atuando pelo Leixões, o "Cria do Ninho" está em sua segunda temporada no clube e já é considerado um dos principais destaques da equipe de Matosinhos.
Com todo o seu processo de formação no Ninho do Urubu, Werton estava acostumado à alta exigência. Venceu um título brasileiro sub-20 e, já como profissional (estreou no time principal em 2021), somou títulos do Campeonato Carioca ao currículo antes de se transferir para a Europa.
A chegada a Portugal foi para adicionar "irreverência" ao elenco. Logo no primeiro ano ao serviço do clube português, deixou um excelente cartão de visitas: 34 jogos, oito gols e três assistências. Na atual temporada (2024/2025), o camisa 7 mantém o bom nível e já soma dois gols e uma assistência em 10 partidas disputadas.
Em matéria do site 'A Bola', a imprensa o descreve como um "extremo absolutamente desconcertante". Assim, atribui seus principais atributos, segundo a análise, são de um jogador de alto nível e muito potencial:
Estrategicamente, Werton tem sido mais utilizado na ala esquerda. Embora seja destro, ele joga com "pé contrário", o que lhe dá a tendência natural de cortar para o meio, movimento que ajuda a "baralhar as organizações defensivas contrárias".
A SAD (Sociedade Anônima Desportiva) do Leixões reconhece ter uma "autêntica pérola" em mãos e está protegida por um contrato válido até 2028. No entanto, a conclusão da matéria original é clara: Werton tem "muito futebol para outros (grandes) palcos".