![Melhor do Mundo! Vinícius Júnior iguala recorde de Messi na Champions League](/storage/media-items/images/2025/02/vini-jr_20250212094953.webp)
Futebol
|
Léo Ortiz é uma das novidades na pré-convocação de Dorival Júnior para a Data FIFA de outubro. Assim como aconteceu em setembro, a CBF utilizará o prazo máximo de dez dias para anunciar os 23 jogadores que defenderão a Seleção contra Chile e Peru. No entanto, a lista prévia já foi enviada aos clubes na última sexta-feira. No Flamengo, além de Ortiz, estão Fabrício Bruno, Ayrton Lucas e Gerson.
Improvisado como volante, Léo Ortiz tem sido um dos destaques do Flamengo neste segundo semestre, ganhando a admiração da torcida. No entanto, na partida contra o Peñarol, Ortiz foi preterido por Tite e começou no banco de reservas.
Curiosamente, foi o atual técnico do Flamengo quem deu as primeiras oportunidades para Ortiz na Seleção. Em 2021, o zagueiro foi convocado para a Copa América, na qual o Brasil terminou como vice-campeão.
Se Ortiz é uma surpresa, os outros três jogadores rubro-negros já são nomes conhecidos. Fabrício Bruno e Gerson estiveram na convocação de setembro, e Ayrton Lucas foi chamado por Dorival Júnior em março.
O regulamento da FIFA permite que os 23 jogadores sejam definidos até dez dias antes da apresentação, mas os clubes que possuem atletas pré-convocados devem ser informados com 15 dias de antecedência. Por isso, a CBF já notificou os clubes na sexta-feira.
A convocação oficial de Dorival Júnior será divulgada no dia 27 de setembro, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Os jogadores se apresentarão no dia 7 de outubro, em São Paulo, onde treinarão no CT Joaquim Grava, do Corinthians, até o dia 9, quando seguirão para Santiago.
O Brasil enfrentará o Chile fora de casa no dia 10 de outubro e, no dia 15, enfrentará o Peru no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Atualmente, com dez pontos, a Seleção ocupa a quinta colocação nas Eliminatórias.
meio-campista do flamengo se aproxima da volta ao futebol após meses de reabilitação e destaca apoio da torcida rubro-negra
|
A serenidade e a determinação sempre fizeram parte da trajetória de Thaisa no futebol. Com um extenso histórico de conquistas, a meio-campista de 36 anos do Flamengo, enfrentou um dos desafios mais duros de sua carreira em 2024, quando sofreu uma lesão multiligamentar no joelho esquerdo. O período de afastamento dos gramados foi longo, mas desistir nunca foi uma opção para a jogadora.
Agora, com meses de reabilitação e uma rotina intensa de trabalho, a camisa 5 do Mengão avança na fase de transição para o retorno. Nas últimas semanas, Thaisa iniciou os treinos físicos e se mostra confiante para voltar a atuar em alto nível.
SUPERAÇÃO E MOTIVAÇÃO PARA O RETORNO AOS CAMPOS APÓS LONGA RECUPERAÇÃO
A experiência ajudou Thaisa a enfrentar o longo processo de recuperação com força e paciência. Mesmo com momentos de incerteza, a atleta manteve o foco e celebrou cada etapa vencida em sua recuperação.
"No início, foi um misto de sentimentos. Senti um pouco de medo e insegurança, mas, ao mesmo tempo, fiquei muito feliz por superar mais uma fase desse processo. Precisei me reinventar e entender o que realmente me motiva a estar dentro de campo. Hoje, me sinto renovada e com uma vontade enorme de seguir em frente", comentou a jogadora.
Com passagens por clubes na Europa e uma história consolidada na Seleção Brasileira, Thaisa se prepara para dar mais um passo rumo à sua volta definitiva ao futebol. A ansiedade é grande, mas a vontade de retornar supera qualquer obstáculo.
IDENTIFICAÇÃO COM O CLUBE E O APOIO INCONDICIONAL DA TORCIDA RUBRO-NEGRA
Desde 2022 no Flamengo, Thaisa construiu uma relação sólida com o clube e sua torcida. A jogadora revelou a emoção de sentir o apoio constante dos rubro-negros durante todo o período de recuperação.
"Defender o Mais Querido é uma experiência única. São anos de história no clube e cada temporada tem um significado especial para mim. Com o tempo, criei uma ligação incrível com a torcida e com aqueles que me acompanham de perto. O carinho que recebi durante minha recuperação foi essencial. Mal posso esperar para vestir o Manto novamente", declarou.
O jovem defensor do Mais Querido atua na equipe titular desde 2023 e aguarda por mais oportunidades com o técnico Filipe Luís nesta temporada
|
A janela de transferências está próxima de ser fechada e os clubes seguem em busca dos últimos reforços no mercado. Assim, Cleiton, zagueiro do Flamengo, passou a ser observado por algumas equipes após recusar uma oferta de renovação com o Mais Querido. Desse modo, os times europeus começaram a analisar a situação do jovem.
De acordo com informações do portal RTI Esporte, o Benfica (POR) mantém Cleiton no radar desde 2024 e segue monitorando o desempenho do defensor no Mais Querido. No entanto, vale destacar que o time português ainda não apresentou nenhuma proposta oficial pelo defensor. Além do time de Portugal, o Cercle Brugge (BEL), Millwall (ING) e Watford (ING) também buscaram informações sobre o jogador.
MULTA RESCISÓIA E POSSÍVEL VENDA
Cleiton atua na equipe profissional do Flamengo desde 2023 e possui uma multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 300 milhões). No entanto, no período, o defensor entrou em campo apenas em 13 jogos.
Assim, o Flamengo não descarta vencer o jovem defensor neste momento. No entanto, o Rubro-Negro terá que receber um valor compatível com a ideia, nível técnico e potencial de revenda do zagueiro. Ao mesmo tempo, o Mais Querido deseja manter um bom percentual dos direitos econômicos do defensor.
CLEITON EM CAMPO
Cleiton está à disposição do Flamengo para o clássico de logo mais. O Rubro-Negro encara o Botafogo nesta quarta-feira (12), em jogo atrasado da sétima rodada, contra o Botafogo, às 21h30, no Maracanã.
Equipes cariocas se enfrentam no Maracanã pelo Campeonato Carioca; Veja onde assistir, horário e possível formação inédita do Mengão
|
O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (12) para encarar o Botafogo em jogo atrasado da sétima rodada do Campeonato Carioca. A partida acontece no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília), e pode consolidar o time rubro-negro na vice-liderança da competição. Filipe Luís mantém mistério na escalação, podendo promover mudanças na formação tática da equipe.
Com apenas dois dias de preparação para o confronto, o técnico Filipe Luís pode testar uma formação inédita. Sem Alex Sandro, lesionado, existe a possibilidade de atuar com três zagueiros, formando uma linha defensiva com Danilo, Léo Ortiz e Léo Pereira. No entanto, caso Ayrton Lucas se recupere das dores no joelho esquerdo, o esquema com quatro defensores pode ser mantido, com ele ocupando a lateral esquerda e Wesley na direita.
Além disso, alguns jogadores podem ser poupados para evitar desgaste físico. A comissão técnica adota uma abordagem cautelosa para preservar atletas-chave, como Gerson, Pulgar e Léo Ortiz, que podem iniciar a partida no banco de reservas. As ausências confirmadas são Viña (lesão no joelho e tíbia), Pedro (cirurgia no joelho) e Alex Sandro (problema na coxa).
PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO FLAMENGO
A provável escalação do Flamengo para o clássico deve contar com: Matheus Cunha; Danilo, Cleiton, João Victor e Léo Pereira; Everton Araújo, De La Cruz (Allan), Arrascaeta e Luiz Araújo; Cebolinha e Juninho
FLAMENGO EM BUSCA DA QUINTA VITÓRIA CONSECUTIVA
O CRF chega para o confronto embalado por quatro vitórias consecutivas na competição estadual e ocupa a vice-liderança com 14 pontos em oito partidas. O objetivo é manter a boa fase e seguir na briga pelo topo da tabela. O clássico promete ser um duelo equilibrado, com ambas as equipes buscando a vitória para consolidar suas posições no torneio.