Futebol
Kaio Jorge renova com o Cruzeiro, mas pode facilitar chegada ao Flamengo
09 Jan 2026 | 14:55
Futebol
19 Set 2024 | 23:21 |
Na última rodada da fase de grupos da Libertadores, o Flamengo, agora sob o comando do técnico Tite, viu sua longa sequência invicta como mandante chegar ao fim. A derrota por 1 a 0 marcou o encerramento de uma série de 28 partidas sem perder em casa pela competição. O resultado negativo foi um choque para os torcedores, principalmente por ter ocorrido em um momento crucial da temporada e pela expectativa em torno da equipe comandada por um técnico consagrado como Tite.
A última vez que o Flamengo havia sido derrotado no Maracanã pela Libertadores foi em abril de 2019, quando o Peñarol venceu o time rubro-negro pelo mesmo placar de 1 a 0. O revés atual, portanto, trouxe à tona lembranças daquele jogo, criando uma sensação de déjà vu entre os torcedores. Vale lembrar que, naquela ocasião, o Flamengo estava em um momento de transição e buscando se consolidar como uma das potências do futebol sul-americano.
UMA QUEBRA DE PARADIGMAS
Com a chegada de Tite ao comando do Flamengo, a expectativa era de que o time ganhasse consistência tática e competitividade em torneios importantes, como a própria Libertadores. Tite, que possui um currículo respeitado, principalmente por seu trabalho na seleção brasileira, foi contratado com a missão de fazer o Flamengo voltar a ser dominante tanto no cenário nacional quanto no internacional.
A derrota em casa, porém, serviu como um balde de água fria para parte da torcida que esperava uma vitória tranquila. A invencibilidade como mandante era vista como um dos trunfos do Flamengo na competição continental, uma garantia de força dentro de seus domínios. Ao perder esse status, o time agora precisará lidar com a pressão e as dúvidas que surgem a partir desse resultado.
Mengão encara a Lusa neste domingo (11) em sua estreia no estadual e federação define a escala que comanda a partida do campo
09 Jan 2026 | 16:00 |
O time sub-20 do Flamengo segue em preparação para a estreia no Campeonato Carioca, neste domingo (11), diante da Portuguesa. Para o confronto, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) definiu a escala de arbitragem.
Pierry Dias dos Santos será o árbitro responsável por comandar a partida entre Flamengo e Portuguesa. Ele contará com o auxílio de Daniel de Oliveira Alves Pereira e Júlio César Souza Gaudênio nas laterais. João Ênio Sobral atuará como quarto árbitro, enquanto Paulo Renato Moreira da Silva Coelho ficará no comando do VAR.
Escala completa:
Assim como em temporadas anteriores, o Flamengo utilizará a equipe sub-20 nas rodadas iniciais do Campeonato Carioca. O elenco principal tem reapresentação marcada para a próxima segunda-feira (12), no CT Ninho do Urubu. A estreia do time principal está prevista para o dia 21 de janeiro, no clássico contra o Vasco, válido pela terceira rodada do Estadual. O duelo será disputado no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília).
O Flamengo faz sua primeira partida no Carioca neste domingo (11), às 18h (de Brasília), contra a Portuguesa, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O confronto será válido pela quinta rodada da competição, antecipada em razão da participação rubro-negra na decisão da Supercopa do Brasil, contra o Corinthians, no dia 1º de fevereiro. A partida terá transmissão da Globo, em canal aberto, e do Premiere, no pay-per-view.
O atacante argentino, hoje no Valencia, abriu o jogo em entrevista e detalhou os bastidores da negociação frustrada com o Rubro-Negro no início do ano passado
09 Jan 2026 | 15:24 |
Flamengo esteve perto de contar com um reforço internacional para o seu ataque no início da temporada de 2025. O clube carioca buscou a contratação de Lucas Beltrán, mas esbarrou na vontade do atleta. Passado quase um ano da investida, o atacante argentino quebrou o silêncio e explicou os motivos que o levaram a declinar o convite rubro-negro para permanecer atuando no futebol europeu.
Na época das tratativas, Beltrán defendia as cores da Fiorentina, da Itália. Embora tenha ficado lisonjeado com o interesse dos brasileiros, o planejamento de carreira pesou mais na decisão final. Em conversa recente com o canal Ezzequiel, no YouTube, Lucas Beltrán detalhou como recebeu a sondagem.
"Tive uma proposta do Flamengo. O meu empresário me falou sobre o interesse. Agradeci porque sei o que o Flamengo representa. É uma das maiores equipes da América", iniciou o atacante argentino.
Contudo, a meta de se consolidar na elite do futebol mundial falou mais alto. "Foi difícil negar uma instituição tão grande, mas, por enquanto, não me arrependo. Queria ficar na Europa", completou o jogador, justificando sua escolha estratégica naquele momento.
O cenário da época envolvia um Beltrán atuante na Série A italiana. Pela Fiorentina, naquela temporada, o argentino registrou números modestos, com seis gols marcados e cinco assistências em 47 partidas disputadas. A recusa ao Flamengo resultou, posteriormente, em uma transferência interna no continente europeu: ele trocou a Itália pela Espanha, acertando com o Valencia.
Zagueiro foi anunciado oficialmente como jogador do Mengão nesta sexta-feira (9) e admitiu que conversou com outro defensor do clube
09 Jan 2026 | 15:21 |
Antes mesmo de ser oficialmente apresentado, Vitão concedeu entrevista à Flamengo TV e revelou detalhes dos bastidores que antecederam sua chegada ao Rubro-Negro. O zagueiro contou que conversou com Emerson Royal durante o período de negociação e destacou a influência do lateral-direito na decisão.
Vitão revela que conversou com jogador do Flamengo: "bati um papo com o (Emerson) Royal..."
Segundo Vitão, o contato foi direto e positivo. Emerson Royal o incentivou a aceitar o desafio e garantiu que a recepção no clube seria especial, reforçando o clima favorável para a transferência: “Eu bati um papo com o Royal. Quando ele estava no meio da negociação, falou: ‘Vem logo, vem logo, o pessoal vai te receber muito bem’. Falei com ele ontem de novo. Estou muito feliz e ansioso para encontrar meus companheiros. Espero ajudar da melhor maneira possível”, declarou Vitão.
Na sequência, o defensor agradeceu o carinho da torcida nas redes sociais e admitiu ansiedade pelo início da temporada. O Flamengo estreia no próximo domingo (11), contra a Portuguesa-RJ, em Volta Redonda, pela quinta rodada antecipada do Campeonato Carioca. A partida será disputada pelo time sub-20. Vitão afirmou estar motivado e confiante para iniciar o novo ciclo, destacando a importância do apoio da Nação desde o anúncio da contratação.
O zagueiro também revelou que viveu dias intensos antes de fechar com o clube. Segundo ele, a expectativa foi tanta que chegou a afetar sua rotina nos últimos dias antes da viagem ao Rio de Janeiro. Vitão contou que vinha treinando em Jacarezinho, sua cidade natal, e que passou noites sem dormir, tomado pela ansiedade, mas ressaltou que o sentimento agora é de felicidade e disposição para contribuir.
Vitão é o primeiro reforço do Flamengo para a temporada 2026. No elenco comandado por Filipe Luís, o defensor disputará posição com Léo Ortiz, Léo Pereira e Danilo. Para viabilizar a contratação, o clube desembolsou 10 milhões de euros ao Internacional. Do total, 5,5 milhões de euros foram pagos em dinheiro, enquanto o valor restante corresponde ao perdão da dívida que o Colorado mantinha com o Rubro-Negro pela negociação do volante Thiago Maia.