
Futebol
|
Considerado um dos maiores ídolos da atual geração do Flamengo, Gabigol não viveu a melhor fase em 2023 desde que chegou ao clube. Dessa forma, o camisa 10 fechou a temporada sem ter sido titular na equipe comandada por Tite. Contudo, o atacante não foi o único.
Dessa forma, além de Gabigol, outros cinco jogadores não foram titulares com Tite no Flamengo. Dentre eles, os goleiros Santos e Matheus Cunha, visto que Agustín Rossi assumiu de vez a posição. Além disso, Allan, Rodrigo Caio e Victor Hugo também não começaram nem uma partida entre os 11 iniciais.
O Flamengo anunciou a contratação de Tite no começo de outubro. Com isso, a estreia do treinador foi contra o Cruzeiro, no dia 19, pela 27ª rodada do Brasileirão. Nesse interím, Gabigol, Santos, Matheus Cunha, Allan, Rodrigo Caio e Victor Hugo não foram escalados como titulares em nem uma partida.
Agora, dos seis jogadores ‘reservas’ na ‘Era Tite’, apenas um não vai ter a oportunidade de ser titular no Flamengo em 2024. Trata-se de Rodrigo Caio, que deixou o clube ao final da temporada 2023. No mais, os outros atletas ainda vão ter a chance de ir a campo entre os 11 iniciais.
Allan e Victor Hugo, principalmente, devem ganhar mais oportunidade com Tite. Isso porque, enquanto o volante estava lesionado na chegada do treinador, o meia não teve tempo de mostrar serviço ao técnico, que pretende conhecer melhor os ‘crias da base’.
Por fim, de férias, o elenco do Flamengo já sabe quando vai se reapresentar para iniciar a pré-temporada: dia 08 de janeiro. Os jogadores voltam ao Ninho o Urubu a partir das 14h (horário de Brasília). No CT, Tite vai começar a desenvolver os próximos passos da equipe para o ano de 2024.
Equipe rubro-negra busca manter sequência de vitórias e liderança do Grupo B em duelo marcado para esta segunda-feira, no Raulino de Oliveira
|
Na atual edição do torneio, o Mais Querido soma três vitórias consecutivas e 16 gols marcados. Na estreia, a equipe aplicou 7 a 1 sobre o Sampaio Corrêa. Em seguida, goleou a Portuguesa-RJ por 5 a 0. Na terceira rodada, superou o Madureira por 4 a 2, consolidando-se como uma das equipes mais eficientes ofensivamente na competição.
Na última segunda-feira (31), os Crias do Ninho receberam o Madureira na Gávea e venceram por 4 a 2. O atacante Fred foi o principal nome da partida, contribuindo com dois gols e uma assistência. Lucas Vieira e Alan Santos completaram o placar, garantindo mais três pontos e a liderança provisória do grupo.
A edição 2025 da Copa Rio Sub-20 reúne 16 clubes do futebol carioca. A disputa está dividida em dois grupos com oito times cada. As equipes jogam entre si, dentro do grupo, em turno único. As duas melhores colocadas de cada chave avançam às semifinais. O Grupo B, onde está o Mengão, também conta com Fluminense, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Madureira, Portuguesa, Sampaio Corrêa e Resende.
O embate diante do Volta Redonda representa mais uma oportunidade para o Rubro-Negro manter o embalo e testar a consistência da equipe comandada pela comissão técnica da base. Com desempenho sólido e jogadores em destaque, o Flamengo entra como favorito, mas atento aos desafios fora de casa nesta fase classificatória da Copa Rio Sub-20.
O diretor técnico do Mais Querido falou sobre as dívidas que o clube tem a receber ainda de times do Brasil e Europa, destacando que levará a questão à FIFA
|
Isso foi uma ordem do presidente para os clubes brasileiros
"Se não pagar tem que sofrer consequência, como na Europa. Na Europa hoje em dia se o clube não lhe paga você faz uma queixa na UEFA, e eles sofrem um transfer ban. Enquanto não resolverem não podem comprar jogadores. Faz todo sentido, é a coisa mais normal. Hoje ninguém discute isso na Europa. (Só vender à vista ou com garantias bancárias) Isso foi uma ordem do presidente para os clubes brasileiros" disse, antes de finalizar:
"Aqui não podemos nos queixar à FIFA diretamente, tem um órgão intermediário da federação a quem temos que apresentar a queixa, mas demora muito tempo. Com os clubes estrangeiros não há problema, recorremos à Fifa e eles dão o transferban. Como isso não acontece no Brasil, tivemos que impor medidas para não ficar a ver navios. Ou pagam à vista ou apresentam garantias. É um montante grande, dava para comprar um jogador", concluiu Boto, em entrevista ao ‘MengoCast’.
André Luiz – Estrela Amadora (revendido ao Rio Ave) – 1,2 milhão de euros de dívida
Thiago Maia – Internacional – 4 milhões de euros de dívida
Werton – Leixões – 1 milhão de euro de dívida
Gabriel Noga – Leixões – 100 mil euros de dívida
Igor Jesus – Estrela Amadora (revendido ao Los Angeles) – 3,6 milhões de euros de dívida
Bap revelou que o Flamengo tem cerca de 10 milhões de euros (R$ 61 milhões) a receber de outras equipes. Um dos principais devedores, inclusive, é o Internacional. A equipe gaúcha acertou a compra de Thiago Maia junto ao Mais Querido por 4 milhões de euros (R$ 24,1 milhão), mas ainda não recebeu nenhuma parcela. Há também equipes do futebol português que possuem dívidas com o Rubro-Negro.
Enquanto o departamento financeiro segue resolvendo as pendências financeiras, o elenco do Mais Querido foca no confronto pela Libertadores. O Flamengo volta a campo na quarta-feira (9), às 21h30, no Maracanã, contra o Central Córdoba (ARG).
Treinador do Mais Querido afirma que ainda não pensa no título continental e valoriza identificação com o clube rubro-negro antes de mais um duelo da Liberta
|
Flamengo deu início à preparação para o confronto diante do Central Córdoba, nesta quarta-feira (09), às 21h30, no Maracanã, válido pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. O duelo marca mais um passo da caminhada do técnico Filipe Luís em busca de sua primeira conquista continental no comando do time profissional. Apesar do histórico vencedor como atleta, o treinador adota uma postura cautelosa e evita antecipar qualquer expectativa de título.
Só penso no troféu quando chego na final..."
Após a vitória por 2 a 1 sobre o Vitória no último fim de semana, Filipe Luís afirmou que ainda não pensa na taça e reforçou a importância da conexão com o elenco. “Só penso no troféu quando chego na final. Amanhã vou pensar no Central Córdoba, estudar e ver como ganhar. Só de liderar esses jogadores, com essa comunhão, já é um troféu, um título”, declarou. Segundo ele, a identificação com o clube é uma das maiores conquistas que se pode alcançar dentro do futebol.
Antes de assumir o cargo de treinador, Filipe Luís vestiu a camisa rubro-negra como lateral-esquerdo e foi peça fundamental em dois títulos da Libertadores. O primeiro veio em 2019, na histórica virada contra o River Plate, no Estádio Monumental, em Lima. Em 2022, voltou a levantar a taça após vitória sobre o Athletico-PR, no Equador. A experiência como atleta vencedor se soma agora ao desafio de repetir o sucesso à beira do gramado.
Desde que assumiu o time em setembro do último ano, Filipe Luís já conquistou quatro títulos. Em 2024, o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil, batendo o Atlético-MG na final. Já nesta temporada, o clube levantou a Supercopa do Brasil, a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca. O bom momento embala o técnico e aumenta a expectativa para a campanha no torneio sul-americano.
A partida contra o Central Córdoba promete casa cheia no Maracanã e clima decisivo. O Rubro-Negro busca mais uma vitória para se consolidar na liderança do grupo e seguir firme na competição continental.