Grassroots Soccer
05 Abr 2024 | 19:44 |
The under-17s of Flamengo is closer to reaching the much-desired final in the Generation Adidas Cup, one of the most prestigious tournaments on the international youth scene. With a determined performance, Garotos do Ninho triumphed over PSV 1-0, with the crucial goal being scored by striker Joshua in the 5th minute of the first half.
The play that culminated in the goal was the result of a collective initiative, highlighting the synchrony and technical ability of the young red and black players. Joshua, with his insight, crossed the ball into the area, while the opposing goalkeeper tried to intercept it, without success, resulting in the conclusion that displaced the defense and died in the back of the net.
FLAMENGO AND MISTER FILIPE A PARTNERSHIP OF VICTORIES
The absence of striker Lipão, sent off in a previous clash, did not impede the determination and commitment of Flamengo's first team in this crucial match. The lineup consisted of Leonardo Nanetti, Wanderson, Johnny, João Victor and Ítalo in defense, with Pablo, Lucas Vieira and Joshua in midfield, and Alan, Douglas Telles and João Paulo Camargo in the attack line.
< With four goals scored and only one conceded throughout the competition, Flamengo's performance is worthy of mention, proving its effectiveness in both the defensive and offensive systems. The four victories achieved so far and the only defeat suffered demonstrate the resilience and reaction capacity of the young athletes under the guidance of coach Mister Filipe.
The red and black fans, always passionate and engaged, do not saves efforts to support and encourage the rising talents that represent the colors of Flamengo. With each match, expectations grow, and the possibility of reaching the final of the Generation Adidas Cup becomes more palpable, foreshadowing a promising future for these young athletes and the club they love so much.
Mengão já acertou a contratação de atacante e volante para reforçar a equipe visando uma reformulação no elenco e manter boa fase
14 Dez 2025 | 09:33 |
O Flamengo iniciou o planejamento para a próxima temporada também no futebol de base. Como parte desse processo, o clube chegou a um acordo com o Vila Nova para a contratação de Raimundo e Heitor, ambos de 16 anos, visando o fortalecimento das categorias inferiores.
Segundo informações da ESPN Brasil, houve pagamento pela aquisição dos atletas, embora os valores não tenham sido divulgados. O clube goiano, por sua vez, manterá um percentual sobre uma futura venda dos jogadores.
Raimundo atua como volante e já teve experiência no futebol profissional. O jovem chegou a entrar em campo pelo Vila Nova contra o CRB, em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, tornando-se um dos atletas mais novos a disputar a competição em 2025.
Heitor é atacante e ainda não estreou no time principal do Vila Nova. O jogador vinha atuando pela equipe sub-17 do clube goiano, onde chamou a atenção do departamento de observação do Flamengo pelo desempenho e potencial de desenvolvimento.
Ainda não está definido para qual categoria os dois atletas serão direcionados. A expectativa é que, após avaliação interna, a dupla seja integrada ao sub-17 ou ao sub-20, com possibilidade de disputar competições como o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil de base.
Enquanto reforça a base, o elenco principal do Flamengo concentra atenções na grande decisão da Copa Intercontinental. O confronto contra o PSG acontece nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), em Doha, no Catar. A final terá transmissão da Globo (TV aberta), SporTV, GE TV (YouTube) e Cazé TV (YouTube).
Atacante foi negociado pelo Mengão com o clube da MLS, mas rubro-negro mantém direitos econômicos para caso de venda futura
05 Dez 2025 | 13:59 |
O Orlando City concluiu a contratação do meia-atacante Pedro Leão, de 19 anos, formado na base do Flamengo. O acordo foi firmado em definitivo, mas não prevê pagamento imediato ao Rubro-Negro, que optou por manter 50% dos direitos econômicos do jogador para lucrar em uma transferência futura. A informação é do jornalista Venê Casagrande.
Pedro Leão se apresenta aos Estados Unidos para integrar, inicialmente, o Orlando City B. Mesmo sem receita imediata, o Flamengo adotou estratégia de mercado ao preservar metade dos direitos econômicos, apostando na valorização do jovem em médio prazo.
O meia-atacante encerrou a temporada como um dos destaques da base rubro-negra. Adaptado como centroavante por necessidade do elenco, marcou 20 gols e deu duas assistências em 41 partidas, com média de participação direta próxima a um lance decisivo a cada dois jogos.
Pelo Brasileirão Sub-20, Pedro Leão terminou como artilheiro do Flamengo. Também balançou as redes na Copa Rio Sub-20 e deixou sua marca contra o Bayer Leverkusen, em amistoso internacional. Foi ainda titular no duelo com o Barcelona e peça importante na campanha do Mundial Sub-20, disputado no Maracanã. O jovem acumula experiências com o elenco profissional desde 2022, tendo participado da pré-temporada de 2024 nos Estados Unidos sob o comando de Tite.
Com o título brasileiro garantido, o Flamengo entrará em campo no sábado (06), diante do Mirassol, com um elenco sub-20. A decisão faz parte da logística do clube, já que a delegação principal viaja para o Catar, onde disputará a Copa Intercontinental.
O time será comandado por Bruno Pivetti, técnico do sub-20. Ainda não há confirmação se algum membro da comissão principal permanecerá no Brasil. A provável escalação do Flamengo contra o Mirassol é: Léo Nannetti; Daniel Sales, Da Mata, Johnny, Germano; Pablo, Guilherme Gomes, Caio Joshua; Alan, Pedro Henrique e Ryan Roberto.
Diretoria decide não disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior para utilizar o elenco sub-20 no início do Campeonato Carioca, alegando limitações técnicas
19 Nov 2025 | 10:55 |
O Flamengo não irá disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2026. A decisão foi tomada pela diretoria, que optou por concentrar os jogadores do elenco sub-20 na disputa do Campeonato Carioca, previsto para começar em 14 de janeiro. A sobreposição das datas inviabiliza a participação simultânea nas duas competições de base.
Nos últimos anos, o Rubro-Negro vinha utilizando equipes alternativas no Estadual e deve repetir a estratégia na próxima temporada. A principal diferença para edições anteriores é que o clube extinguiu o time sub-20 B, responsável por disputar a Copinha em outras temporadas, o que torna impossível montar um elenco competitivo para a competição nacional.
Mesmo sem anúncio oficial, pessoas ligadas ao departamento de futebol afirmam que o Flamengo considera o calendário inviável do ponto de vista técnico e logístico. Fontes internas confirmam que a decisão já circulava nos bastidores e foi consolidada nos últimos dias, diante da impossibilidade de dividir os atletas entre os dois torneios. A informação inicial é do 'Flazoeiro'.
Se o Flamengo não conquistar a Libertadores, o elenco profissional entra de férias a partir de 8 de dezembro, retornando um mês depois. Em caso de título, o descanso terá início após o Intercontinental, que vai até 17 de dezembro. O clube também avalia realizar parte da pré-temporada nos Estados Unidos e até mandar um jogo do Estadual no exterior.
Tetracampeão da Copinha (1990, 2011, 2016 e 2018), o Flamengo já havia sentido o impacto da utilização dos jovens no Carioca na última edição do torneio, quando foi eliminado pelo Bragantino na segunda fase. Em 2024, a base passou por profunda reestruturação com cortes de gastos, saídas de profissionais e ajustes na comissão.