Futebol

Veja a numeração dos jogadores do Flamengo para as eliminatórias com a Seleção Brasileira

O grande destaque ficou por conta de Gerson, do Flamengo, que vestirá a camisa 8 e encerrará um jejum de 47 anos sem um rubro-negro utilizando essa numeração

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

20 Mar 2025 | 09:47 |

Icon Comentário0

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira (19) a numeração oficial dos 23 jogadores convocados para os confrontos contra Colômbia e Argentina, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Entre os atletas selecionados, quatro são do Flamengo: Wesley, Léo Ortiz, Alex Sandro e Gerson. O meio-campista, em grande fase, usará a camisa 8 e quebrará um tabu de 47 anos.


A MORAL NA SELEÇÃO BRASILEIRA 


O último jogador do Mengão a vestir essa numeração em uma competição oficial pelo Brasil foi Zico, na Copa do Mundo de 1978. Depois daquela edição, o ídolo rubro-negro assumiu a lendária camisa 10 nas Copas de 1982 e 1986, deixando um longo hiato de jogadores do clube com a 8 da Seleção. Se considerados também os jogos amistosos, a espera foi um pouco menor, mas ainda significativa: 43 anos.


O último atleta do Mais Querido a usar a camisa 8 do Brasil foi Adílio, em um duelo contra a Alemanha Ocidental. Naquela ocasião, o meio-campista tabelou com Júnior, que marcou o único gol da vitória por 1 a 0 no Maracanã. Agora, Gerson terá a responsabilidade de representar novamente o CRF com essa numeração, em uma competição oficial. Além do volante, outros três atletas rubro-negros também tiveram seus números confirmados: Wesley jogará com a 13, Léo Ortiz vestirá a 15 e Alex Sandro será o dono da 16. A lista completa da numeração da Seleção para os próximos compromissos é a seguinte:



Goleiros:

Alisson - 1

Bento - 12

Lucas Perri - 23

Defensores:

Vanderson - 2

Gabriel Magalhães - 3

Marquinhos - 4

Guilherme Arana - 6

Murillo - 14

Wesley - 13

Léo Ortiz - 15

Alex Sandro - 16

Meio-campistas:

Bruno Guimarães - 5

Gerson - 8

Joelinton - 17

André - 18

Matheus Cunha - 21

Atacantes:

Vinícius Júnior - 7

João Pedro - 9

Rodrygo - 10

Raphinha - 11

Endrick - 19

Savinho - 20

Estevão - 22

TITULAR CONTRA A COLÔMBIA 

Além da numeração, Gerson chega à Seleção Brasileira com grandes expectativas. O volante vive um ótimo momento no CRF e é cotado para ser titular no confronto contra a Colômbia, nesta quinta-feira (20). Sua presença no time pode reforçar o meio-campo da equipe comandada por  Dorival Jr. Com um estilo versátil e boa saída de bola, o meio-campista pode ajudar na transição entre defesa e ataque, além de ser uma peça importante na marcação. Caso inicie jogando, ele pode reviver os tempos em que brilhou na Copa Libertadores e no Campeonato Brasileiro vestindo o manto rubro-negro.

O Mais Querido tem sido presença constante nas convocações da Seleção Brasileira nos últimos anos. Além de Gerson, Wesley e Léo Ortiz vêm ganhando espaço no elenco, enquanto Alex Sandro, que passou pelo clube na base, também foi chamado para os jogos desta Data Fifa. A crescente presença de jogadores rubro-negros na equipe nacional reforça a importância do clube no cenário do futebol brasileiro e sua capacidade de revelar e manter atletas de alto nível.


Futebol

Saúl repete feito de ídolo do Flamengo após título da Libertadores

Meia se igualou a ‘queridinho da torcida’ com a conquista da competição pelo Mengão no último sábado (29) e já visa o próximo

Saúl Ñíguez se iguala a Pablo Marí como os únicos espanhóis a serem campeões da Libertadores - Foto: Adriano Fontes/ Flamengo
Saúl Ñíguez se iguala a Pablo Marí como os únicos espanhóis a serem campeões da Libertadores - Foto: Adriano Fontes/ Flamengo

01 Dez 2025 | 16:59 |

Icon Comentário0

A vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Palmeiras, no último sábado (29), não apenas garantiu o tetracampeonato da Libertadores, como também colocou Saúl em um seleto grupo do futebol sul-americano. O volante espanhol tornou-se apenas o segundo atleta de seu país a erguer o troféu continental.


QUEM FOI O PRIMEIRO ESPANHOL A VENCER A COMPETIÇÃO?


O pioneiro foi Pablo Marí, um dos pilares do Flamengo campeão da Libertadores em 2019. Ídolo da torcida, o zagueiro formou sólida dupla com Rodrigo Caio na conquista do bicampeonato daquela temporada. Agora, Saúl repete o feito do compatriota e inscreve seu nome na história.


Assim, o camisa rubro-negro celebra dois marcos importantes: integra o grupo dos estrangeiros que venceram a Libertadores com o clube e se consolida como o segundo espanhol a levantar o troféu, sendo esta mais uma coincidência entre o título de 2025 e 2019.

PRÓXIMO DESAFIO DO FLAMENGO


Após o título continental, o Flamengo volta suas atenções para o duelo decisivo contra o Ceará, nesta quarta-feira (03), pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.

ONDE ASSISTIR AO JOGO

A partida entre Flamengo e Ceará terá transmissão da TV Globo (aberto), GETV (YouTube) e Premiere (pay-per-view). Se vencer, o Mais Querido garante seu nono título brasileiro, motivo pelo qual a CBF já confirmou o envio da taça ao estádio.



Futebol

Jornalista afirma que não expulsaria Pulgar, do Flamengo, na Libertadores

Cartão amarelo para o volante foi um dos maiores alvos de críticas por parte dos torcedores do Palmeiras na decisão da competição vencida pelo Fla

Lance envolvendo Pulgar foi contestado por palmeirenses, mas jornalista diz que não expulsaria volante do Flamengo na Libertadores - Foto: Adriano Fontes/CRF
Lance envolvendo Pulgar foi contestado por palmeirenses, mas jornalista diz que não expulsaria volante do Flamengo na Libertadores - Foto: Adriano Fontes/CRF

01 Dez 2025 | 16:39 |

Icon Comentário0

A final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, decidida no último sábado (29), segue rendendo debates. A atuação do árbitro argentino Darío Herrera, especialmente em dois lances envolvendo Erick Pulgar e Raphael Veiga, virou assunto central no programa Posse de Bola, do UOL, reunindo Eduardo Tironi, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Danilo Lavieri e Arnaldo Ribeiro.


Arnaldo Ribeiro sobre lance de Pulgar em Flamengo x Palmeiras na Libertadores: "Acho que o árbitro foi excelente"

ARNALDO DEFENDE ARBITRAGEM EM “JOGO ÚNICO”


Entre os comentaristas, Arnaldo Ribeiro foi o que mais sustentou a decisão de Herrera em não expulsar os jogadores. Para ele, em uma final de partida única, o árbitro só deve recorrer ao cartão vermelho em situações realmente extremas. Sobre o lance de Pulgar, que acertou a sola na canela de Bruno Fuchs com a bola parada, Arnaldo avaliou que não houve violência suficiente para expulsão.


“É do jogo. Acho que o árbitro foi excelente. Foi mais sem querer. A questão do Bruno Fuchs com a canela raspada é mais pela sequela do que pela violência.” O comentarista também citou o choque de Veiga com Carrascal como mais perigoso, por ter ocorrido com a bola em movimento, mas reforçou que Herrera “não interferiu no jogo”.

JUCA E LAVIERI VEEM AÇÃO PASSÍVEL DE CARTÃO VERMELHO


Em sentido oposto, Juca Kfouri e Danilo Lavieri consideraram que o lance de Pulgar configurou agressão. Para eles, o fato de a bola estar parada e o contato ser firme justificaria a expulsão. Os dois comentaristas ponderaram que, apesar de intensidades diferentes, tanto Pulgar quanto Veiga poderiam ter sido advertidos com cartão vermelho pelos padrões disciplinares aplicados em competições continentais.

MAURO CEZAR APONTA POSSIBILIDADE DE EXPULSÕES E CRITICA CONTRADIÇÕES

Mauro Cezar Pereira adotou uma linha intermediária. Ele avaliou que ambos os lances poderiam sim resultar em cartão vermelho, porém destacou a postura “moderadora” do árbitro. Além disso, chamou atenção para a reclamação de Bruno Fuchs após o jogo: “O Bruno Fuchs é o mesmo jogador que disse que a entrada do Gustavo Gómez no Wanderson não era para cartão. Agora está exibindo a perna machucada. Impressionante as contradições.”

ÁRBITRO JUSTIFICA A NÃO EXPULSÃO DE PULGAR

Segundo a ESPN, Darío Herrera explicou internamente que não expulsou Erick Pulgar porque a “entrada não teve intensidade suficiente”. Apesar do contato firme, o juiz considerou que a jogada não alcançou o nível de violência necessário para cartão vermelho. Herrera aplicou apenas o amarelo e manteve o ritmo da partida, posição que agora divide opiniões entre analistas e torcedores.



Futebol

Léo Ortiz lembra conversa com Filipe Luís antes de final pelo Flamengo

Zagueiro não saiu do banco de reservas no jogo decisivo e Danilo, que ficou com a vaga, marcou o gol do título da Libertadores do Mengão

Léo Ortiz conversou com Filipe Luís antes da final entre Flamengo x Palmeiras que rendeu o tetra da Libertadores - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Léo Ortiz conversou com Filipe Luís antes da final entre Flamengo x Palmeiras que rendeu o tetra da Libertadores - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

01 Dez 2025 | 16:18 |

Icon Comentário0

O Flamengo conquistou o tetracampeonato da Libertadores no sábado (29), ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, em Lima. Porém, antes mesmo de a bola rolar, a torcida foi surpreendida pela escalação: Léo Ortiz começou a decisão no banco de reservas. Depois do título, o zagueiro explicou os bastidores da escolha.


Léo Ortiz sobre ter ficado no banco do Flamengo na Libertadores: "Tive uma conversa com o Filipe..."


“Fiz muitos trabalhos para me colocar à disposição, consegui, não estava nas melhores condições. Tive uma conversa com o Filipe também. Falei que, se quisesse que eu começasse, não teria problema”, contou Ortiz, após a vitória.


O defensor afirmou que colocou o coletivo em primeiro plano: “Estou pronto, vou dar minha vida até meu pé cair no estádio. Ele disse que tomaria a decisão baseado no que seria melhor. Se eu não jogar e a gente ganhar, para mim é o que importa”.

SITUAÇÃO FÍSICA DE LÉO ORTIZ


Ortiz sofreu um estiramento no tornozelo direito na vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, pelo Brasileirão. Mesmo assim, atuou no sacrifício na semifinal da Libertadores contra o Racing (ARG). Depois da classificação, ele retomou o tratamento e seguiu como opção para a final, mas Filipe Luís optou por escalar Danilo entre os titulares — decisão que se mostrou decisiva: o zagueiro marcou o gol que garantiu o título ao Flamengo.

QUANDO O FLAMENGO VOLTA A CAMPO?

Com Ortiz novamente à disposição, o Flamengo retorna ao Maracanã nesta quarta-feira (03), às 21h30 (de Brasília), para enfrentar o Ceará pela 37ª rodada do Brasileirão. Uma vitória assegura matematicamente o título nacional. A partida terá transmissão de Globo (aberta), GE TV (YouTube) e SporTV (fechada).



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Astro da NBA, Joel Embiid celebra título do Flamengo na Libertadores
Futebol

Astro da NBA, Joel Embiid celebra título do Flamengo na Libertadores

01 Dez 2025 | 15:17

Icon Comentário0
Danilo revela segredos do gol e da 'defesa' decisiva em Flamengo x Palmeiras
Futebol

Danilo revela segredos do gol e da 'defesa' decisiva em Flamengo x Palmeiras

01 Dez 2025 | 14:51

Icon Comentário0
Flamengo pode ganhar concorrência de clube argentino por Lucas Beltrán
Futebol

Flamengo pode ganhar concorrência de clube argentino por Lucas Beltrán

01 Dez 2025 | 14:45

Icon Comentário0