Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol de Base

Vice-presidente da base do Flamengo fala sobre final do Mundial: "É um sonho que se realiza"

O Mais Querido conquistou o inédito título da competição

Foto: Reprodução/ Flamengo
Foto: Reprodução/ Flamengo

  |

Icon Comentário0

Na tarde deste último sábado (24), o Flamengo conquistou o Mundial Sub-20, no Maracanã. O título inédito conquistado pela equipe comandada por Filipe Luís teve muita comemoração. Para o vice-presidente da base rubro-negra, Vitor Zanelli, estar na final é uma realização.

Em entrevista à FlaTV, Zanelli relatou que todos os funcionários que trabalham com a base estavam no Maracanã para acompanhar a partida entre Flamengo e Olympiacos. Além disso os atletas do sub-7,8 e 9 também compareceram.

“A gente trouxe todo mundo aqui no Maracanã. A gente tem aqui tá desde o pessoal da cozinha, do porteiro, da segurança, todos tem a sua importância na criação desses garotos ao longo destes anos. Essa molecada sub-7, 8, 9, eles tem que entender que tem que jogar esse torneio um dia. Foi a primeira vez que chegamos nesta decisão e não queremos que seja a última”, disse.


Zanelli completou dizendo que a final disputada no Maracanã traz um ar diferente para o confronto. Além disso, ele também destaca que é um sentimento de realização e é o ápice da base rubro-negra.


“Todos já jogaram profissionais, é um prazer muito grande jogar uma partida dessas, o auge de uma categoria de base. É um sentimento de realização, é o ápice da base, para melhorar ainda… dentro do maracanã, é um sonho que se realiza, vamos em frente”, finalizou Zanelli.

TÍTULO INÉDITO

O título do Mundial sub-20 é inédito na história do Mais Querido. Isso porque, o Rubro-Negro é estreante na competição, assim como na Libertadores da categoria. Agora, o Mais Querido irá em busca de conquistar novamente o Brasileirão sub-20.



Futebol de Base

Flamengo vence o Nova Iguaçu e abre vantagem para o jogo de volta das quartas de final do Carioca Sub-20

O Mais Querido volta a encarar a equipe da Baixada Fluminense no próximo sábado (14)

Foto: Reprodução/ Flamengo
Foto: Reprodução/ Flamengo

  |

Icon Comentário0

Na manhã deste sábado (7), o Flamengo encarou o Nova Iguaçu e venceu pelo placar de 2 a 0, em jogo de ida das quartas de final do Carioca Sub-20. A equipe comandada por Filipe Luís abriu uma boa vantagem para o confronto de volta. Os gols da partida foram marcados por Guilherme e Wallace Yan.

Na fase classificatória, o Mais Querido, mesmo dividindo as atenções com o Brasileirão sub-20 e preparação para o Mundial, fez uma boa campanha. O Rubro-Negro avançou na segunda colocação, com 26 pontos somados em 11 jogos. Vencendo oito partidas, empatando duas e tendo perdido apenas uma vez.


Mesclando o time entre o principal e os reservas durante a competição, a equipe também teve a alternância entre os técnicos. Isso porque, Rafael Bahia comandou o Rubro-Negro no Carioca sub-20 e Filipe Luís comandou o time no Brasileirão e Mundial da categoria.


FOCO NO PRÓXIMO JOGO

Agora, o Mais Querido volta a campo no próximo sábado (14), em partida de volta das quartas de final do Carioca sub-20. Por ter uma vantagem de 2 a 0 no placar, o Rubro-Negro pode perder por até um gol de diferença que avançará para as semifinais. O jogo será às 09h30, na Gávea.



Futebol de Base

Seria a solução? Atacante do Flamengo renova por mais 5 anos

Jogador foi decisivo no título da Libertadores

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

O atacante nigeriano Elija Shola renovou seu visto de residência, garantindo sua permanência no Brasil por mais cinco anos. A renovação da permissão foi solicitada pelo Flamengo ao Governo Federal. Além disso, o jogador assinou um novo contrato com o clube, que agora é válido até o final de 2027.

Embora Shola ainda não tenha estreado pelo time profissional do Flamengo, ele foi relacionado para o clássico contra o Botafogo, que terminou com derrota por 4 a 1 no estádio Nilton Santos. O atacante foi um dos destaques do time sub-20 do Flamengo, que conquistou a Libertadores e o Intercontinental da categoria.


No mês passado, o Flamengo chegou a um acordo com o Remo Stars, antigo clube de Shola, comprando 70% dos direitos econômicos do atleta por 450 mil dólares. O nigeriano de 19 anos estava emprestado ao Flamengo desde abril de 2023. Seu último visto de residência tinha validade de seis meses e expirava em setembro de 2024.


Shola foi observado pela primeira vez durante a Viareggio Cup 2022, tradicional torneio de base realizado na região da Toscana, na Itália. Ele se destacou como uma das principais figuras de sua equipe, ajudando-a a chegar à final do torneio. Após essa observação, o Flamengo enviou um olheiro à Nigéria para avaliá-lo novamente, confirmando sua contratação logo em seguida.




Futebol

Botafogo dá chapéu em Flamengo e leva jóia da base - Entenda

O clube tenta se reeguer

Internet/Flamengo
Internet/Flamengo

  |

Icon Comentário0

O Flamengo, reconhecido historicamente por sua forte base de formação de jogadores, tem enfrentado uma realidade frequente no futebol: a saída de jovens atletas para clubes rivais. As categorias de base do clube, amplamente disputadas e com uma constante renovação de talentos, fazem com que nem todos os jogadores consigam seguir carreira no Rubro-Negro. Isso gera uma rotatividade significativa, com alguns jogadores se transferindo para outros times, em busca de mais oportunidades.

Um dos casos mais recentes dessa movimentação é o de Levy Benjamin, um atleta que fazia parte do Sub-13 do Flamengo, mas que, há cerca de cinco semanas, foi anunciado como reforço do Botafogo. O jovem jogador é uma promessa do futebol carioca e atua em duas posições: meia-atacante e lateral-esquerdo. A versatilidade do atleta chamou a atenção do Alvinegro, que o integrou ao seu elenco de base.


O CLUBE TEM NOVOS RUMOS 

Esse cenário, no entanto, não é uma exceção. Ao todo, seis jogadores que estavam nas categorias de base do Flamengo migraram recentemente para o Botafogo. A lista inclui atletas de diferentes faixas etárias e posições. João Gabriel, lateral-direito do Sub-11, Lorran Egon, zagueiro do Sub-12, Pietro França, meia-atacante do Sub-12, Gustavo, zagueiro do Sub-13, Levy Benjamin, lateral-esquerdo e meia-atacante do Sub-13, e Miguel Ramiro, atacante do Sub-13, são os nomes que deixaram o Flamengo e agora integram o Botafogo.

A saída desses jovens atletas desperta um alerta para o Flamengo, principalmente em relação à concorrência no desenvolvimento de promessas do futebol carioca. O Botafogo, assim como outros clubes do Rio de Janeiro, tem investido na captação de talentos que, por algum motivo, não se fixam na base rubro-negra. Esse fenômeno é comum, especialmente em clubes que possuem uma grande quantidade de atletas na base, o que dificulta a retenção de todos os jogadores que apresentam potencial.




envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol de Base

Flamengo x Fluminense: CBF divulga dias e horários do confronto válido pelas quartas do Brasileirão Sub-17

 

Icon Comentário0
Futebol de Base

Seleção Brasileira sub-20: técnico Ramon Menezes convoca 4 jogadores do Flamengo

 

Icon Comentário0
Futebol de Base

Flamengo vence o Nova Iguaçu e avança para as quartas de final do Carioca sub-20

 

Icon Comentário0