Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

FLAMENGO DEMONSTRA SUPERIORIDADE TÁTICA NA VITÓRIA SOBRE O FLUMINENSE

Domínio rubro-negro no clássico carioca deixa vaga na final em aberto

Foto: Flamengo
Foto: Flamengo

  |

Icon Comentário0

A primeira vaga na final do Campeonato Carioca só será definida no próximo sábado, mas na prática o martelo já poderia ter sido batido na noite passada. Com uma consistência assustadora para os adversários, o Flamengo anulou o Fluminense, dominou o clássico de ponta a ponta e poderia ter goleado o rival no Maracanã por quatro, cinco, seis gols de diferença. Mas a "magra" vitória por 2 a 0, apesar de dar uma boa vantagem, ainda deixou o confronto em aberto.

Afinal, qual rubro-negro já conseguiu esquecer da final do último Carioca? O Flamengo ganhou pelos mesmos 2 a 0 o Fla-Flu da ida em 2023, mas na volta foi goleado por 4 a 1 e perdeu o título. Agora, há a diferença de ser na semifinal e o Fla ter vantagem de dois resultados com mesmo saldo. Ou seja, esse time do Tite que se recusa a tomar gol teria que levar três e não fazer nenhum para não se classificar. Ainda assim, digamos que a "gordura ainda não permite cortar a dieta".


O VERDADEIRO "NÓ" TÁTICO

Dos três Fla-Flus da Era Tite até aqui, esse último foi disparado o de melhor atuação. No do returno do Brasileirão do ano passado, o Flamengo dominou o primeiro tempo, mas perdeu o controle no segundo. No da Taça Guanabara, pegou um Fluminense bem mesclado e foi superior, mas sem criar tantas chances assim. No de sábado, o time fez um jogo quase perfeito taticamente, soube anular as armas do rival e sobrou em campo.

O Flamengo soube explorar um meio de campo menos marcador do Fluminense para ter domínio do setor; a pressão na saída de bola foi feita com excelência; a recomposição dos pontas esteve impecável, e os adversários mais talentosos estavam com dobras de marcação. Um exemplo foi um lance de Arias, um dos principais nomes do Fluminense. Aos 29 do segundo tempo, ele arranca do campo de defesa, escapa do carrinho de Arrascaeta, passa no meio de Igor Jesus e Cebolinha, e logo chega Viña para tomar a bola.


O que faltou então para ser perfeito? Perfeição é algo muito raro no futebol, sempre há erros, de menor ou maior gravidade. Considerando a eficiente pressão na saída de bola, o time só deu uma bobeira, que acabou sendo a origem da única chance de gol do adversário no jogo. Aos 20 minutos do primeiro tempo, Pedro foi dar combate em Thiago Santos na linha de fundo, e Cebolinha "largou" Arias para fechar o corredor. O Fluminense conseguiu uma rara quebra de linhas, e Guga cruzou para um livre Diogo Barbosa. Estava 0 a 0, a sorte foi que ele finalizou mal.



Futebol

MATIAS VIÑA TREINA NORMALMENTE E DEVE RETORNAR CONTRA EX-CLUBE

O próximo jogo do Flamengo promete ser emocionante, especialmente com o retorno de Matias Viña ao elenco

Foto: Internet/ Flamengo
Foto: Internet/ Flamengo

  |

Icon Comentário0

O lateral-esquerdo Matias Viña, do Flamengo, participou do treinamento normalmente nesta sexta-feira, após se recuperar de um forte choque de cabeça ocorrido na primeira rodada contra o Atlético-GO. A lesão o deixou de fora do confronto contra o São Paulo, porém, as perspectivas são de que ele esteja disponível para enfrentar seu ex-clube.

O jogador uruguaio, peça fundamental na equipe rubro-negra, sofreu o impacto durante o jogo contra o Atlético-GO, o que o impediu de atuar na última partida. Sua ausência foi notada, mas agora, com seu retorno aos treinos, o técnico e a torcida esperam contar com sua presença em campo novamente.


O choque de cabeça, que inicialmente causou preocupação, parece não ter deixado sequelas graves em Viña, que demonstrou estar recuperado ao participar das atividades com o restante do elenco. Sua volta é vista como um reforço importante para o time, especialmente considerando a qualidade e consistência que ele tem apresentado em suas atuações.


FLAMENGO VAI  INCISIVO AO MERCADO 

Assim como Giorgian De Arrascaeta, outro destaque do Flamengo, Matias Viña deve ser relacionado para o próximo jogo e, se tudo correr conforme o planejado, estará apto para entrar em campo. O confronto, que é contra seu ex-clube, adiciona um elemento extra de interesse para o retorno do lateral.


A expectativa em torno do retorno de Viña é alta, não apenas entre os torcedores, mas também no âmbito técnico. Sua presença proporciona mais opções táticas para o treinador, além de reforçar a defesa e contribuir com o jogo ofensivo da equipe.

O próximo jogo do Flamengo promete ser emocionante, especialmente com o retorno de Matias Viña ao elenco. Os fãs esperam ver seu desempenho em campo e torcem para que ele possa contribuir com sua habilidade e dedicação para mais uma vitória do time carioca.



Futebol

IMPUGNAÇÕES À PROPOSTA DO "MARACANÃ DE TODOS (VASCO)" ENCAMINHADAS À COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO ESTÁDIO

Enquanto as impugnações seguem em análise, os torcedores do Vasco e demais interessados aguardam com expectativa o desfecho deste capítulo crucial na história do Maracanã

Foto: Internet/ Flamengo
Foto: Internet/ Flamengo

  |

Icon Comentário0

No desenrolar do processo de licitação para a concessão do icônico Estádio do Maracanã, uma reviravolta trouxe à tona impugnações contra a proposta apresentada pelo grupo "Maracanã de Todos (Vasco)". Essas impugnações foram oficialmente encaminhadas à Comissão de Licitação do Maracanã, como parte do procedimento previsto no edital.

As impugnações, segundo fontes ligadas ao processo, foram apresentadas dentro dos prazos estabelecidos e estão em conformidade com as normas estipuladas para a licitação. Não há, portanto, indícios de irregularidades no encaminhamento desses questionamentos.


O grupo "Maracanã de Todos (Vasco)" havia submetido uma proposta que despertou grande expectativa entre os torcedores e a comunidade esportiva em geral. No entanto, essas impugnações lançam incertezas sobre o desfecho final do processo de concessão do estádio.


A GUERRA PELO MARACANÃ CONTINUA 

Em resposta a essas impugnações, representantes do grupo "Maracanã de Todos (Vasco)" afirmam que todas as suas ações foram pautadas pela transparência e pela observância rigorosa das diretrizes estabelecidas no edital. Eles ressaltam que estão confiantes na validação de sua proposta pela Comissão de Licitação do Maracanã.


Por sua vez, a Comissão de Licitação do Maracanã declarou que irá analisar minuciosamente as impugnações apresentadas, garantindo assim um processo justo e imparcial. O órgão se comprometeu a divulgar o resultado dessa análise até o final do mês corrente, proporcionando assim uma definição quanto à proposta do grupo "Maracanã de Todos (Vasco)".



Futebol

DE ACORDO COM ESTUDOS, ARRASCAETA, DO FLAMENGO, ESTÁ ENTRE OS MEIAS MAIS CRIATIVOS DO MUNDO; CONFIRA

O craque uruguaio recebeu nota acima de 80 nos critérios do observatório mundial

Foto: Reprodução/ Flamengo
Foto: Reprodução/ Flamengo

  |

Icon Comentário0

O Flamengo tem um dos melhores meio-campistas do mundo. De acordo com um estudo do CIES Football Observatory, Arrascaeta está entre os jogadores com melhores níveis de desempenho em diferente áreas do jogo e ocupa a 11ª colocação mundial em questão de criar oportunidades de gols.

Para que fosse definido os meias mais criativos do mundo, o CIES analisou cinco índices. São eles: passes ou chances claras que geram gols, iniciar jogada de gol (ou segunda assistência) e passes que "quebraram" a linha defensiva. Assim, a pontuação é definida pelo índice de acerto em cada quesito, sendo considerado a minutagem que atuou na posição. Destacando que é preciso ter 1.000 minutos em campo na liga nacional entre abril de 2023 e março de 2024.

ARRASCAETA FIGURA ENTRE OS MELHORES DO MUNDO


Desse modo, com 1.765 minutos jogados, Arrascaeta ocupa a 11ª posição do futebol mundial com uma pontuação de 81,3 nos critérios analisados pelo CIES. O tempo corresponde a 71% dos minutos em que o craque esteve em campo pelo Mais Querido no período, segundo o levantamento.

ÚNICO QUE ATUA O BRASIL QUE INTEGRA A LISTA

Além disso, Arrascaeta é o único jogador que atua no Brasil integrando a lista. Considerando apenas jogadores fora do top-5 de ligas europeias, o craque fica em sétimo lugar, além da posição no ranking mundial.

CONFIRA OS MEIAS MAIS CRIATIVOS DO MUNDO:

1. Florian Wirtz (Bayer Leverkusen) – 90.6

2. James Maddison (Tottenham) – 90

3. Emanuel Reynoso (Minnesota United) – 89.1

4. Luciano Acosta (FC Cincinnati) – 88

5. Carles Gil (New England) – 86.9

6. Isco (Real Betis) – 85.7

7. Thiago Almada (Atlanta United) – 85.3

8. Jorge Luna (Deportes Copiapó) – 84.3

9. Thomas Muller (Bayern de Munique) – 82.2

10. Oleksandr Pikhalyonok (Dnipro-1) – 81.4

11. Arrascaeta (Flamengo) – 81.3


envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

SAIU AGORA! PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO FLAMENGO PARA ENFRENTAR O PALMEIRAS, CONFIRA ABAIXO

 

Icon Comentário0
Futebol

FLAMENGO PODE TER MAIS DE 3 BAIXAS PARA O DUELO CONTRA O PALMEIRAS - VEJA

 

Icon Comentário0
Futebol

GRATIDÃO A TITE! EM ENTREVISTA O MEIA RUBRO-NEGRO EXALTA O TREINADOR: " UM TÉCNICO HUMANO E INSPIRADOR" , AFIRMA ALLAN

 

Icon Comentário0