Futebol

Flamengo desembarca em Salvador e tenta defender invencibilidade de 13 anos no Barradão

Após vencer na estreia da Libertadores, elenco do Flamengo já está em Salvador para encarar o Vitória no Barradão, onde o time carioca não perde desde 2013

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

04 Abr 2025 | 18:31 |

Icon Comentário0

Após garantir os primeiros três pontos na fase de grupos da Libertadores, o elenco do Flamengo já está em Salvador, onde enfrenta o Vitória neste domingo (6), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marca a volta do time rubro-negro à competição nacional, agora com foco em conquistar sua primeira vitória na edição 2025.




RETROSPECTO NO BARRADÃO É POSITIVO PARA O MAIS QUERIDO


Desde 1996, o CRF atuou 17 vezes como visitante no Barradão. Ao todo, foram nove vitórias, quatro empates e quatro derrotas, o que representa um aproveitamento de 58,8%. Se vencer neste domingo, o time eleva essa média para 62,9%. O histórico recente também é favorável: nos últimos cinco encontros no estádio, foram quatro vitórias e um empate.

TABU DE MAIS DE UMA DÉCADA EM JOGO


A última derrota do Mengão no Barradão foi em maio de 2013, quando o Vitória venceu por 4 a 2. Desde então, a equipe carioca domina os confrontos como visitante. Na última visita ao estádio, já em 2024, o Mais Querido venceu por 2 a 1, com gols de Arrascaeta e Carlinhos, também pelo Brasileirão. No total, os duelos entre Vitória e Flamengo no Barradão registraram 56 gols, sendo 28 para cada lado. Isso representa uma média de mais de três gols por partida. Apenas um jogo terminou em 0 a 0, em 2008, e em quatro confrontos apenas um dos times balançou as redes.

Após o compromisso na Venezuela contra o Deportivo Táchira, o elenco rubro-negro chegou a Salvador na tarde de sexta-feira. Com pouco tempo até o próximo jogo, Filipe Luís contará com apenas uma atividade com o elenco antes da partida, marcada para o sábado no CT Evaristo de Macedo, do Bahia. Para o confronto diante do Vitória, a comissão técnica conta com os retornos de nomes importantes: Gerson, Arrascaeta, Wesley e Gonzalo Plata voltam a ficar à disposição. A definição do time titular deve acontecer após a atividade deste sábado, com possíveis mudanças devido ao desgaste recente.

O calendário apertado e a sequência de viagens fazem com que a comissão técnica estude a possibilidade de mudanças na equipe que começou a partida contra o Táchira. A ideia é preservar atletas e manter o nível físico equilibrado já neste início de temporada, buscando também dar oportunidade a quem vem atuando menos.


Futebol

Flamengo se opõe, mas pode jogar 6 partidas do Brasileirão no sintético

Duas equipes que subiram da Série B para a primeira divisão do Brasileiro usam o piso artificial, que o Mengão já pediu a extinção

Arena MRV está entre os estádios que tem gramados sintéticos no Brasileirão, algo que o Flamengo se opõe - Foto: Reprodução
Arena MRV está entre os estádios que tem gramados sintéticos no Brasileirão, algo que o Flamengo se opõe - Foto: Reprodução

24 Nov 2025 | 11:21 |

Icon Comentário0

O Flamengo entrou de vez na disputa política pelo fim dos gramados sintéticos no futebol brasileiro, mas o cenário projetado para 2026 indica que o clube terá de remar contra uma tendência cada vez mais forte. Enquanto defende a obrigatoriedade da grama natural, o próximo Campeonato Brasileiro pode registrar recorde de partidas disputadas em superfície artificial, com até seis equipes mandando jogos no sintético.


No início do mês, o Flamengo divulgou um comunicado oficial propondo mudanças estruturais para o futebol nacional, entre elas a “proibição imediata” dos gramados artificiais. A diretoria argumenta que os pisos geram diferença de custos operacionais, criando desequilíbrios competitivos, e representam risco maior à saúde física dos atletas.


ATÉ SEIS ADVERSÁRIOS NO SINTÉTICO EM 2026


A previsão para o Brasileirão de 2026 joga contra os rubro-negros. Com os acessos confirmados de Athletico-PR e Chapecoense, somados a Palmeiras e Botafogo, já são quatro adversários garantidos no sintético. O número pode chegar a seis.

O Atlético-MG, que inaugurou seu piso artificial em maio de 2025, tem boas chances de permanecer na Série A. O sexto clube seria o Vasco, que deve iniciar as obras de São Januário em 2026 e possui acordo para mandar jogos no Engenhão, também com gramado sintético.


Se a combinação se confirmar, o Brasileirão pode ter 114 partidas disputadas no sintético, aproximadamente 30% da competição. Mesmo num cenário mais brando, com o Vasco atuando no Engenhão em apenas dez rodadas, o número seguiria alto: 105 jogos, o equivalente a 27,6%.

IMPACTO DIRETO PARA O FLAMENGO

Para o elenco rubro-negro, o efeito é claro: maior desgaste físico ao longo da temporada. Clubes que jogam como mandantes nesses estádios podem disputar até 63,1% das partidas do ano em superfície artificial. Para visitantes como o Flamengo, cresce a necessidade de adaptação ao piso e de cuidados específicos na recuperação pós-jogo.


Futebol

Brasileirão: veja como o Flamengo pode confirmar o título contra o Atlético-MG

Líder com 74 pontos, o Flamengo entra em campo pela 36ª rodada do Brasileirão para enfrentar o Atlético-MG, precisando vencer e torcer por tropeço do Palmeiras

Flamengo entra em campo para duelo decisivo contra o Atlético-MG defendendo a liderança do Brasileirão - foto: CRF
Flamengo entra em campo para duelo decisivo contra o Atlético-MG defendendo a liderança do Brasileirão - foto: CRF

24 Nov 2025 | 10:50 |

Icon Comentário0

Com três rodadas restantes para o encerramento do Campeonato Brasileiro 2025, o Flamengo chega em momento decisivo da competição. A equipe rubro-negra ocupa a primeira colocação com 74 pontos, seguida pelo Palmeiras, com 70, e pelo Cruzeiro, terceiro colocado, com 68 pontos. A disputa segue aberta, mas o clube carioca tem vantagem matemática expressiva na corrida pelo título.


Envolvidos simultaneamente na preparação para a final da Copa Libertadores, Flamengo e Palmeiras voltam a campo nesta terça-feira (25), pela 36ª rodada do Brasileirão. Enquanto o Rubro-Negro enfrenta o Atlético-MG em Belo Horizonte, o time paulista visita o Grêmio, em Porto Alegre, no mesmo dia e horário.


CENÁRIOS POSSÍVEIS


Para conquistar o título ainda nesta sequência e aumentar a margem na briga pela taça, o Mengão precisa vencer o Atlético-MG na Arena MRV. A vitória rubro-negra precisa ser combinada com um empate ou derrota do Palmeiras contra o Grêmio. Caso o Alviverde empate na capital gaúcha, o Mengão precisará apenas de um triunfo simples sobre o Ceará, no Maracanã, na rodada seguinte.

De acordo com estimativas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Mais Querido ampliou suas probabilidades de ser campeão após a goleada aplicada sobre o RB Bragantino no último sábado (22). Atualmente, o clube possui 86,5% de chances de erguer o troféu. Antes da vitória pela 35ª rodada, o índice era de 67,6%.


ONDE ASSISTIR

A partida entre Atlético-MG e Flamengo acontece nesta terça-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte. O Atlético soma 44 pontos com 35 rodadas praticamente encerradas e ocupa a 11ª posição da tabela. Já o Flamengo depende apenas de si para conquistar o título nacional, liderando com 74 pontos.


Futebol

Jorge Jesus alcança recorde no Al-Nassr e relembra título pelo Flamengo

Treinador venceu sua nona partida consecutiva pelo campeonato saudita pela equipe no mesmo dia em que celebrou 6 anos da conquista pelo Mengão

Jorge Jesus consegue recorde no Al-Nassr no mesmo dia em que conquistou a Libertadores pelo Flamengo em 2019 - Foto: Reprodução/Conmebol
Jorge Jesus consegue recorde no Al-Nassr no mesmo dia em que conquistou a Libertadores pelo Flamengo em 2019 - Foto: Reprodução/Conmebol

24 Nov 2025 | 10:19 |

Icon Comentário0

Jorge Jesus viveu um domingo especial na Arábia Saudita. O treinador estabeleceu um novo recorde ao conduzir o Al-Nassr à nona vitória consecutiva no Campeonato Saudita, mantendo 100% de aproveitamento nas primeiras rodadas.


Ao celebrar a marca, ele fez questão de lembrar outra data que guarda com carinho: 23 de novembro de 2019, dia em que o Flamengo venceu o River Plate por 2 a 1, em uma virada histórica, para conquistar o bicampeonato da Libertadores.


Jorge Jesus sobre 23 de novembro, dia que conquistou a Libertadores pelo Flamengo: "É um dia especial"


Tenho grandes memórias do 23 de novembro. É um dia especial, porque marca o título da Libertadores com o Flamengo. E coincidiu com a vitória do Al-Nassr. É uma alegria dupla”, afirmou o treinador após o recorde conquistado.

ELOGIOS A CRISTIANO RONALDO


A vitória por 4 a 1 sobre o Al-Khaleej teve ainda outro destaque: o golaço de bicicleta marcado por Cristiano Ronaldo, que impressionou até o experiente comandante português: “Foi um gol maravilhoso, parecido com o que ele marcou pela Juventus. A contribuição dele é constante, dentro e fora de campo”, destacou Jesus.

MISTER QUER MAIS

Mesmo satisfeito com a sequência inédita, Jorge Jesus afirmou que a equipe seguirá em busca de mais. O Al-Nassr volta a campo no próximo domingo, contra o Al-Najma, fora de casa, e o técnico já estabeleceu o próximo objetivo: ampliar a série de vitórias.

“Não sei quem pode parar o Al-Nassr… Sei que não há equipes imbatíveis no mundo. Estamos focados na liga e na Champions 2 da Ásia. Recorde? Vamos tentar batê-lo no próximo jogo”, completou o ídolo do Flamengo.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Confira a programação completa da semana decisiva do Flamengo
Futebol

Confira a programação completa da semana decisiva do Flamengo

24 Nov 2025 | 10:15

Icon Comentário0
Campeão da Libertadores com o Flamengo garante acesso a Série A
Futebol

Campeão da Libertadores com o Flamengo garante acesso a Série A

24 Nov 2025 | 09:53

Icon Comentário0
Venda de ingressos para Flamengo x Atlético-MG iniciam nesta segunda (24); saiba como comprar
Futebol

Venda de ingressos para Flamengo x Atlético-MG iniciam nesta segunda (24); saiba como comprar

24 Nov 2025 | 09:57

Icon Comentário0